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Pequenos dieses - DCI vs HDI vs D4D vs TDCI vs TDI

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    Pequenos dieses - DCI vs HDI vs D4D vs TDCI vs TDI

    Boas pessoal

    Queria saber a opiniao dos experts sobre 1,5dci 90vc, 1.6e-hdi 92cv, 1.4 d4d 90cv, 1.5 tdci 75cv, 1.4 tdi 90cv

    Qual compravam?
    porque?
    experiencias?
    pontos positivos?
    pontos negativos

    Simplesmente em relação ao motor

    #2
    Quando comprei o meu primeiro 1.4 d4d, um amigo meu mecânico de profissão torceu o nariz. Entretanto foi trabalhar para uma Bosch Car Service e ao fim de 3 anos lá a fazer revisões a frotas de hdis, tdcis, d4ds, dcis,etc deu o braço a torcer e diz que os d4ds são os piores motores que podiam ter feito para as oficinas...Diz que por regra, os d4ds são os que menos problemas dão...injectores, turbos, vedantes, ect, etc, etc...

    É uma opinião que vale o que vale, mas é a melhor amostra que tenho para a formar...

    Comentário


      #3
      Desses sem duvida o 1.6 HDI, o melhor em tudo.

      Cumps

      Comentário


        #4
        Mais importante que apenas o motor é saber onde ele está montado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
          Desses sem duvida o 1.6 HDI, o melhor em tudo.

          Cumps
          Ou qualquer outro françês, basta ver o teu histórico de respostas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por b3t0 Ver Post
            Boas pessoal

            Queria saber a opiniao dos experts sobre 1,5dci 90vc, 1.6e-hdi 92cv, 1.4 d4d 90cv, 1.5 tdci 75cv, 1.4 tdi 90cv

            Qual compravam?
            porque?
            experiencias?
            pontos positivos?
            pontos negativos

            Simplesmente em relação ao motor
            Sem duvida que os que menos chatisses irão dar são o d4d e o TDi.

            Comentário


              #7
              Já agora falamos de motores novos ou usados? O 1.4 é raríssimo em usados mas penso ir sair um novo.
              Desses todos o mais fiável será o d4d, desde que novo.

              Comentário


                #8
                falamos de motores novos.

                Onde ouviste falar que ia sair um d4d novo?

                e porque fiavel desde novo só?

                eu gosto muito dos dci e dos hdi mas acho o dci novo de 90 muito bom.

                ninguem opina desse motor?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por izno Ver Post
                  Ou qualquer outro françês, basta ver o teu histórico de respostas.
                  Se fosse assim teria dito o HDI e o DCI, mas não o melhor mesmo é o HDI.

                  Cumps

                  Comentário


                    #10
                    Sendo o meu trabalho fazer check ups (ou baseia-se nisso) te digo que nessa gama não ha melhores nem piores (nos que identificaste). São muito equiparados em tudo seja consumos seja problemas. No seu uso já muda um pouco.

                    Uns mais forca em baixas que outros mas perdem em alta rotação ou medias por norma.

                    De quase todos os que identificaste tenho clientes que ou gasta óleo ou agua muita ou pouca ou apenas não acontece nada apesar dos muitos kms mesmo com condições adversas como o inverno alemão.

                    Escolhe o carro e o motor vai atras.

                    Qualquer um deles bem tratado será um motor para muito km.

                    São os meus 2 cêntimos!

