Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Um mau exemplo...da Assistência da AEDL - Auto-Estradas do Douro Litoral, S.A.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Estradas] Um mau exemplo...da Assistência da AEDL - Auto-Estradas do Douro Litoral, S.A.

    Ontem fui confrontado com uma sequência de manobras e atitudes por parte de um profissional da AEDL - Auto-Estradas do Douro Litoral, S.A., quando se preparava para colaborar na resolução de um acidente na VCI, junto ao estado do Dragão, no sentido ascendente. Considero esse comportamento reprovavel, daí este post. Vamos aos factos e perdoem-me o «testamento»...
    __________
    Seriam cerca de 2015, eu subia a VCI na faixa mais à direita e fui ultrapassado por uma viatura da Assistência da AEDL, ainda com poucas luzes de emergência ligadas. Mal me ultrapassou, ligou o painel informativo traseiro bem como o conjunto de enormes farois de cor amarela....provocando-me dificuldade em ver a estrada e a própria viatura. Como a luz me estava a incomodar, tentei ultrapassar , mas como estava a aproximar-se do local do acidente ( já em vias de resolução ) o condutor impediu-me a ultrapassagem colocando-se na minha frente, sem antes «ligar o pisca» e obrigando-me a travar uma vez que circulava um carro no sentido ascendente e que me impossibilitava a ultrapassagem da viatura da AEDL.
    De seguida «aviso» o condutor da AEDL com sinal de luzes, «ligo o pisca» e preparo-me para dar inicio à ultrapassagem. Acto contínuo, o motorista da carrinha trava por instantes ( sabe-se lá com que intuito) e uns metros á frente encosta á direita, já á frente do acidente. Quando estava a ser ultrapassado ainda olhei para ele e, obviamente ele estava a olhar-me de lado....


    E convosco, já ocorreram atitudes «menos civilizadas» e/ou mais perigosas, por parte dos motoristas das viaturas de assistência das Auto Estradas?
    Editado pela última vez por Sansoni7; 10 October 2014, 10:42.

    #2
    Pelo que descreves o mau comportamento foi teu.

    O veículo ía em emergência para assinalar um acidente e tornar a zona mais segura. Fez o seu trabalho.

    Se as luzes te incomodavam era desacelerar e manter distância de segurança. Ou costumas ultrapassar ambulâncias porque as luzes te atrapalham?

    Comentário


      #3
      Mas olha que só assinalou a marcha de emergência depois de me ultrapassar. Se o tivesse feito quando estava atrás de mim, obviamente que agora não me estaria a «queixar» do seu comportamento.

      «Emergência» para um acidente em fase de resolução, perfeitamente visivel pelo contudor da viatura da Assistência, do local onde os factos ocorreram.

      Comentário


        #4
        O que é para ti assinalar a marcha de emergência?
        Referes que: "...fui ultrapassado por uma viatura da Assistência da AEDL, ainda com poucas luzes de emergência ligadas"
        Quantas luzes é que a viatura tem que ter ligadas para considerares que vai em emergência?

        Depois referes que o acidente está em fase de resolução. O que é para ti isso? Já te dá o direito de ultrapassar a viatura de assistência?
        O que descreves não me parecem factos, parecem-me opiniões.

        Ficaste chateado porque te cortaram a passagem e chegaste uns segundos mais tarde. Acontece, passa a outra.

        Comentário


          #5
          Coisas dessas não, mas se for para falar bem chamem, que tenho uma situação para contar...

          Comentário


            #6
            Abre-se com cada tópico...

            Então a viatura vai em marcha de emergência com "poucas luzes ligadas". O que são poucas luzes?

            As luzes incomodam-te. Sabendo que provavelmente a viatura vai prestar apoio a um acidente ou algo do género, tu resolves fazer o quê? Tentar ultrapassar à campeão e começar a mandar sinais de luzes...

            Se o objectivo deste tópico era envergonhares-te, parabéns.

            Comentário


              #7
              Vou estar atento á quantidade de luzes que uma viatura de assistência traz ligadas quando circula em «modo rotina», para poder comparar com as que a viatura em questão trazia quando me ultrapassou. Indpendentemente disso, não creio que «atirar-me» com uma série de faróis amarelos para a cara, ultrapassar sem ligar o respectivo sinal quando eu tentava sair do raio de acção das luzes e «mandar uma travadela» sabe-se lá com que intenção, quando eu circulava a poucos metros de distância, não serão provas de boa conduta, mas....

              Já agora, não, não me atrasei....apenas temi pela minha segurança, pela segurança de quem levava no carro e ainda pela segurança de quem ía numa outra viatura que circulava na faixa mais á esquerda e que me «obrigou» a manter-me atrás da viatura de assistência, mesmo após a tal «travagem instantânea.

              Relativamente à «vergonha»....quem não deve....não teme.

              Comentário


                #8
                Já pensaste que ele ligou as luzes para te avisar do acidente que havia mais à frente? E que se as luzes te estavam a incomodar devias ter abrandado? Em vez de tentares ultrapassar?

