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    Catalizador avariado?

    Boas,

    O meu carro chumbou na IPO. É um 1.6 a gasolina.
    Segundo o inspector, o CO está elevado em carga. Se me recordo os valores eram de 1.1 para a Lambda, 1.5 para o CO.
    Como posso saber que o problema é no catalizador?
    Editado pela última vez por BRM; 24 September 2014, 08:56. Razão: erro ortográfico

    #2
    O catalisador pode realmente estar nas couves, mas ele não é responsável pelo lambda 1,1.

    Leva-o com essa folha da IPO a uma Bosch, por exemplo.


    PS: Há quem diga que uma fuga no sistema de escape pode aumentar o valor de oxigénio, e daí esse valor lambda de mistura rica. É um factor a ver... essa panela final ou qualquer fuga no sistema de escape. Nem sempre o catalisador é o culpado e nem sempre ele consegue disfarçar os defeitos dos outros componentes.
    Editado pela última vez por CL; 24 September 2014, 00:23.

    Comentário


      #3
      E já agora, quantos anos tem o carro? A Lambda é a original?

      Os consumos andam pelo normal ou têm vindo a aumentar nos ultimos tempos?
      Editado pela última vez por Vocsa; 24 September 2014, 06:15.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por CL Ver Post
        O catalisador pode realmente estar nas couves, mas ele não é responsável pelo lambda 1,1.

        Leva-o com essa folha da IPO a uma Bosch, por exemplo.


        PS: Há quem diga que uma fuga no sistema de escape pode aumentar o valor de oxigénio, e daí esse valor lambda de mistura rica. É um factor a ver... essa panela final ou qualquer fuga no sistema de escape. Nem sempre o catalisador é o culpado e nem sempre ele consegue disfarçar os defeitos dos outros componentes.
        Pensei que uma avaria no catalizador pudesse influenciar o valor da Lambda. O inspector disse que estava no valor admissível, mas tenho a ideia que para ser admissível, teria de estar abaixo de 1.
        Aparentemente não há qualquer fuga no escape.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
          E já agora, quantos anos tem o carro? A Lambda é a original?

          Os consumos andam pelo normal ou têm vindo a aumentar nos ultimos tempos?
          O carro tem 16 anos, e não sei se a lambda ainda é a original.
          Também não conheço o histórico dos consumos, mas sei que o termostato avariado, anda a fazer 7.5/8 lts. Penso que seja o normal.

          Comentário


            #6
            Eu também passaria por uma boa oficina, eles saberão interpretar esses valores.

            Perguntei pela sonda porque os limites teoricos delas em boa parte dos carros são os 10 anos /160 mil km, por aí. A partir daí não quer dizer que avariem mas por vezes começam a ficar lentas na correcção da mistura... e pode notar-se nos consumos e até na performance. Nalguns casos pode ler-se o seu comportamento com recurso a software, ligando à OBD... mas na verdade não é lá muito facil de interpretar.

            Mas esses consumos parecem-me normalíssimos.

            Comentário


              #7
              Às tantas basta uma pequena limpeza na sonda para eliminar o erro...

              Mas acho estranho o carro acusar excesso de CO em carga, que é normalmente quando os motores queimam melhor. O carro ia quentinho antes de chegar ao centro de IPO ?

              Comentário


                #8
                Se tens o termóstato avariado (sempre aberto, obviamente, ou já tinhas estragado qualquer coisa) é natural que o motor nunca aqueça à temperatura conveniente e, portanto, que a mistura ande sempre demasiado rica.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  Se tens o termóstato avariado (sempre aberto, obviamente, ou já tinhas estragado qualquer coisa) é natural que o motor nunca aqueça à temperatura conveniente e, portanto, que a mistura ande sempre demasiado rica.
                  Sim mas basta deixar o carro ao relanti uns minutos antes que ele aquece. Isso e dar-lhe uma aceleradela antes de entrar no IPO, para limpar.

                  Espero que não tenha realizado o teste com o ponteiro da temperatura em baixo...

                  Comentário


                    #10
                    Por acaso o carro já conta com 160 mil kms. O funcionamento tem sido normal, a não ser algo que me parece "entupido". Anda bem, mas tem preguiça em subir rotações o que nem parece um carro a gasolina. E em arranques rápidos, não responde logo como seria de esperar.

                    Antes do carro ir á IPO tinha feito uns 4 kms, e chegou lá com a 60ºC. Em testes, lá subiu para os 90ºC. O termostato deve ter colado em aberto, e já tenho um para o substituir, mas a pouca vontade fala mais alto

                    Fazendo citação á folha vermelha: Emissões gases: CO em aceleração (>2000 RPM) superior a 0.3%, Teor de CO (ás 2000 RPM) (0.50%)

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                      Às tantas basta uma pequena limpeza na sonda para eliminar o erro...

                      Mas acho estranho o carro acusar excesso de CO em carga, que é normalmente quando os motores queimam melhor. O carro ia quentinho antes de chegar ao centro de IPO ?
                      É inútil limpar as sondas lambda.

                      Comentário


                        #12
                        Eu lá atrás enganei-me no que escrevi mas não no pensamento. 1,1 significa mistura muito pobre (pode passar consoante o ano do carro, mas mais de 1.05 já começa a ser muito pobre). Se calhar não fixaste os valores de NOx... deveriam estar muito elevados se realmente a mistura estivesse muito pobre.

                        Seria mais fácil se tivesse uma entrada de oxigénio algures pela tubagem de escape, embora ela funcione em sobrepressão...mas às vezes há fugas na última panela que aumentam o teor de oxigénio (lambdas elevados). Se realmente não houver fugas... quantas sondas lambda e quantos catalisadores tem esse motor?