                    Comentário


                      #11
                      as opiiões valem o que valem mas será que os D4D(toyota) não apresentam menos problemas porque o condutor tipo de um toyota não será um senhor com uma idade ja grandita35\40 anos onde o que se quer é calma e conforto!basta olhar para as linhas dos toyota não cativam pela paixão mas os carros são robustos !!isto tudo para dizer o quê..que o que faz o motor aguentar mais ou menos quilometros para mim é o condutor(excepto defeitos de fabrico),revisões a tempo e horas , oleo de qualidade(referencias certas) etc e tal...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Bloodhound Ver Post
                        as opiiões valem o que valem mas será que os D4D(toyota) não apresentam menos problemas porque o condutor tipo de um toyota não será um senhor com uma idade ja grandita35\40 anos onde o que se quer é calma e conforto!basta olhar para as linhas dos toyota não cativam pela paixão mas os carros são robustos !!isto tudo para dizer o quê..que o que faz o motor aguentar mais ou menos quilometros para mim é o condutor(excepto defeitos de fabrico),revisões a tempo e horas , oleo de qualidade(referencias certas) etc e tal...
                        Desculpa mas isso é um raciocínio falacioso... Há muitos D-4D de frota, mas muitos mesmo. A Toyota sempre foi uma referência de fiabilidade, e isso é inegável.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                          Quando comprei o meu primeiro 1.4 d4d, um amigo meu mecânico de profissão torceu o nariz. Entretanto foi trabalhar para uma Bosch Car Service e ao fim de 3 anos lá a fazer revisões a frotas de hdis, tdcis, d4ds, dcis,etc deu o braço a torcer e diz que os d4ds são os piores motores que podiam ter feito para as oficinas...Diz que por regra, os d4ds são os que menos problemas dão...injectores, turbos, vedantes, ect, etc, etc...

                          É uma opinião que vale o que vale, mas é a melhor amostra que tenho para a formar...
                          Vale o que vale...mas é uma boa amostra...

                          Comentário


                            #14
                            Se for em termos de fiabilidade (termos gerais), sem dúvida nenhuma o 1.4 D-4D!

                            Mas para mim, o melhor no global é o 1.6 Hdi, seguido pelo 1.3 Mjet

                            Comentário


                              #15
                              Embora os D-4D avariem penso que junto dos TDI são dos mais fiáveis, não desfazendo principalmente dos MJet que são boas referências nos motores Diesel.

                              Confesso que embora se critique positivamente os HDI (principalmente o 1.6) as críticas que fui lendo em vários modelos não são muito boas nomeadamente quando conjugado com o FAP (algumas surpresas desagradáveis de quebras de potência em ultrapassagens por exemplo), e recordo-me de quando experimentei um Focus e um Mazda 3 com o 1.6 HDI de 110cvs a baixas RPM esperava um pouco mais. Não é nada do outro mundo mas esperava que ao carregar no prego o bicho se mexesse um pouco melhor, só isso.

                              Comentário


                                #16
                                A nivel de performances o 1.6tdci provavelmente será o melhor... é um motor muito equilibrado. O 1.5dci de 90cv é muito agradável de utilizar, e penso que o seu calcanhar de aquiles possa ser a fiabilidade (capas das bielas)... mas digo isto assim por alto e pelo que ouço... no 1.5dci encarem a minha opinião com valor cientifico = 0!
                                O 1.4 D4D conheço eu muito bem... e podes ter a certeza que desses é capaz de ser o mais silencioso ao ralentim. Tem um trabalhar muito suave, e é muito fiável... o Yaris do meu avo leva vida dura todos os dias do ano sem excepção, e tem sido só revisões e gasoleo. O 1.4TDI de 90cv nao conheço... conheço os de 80cv e por isso presumo que sejam parecidos. É também um "tanque" fiavel... mas aquele matraquear... decididamente não é para mim!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Bloodhound Ver Post
                                  as opiiões valem o que valem mas será que os D4D(toyota) não apresentam menos problemas porque o condutor tipo de um toyota não será um senhor com uma idade ja grandita35\40 anos onde o que se quer é calma e conforto!basta olhar para as linhas dos toyota não cativam pela paixão mas os carros são robustos !!isto tudo para dizer o quê..que o que faz o motor aguentar mais ou menos quilometros para mim é o condutor(excepto defeitos de fabrico),revisões a tempo e horas , oleo de qualidade(referencias certas) etc e tal...
                                  Fizeste-me rir.

