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    Ford transit 100T300

    Boa noite

    faz muito tempo que leio os varios topicos do forum AutoHoje, até que chegou a minha vez de pedir ajudas aos mais entendidos do forum

    Comprei uma ford transit comercial de 3 lugares com 12 anos, com 2000 de cilindrada, como entendo muito pouco sobre mecanica automovel, mas noto que a carrinha tem um problema, mas como o dinheiro é pouco ainda não a levei a um mecanico, porque quando fosse ja queria ter alguma ideia do possivel problema da carrinha

    acontece que mesmo na autoestrada não consigo passar dos 120 kms mesmo estando o acelerador a bater no fundo, e quando quero fazer uma ultrapassagem, a carrinha tem que ir embalada, porque se não for não reage logo ao aceleramento, levando algum tempo a efetuar a ultrapassagem.

    e é agora que peço a vossa ajuda dando algumas dicas do motivo que pode estar a originar este problema

    obrigado

    #2
    se não passas dos 120km/h não apanhas multas, já pensaste nisso?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por fmrc Ver Post
      Boa noite

      faz muito tempo que leio os varios topicos do forum AutoHoje, até que chegou a minha vez de pedir ajudas aos mais entendidos do forum

      Comprei uma ford transit comercial de 3 lugares com 12 anos, com 2000 de cilindrada, como entendo muito pouco sobre mecanica automovel, mas noto que a carrinha tem um problema, mas como o dinheiro é pouco ainda não a levei a um mecanico, porque quando fosse ja queria ter alguma ideia do possivel problema da carrinha

      acontece que mesmo na autoestrada não consigo passar dos 120 kms mesmo estando o acelerador a bater no fundo, e quando quero fazer uma ultrapassagem, a carrinha tem que ir embalada, porque se não for não reage logo ao aceleramento, levando algum tempo a efetuar a ultrapassagem.

      e é agora que peço a vossa ajuda dando algumas dicas do motivo que pode estar a originar este problema

      obrigado

      Guio diariamente uma VW Transporter de passageiros de 2000, com o motor 2.4 d e em auto-estrada aos 130/140 o ponteiro das rotações está, muito próximo do red line, este tipo de carrinhas o que não têm em velocidade de ponta têm em binário. Para além disso não são muito aerodinâmicas o que penaliza bastante. Eu não entendo/quase não entendo nada de mecânica mas inspeccionaria as velas, os filtros e o estado do óleo do motor.

      O motor neste tipo de carrinha é idealizado para puxar uma carrinha carregada, e não para andar a fazer sprints em auto-estrada.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
        se não passas dos 120km/h não apanhas multas, já pensaste nisso?
        Obrigado pela resposta, embora não me ajude em nada, mas não passar dos 120 kms/Hora nem é grande problema para mim, porque não quero a carrinha para andar a grandes velocidades, a questão é que mesmo acelarada ao maximo não passa dos 120 kms/Hora, mas no caso o maior problema é para ultrapassar, porque leva muito tempo a desenvolver mesmo muito acelarada

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
          Guio diariamente uma VW Transporter de passageiros de 2000, com o motor 2.4 d e em auto-estrada aos 130/140 o ponteiro das rotações está, muito próximo do red line, este tipo de carrinhas o que não têm em velocidade de ponta têm em binário. Para além disso não são muito aerodinâmicas o que penaliza bastante. Eu não entendo/quase não entendo nada de mecânica mas inspeccionaria as velas, os filtros e o estado do óleo do motor.

          O motor neste tipo de carrinha é idealizado para puxar uma carrinha carregada, e não para andar a fazer sprints em auto-estrada.
          obrigado pela ajuda

          Comentário


            #6
            Essa carrinha tem obrigação de passar dos 120 km/h... Talvez seja a MAF

            Comentário


              #7
              Antes de trocar qualquer componente mecânico ou electrónico há uma coisa muito importante a fazer: troca do filtro de gasóleo, filtro de ar e óleo+respectivo filtro.

              A partir daí já podes começar a descortinar se de facto há algum problema e qual. Caso contrário, arriscas a trocar peças quando o filtro de gasóleo está cheio de "lodo".

              Cumprimentos.

              Comentário


                #8
                Boa tarde,

                A Transit de 100T300 de tração à frente, é reconhecida como tendo o motor mais fiável da série 2000-2006, e o segundo melhor em performance (só batido pelo versão TDCI com125 Cv).

