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Instalação BMW 116i a GPL

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    Instalação BMW 116i a GPL

    Boa noite,

    tenho um BMW116i (2008) N43B16 de injecção Directa, é possível a instalação de GPL?
    Onde Instalar?
    Obrigado

    #2
    Boas, de certeza que é possível.
    Recomendo-te a passares no forum da especialidade (autogas), que lá te devem conseguir esclarecer completamente!

    Cumps

    Comentário


      #3
      Obrigado

      ;)

      Comentário


        #4
        Tendo eu já visto, tem que ser possível mas vai a um fórum da especialidade

        Comentário


          #5
          Vais fazer um investimento desses num carro submotorizado?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
            Vais fazer um investimento desses num carro submotorizado?
            115 cv num carro daquele tamanho é submotorizado? Que farei eu que ando num com 65 cv

            Comentário


              #7
              E eu num de 86...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                115 cv num carro daquele tamanho é submotorizado? Que farei eu que ando num com 65 cv
                São 122cv, e submotorizado é uma das muitas "virtudes" que apontam ao carro.

                De facto fazer 10 segundos dos 0-100, com uma velocidade máxima anunciada acima dos 200 é caso para dizer que não anda um chavo

                E para não dizerem que o post só tem ironia, até parece que a maioria dos carros a GPL são menos submotorizados. A questão pode ser vista por ser um Bmw (que ainda não percebi o porquê de ser uma marca mal amada por muitos) e "só" ter 122cv. Depois vêm as piadas que não dá para drift, porque não tem força, e que a maioria dos donos nem sabe que é RWD. É o costume.

                O que eu ainda não percebi é o que é que tem a submotorização a ver com a instalação de GPL...

                Comentário


                  #9
                  O único senão é ser injecção directa. Penso não haver kits para isso. Só há para a primeira geração de 115cvs que é injecção multiponto.

                  Se não existir kit específico isso não valerá a pena.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                    Vais fazer um investimento desses num carro submotorizado?
                    É para rir só pode..

                    Comentário


                      #11
                      Concordo, sem kit especifico não te metas nisso. Desconheço se tem.

                      Se existir... custa cerca de 2500 euros.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                        E eu num de 86...
                        Bom, também não exageremos ... Costumo conduzir também o carro de trabalho do meu pai, Corsa A 1.0, que tem nada mais nada menos que ... 45 cv (se bem que alguns já morreram )

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          São 122cv, e submotorizado é uma das muitas "virtudes" que apontam ao carro.

                          De facto fazer 10 segundos dos 0-100, com uma velocidade máxima anunciada acima dos 200 é caso para dizer que não anda um chavo

                          E para não dizerem que o post só tem ironia, até parece que a maioria dos carros a GPL são menos submotorizados. A questão pode ser vista por ser um Bmw (que ainda não percebi o porquê de ser uma marca mal amada por muitos) e "só" ter 122cv. Depois vêm as piadas que não dá para drift, porque não tem força, e que a maioria dos donos nem sabe que é RWD. É o costume.

                          O que eu ainda não percebi é o que é que tem a submotorização a ver com a instalação de GPL...
                          Pode ter como velocidade máxima até os tais 200 km/h, mas vocês andam todos os dias a essa velocidade? A velocidade máxima para mim é experimentar uma vez ou outra quanto é que o carro dá ... acho mais interessante a aceleração e as recuperações

                          Comentário


                            #14
                            Sou só eu a reparar que um tipo que sabe que o motor é de injeção direta, e até a porra do numero do motor sabe, vem aqui regista-se e pergunta se dá para por a GPL??

                            Logo a seguir um user que está registado desde 2013 e NUNCA fez nenhum post vem aqui e manda-o ir para o autogas...

                            Pronto eu sei que sou mesmo desconfiado, mas não resisti a partilhar os meus pensamentos. Além disso os anos de FAHO obrigam-nos a ser desconfiados com estas coincidências!

                            Comentário


                              #15
                              Concordo que pode parecer estranho. Mas olha eu faço parte desse forum e aquilo é malta que se está a c*gar um bocado para estas coisas.