                                  Mas agora deixando as piadas, depende de onde estará montado.
                                  Podes juntar a esse o 1.3Mjet FIAT de 90cv também é um bom motor, utilizado também na Opel como 1.3Cdti.
                                  O D4D é um excelente motor, segundo ouvi foi o/dos melhores de baixa cilindrada quando saiu, agora com o downsizing dos motores todas as marcas têm o seu, ainda que o 1.4d4d com a renovação do Auris também teve actualizações e continua um excelente motor, dentro dos ~90cv será talvez a par do HDI o melhor(nunca testei o 1.6hdi de 90cv não vou dizer que é O melhor)
                                  Em termos de som, o d4d ao pé do TDI "parece" desligado
                                  Não há um muito pior nem um muito melhor, cada um é bom á sua maneira e terá os seus defeitos, o que vai depender muito na escolha é onde está montado.
                                  Por exemplo, o 1.4d4d no Yaris anda bem, no Auris nem tanto, mas cumpre bem o serviço(poderá ressentir enquanto carregado e/ou em AE a velocidades mais altas), andei num Auris da primeira geração comercial numa viagem de ~350km e portou-se lindamente.
                                  Editado pela última vez por paulo14; 30 September 2014, 00:40.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Bloodhound Ver Post
                                    as opiiões valem o que valem mas será que os D4D(toyota) não apresentam menos problemas porque o condutor tipo de um toyota não será um senhor com uma idade ja grandita35\40 anos onde o que se quer é calma e conforto!basta olhar para as linhas dos toyota não cativam pela paixão mas os carros são robustos !!isto tudo para dizer o quê..que o que faz o motor aguentar mais ou menos quilometros para mim é o condutor(excepto defeitos de fabrico),revisões a tempo e horas , oleo de qualidade(referencias certas) etc e tal...
                                    Posso-te dizer que em Lisboa o que não falta são Yaris de escolas de condução, aliás, basta ir ao centro de Chelas que aquilo são as pazadas. Diria que é o tipo de carro mais usado por escolas de condução em Lisboa.

                                    É inegável a fiabilidade dos D4D, e nem se os problemas do carro tem haver com o condutor, pouco se pode fazer em relação às bielas dos 1.5 dci ou correntes do N47.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por einstei1n86 Ver Post
                                      A nivel de performances o 1.6tdci provavelmente será o melhor... é um motor muito equilibrado. O 1.5dci de 90cv é muito agradável de utilizar, e penso que o seu calcanhar de aquiles possa ser a fiabilidade (capas das bielas)... mas digo isto assim por alto e pelo que ouço... no 1.5dci encarem a minha opinião com valor cientifico = 0!
                                      O 1.4 D4D conheço eu muito bem... e podes ter a certeza que desses é capaz de ser o mais silencioso ao ralentim. Tem um trabalhar muito suave, e é muito fiável... o Yaris do meu avo leva vida dura todos os dias do ano sem excepção, e tem sido só revisões e gasoleo. O 1.4TDI de 90cv nao conheço... conheço os de 80cv e por isso presumo que sejam parecidos. É também um "tanque" fiavel... mas aquele matraquear... decididamente não é para mim!
                                      Por acaso também gostava de saber as specs deste novo 1.4TDI. Atenção que esse TDI 80cv (se não estou em erro) é PD enquanto que os novos 1.4TDI já são CR logo deverá haver alguma diferença

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sou possuidor do D4D 1.4 90cv montado num Corolla e de um HDI 1.6 112cv montado num C4 e-hdi.

                                        D4D:

                                        - silencioso;
                                        - comedido nos consumos, consegue fazer média de 3,9 sem grande sacrifício;
                                        - se acoplado a uma caixa curta (é o caso do meu) não é o mais indicado para grandes tiradas em AE acima dos 120km/h;
                                        - fiabilidade, apenas levou uma válvula EGR.
                                        - muito agradável de utilizar, e vai com quase 250.000km.
                                        - é de corrente.

