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Ajuda para primeiro carro

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    Ajuda para primeiro carro

    Boas. Estou para acabar de tirar a carta daqui a menos de 1 mês e ando à procura de um carrito para comprar. Tenho disponível um orçamento de não mais de ~3000 euros, 3500 max. Queria um carro bonito, confortável, potente mas económico (diesel de preferência), e também fiável, de baixo custo de manutenção e que de para acelerar mas que tenha bons consumos em cidade e autoestrada.

    Mas a sério, queria um hatchbackzito ou um coupé, de 2 portas que fosse económico (consumos e manutenção), mas que também não fosse uma lata. Não conto fazer grandes trajectos com ele, só o percurso casa-faculdade (8km ida, metade cidade metade autoestrada) e dar mais umas voltinhas, pelo que não sei se compensa diesel (dizem que o que se poupa nos consumos gasta-se em manutenção). Com o meu péssimo conhecimento de automóveis vi alguns modelos que achei porreiros dentro daquilo que estou à procura:

    Golf Mk4
    Audi A3 1st Gen
    Honda Civic
    BMW 318is E36

    Gosto do Golf/A3, parecem ser aquilo que ando à procura. O Civic talvez fique mais barato em relacao aos outros e compense mais para o meu orcamento. O 318 parece ser alto carro para o preco, mas dizem que os consumos e a manutencao sao caros. O que acham? Têm outras sugestões?

    Obrigado

    #2
    Eu até tinha, mas com essa lista nem atrevo a dar. Eu ainda sou da geração que quando tirava a carta, "tinha direito" a um carro submotorizado do segmento B (corsa 1.0 no meu caso). Seria dentro disto que te aconselharia.

    Comentário


      #3
      Opel Corsa 1.8 GSi, € 3.000, Santarém - Standvirtual
      Daihatsu Sirion 1.0, € 2.600, Alges - Standvirtual

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        #4
        Originalmente Colocado por pwnzorz Ver Post
        Boas. Estou para acabar de tirar a carta daqui a menos de 1 mês e ando à procura de um carrito para comprar. Tenho disponível um orçamento de não mais de ~3000 euros, 3500 max. Queria um carro bonito, confortável, potente mas económico (diesel de preferência), e também fiável, de baixo custo de manutenção e que de para acelerar mas que tenha bons consumos em cidade e autoestrada.

        Mas a sério, queria um hatchbackzito ou um coupé, de 2 portas que fosse económico (consumos e manutenção), mas que também não fosse uma lata. Não conto fazer grandes trajectos com ele, só o percurso casa-faculdade (8km ida, metade cidade metade autoestrada) e dar mais umas voltinhas, pelo que não sei se compensa diesel (dizem que o que se poupa nos consumos gasta-se em manutenção). Com o meu péssimo conhecimento de automóveis vi alguns modelos que achei porreiros dentro daquilo que estou à procura:

        Golf Mk4
        Audi A3 1st Gen
        Honda Civic
        BMW 318is E36

        Gosto do Golf/A3, parecem ser aquilo que ando à procura. O Civic talvez fique mais barato em relacao aos outros e compense mais para o meu orcamento. O 318 parece ser alto carro para o preco, mas dizem que os consumos e a manutencao sao caros. O que acham? Têm outras sugestões?

        Obrigado
        Não contas fazer grandes trajectos com ele e queres um diesel? Não chegas sequer aos 6.000km/ano, não compensa na minha opinião.
        Tirando a questão dos consumos e da manutenção, acaba por ser uma questão de gostos. Eu, pessoalmente, desse lista escolheria o civic. Não só derivado da fiabilidade dos motores da marca, mas também pelo desempenho e gosto pessoal. Não sou grande adepto do grupo VAG, salvo raras excepções. Isso também influenciaria a escolha.
        Quanto ao BMW tens a questão do conforto que, caso o carro tenha sido bem estimado, será maior face à concorrência dado que estamos a falar de um caso "Premium". Este ponto também se aplicará ao Audi, óbvio.


        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        Eu até tinha, mas com essa lista nem atrevo a dar. Eu ainda sou da geração que quando tirava a carta, "tinha direito" a um carro submotorizado do segmento B (corsa 1.0 no meu caso). Seria dentro disto que te aconselharia.
        Tens sorte, porque eu sou da geração do autor do tópico e tenho "direito" a conduzir a carrinha da mãe e aí de mim se me queixar

        Editado pela última vez por ORoxo; 12 October 2014, 21:05.