                Tive um problema de perda de potencia na minha autocaravana com base na Ford transit (mas a minha é tração atrás e é a versão 2.4), abri um tópico inclusive para isso: http://forum.autohoje.com/boxes/127748-ford-transit-125-t-350-perda-de-potencia.html

                Voltando à sua situação, essa versão tem uma boa performance, e é capaz de chegar pelo menos aos 160 km/h e sobe com alguma agilidade.
                Nas minhas pesquisas para encontrar uma solução para o meu caso, fui encontrando alguns link’s com várias situações, partilho com esperança de o ajudar a detetar o seu problema:

                http://www.doyourdream.co.uk/2013/10/ford-transit-tdci-low-power-low-boost-p0235-fixed/
                http://fordtransit.org/forum/viewtopic.php?f=5&t=58529


                Já lhe deram umas boas dicas. Primeiro uma revisão com mudança dos filtros. Depois verifica a MAF, e também a MAP (acho que esse motor tem os 2, a minha só tem a MAP), a EGR, o coletor de admissão (um cancro no meu caso, na sua versão penso que nem tanto), e os tubos que vem do turbo ao intercooler(está por baixo do radiador de água), e deste ao coletor de admissão.

                Boa sorte para a resolução do problema. Quando detetar o problema deixe ficar aqui qual foi a solução.
                Editado pela última vez por fluis2; 26 September 2014, 13:30. Razão: correção ortografica

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por fmrc Ver Post
                  Boa noite

                  faz muito tempo que leio os varios topicos do forum AutoHoje, até que chegou a minha vez de pedir ajudas aos mais entendidos do forum

                  Comprei uma ford transit comercial de 3 lugares com 12 anos, com 2000 de cilindrada, como entendo muito pouco sobre mecanica automovel, mas noto que a carrinha tem um problema, mas como o dinheiro é pouco ainda não a levei a um mecanico, porque quando fosse ja queria ter alguma ideia do possivel problema da carrinha

                  acontece que mesmo na autoestrada não consigo passar dos 120 kms mesmo estando o acelerador a bater no fundo, e quando quero fazer uma ultrapassagem, a carrinha tem que ir embalada, porque se não for não reage logo ao aceleramento, levando algum tempo a efetuar a ultrapassagem.

                  e é agora que peço a vossa ajuda dando algumas dicas do motivo que pode estar a originar este problema

                  obrigado
                  Não é defeito.. é feitio! As transit , nomeadamente esse modelo, não são foguetes e essa será possivelmente ( ou perto disso) a velocidade máxima dela..( temos uma do modelo anterior, com turbo, e chega ao 120/130 km h 3 acabou.. mesmo a descer!

                  Comentário


                    #10
                    Boa tarde,

                    Penso que não ficou claro, no que disse. A verificação da MAP, MAF e EGR, não se destina a trocar, mas sim a verificar o seu estado de limpeza. No meu caso comprei um spray da Bardahl, no roady para limpar a EGR e utilizei o spray de limpeza de travões para limpeza da MAP (não sou nenhum expert em mecânica, mas sim só curioso, mas pelo que sei tenho ideia que é preciso cuidado com o MAP e MAF e melhor é não meter a mão), dei-lhe uns bons esguichos, deu para ver que saiu bastante sujidade do sensor, e depois como não tenho compressor em casa, dei-lhe com o aspirador ao contrario (como tenho um rainbow dá para ligar no lado ao posto na saída do ar) ajudando a secar no final o spray. Talvez seja prudente (eu pelo menos assim o fiz) desligar a bateria antes de mexer nestes sensores, para que ao desliga-los a centralina não fique a “pensar” que tem avaria num dos sensores, e fique com a luz de diagnostico acesa.
                    Editado pela última vez por fluis2; 26 September 2014, 15:11. Razão: correcção ortografica

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por thedragon Ver Post
                      Não é defeito.. é feitio! As transit , nomeadamente esse modelo, não são foguetes e essa será possivelmente ( ou perto disso) a velocidade máxima dela..( temos uma do modelo anterior, com turbo, e chega ao 120/130 km h 3 acabou.. mesmo a descer!
                      Boa tarde,

