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    Motor Toyota

    Olá a todos,

    Depois de ter ficado com o deposito do oleo seco e de descobrir que o meu Toyota Avensis 1.6 vvti de 2003 estava com baixa compressão no 3º cilindro e ter perdido (passaram-se 500 km) e eish que bebeu novamente 4L de oleo (agora 5w-40 Segundo recomendação do mecanico) Segundo este terei que trocar o motor ... já alguém teve um problema semelhante? Falaram-me em usar aditivos para melhorar a compressão ... mas como o carro está a beber tanto oleo valerá a pena? O que me aconselham?

    Obrigado

    #2
    Não me parece que um aditivo vá resolver essa situação.

    Os primeiros VVT-i são conhecidos pelos consumos de óleo, no entanto esse parece-me já revelar mesmo desgaste.

    Quantos km tem? Sabes se são reais?

    Comentário


      #3
      Penso que são reais ... comprei o carro com 115 000 agora tem 160 000

      Comentário


        #4
        É estranho, mas com esse consumo de óleo e desgaste no 3º cilindro só vejo 3 hipóteses:
        - Passar a batata quente a outro;
        - Reparar esse motor;
        - Comprar usado na sucata. (Atenção ao ano escolhido...)

        Comentário


          #5
          Caso opte por comprar na sucata ... a partir de que ano devo adquirir?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por costinhapt Ver Post
            Caso opte por comprar na sucata ... a partir de que ano devo adquirir?
            Julgo que os problemas só foram resolvidos, pelo menos no 1.4 vvt-i, a partir de 2005.

            Tens que verificar a compatibilidade entre eles relativamente aos periféricos e apoios.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
              Julgo que os problemas só foram resolvidos, pelo menos no 1.4 vvt-i, a partir de 2005.

              Tens que verificar a compatibilidade entre eles relativamente aos periféricos e apoios.
              Não, a partir de 2002 já foram resolvidos.

              A geração do corolla E12 já está ok

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                Não, a partir de 2002 já foram resolvidos.

                A geração do corolla E12 já está ok
                Julgo que as últimas alterações são de 2005. Cárter maior, bloco, êmbolos e segmentos de outro material e medida (caso dos segmentos)...

                Mas posso estar enganado.

                Comentário


                  #9
                  O defeito foi de todos os vvt-i produzidos entre 2000 e 2001 (1.4,1.6,1.8 )

                  Desconheço essas alterações, por exemplo a nivel de carter eles mantiveram a mesma capacidade em litros.

                  O defeito era do bloco, e nos casos dos mr2 1.8 também os pré catalizadores ajudavam á festa

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                    O defeito foi de todos os vvt-i produzidos entre 2000 e 2001 (1.4,1.6,1.8 )

                    Desconheço essas alterações, por exemplo a nivel de carter eles mantiveram a mesma capacidade em litros.

                    O defeito era do bloco, e nos casos dos mr2 1.8 também os pré catalizadores ajudavam á festa
                    Havia mais defeitos que foram corrigidos... em tempos li um bom artigo sobre isso.

                    Em vários fóruns apontam a data de 2005.

                    Comentário


                      #11
                      Parece que é unânime que os primeiros VVTI nas diversas motorizações foram uma lastima com problemas graves ao nível de segmentos e outras coisa (concepção do motor) é caso para dizer que a nódoa caio efectivamente no melhor pano...

                      Ainda bem que o Avensis do meu pai é um 1.6 4AFE da velha guarda, só de pensar que fiquei chateado na época quando saíram os VVTI e destes terem corrente em vez de correia e pareciam muito melhores, enfim...

                      O melhor é mesmo tentar comprar um motor usado dos últimos modelos 1.6VVTi na sucata, porque as primeiras unidades são mesmo para esquecer.
                      Editado pela última vez por DragonH; 25 September 2014, 17:20.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                        Parece que é unânime que os primeiros VVTI nas diversas motorizações foram uma lastima com problemas graves ao nível de segmentos e outras coisas, ou seja de concepção do motor é caso para dizer que a nódoa caio efectivamente no melhor pano...

                        Ainda bem que o Avensis do meu pai é um 1.6 4AFE da velha guarda, só de pensar que fiquei chatiado na época quando saíram os VVTI e destes terem corrente em vez de correia e pareciam muito melhores, enfim...