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          #5
          Originalmente Colocado por ORoxo Ver Post
          Não contas fazer grandes trajectos com ele e queres um diesel?
          Eu disse precisamente o contrário. Queria um motor económico mas para os quilómetros que tenciono fazer diesel se calhar não me compensa, queria saber se concordavam.

          Eu até tinha, mas com essa lista nem atrevo a dar. Eu ainda sou da geração que quando tirava a carta, "tinha direito" a um carro submotorizado do segmento B
          Obrigado na mesma acho eu... Como deixei claro no post, não percebo grande coisa de automóveis, por isso não sei se os carros que listei são bons, maus, caros, baratos. Quanto ao "ter direito", bem, eu trabalhei no último ano e meio para juntar dinheiro para comprar um carro (a carta os meus pais ofereceram-me), por isso não acho que compita a alguém dizer-me o que fazer com ele, ou se "tenho direito" ou não a um carro acima de um "Segmento B" (nem sei o que significa segmento B).

          Tirando a questão dos consumos e da manutenção, acaba por ser uma questão de gostos. Eu, pessoalmente, desse lista escolheria o civic. Não só derivado da fiabilidade dos motores da marca, mas também pelo desempenho e gosto pessoal. Não sou grande adepto do grupo VAG, salvo raras excepções. Isso também influenciaria a escolha.
          Quanto ao BMW tens a questão do conforto que, caso o carro tenha sido bem estimado, será maior face à concorrência dado que estamos a falar de um caso "Premium". Este ponto também se aplicará ao Audi, óbvio.
          Pois eu sinceramente estava inclinado para o golf ou o civic, parecem-me ser os mais fiáveis e com melhor relação qualidade preco. O Corsa que o poster acima indicou tambem parece jeitoso.
          Editado pela última vez por pwnzorz; 12 October 2014, 21:52.

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            #6
            Vai para o Civic 1.5i LS (EK3). Bastante económico, fiável e com bom andamento.

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              #7
              Originalmente Colocado por ORoxo Ver Post

              Tens sorte, porque eu sou da geração do autor do tópico e tenho "direito" a conduzir a carrinha da mãe e aí de mim se me queixar

              Também eu tive e do Pai também, enquanto não me ofereceram o corsa como presente de entrada na faculdade. Mesmo depois, conduzia os carros dos meus Pais com regularidade, já que eram bem melhores que o meu.

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                #8
                Originalmente Colocado por pwnzorz Ver Post
                Obrigado na mesma acho eu... Como deixei claro no post, não percebo grande coisa de automóveis, por isso não sei se os carros que listei são bons, maus, caros, baratos. Quanto ao "ter direito", bem, eu trabalhei no último ano e meio para juntar dinheiro para comprar um carro (a carta os meus pais ofereceram-me), por isso não acho que compita a alguém dizer-me o que fazer com ele, ou se "tenho direito" ou não a um carro acima de um "Segmento B" (nem sei o que significa segmento B).
                Que grande confusão vai aí...seria importante perceberem a mensagem antes de começarem a criar conflitos.

                O que eu te quis dizer é que os carros que estavam em cima da mesa para me ofereceram foram carros da gama do corsa. Era este, o ibiza o clio, o polo, etc, todos do segmento B (que é o segmento deste tipo de carroçaria). Ou seja, nunca "tive direito" a sair deste segmento para escolher outro carro, mais carro, como estás a fazer agora.

                Mas já que entraste por aí, portanto, juntaste dinheiro e queres comprar um carro com esse valor. Se considerares que tens um orçamento muito limitado, estares a comprar um A3 ou bmw com muita idade e, possivelmente muitos kms, pode ser uma situação desastrosa do ponto de vista financeiro. Carros deste tipo ("velhos e rodados") são uma roleta russa em despesas de manutenção, pelo que não aconselho.

                Depois Golf já é um pouco diferente. Aconselho o 1.6 a gasolina, que já deves conseguir encontrar com esse orçamento. O 1.4 não é grande espingarda.