                Está aqui algo muito mal contado. Antes tentaste ultrapassar, agora no último comentário já circulava lá outra viatura à esquerda?

                Ultrapassaram-te. Acontece, não és menos homem por isso.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por phirestarter Ver Post
                  Já pensaste que ele ligou as luzes para te avisar do acidente que havia mais à frente? E que se as luzes te estavam a incomodar devias ter abrandado? Em vez de tentares ultrapassar?

                  Está aqui algo muito mal contado. Antes tentaste ultrapassar, agora no último comentário já circulava lá outra viatura à esquerda?

                  Ultrapassaram-te. Acontece, não és menos homem por isso.
                  O motorista mudou de faixa sem dar pisca, ligou os farois amarelos traseiros e eu dei-lhe sinal de luzes, chamando-o à atenção pelo descuido que tinha cometido numa zona de acidente. De seguida ele travou e eu quando o tentei ultrapassar tinha uma viatura a ultrapassar-nos e a circular na faixa mais à esquerda, o que me obrigou a travar. Logo depois a viatura de assistência encostou á direita e deu para ver que a zona do acidente estava delimitada e as viaturas acidentadas encostadas na berma e distanciadas uma da outra um bom par de metros. Não havia ambulâncias nem sinal de feridos a necessitar de assistência.

                  Acho que pode ter havido alguma «represália» da parte do condutor por eu ter dado sinal de luzes após a ultrapassagem que realizou sem dar sinal previamente. «Reprsália» essa que poderia ter originado um acidente, provavelmnte com repercussões maiores do que o que tinha acabado de ocorrer....

                  No local, a VCI tem 3 faixas...e a berma:
                  https://www.google.com.br/maps/place...cecb888041a905

                  Relativamente a ventualmente ter ficado chateado por ter sido ultrapassado, não tenho por hábito circular a mais de 120, por isso sou muitas vezes ultrapassado...e «na boa».

                  Comentário


                    #10
                    Essas viaturas têm pirilampos azuis para irem em "marcha de emergência"?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pmpeixoto Ver Post
                      Essas viaturas têm pirilampos azuis para irem em "marcha de emergência"?
                      Não te sei responder...mas vou estar atento á próxima viatura que vir na estrada.

                      Comentário


                        #12
                        numa situação anormal, uma pessoa abranda, observa e redobra de atenção,
                        honestamente acho que o sujeito estava a fazer o seu trabalho, que é de sinalizar uma situação de perigo e evitar que um gringo qualquer chegue com excesso de velocidade ou que faça uma travagem brusca.

                        mas há sempre aqueles que sabem mais que os outros, que sabem que é um local de acidente que não tem óleo na estrada, um animal fora do carro, bombeiros a retirar destroços, manobras, ... enfim, todo o mundo se junta numa conspiração para lhe prejudicar a vida, como se de um momento para outro o planeta terra deixasse de ser um satélite da nossa pessoa, e há que contrariar o bom senso.

                        para mim, a tua acção é tão condenável como os faroleiros que param o carro para ver os acidentes, que, por acharem que tem um direito de informação, criticam os bombeiros por afastar a plebe.

                        (acho que esses carros, não tem luzes azuis mas sim laranja).

                        Comentário


                          #13
                          As luzes amarelas dessas viaturas servem para alertar de uma situação de perigo. Pode ser um animal na estrada, uma pessoa, um carro, um camião...

                          Obviamente que a tua atitude foi incorrecta pois, e depois de admitires que não conseguias ver bem para a frente, forçaste uma ultrapassagem sem saber, afinal, que tipo de cenário estaria à tua frente.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                            Não te sei responder...mas vou estar atento á próxima viatura que vir na estrada.
                            E ao código da estrada também era capaz de ser útil.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por U89 Ver Post
                              E ao código da estrada também era capaz de ser útil.
                              Não fui eu que ultrapassei sem antes «dar sinal de pisca», nem fui eu que depois de ultrapassar me coloquei imediatamente á frente da viatura ultrapassada e calquei por instantes o pedal de travagem ao mesmo tempo que ligava uns potentes faróis amarelos traseiros ....

                              Repito, as viaturas acidentadas ( pelos estragos não deve ter sido mais do que um pequeno toque) estavam na berma da direita, devidamente sinalizadas com «pinos», indiciando que o acidente já teria sido à algum tempo e estaria em fase de resolução.
                              Continuo a pensar que o condutor da viatura de assistência sabia de tudo isto, por isso eu reprovo o seu comportamento....
                              Editado pela última vez por Sansoni7; 13 October 2014, 14:10.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                As luzes amarelas dessas viaturas servem para alertar de uma situação de perigo. Pode ser um animal na estrada, uma pessoa, um carro, um camião...

