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Sonda Lambda avarida, valores?

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    Sonda Lambda avarida, valores?

    Boas,
    Soube hoje que o meu Polo está com a sonda Lambda avariada.
    Segundo o mecanico tem duas, e a que está a avariada é a primeira, antes do catalisador.
    Foi-me dado um orçamento de 300€, alguem já passou por este problema, e me sabe indicar se será um valor dentro da média?

    Já agora é verdade que com este tipo de avaria o carro consome significativamente mais?

    É um Polo 1.2 de 2004.

    #2
    Originalmente Colocado por TheEmpress Ver Post
    Boas,
    Soube hoje que o meu Polo está com a sonda Lambda avariada.
    Segundo o mecanico tem duas, e a que está a avariada é a primeira, antes do catalisador.
    Foi-me dado um orçamento de 300€, alguem já passou por este problema, e me sabe indicar se será um valor dentro da média?

    Já agora é verdade que com este tipo de avaria o carro consome significativamente mais?

    É um Polo 1.2 de 2004.
    Sim pode consumir mais e pode não passar na inspecção, caso esteja próxima. Acendeu alguma luz amarela?

    Comentário


      #3
      Sim, acendeu a luz amarela do motor, daí ter detectado a avaria. Porque o funcionamento do carro está normal.
      Felizmente a inspecção foi feita há menos de 1 mês, passou sem anomalias.

      Comentário


        #4
        Aconselho a comprar fora da marca. Atenção, não é comprar "linha branca", leia-se "sonda universal". Convém comprar a especifica de origem.

        A questão é que estas sondas são, como muitas outras peças, fornecimentos externos produzidos por outras marcas. O habitual é serem Bosch, NGK-NTK ou mesmo DENSO. O ideal é descobrir (os fóruns são bons para isso) qual a marca usada pela VW no Polo e comprar cá fora.

        Verifica aqui, seleciona o teu carro (escolhe a marca ngk que é muito vulgar nesta aplicação) e sendo que "rear" e "front" se referem à posição de cada uma das sondas (ou seja precisas de uma de cada).

        Sparkplugs UK NGK Champion Denso Sparkplug, Glowplug and Lambda Sensors

        Verifica se o preço está enquadrado com o que te pedem... a mão de obra é simples e rápida.

        Comentário


          #5
          Vê se te safas no ebay inglês ou alemão. Esse preço pode estar um pouco excessivo e talvez te safes numa Bosch por pouco mais de metade disso...

          Mas quem sabe e terás sorte do ebay? Arranjei lá nova por 70€... também eram 160 na Bosch e quase 230 na marca...

          No meu caso não há uma enorme diferença de preço mas a 1ª é menos cara que a última. Não me perguntes porquê, porque é o mesmo tipo de sonda, só muda a ficha e o comprimento do cabo eléctrico...

          Comentário


            #6
            A peça custa pouco mais de 100€, se chegar a tanto...

            Comentário


              #7
              Não te esqueças de que alguém a tem de instalar e verificar se o problema é só esse ou se é mesmo esse, e dar garantia do trabalho efectuado.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por TheEmpress Ver Post
                Boas,
                Soube hoje que o meu Polo está com a sonda Lambda avariada.
                Segundo o mecanico tem duas, e a que está a avariada é a primeira, antes do catalisador.
                Foi-me dado um orçamento de 300€, alguem já passou por este problema, e me sabe indicar se será um valor dentro da média?

                Já agora é verdade que com este tipo de avaria o carro consome significativamente mais?

                É um Polo 1.2 de 2004.
                Se for o Polo de 60cv, tens aqui preços da peça:
                Sonda lambda NGK - 0006 para o seu automóvel preços mais baixos - Escape - Sondas/Válvulas/Outras peças - Sonda lambda - Sonda lambda - 0006


                Seguida, a instalação é tão simples como podes ver neste video:


                Eventualmente podes ter que eliminar o erro/luz ou andas com o carro até apagar.

                Por experiência, recomendo apenas a instalação de sondas lambda destas marcas: Bosch, NGK, Denso.

                E sim, é esta sonda que gere o consumo do motor. Se meterem uma sonda de outro tipo (há pelo menos 4 tipos), o erro pode voltar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                  Não te esqueças de que alguém a tem de instalar e verificar se o problema é só esse ou se é mesmo esse, e dar garantia do trabalho efectuado.
                  Pois... que eu isso não saberia fazer.

                  Entretanto já me deram um outro orçamento de 400€, portanto acho que fico com o 1º
                  O mecanico foi aconselhado por um amigo, vou confiar que o meu carrito estará bem entregue.

                  Comentário


                    #10
                    300-400€ por uma sonda lambda?

                    É um Jaguar ou um RR? Ah! Um Bentley ou Lamborghini!


                    Pá... o dinheiro é teu! O meu custa-me muito a ganhar e, portanto, a gastar mal gasto. A última que mudei custou-me 70€ no ebay (nova e original, que até é da Bosch) e paguei mais 35€ numa oficina da marca para a substituírem porque há casos em que o catalisador se parte quando se tenta desenroscar a sonda já muito calcinada...

                    Nesses 35€ foi incluído o teste de diagnóstico electrónico geral e eliminação de erros da ECU mais afinação para a nova sonda. Não me perguntes se houve factura mas acho que ali nunca trouxe nada sem IVA...

                    Se queres saber onde foi (porque eles mexem em qq carro...), foi naquela que arranjou o Cabrio da AH e fica ali em frente da porta lateral da Gulbenkian em Lisboa. Agora orienta-te como achares melhor.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CL Ver Post
                      300-400€ por uma sonda lambda?

                      É um Jaguar ou um RR? Ah! Um Bentley ou Lamborghini!


                      Pá... o dinheiro é teu! O meu custa-me muito a ganhar e, portanto, a gastar mal gasto. A última que mudei custou-me 70€ no ebay (nova e original, que até é da Bosch) e paguei mais 35€ numa oficina da marca para a substituírem porque há casos em que o catalisador se parte quando se tenta desenroscar a sonda já muito calcinada...

                      Nesses 35€ foi incluído o teste de diagnóstico electrónico geral e eliminação de erros da ECU mais afinação para a nova sonda. Não me perguntes se houve factura mas acho que ali nunca trouxe nada sem IVA...

                      Se queres saber onde foi (porque eles mexem em qq carro...), foi naquela que arranjou o Cabrio da AH e fica ali em frente da porta lateral da Gulbenkian em Lisboa. Agora orienta-te como achares melhor.
                      Oi?!

                      Comentário


                        #12
                        post repetido

                        Comentário


                          #13
                          São as duas sondas que o orçamento contempla... e não uma.

                          Continua a ser um assalto. Mas mais meigo, claro.

                          (as minhas sondas também nunca afinei... plug&play )

                          Comentário


                            #14
                            CL, afinar?
                            É tirar e meter nova. O resto a ECU descobre ao fim de uns minutos e aquecer a dita.

                            Comentário


                              #15
                              Assim sai do stander já afinado (mas afinaram foi a borboleta... foi uma geraldina geral que nem pagou o trabalho de mudar a sonda...).

                              E a minha ECU é muito estranha... aquilo demora algum tempo a perceber as coisas, ainda é do século passado pá!

                              A cada 16 vezes que dou à chave é que ela vê se o erro ainda existe ou já foi embora... (inglesices... )

                              Comentário

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