                      Com todo o respeito não concordo. A série anterior(1986-2000) era lenta e fiável, a desta série (2000-2006) ganhou em performance o que perdeu em fiabilidade.
                      A minha autocaravana que dificilmente circula com menos de 3.500 kg, consegue atingir facilmente mais do que os 120 Km em reta, podendo chegar a uma velocidade máxima em reta de 130/135 (a descer chega para lá dos 150 km), isto para um veiculo de 3.500 kg com 7.22 de comprimento e 3 metros de altura e 2,30 de largura e nada aerodinâmica.
                      Claro que a minha velocidade de cruzeiro anda mais pelos 100 km/h, do que pelas que referi, por questões de consumo e fiabilidade, mas fiz a experiência e sei que é bem veloz, aliás eu passo com alguma facilidade pelas chassis/cabina descarregadas da versão anterior.
                      A 100 T300 é efetivamente uma van que se mexe bem quando em boas condições.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por fluis2 Ver Post
                        Boa tarde,

                        A Transit de 100T300 de tração à frente, é reconhecida como tendo o motor mais fiável da série 2000-2006, e o segundo melhor em performance (só batido pelo versão TDCI com125 Cv).

                        Tive um problema de perda de potencia na minha autocaravana com base na Ford transit (mas a minha é tração atrás e é a versão 2.4), abri um tópico inclusive para isso: http://forum.autohoje.com/boxes/127748-ford-transit-125-t-350-perda-de-potencia.html

                        Voltando à sua situação, essa versão tem uma boa performance, e é capaz de chegar pelo menos aos 160 km/h e sobe com alguma agilidade.
                        Nas minhas pesquisas para encontrar uma solução para o meu caso, fui encontrando alguns link’s com várias situações, partilho com esperança de o ajudar a detetar o seu problema:

                        http://www.doyourdream.co.uk/2013/10/ford-transit-tdci-low-power-low-boost-p0235-fixed/
                        http://fordtransit.org/forum/viewtopic.php?f=5&t=58529


                        Já lhe deram umas boas dicas. Primeiro uma revisão com mudança dos filtros. Depois verifica a MAF, e também a MAP (acho que esse motor tem os 2, a minha só tem a MAP), a EGR, o coletor de admissão (um cancro no meu caso, na sua versão penso que nem tanto), e os tubos que vem do turbo ao intercooler(está por baixo do radiador de água), e deste ao coletor de admissão.

                        Boa sorte para a resolução do problema. Quando detetar o problema deixe ficar aqui qual foi a solução.
                        O que e a MAF , se tiver que ser trocada/reparada qual e o custo, alguem faz ideia do valor?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                          Guio diariamente uma VW Transporter de passageiros de 2000, com o motor 2.4 d e em auto-estrada aos 130/140 o ponteiro das rotações está, muito próximo do red line, este tipo de carrinhas o que não têm em velocidade de ponta têm em binário. Para além disso não são muito aerodinâmicas o que penaliza bastante. Eu não entendo/quase não entendo nada de mecânica mas inspeccionaria as velas, os filtros e o estado do óleo do motor.

                          O motor neste tipo de carrinha é idealizado para puxar uma carrinha carregada, e não para andar a fazer sprints em auto-estrada.
                          Eu também sou proprietário de uma T4 de 1999 com o 2.4D, e aquilo a 140 km/h vai a 4000 rpm's!!! Aquilo tem pouca força ( 160 nm de binário), e as ultrapassagens é quase para esquecer ( embora a minha já se desenrasque melhor...).. Ah e já dei 150 km/h com ela

                          Comentário


                            #14
                            Boa tarde

                            O que e a MAF , e pode ser reparada ou tem que levar uma nova se o problema de puxar pouco for mesmo da MAF? e alguem sabe qual e o custo, ou ideia do valor?

                            Será que alguem me pode ajudar,

                            Comentário


                              #15
                              Boa noite,

                              Sou nenhum expert em mecânica, vou contudo tentar ajuda-lo mais um pouco.

                              MAF (Mass Air Flow) - Medidor da massa de ar, como o nome indica serve para medir a massa de ar, que está a passar na admissão num determinado momento.

                              MAP (Mass Air Press) - Mede a pressão com que o ar está a passar na admissão, sob o efeito claro está do turbo-compressor.

                              Os parâmetros lidos por estes sensores, são usados em conjunto com os lidos por outros sensores, pela centralina, para determinar o modo como deve fazer a injeção do combustível.

                              Como já referi não sei se o seu modelo usa os 2 sensores, a minha só tem a MAP, a única manutenção que penso que se pode fazer a estes sensores é uma limpeza com spray desengordurante (spray de limpeza de travões por exemplo), uma nova deverá custar um pouco mais de 100 €

                              De qualquer modo a ordem para resolver o seu problema deve ser:

                              Revisão completa com mudanças de filtros incluindo o de gasóleo e de ar.