                        (Eu faria o que te disse... ir a uma Bosch ou outro local competente para analisar as sondas lambda e fazer nova análise do teor dos gases de escape... depois, se não for só daí..., pode ser tudo o que provoque uma deficiente injecção de gasolina ou uma deficiente ignição. A compressão parece estar boa?)
                        Editado pela última vez por CL; 25 September 2014, 00:38.

                        Comentário


                          #13
                          Talvêz isto possa dar uma ajuda.

                          Comentário


                            #14
                            Pack contrôle technique essence bardahl BARDAHL
                            tenho tido boms resultados com isto

                            Comentário


                              #15
                              O mais certo é teres de mudar a sonda e o catalisador.

                              Mas pode haver outras coisas a influenciar os valores elevados de CO tal como o termostato avariado ou a MAF a fazer más leituras, uma vez que dizes que o carro responde mal nas acelerações.
                              Velas com os pólos gastos e filtros em más condições também tem bastante influencia.

                              Vai á oficina e pede para ligar ao diagnostico para saber qual são os problemas que acusa e evitar estares a mudar algo que não seja necessário.

                              Comentário


                                #16
                                Obrigado pela vossa ajuda.

                                Penso que o carro tem dois catalizadores e uma sonda. É um 1.6 T.Spark.
                                O relanti é quase sempre estável, mas ocasionalmente sobe ligeiramente mas volta para os 900 rpms e lá fica. Ele anda bem, e meto me rápido nos 160, e os consumos devem estar dentro da norma.

                                Quanto sei, já levou 8 velas das recomendadas á uns tempos, e o filtro de ar foi apenas limpo. Desconheço o estado real.
                                Em acelerações em arranque ou subidas é que parece meio entupido.

                                Amanhã já passo por uma Roady para ver o que me dizem, mas o mais certo é levarem me dinheiro pelo diagnóstico onde quer que eu vá.

                                Quanto aos erros na centralina, apenas tinha memorizados em relação aos bancos (esteira?).

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por BRM Ver Post


                                  Quanto aos erros na centralina, apenas tinha memorizados em relação aos bancos (esteira?).
                                  Como assim?

                                  Não tinhas a palavra "lean" escrita na mensagem de erro? Tipo "bank too lean"... é que o CL tem razão no que diz e se for mesmo mistura pobre isso dá-te cabo do motor

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não vi. Sinceramente não sei o que significa. Penso que pode ser da esteira dos bancos relacionado com airbag.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já agora aproveito para perguntar outra coisa.

                                      Que sensor está relacionado com a contagem da velocidade e kms no quadrante?

                                      Comentário


                                        #20
                                        O sensor do ABS nas rodas?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por BRM Ver Post
                                          Já agora aproveito para perguntar outra coisa.

                                          Que sensor está relacionado com a contagem da velocidade e kms no quadrante?
                                          A "bicha" que vem da caixa de velocidades... ?

                                          Sem saber que carro é...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Quando o velocimetro avaria ao mesmo tempo que o conta-quilometros geralmente é um sensor que está na caixa. Nem sempre tem facil acesso...

                                            Já agora... um 1.6 TS não costuma ter esse comportamento de dificuldade em subir rotação. Até é dos mais interessantes dentro do género... isso tem um variador de fase, é mais uma coisa a ter em conta, costuma dar algumas chatices.
                                            Editado pela última vez por Vocsa; 26 September 2014, 19:43.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Também me disseram que quanto á subida de rotações e este tipo de comportamento, também poderia ser derivado ao catalizador entupido ou com miolo solto, assim como o do escape, mas isso vou ter de deixar com alguém que entenda da poda.
                                              O variador já deve ter tido melhores dias, mas não acredito muito que seja derivado disso.

                                              Esse sensor deve ter berrado, o algum fusível queimou, que pelos vistos depois de ligar o carro, acenderam as luzes e os kms deixaram de contar. Mais um problema

                                              Ps: É um AR 156 1.6 16v

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                                O sensor do ABS nas rodas?
                                                Pensei nisso, já que a luz do ABS acendeu!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por BRM Ver Post
                                                  Também me disseram que quanto á subida de rotações e este tipo de comportamento, também poderia ser derivado ao catalizador entupido ou com miolo solto, assim como o do escape, mas isso vou ter de deixar com alguém que entenda da poda.
                                                  O variador já deve ter tido melhores dias, mas não acredito muito que seja derivado disso.

                                                  Esse sensor deve ter berrado, o algum fusível queimou, que pelos vistos depois de ligar o carro, acenderam as luzes e os kms deixaram de contar. Mais um problema

                                                  Ps: É um AR 156 1.6 16v
                                                  Ai pode pode.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Vais levar o TS a uma Roady?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      É para fazer um diagnóstico apenas. O meu mecânico não tem nada desses equipamentos.

                                                      Afinal o sensor de ABS está localizado na roda, e deve estra com mau contacto porque hoje já voltou a ficar bom.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ou sujo de areias ou massa do fole.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por BRM Ver Post
                                                          É para fazer um diagnóstico apenas. O meu mecânico não tem nada desses equipamentos.

                                                          Afinal o sensor de ABS está localizado na roda, e deve estra com mau contacto porque hoje já voltou a ficar bom.
                                                          Nessa oficina, além de não te fazerem qualquer diagnóstico fiável, arriscas-te a sair de lá com meia dúzia de recomendações, de quem nunca sequer viu um TS aberto.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Na volta o variador de fase já deveria ter sido mudado... não são coisas para oficinas generalistas...

                                                            Comentário

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