                        O melhor é mesmo tentar comprar um motor usado dos últimos modelos 1.6VVTi na sucata, porque as primeiras unidades são mesmo para esquecer.
                        E eu que estava farto de sucata cancerosa e despachei (gripado) um Clio II 1.9D e fui buscar um e11 vvt-i .

                        Bem... bebe óleo (agora <0,5L/1000km), mas em 2 anos e 33k km só viu o reboque porque tive um furo e a jante não saía.

                        Comentário


                          #13
                          A minha irmã teve um Yaris 1.0 vvt-i de 2000 sempre assistido na marca, que morreu na traseira de um basculante com 120 mil kms e 12 anos. Este teve fiabilidade à prova de tudo. Nem furos
                          Editado pela última vez por Ecoflex; 25 September 2014, 22:55.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                            A minha teve um Yaris 1.0 vvt-i de 2000 sempre assistido na marca, que morreu na traseira de um basculante com 120 mil kms e 12 anos. Este teve fiabilidade à prova de tudo. Nem furos
                            O 1.0 VVTI foi pelos visto o único que não sofreu do problema, é caso para dizer que foi a excepção à regra...

                            Comentário


                              #15
                              Boas! Ora bem: como sou dono de um E12, com esse bloco, já "cusquei" em tudo o que era sitio, relativamente ao consumo de óleo! Ou seja, os problemas desses blocos só foram debelados a partir de junho de 2005. A marca deu "ordens" para que se fizessem testes de consumo de óleo aos carros em questão. Se o mesmo existisse, então impunha-se a muda de: cárter (passa de 3.7 para 4.2 litros de óleo); mudança de segmentos e pistões. Pelo que descobri o consumo de óleo advém do fato de nos pistões "faltarem" literalmente buracos por onde o óleo pudesse passar! Aliás: existe um video no Youtube, onde um proprietário de um Corolla desmontou o bloco e fez buracos nos ditos!!! Outra coisa (e fica o agradecimento a todos mas em particular ao DRAPER) o consumo do óleo aumenta com o uso de famoso 10W40!!!!! Por isso no meu agora leva com 5W30. Antes, por volta dos 1000 kms já notava um consumo mínimo de óleo. Agora não!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                Havia mais defeitos que foram corrigidos... em tempos li um bom artigo sobre isso.

                                Em vários fóruns apontam a data de 2005.

                                vou averiguar isso, quem trata dos meus carros trabalha na toyota e tem inclusive um e12 1.4 vvt-i

                                Uma das coisas veio com defeito no e12 foi o colector de admissão, levou um em garantia (500€) e as versões depois de 2003 ja trazem um colector diferente

                                Li isto no site da cepsa para um avensis com o 1.6 vvt-i (que surgiu depois do que no corolla)

                                Motor

                                Capacidad (del lubricante) 3,7 litro (Llenado tras el mantenimiento)
                                Capacidad (del lubricante) 4,2 litro (Primer llenado)
                                Capacidad filtro 0,2 litro

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                  vou averiguar isso, quem trata dos meus carros trabalha na toyota e tem inclusive um e12 1.4 vvt-i

                                  Uma das coisas veio com defeito no e12 foi o colector de admissão, levou um em garantia (500€) e as versões depois de 2003 ja trazem um colector diferente

                                  Li isto no site da cepsa para um avensis com o 1.6 vvt-i (que surgiu depois do que no corolla)

                                  Motor

                                  Capacidad (del lubricante) 3,7 litro (Llenado tras el mantenimiento)
                                  Capacidad (del lubricante) 4,2 litro (Primer llenado)
                                  Capacidad filtro 0,2 litro
                                  No meu a vareta fica no máximo com os 3.7 litros. Mas é curioso que no livros da Haynes também menciona os 4.2 litros.... No site da Castrol consta isto:

                                  MAKE: Toyota (EU) MODEL: Corolla, E12 (2002 - 2007) TYPE: Corolla 1.6 16V VVT-i (2002 - 2007)
                                  YOUR ENGINE OIL RECOMMENDATION
                                  Use: Normal (Change 15000 km / 12 months)


                                  EDGE 0W-30
                                  Filter: 0,2 litre , Capacity: 3,7 litre

                                  Para o Avensis consta:
                                  MAKE: Toyota (EU) MODEL: Avensis, T25 (2003 - 2009) TYPE: Avensis 1.6 16V VVT-i (2003 - 2009)


                                  YOUR ENGINE OIL RECOMMENDATION
                                  Use:
                                  Normal (Change 15000 km / 12 months) Severe (Change 7500 km / 6 months) Normal (Change 15000 km / 12 months)


                                  EDGE 0W-30
                                  Filter: 0,2 litre , Capacity: 3,7 litre Service fill, Capacity: 4,2 litre Initial fill












                                  Comentário


                                    #18
                                    Ou seja, ficam lá sempre 0,3L dentro?