                                        HDI

                                        - motor muito redondo, binário sempre disponível;
                                        - não tão comedido nos consumos como seria de esperar, menos de 6 de média é complicado, mas não o conduzo preocupado com os consumos;
                                        - mais ruidoso;
                                        - fiabilidade 100 %, mas também ainda não fez 100.000 km.
                                        - é de correia.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Bloodhound Ver Post
                                          as opiiões valem o que valem mas será que os D4D(toyota) não apresentam menos problemas porque o condutor tipo de um toyota não será um senhor com uma idade ja grandita35\40 anos onde o que se quer é calma e conforto!basta olhar para as linhas dos toyota não cativam pela paixão mas os carros são robustos !!isto tudo para dizer o quê..que o que faz o motor aguentar mais ou menos quilometros para mim é o condutor(excepto defeitos de fabrico),revisões a tempo e horas , oleo de qualidade(referencias certas) etc e tal...
                                          E agora senti-me velho

                                          Comentário


                                            #22
                                            mudem lá o título do tópico parece um trava línguas

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Bloodhound Ver Post
                                              as opiiões valem o que valem mas será que os D4D(toyota) não apresentam menos problemas porque o condutor tipo de um toyota não será um senhor com uma idade ja grandita35\40 anos onde o que se quer é calma e conforto!basta olhar para as linhas dos toyota não cativam pela paixão mas os carros são robustos !!isto tudo para dizer o quê..que o que faz o motor aguentar mais ou menos quilometros para mim é o condutor(excepto defeitos de fabrico),revisões a tempo e horas , oleo de qualidade(referencias certas) etc e tal...

                                              Serão os mercedes para alguém do paleolítico? Tipo 50/55 anos?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Bloodhound Ver Post
                                                as opiiões valem o que valem mas será que os D4D(toyota) não apresentam menos problemas porque o condutor tipo de um toyota não será um senhor com uma idade ja grandita35\40 anos onde o que se quer é calma e conforto!basta olhar para as linhas dos toyota não cativam pela paixão mas os carros são robustos !!isto tudo para dizer o quê..que o que faz o motor aguentar mais ou menos quilometros para mim é o condutor(excepto defeitos de fabrico),revisões a tempo e horas , oleo de qualidade(referencias certas) etc e tal...
                                                Comprei o meu Auris D4D na casa dos 20 anos... Agora que ja passaram uns anitos, posso estar perto mas ainda não estou dentro da faixa etária que indicas.

                                                Conheço muita gente dentro da minha idade que têm ou já tiveram Auris D4D. Conheço muitas empresa que a frota é constituida por Auris e Yaris.

                                                Originalmente Colocado por Bloodhound Ver Post
                                                basta olhar para as linhas dos toyota não cativam pela paixão
                                                Ha gostos para tudo, e felizmente. Caso contrario era uma monotonia. Andava tudo com o mesmo carro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Bloodhound Ver Post
                                                  as opiiões valem o que valem mas será que os D4D(toyota) não apresentam menos problemas porque o condutor tipo de um toyota não será um senhor com uma idade ja grandita35\40 anos onde o que se quer é calma e conforto!basta olhar para as linhas dos toyota não cativam pela paixão mas os carros são robustos !!isto tudo para dizer o quê..que o que faz o motor aguentar mais ou menos quilometros para mim é o condutor(excepto defeitos de fabrico),revisões a tempo e horas , oleo de qualidade(referencias certas) etc e tal...
                                                  Lol esta tá mesmo muito boa

                                                  Respondendo ao tópico, na minha opinião o D4D e o TDI

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Conheco praticamente todos os motores ai referidos, mas para não ferir susceptibilidades vou me pronunciar apenas relativamente ao que possuo.
                                                    1.4 D4D 90Cv 5 Velocidades Sem FAP e com 112000 km

                                                    Pontos positivos
                                                    +Consumo
                                                    +Fiabilidade

                                                    Pontos negativos
                                                    -Não se perdia nada ter uma 6ª velocidade

                                                    Não é nenhum carro de corrida, mas tem um desempenho equivalente aos outros motores indicados, quando comparado com um carro do mesmo segmento. Não me desilude.

                                                    Nestes 112000km nunca teve consumos de oleo, perdas de agua nem nenhuma avaria ou falha. Apenas normais revisões e continua como quando saiu do stand.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Passou um Auris 1.4 D4D cá por casa...
                                                      Em três anos foram deitados para cima dele 175 mil km's e 0 problemas.

                                                      Comentário

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