                O civic parece ser uma opção muito boa a nível de consumos e fiabilidade.

                No final, reforço que o melhor seria mesmo comprares um carro tipo um clio, p.e., que sempre compras mais recente e é um excelente carro, especialmente para quem é (ou será) recém encartado.

                Outro conselho é o de não gastares o teu dinheiro todo no carro, já que o mais certo é o carro precisar de uma boa revisão. E vai para um carro a gasolina.

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                  #9
                  Pois exactamente. Como não tenho experiência tenho medo de estar a gastar dinheiro num carro que parece bom no papel mas que depois vai dar despesas a nivel de manutenção. E também se valia mais a pena comprar um carro "melhor" mas com mais quilómetros, ou um de gama mais baixa mas talvez em melhores condições. Claro que, como recem-encartado, não preciso de nenhuma bomba. Só queria o melhor retorno no dinheiro que vou gastar. Vou dar uma vista de olhos.

                  Tambem há o problema de eu não ser de Lisboa nem do Porto, logo não tenho tanta escolha. Vou tentar ver o SV e o olx e procurar mais alguns carros como os que sugerem. Obrigado.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pwnzorz Ver Post
                    Pois exactamente. Como não tenho experiência tenho medo de estar a gastar dinheiro num carro que parece bom no papel mas que depois vai dar despesas a nivel de manutenção. E também se valia mais a pena comprar um carro "melhor" mas com mais quilómetros, ou um de gama mais baixa mas talvez em melhores condições. Claro que, como recem-encartado, não preciso de nenhuma bomba. Só queria o melhor retorno no dinheiro que vou gastar. Vou dar uma vista de olhos.

                    Tambem há o problema de eu não ser de Lisboa nem do Porto, logo não tenho tanta escolha. Vou tentar ver o SV e o olx e procurar mais alguns carros como os que sugerem. Obrigado.
                    Se esse dinheiro foste tu que o ganhaste opta pelo civic ou carros com fiabilidade semelhante porque dado que não se trata de um fluxo constante se entras em despesas é uma carrada de problemas. Deixa os premiums para mais tarde quanto tiveres mais estabilidade e independência. Não sei que idade tens, mas não deverá estar muito longe da minha dado que andas na faculdade. Há muita boa gente que conheço da nossa faixa etária que vai naquela do carro "premium para mostrar" e depois sabe Deus como andam os carros em termos de peças/manutenção.

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                      #11
                      Acho que o melhor que consigo te aconselhar é faz bem o trabalho de casa, quero dizer com isto, procura um tipo de carro que queiras, se um citadino, utilitário etc.. e ve nas várias marcas e modelos aqueles que se melhor adequa ao que desejas, no tipo de condução, manutenção etc.. e que problemas são frequentes em modelo x e y.

                      Existe por ai muito limão há venda, sejam premium ou não, por isso vê o que esta em melhor estado daquilo que pretendes e sabe de ante mão qual é o valor comercial do veiculo, porque o que não falta é pessoal a pedir imenso dinheiro e como pedir não custa pode ser que alguem vá na conversa de vendedor.

                      Outro conselho é de comprar a um particular. Simula seguro, ve quanto imposto paga etc.. Tem em consideração todos os custos acrescidos ao preço da viatura. Procura saber quantos registos tem a viatura e se tem livro de revisões é uma maneira de reduzires a chance de um carro martelado.

                      Se souberes bem inglês aconselho a ver estes videos sempre ficas com uma ideia de como ver um carro e o que procurar mas aconselho vivamente antes de comprares levares a uma oficina para inspecção.

                      Video https://www.youtube.com/watch?v=3Tvgaix4jZ0 parte 1 de 4

                      Em suma, o melhor a fazer é ver bem tudo antes de comprares para evitar desprazeres no futuro. Da tua lista não te aconselhava nenhum, pois são carros que salvo raras esceções estam todos martelados.

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                        #12
                        Da lista, Civic 1.5iLS, ou o Golf 1.6i, o diesel não compensa.
                        Com esse orçamento já encontras algum destes ou outro tão bom por volta dos 3000€ e os outros 500€ para uma revisão, dependendo do que precisar ainda sobra, e convém guardares, para alguma eventualidade.

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                          #13
                          E tambem se pode incluir o focus 1.6

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