                              Se ficar na mesma, tente limpar a EGR e a MAF e MAP

                              Se continuar na mesma verifica a estanquicidade de todo o circuito do turbo até ao motor, incluindo o coletor de admissão, se continuar sem encontrar nada, é melhor é ir a uma oficina para lerem se tem algum erro de diagnostico, porque já podem ser várias coisas, desde problemas nos referidos sensores, no turbo até problemas nos injetores, no solenoide da bomba injetora, etc,



                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por fluis2 Ver Post
                                Boa noite,

                                Sou nenhum expert em mecânica, vou contudo tentar ajuda-lo mais um pouco.

                                MAF (Mass Air Flow) - Medidor da massa de ar, como o nome indica serve para medir a massa de ar, que está a passar na admissão num determinado momento.

                                MAP (Mass Air Press) - Mede a pressão com que o ar está a passar na admissão, sob o efeito claro está do turbo-compressor.

                                Os parâmetros lidos por estes sensores, são usados em conjunto com os lidos por outros sensores, pela centralina, para determinar o modo como deve fazer a injeção do combustível.

                                Como já referi não sei se o seu modelo usa os 2 sensores, a minha só tem a MAP, a única manutenção que penso que se pode fazer a estes sensores é uma limpeza com spray desengordurante (spray de limpeza de travões por exemplo), uma nova deverá custar um pouco mais de 100 €

                                De qualquer modo a ordem para resolver o seu problema deve ser:

                                Revisão completa com mudanças de filtros incluindo o de gasóleo e de ar.

                                Se ficar na mesma, tente limpar a EGR e a MAF e MAP

                                Se continuar na mesma verifica a estanquicidade de todo o circuito do turbo até ao motor, incluindo o coletor de admissão, se continuar sem encontrar nada, é melhor é ir a uma oficina para lerem se tem algum erro de diagnostico, porque já podem ser várias coisas, desde problemas nos referidos sensores, no turbo até problemas nos injetores, no solenoide da bomba injetora, etc,



                                muito obrigado Fluis2, vou seguir o seu conselho e mais uma vez obrigado pela sua atenção

                                Comentário


                                  #17
                                  Uma toyota hiace de um colega meu tinha o mesmo problema (antes passava os 120 a brincar),trocou-se a MAF e ficou 5*

                                  Comentário


                                    #18
                                    Bom dia,

                                    Alguma evolução em relação a este assunto?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Falta potência resolvida transit 100t300

                                      Queria responder há dias mas quando me inscrevi neste fórum, só me aceitaram vários dias depois. Até fiquei na duvida se estava à espera que me aprovassem um crédito habitação..
                                      A minhá Ford Transit 100t300 de 3 lugares sem AC também Não tinha potência a subir nem para ultrapassagens. Custava a pegar de manha. Só à segunda. Tinha luz da resistência sempre intermitente (egr). Avariou o motor de arranque e aproveitei para trocar a EGR (130€). Pedi também para ver a linha de escape devido a barulhos e o mecânico apertou o colector que estava muito solto.. A partir daí parece uma bomba. Ja chega aos 120 rapidamente quando antes, para chegar aos 130, so numa descida acentuada. Deixou de estremecer em ponto morto o que fez ficar super silenciosa por dentro. Além disto aconselho a apertarem os trincos onde as portas traseiras fecham. Reduz os barulhos no paralelo em 90%

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Karlux Ver Post
                                        Queria responder há dias mas quando me inscrevi neste fórum, só me aceitaram vários dias depois. Até fiquei na duvida se estava à espera que me aprovassem um crédito habitação..
                                        A minhá Ford Transit 100t300 de 3 lugares sem AC também Não tinha potência a subir nem para ultrapassagens. Custava a pegar de manha. Só à segunda. Tinha luz da resistência sempre intermitente (egr). Avariou o motor de arranque e aproveitei para trocar a EGR (130€). Pedi também para ver a linha de escape devido a barulhos e o mecânico apertou o colector que estava muito solto.. A partir daí parece uma bomba. Ja chega aos 120 rapidamente quando antes, para chegar aos 130, so numa descida acentuada. Deixou de estremecer em ponto morto o que fez ficar super silenciosa por dentro. Além disto aconselho a apertarem os trincos onde as portas traseiras fecham. Reduz os barulhos no paralelo em 90%
                                        Não faz mal que só tenham aceitado o registo vários dias depois, afinal esteve a responder a um tópico de 2014. Quem espera 6 anos, também espera mais uns dias...

                                        Comentário

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