                                    Comentário


                                      #19
                                      sim, pelo que percebo é isso

                                      melhor ainda é comparar os part numbers de corollas de 2005 e 2002
                                      TOYOTA | Japan Parts EU

                                      no carter e afins

                                      Comentário


                                        #20
                                        carter

                                        made in UK
                                        12101-22024 -> corolla 1.6 vvt-i de 2002

                                        12101-22024 -> corolla 1.6 vvt-i de 2006

                                        made in japan
                                        12101-0D020 -> corolla 1.6 vvt-i de 2002


                                        12101-0D020 -> corolla 1.6 vvt-i de 2006

                                        Comentário


                                          #21
                                          O problema devia de estar mesmo nos pistões e não na capacidade do cárter, o Avensis 1.6 4A-FE aqui de casa apenas leva 3L já com filtro (0.2l).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                            O problema devia de estar mesmo nos pistões e não na capacidade do cárter, o Avensis 1.6 4A-FE aqui de casa apenas leva 3L já com filtro (0.2l).
                                            O que li é que o facto de serem apenas 3,7L acelerava a degradação do óleo.

                                            Supostamente era uma conjugação de factores... Onde entrava o cárter, o bloco (material das camisas) e os segmentos

                                            Comentário


                                              #23
                                              encontrei difernça nos pistons


                                              13101-0D110 -> corolla 1.6 vvt-i de 2002 (UK e JPN)



                                              13101-0D111 -> corolla 1.6 vvt-i de 2006 (Uk e jpn)


                                              e encontrei num forum que os novos pistons em vez de 4, têm 8 furos..

                                              Mas por acaso os unicos casos de consumo de oleo que conheço são em vvt-i de 2000 e 2001..
                                              Editado pela última vez por Vehicle; 26 September 2014, 13:49.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                O que li é que o facto de serem apenas 3,7L acelerava a degradação do óleo.

                                                Supostamente era uma conjugação de factores... Onde entrava o cárter, o bloco (material das camisas) e os segmentos
                                                A questão do cárter deve resolver apenas o problema de fazer 15 mil Km ou mais com o mesmo óleo, curiosamente a ultima vez que o Avensis aqui de casa foi à Toyota colocaram como intervalo de mudança os 15 mil Km, sendo que até então era sempre de 10 mil Km, e o óleo é o mesmo 10W40 (castrol).
                                                Editado pela última vez por DragonH; 26 September 2014, 17:53.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                                  A questão do cárter deve resolver o apenas o problema de fazer 15 mil Km ou mais com o mesmo óleo, curiosamente a ultima vez que o Avensis aqui de casa foi à Toyota colocaram como intervalo de mudança os 15 mil Km, sendo que até então era sempre de 10 mil Km, e o óleo é o mesmo 10W40 (castrol).
                                                  Não, o suposto aumento de volume não chegaria para tanto... Talvez com um cárter de 8 ou 10L...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Certamente não ficou seco nem gastou os 4 litros em 500 km... deverá talvez ter gasto desde a marca de máximo até ao final da vareta, na pior das hipóteses.

                                                    De qualquer forma é de esquecer qualquer tipo de aditivo. Resta saber se a fuga de compressão é por baixo (segmentos - rectificar motor ou montar novo quando se é rico) ou por cima (e é reparar essa cabeça ou trocar por uma já reconstruída, armada e com boa garantia vinda de um fornecedor fidedigno, senão mais vale fazer num torneiro/mecânico de confiança, se houver!).

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                                                      #27
                                                      E pronto! Carro na oficina ... solução é mesmo meter motor usado ... que acham que devo aproveitar para mudar? tinha 160 000 ... aproveito e mudo embraiagem e +? Obrigado pelos comentários

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        embraiagem, velas, correia de acessórios e tensor

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