                              É extremamente focado na parte tecnica. Tem instaladores, importadores, engs... malta mais velha. Nota-se bastante.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                                Pode ter como velocidade máxima até os tais 200 km/h, mas vocês andam todos os dias a essa velocidade? A velocidade máxima para mim é experimentar uma vez ou outra quanto é que o carro dá ... acho mais interessante a aceleração e as recuperações
                                Claro que não. Pelo menos eu sei que não o faço, mas também sabes bem que o ponto de vista que eu estava a explanar nada tem a ver com isto

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                  Claro que não. Pelo menos eu sei que não o faço, mas também sabes bem que o ponto de vista que eu estava a explanar nada tem a ver com isto
                                  Sim, eu percebi mal a primeira vez que li, só depois de ter comentado e ter lido novamente é que percebi o que queria exprimir.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                                    Bom, também não exageremos ... Costumo conduzir também o carro de trabalho do meu pai, Corsa A 1.0, que tem nada mais nada menos que ... 45 cv (se bem que alguns já morreram )
                                    Mas o meu carro pesa 1100 kg e move-se a Gpl, o que é mais que suficiente para quem gosta de conduzir a poupar, para quem gosta de cv e acelerações acho que o Gpl não compensa uma vez que os consumo nessas condições dispara.

                                    Comentário


                                      #19
                                      http://suchen.mobile.de/auto/bmw-116...Id=2&fuels=LPG

                                      Alguns com 116cv de 122 não encontrei, haverá muita diferença?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Toda a diferença. Como já foi dito o de 122 é de injecção directa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          OK. Como nunca trabalhei em nenhum carro a GPL nem a nível privado é mesmo um mundo novo para mim...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mete gpl nisso. Já vou no segundo carro. Até vou comprar pão... maa sempre a gpl.

                                            Comentário


                                              #23
                                              eu tive uma 4l
                                              depois um 106 60cv
                                              e agora um punto 86cv
                                              tudo a gpl...

                                              jbarbosa

                                              Comentário


                                                #24
                                                GPL nisso, ficas com um carro de segmento acima a gastar tanto com um utilitário, comecei este ano e dá imenso jeito os €€€€€ que se poupam!!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                  Mete gpl nisso. Já vou no segundo carro. Até vou comprar pão... maa sempre a gpl.
                                                  Originalmente Colocado por neptunus Ver Post
                                                  GPL nisso, ficas com um carro de segmento acima a gastar tanto com um utilitário, comecei este ano e dá imenso jeito os €€€€€ que se poupam!!!
                                                  Vocês que estão a dar esse conselho com tanta convicção, têm carros a GPL com injecção directa?

                                                  O problema aqui não é a questão de meter ou não a GPL, pois todos sabemos as vantagens do GPL. A questão aqui é ser um motor de injecção directa, e sem ter a certeza que existe kit específico para este motor, eu não me aventurava. Naturalmente dá sempre para meter a GPL, mas será um sistema tradicional adaptadao ao funcionamento e que ficará sempre a consumir gasolina simultâneamente com GPL.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                    Vocês que estão a dar esse conselho com tanta convicção, têm carros a GPL com injecção directa?

                                                    O problema aqui não é a questão de meter ou não a GPL, pois todos sabemos as vantagens do GPL. A questão aqui é ser um motor de injecção directa, e sem ter a certeza que existe kit específico para este motor, eu não me aventurava. Naturalmente dá sempre para meter a GPL, mas será um sistema tradicional adaptadao ao funcionamento e que ficará sempre a consumir gasolina simultâneamente com GPL.
                                                    Eu tenho um carro a GPL com 20 anos, mas está impecável e a poupança é algo brutal!!!

                                                    O sistema GPL em sistemas de injecção directa requer a consulta de um instalador certificado, sugiro para isso que consultes o forum autogás ou o site do IMTT, isto porque esse instalador trata da papelada, mas vir tudo averbado no DUA como manda a lei, e depois com uma declaração do instalador, vai fazer no período de 30 dias uma inspecção ao gás num centro de inspecções (custa 100€) para receberes o novo selo para permitir estacionar no parques subterrâneos (caso não queiras podes prescindir deste custo).

                                                    O sistema a GPL é preferível em veículos com cilindrada mais alta, pois são estes que por norma tem um maior consumo, algo que o GPL ajuda a compensar devido ao baixo custo por litro.

                                                    De resto terás um sistema adequado ao teu carro, desde que o instalador certificado te garanta que ele existe não terás problemas, até porque o teu carro continuará a usar gasolina caso queiras...

                                                    Os pormenores da configuração e instalação só um instalador te pode dizer, são coisas demasiado técnicas, para que nós meros utilizadores te possamos esclarecer, ainda assim, posso dizer-te que o carro irá pegar a gasolina, e depois de uns segundo passa para GPL de forma automática, sem problemas...