                                ... forçaste uma ultrapassagem sem saber, afinal, que tipo de cenário estaria à tua frente.
                                Não...não forcei nada; dei sinal e ultrapassei...afinal o trânsito fluia normalmente dado que o acidente tinha sido na faixa mais á direita e já estava em vias de resolução.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                  Não te sei responder...mas vou estar atento á próxima viatura que vir na estrada.
                                  As da Brisa, por exemplo, têm pirilampos azuis além dos amarelos. Se ligarem os azuis podem ser considerados como veículos prioritários e em marcha de emergência.
                                  Em relação aos amarelos apenas servem para assinalar situações de perigo. Sempre que os mesmos estejam acessos devem-se tomar as devidas precauções uma vez que nunca se sabe o que poderá estar após o aviso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por pmpeixoto Ver Post
                                    As da Brisa, por exemplo, têm pirilampos azuis além dos amarelos. Se ligarem os azuis podem ser considerados como veículos prioritários e em marcha de emergência.
                                    Em relação aos amarelos apenas servem para assinalar situações de perigo. Sempre que os mesmos estejam acessos devem-se tomar as devidas precauções uma vez que nunca se sabe o que poderá estar após o aviso.
                                    Volto cá só para «informar» que ontem passou por uma viatura da Brisa e não vi «pirilampos» azuis...só amarelos.
                                    Algo parecido com isto:





                                    Resalvo entretanto que a viatura a que eu me refiro no tópico, não é da Brisa mas da AEDL

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                      Volto cá só para «informar» que ontem passou por uma viatura da Brisa e não vi «pirilampos» azuis...só amarelos.
                                      Algo parecido com isto:





                                      Resalvo entretanto que a viatura a que eu me refiro no tópico, não é da Brisa mas da AEDL
                                      Essas fotos devem ser ainda da altura em que não os tinham.

                                      Na grelha frontal não havia pirilampos azuis? Só se entretanto já voltaram atrás com essa "moda".
                                      Não tenho andado em AE, por isso não me tenho apercebido.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não me recordo da grelha frontal.
                                        O que a outra viatura tinha, de certeza, para além do que esta mostra, era uns faróis traseiros amarelos sob a «placa» avisadora de perigo; faróis esses que ligou, logo após se ter «colado a mim» na sequência da ultrapassagem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ontem à tarde na VCI, no Porto deu para observar duas viaturas da Assistência da Brisa...das recentes. No geral são idênticas ás da imagem e não deu para ver qualquer lâmpada azul ( também não parei para ver em pormenor).
                                          Comparativamente ás viaturas da AEDL, creio que enquanto nas viaturas da Brisa o painel traseiro de avisos pode «transformar-se» em faróis amarelos, nestas ( AEDL) o painel e a sequência de faróis amarelos são independentes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                            Ontem à tarde na VCI, no Porto deu para observar duas viaturas da Assistência da Brisa...das recentes. No geral são idênticas ás da imagem e não deu para ver qualquer lâmpada azul ( também não parei para ver em pormenor).
                                            Comparativamente ás viaturas da AEDL, creio que enquanto nas viaturas da Brisa o painel traseiro de avisos pode «transformar-se» em faróis amarelos, nestas ( AEDL) o painel e a sequência de faróis amarelos são independentes.

                                            As carrinhas de assistência, seja de que concessionária for, não têm, nem podem ter, "pirilampos" azuis!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                              As carrinhas de assistência, seja de que concessionária for, não têm, nem podem ter, "pirilampos" azuis!
                                              O não poderem ter é uma coisa ... O terem na realidade, é outra [emoji6]

                                              Comentário


                                                #24
                                                Como até à data ainda não tenho problemas de visão, aqui fica a "prova viva" dos pirilampos azuis nas carrinhas de Assistência Rodoviária da Brisa ...



                                                (Foto no site da Brisa: Negócios Empresas - Brisa Website)



                                                (Foto no site da Brisa: http://www.brisa.pt/ResourcesUser/Cl...s_26_276px.jpg)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vou ter que «abrir a pestana»...ainda mais.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Hoje vi uma carrinha destas com um par de faróis pequeninos que pareciam led, colocados na grelha, mas como iam desligados, não lhes vi a cor. Presumo que devam ser azulados.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                      Hoje vi uma carrinha destas com um par de faróis pequeninos que pareciam led, colocados na grelha, mas como iam desligados, não lhes vi a cor. Presumo que devam ser azulados.
                                                      Também tenho essa ideia ...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Então se os têm, não os podem ligar!

                                                        Nunca pensei que tivessem. Os pirilampos azuis são para situações de emergência e os únicos que julgava autorizados a isso, seriam os carros da polícia e as ambulâncias.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                          Então se os têm, não os podem ligar!

                                                          Nunca pensei que tivessem. Os pirilampos azuis são para situações de emergência e os únicos que julgava autorizados a isso, seriam os carros da polícia e as ambulâncias.
                                                          Mas olha que já os vi ligados mais que uma vez ... [emoji6]

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Também já vi com azuis.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X