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Limpeza de turbo e EGR

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    Limpeza de turbo e EGR

    De à uns dias para cá ando a pensar mandar no meu carro fazerem uma limpeza ao turbo e à válvula EGR, no entanto tenho umas duvidas que gostaria que me fossem esclarecidas:


    1º O carro conta com 127.000KM, vale a pena efectuar este intervenção estando o carro a rolar sem problemas, irei ter alguma melhoria?
    2º Ao realizar esta operação posso vir a resolver problemas futuros?
    3º Poderei ter algum tipo de problema após a realização desta operação?
    4º É uma intervenção cara?

    #2
    1-sim, vale.
    2-sim podes, como geometria presa.
    3-só se for mal feita, mas ai é como tudo. mas tirar o lixo em si não estraga.
    4-Do turbo pode ser. Sei de valores de 100 a 200.

    Espero que o resto do forum aprecie como fui util neste tópico.

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      #3
      Falamos de que carro e idade? Quais os percursos habituais? Foi sempre teu desde novo? Tens a certeza dos kms?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        Falamos de que carro e idade? Quais os percursos habituais? Foi sempre teu desde novo? Tens a certeza dos kms?

        O carro é de 2006.
        É o meu carro de trabalho e fim de semana, faz percursos mistos e num total diário de cerca de 40 KM.
        Comprei com 40.000KM, tinha um ano e dois meses.
        É um Renault Clio 1.5 DCI.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por pikota Ver Post
          De à uns dias para cá ando a pensar mandar no meu carro fazerem uma limpeza ao turbo e à válvula EGR, no entanto tenho umas duvidas que gostaria que me fossem esclarecidas:


          1º O carro conta com 127.000KM, vale a pena efectuar este intervenção estando o carro a rolar sem problemas, irei ter alguma melhoria?
          2º Ao realizar esta operação posso vir a resolver problemas futuros?
          3º Poderei ter algum tipo de problema após a realização desta operação?
          4º É uma intervenção cara?
          Deves ser rico!
          Então se não tens problemas, para que andar a meixer no que esta bem!!!
          Quando há EGR precisar de ser limpa, a luz do motor do quadrante fica ligada.....
          Quando ao turbo não inventes!
          Agora se dissesses assim: vale apena eliminar a EGR! Ai á minha resposta era outra!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MFN Ver Post
            Deves ser rico!
            Então se não tens problemas, para que andar a meixer no que esta bem!!!
            Quando há EGR precisar de ser limpa, a luz do motor do quadrante fica ligada.....
            Quando ao turbo não inventes!
            Agora se dissesses assim: vale apena eliminar a EGR! Ai á minha resposta era outra!
            Isso é mais quando precisa de ser trocada...

            Pikota, como em tudo, é uma questão de bom senso, e o teu mecânico saberá aconselhar-te certamente. A minha carrinha está neste momento a fazer a limpeza da admissão, EGR e sensor MAP. Irei colocar fotos no DB e no tópico do FAP (aqui mais por carolice). O que queria reforçar, é que não tinha qualquer sintoma, mas pedi para ser analisada a necessidade de fazer esta intervenção, dados os já quase 240 mil kms. Desmontou-se a EGR (metade obstruida) e o sensor MAP (quase todo colmatado), e decidiu-se desmontar a admissão. As fotos falarão por si...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MFN Ver Post
              Deves ser rico!
              Então se não tens problemas, para que andar a meixer no que esta bem!!!
              Quando há EGR precisar de ser limpa, a luz do motor do quadrante fica ligada.....
              Quando ao turbo não inventes!
              Agora se dissesses assim: vale apena eliminar a EGR! Ai á minha resposta era outra!
              Sou completamente a favor da manutenção preventiva e a maior parte dos condutores a deveria fazer.
              O turbo é que possivelmente não lhe mexia.

              Comentário


                #8
                EGR e admissão convêm limpar. Se soubesse o que sei hoje talvez já tivesse poupado umas centenas de euros à custa da EGR...

                Comentário


                  #9
                  Há quem diga "if it's not broke don't fix it"
                  Mas, se calhar, uma limpeza bem feita, o carro ficava melhor, e eventualmente, prevenia-se uma futura avaria.

                  Comentário


                    #10
                    Limpa. Prevines a avaria da egr, válvulas(maf, map, pressão turbo, escape e admissão, ...).

                    E o óleo sempre da melhor qualidade. Não esquecer dos filtros a tempo e horas...

                    Comentário


                      #11
                      Se fosse um Corsa C 1.3 cdti, desaconselhava total e solenemente!
                      Como não é, e se estiveres à vontade, força.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                        Deves ser rico! Então se não tens problemas, para que andar a meixer no que esta bem!!! Quando há EGR precisar de ser limpa, a luz do motor do quadrante fica ligada..... Quando ao turbo não inventes! Agora se dissesses assim: vale apena eliminar a EGR! Ai á minha resposta era outra!
                        Exacto... É andar até partir! Para qué fazer uma manutenção no turbo quando no futuro um turbo novo pode custar 5 vezes mais (o mesmo para a egr). Por esta ordem de ideias o oleo também pode andar lá o dobro ou o tripo do tempo.

                        Comentário


                          #13
                          obrigado pelas vossas respostas. ;)

                          Vou falar com o mecânico e ver o que ele diz.

                          Estou a pensar fazer isto para prevenir problemas futuros.

                          Comentário


                            #14
                            Fazes tu bem. Eu fiz a "revisão" ao turbo tarde de mais e arrependi-me.

                            Comentário


                              #15
                              EGR: Sim
                              Turbo: não vale a pena...

                              Comentário


                                #16
                                Se o turbo estiver babar um pouco, mando tirar fora e faço revisão? Descarbonizar? Afinar geometria?

                                Comentário


                                  #17
                                  Depende da causa do "babar". O meu turbo "baba" pela entrada da admissão, mas é tudo devido ao óleo proveniente do respiro do carter (tampa das válvulas).

                                  Comentário


                                    #18
                                    A EGR vale bem a pena e pode até ser feito em casa (há vários "faça você mesmo" na net). Quanto ao turbo é algo para profissionais.

                                    PS - a partir de dada altura as EGR dos dci passaram a ser refrigeradas por água e aí a possibilidade de entupirem reduziu bastante.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Claramente que há aqui muita gente que não faz a mínima ideia do que é um turbo.

                                      Comentário

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