                                                    E depósito que escolheres conta com menos 20% útil, pois esse é um mecanismo de segurança que existe para quando o GPL (estado liquido) ganha pressão tem sempre aquele espaço de 20% vazio para onde ele se pode deslocar sem qualquer problemas, daí o sistema ser muito mais seguro que os depósitos a gasolina.

                                                    Ainda ontem com 30€ atestei um depósito de 50lts (a contar com os 20% reservados).

                                                    Não existe melhor coisa, e não sentes qualquer falta de potência isso é tudo mito...

                                                    Espero ter ajudado!!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Neptunus, percebo o teu entusiasmo, mas seguramente que o teu sistema GPL nada tem a ver com o sistema necessário para este 116i. E não podemos confiar em todos os instaladores. Eles metem o sistema e fica a funcionar, mas nunca será o adequado sem kit específico.

                                                      Por outro lado o custo da inspecção b é sempre obrigatório em qualquer alteração ao veículo. Por isso mesmo todas as instalações GPL pagam obrigatoriamente inspecção b.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        Neptunus, percebo o teu entusiasmo, mas seguramente que o teu sistema GPL nada tem a ver com o sistema necessário para este 116i. E não podemos confiar em todos os instaladores. Eles metem o sistema e fica a funcionar, mas nunca será o adequado sem kit específico.

                                                        Por outro lado o custo da inspecção b é sempre obrigatório em qualquer alteração ao veículo. Por isso mesmo todas as instalações GPL pagam obrigatoriamente inspecção b.
                                                        Mas não é por não ter um kit GPL no numa carro igual ao teu que não devo dar a minha opinião de quem usa o GPL, e já ouviu conselhos de outras pessoas sobre a matéria...

                                                        Colocar GPL a funcionar sem o kit especifico isso não existe...

                                                        Os instaladores certificados pelo IMTT são rigorosos, e caso dê para colocar o kit dizem-te qual é, caso não dê são os primeiros a dizê-lo, porque se fizessem o que sugeres, rapidamente com as reclamações o IMTT retirava-lhes a certificação e sem isso não consegues legalizar o kit no teu carro...

                                                        Tás a partir do principio que nisto cada uma faz o que quer e não é bem assim, isto está devidamente regulado pelo IMTT...

                                                        Se seguires um instalador certificado não tens problemas, aliás perguntares se dá para colocar ou não o kit não faz mal nenhum, nem te cobram por isso...

                                                        Adicionalmente caso haja kit para o teu carro ainda te fazem testes de compressão ao motor, para detectarem alguma anomalia que necessite de ser reparada antes da instalação!

                                                        Deixo-te o link para a lista de instaladores certificados do IMTT:

                                                        http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portug...R_20140822.pdf

                                                        http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portug...A_20140822.pdf

                                                        Espero ter ajudado!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          De facto fazer 10 segundos dos 0-100, com uma velocidade máxima anunciada acima dos 200 é caso para dizer que não anda um chavo
                                                          10 segundos realmente é um valor muito bom, só igualado por máquinas como Clios 1.5DCI...

                                                          E há que lembrar que falamos de um motor atmosférico, se a fundo tem essa performance estonteante, numa recuperação em 5ª então é melhor usar um calendário invés de um relógio.

                                                          Quanto a dar 200, isso não diz é o que demora a chegar lá.

                                                          Com padrões tão baixos não admira que depois haja quem diga que só vêm latas a GPL...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                            São 122cv, e submotorizado é uma das muitas "virtudes" que apontam ao carro.

                                                            De facto fazer 10 segundos dos 0-100, com uma velocidade máxima anunciada acima dos 200 é caso para dizer que não anda um chavo

                                                            E para não dizerem que o post só tem ironia, até parece que a maioria dos carros a GPL são menos submotorizados. A questão pode ser vista por ser um Bmw (que ainda não percebi o porquê de ser uma marca mal amada por muitos) e "só" ter 122cv. Depois vêm as piadas que não dá para drift, porque não tem força, e que a maioria dos donos nem sabe que é RWD. É o costume.

                                                            O que eu ainda não percebi é o que é que tem a submotorização a ver com a instalação de GPL...
                                                            Tambem nunca percebi o trauma de GPL em motores mais pequenos.

                                                            No C1 que tinha anteriormente, e se fizesse KM que o justificassem, a um consumo de 5 a 6 L / 100 em cidade, imaginem como ficaria a GPL...o equivalente a uns 3 ou 4 L , de gasolina em termos de custos, já para nao falar de em nacionais ficava quase tão economico como uma 125cc

                                                            Comentário

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