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Toyota Auris II Diesel ou então um....? Agradeço sugestões

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    Toyota Auris II Diesel ou então um....? Agradeço sugestões

    Tenho um Toyota Corolla Station D4D de 2005, 90 cv e 1400 cm3, com 250 mil km. Estou satisfeito com ele, estou na 2ª. bateria, tem sido só mudar pneus e consumíveis. A nivel de consumos, continuo com os 4,7, 4,8 litros aos 100 km, num misto de AE (70%) e urbano sem grandes trânsitos. Verdade seja dita também tenho uma condução de velho, raramente passo dos 140 km/h...
    Acontece que já não tenho cachopos nem bagulhos transportar diariamente, pelo que uma carrinha já não se justifica. 90% do tempo ando sózinho e de vez em quando lá tenho um terceiro passageiro.
    A ideia era mudar para um hachtback e fui ver o Toyota Auris II. Tem na mesma 90 cv, 1400 cm3 , presumo que as prestações sejam melhores mas ainda assim nada revolucionárias face à Corolla que tenho. Eventualmente poderá haver um menor consumo, mas também nada de espantar, digo eu.
    Em termos de alternativas, a ideia é um motor até 1.5, diesel, consumos comedidos, fiável e com preço até 25/26 mil euros. Como vocês percebem e conhecem melhor os carros do que eu, dentro destes condicionalismos, agradecia as vossas sugestões.

    Obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por ebay Ver Post
    Tenho um Toyota Corolla Station D4D de 2005, 90 cv e 1400 cm3, com 250 mil km. Estou satisfeito com ele, estou na 2ª. bateria, tem sido só mudar pneus e consumíveis. A nivel de consumos, continuo com os 4,7, 4,8 litros aos 100 km, num misto de AE (70%) e urbano sem grandes trânsitos. Verdade seja dita também tenho uma condução de velho, raramente passo dos 140 km/h...
    Acontece que já não tenho cachopos nem bagulhos transportar diariamente, pelo que uma carrinha já não se justifica. 90% do tempo ando sózinho e de vez em quando lá tenho um terceiro passageiro.
    A ideia era mudar para um hachtback e fui ver o Toyota Auris II. Tem na mesma 90 cv, 1400 cm3 , presumo que as prestações sejam melhores mas ainda assim nada revolucionárias face à Corolla que tenho. Eventualmente poderá haver um menor consumo, mas também nada de espantar, digo eu.
    Em termos de alternativas, a ideia é um motor até 1.5, diesel, consumos comedidos, fiável e com preço até 25/26 mil euros. Como vocês percebem e conhecem melhor os carros do que eu, dentro destes condicionalismos, agradecia as vossas sugestões.

    Obrigado
    Se fosse eu deixava-me estar pela Toyota.

    Nao notarás grande diferença no motor 1.4 (excepto na caixa de velocidades) e tem a desvantagem de agora ter fap, mas na utilização que referes não penso que seja um problema, apenas mais um elemento para manutenção e troca daqui a uns anitos. O consumo possivelmente será superior mas ligeiramente. De qualquer forma como proprietario de um D4D de 90 Cv o meu comentario é o seguinte....

    Se fazes esse consumo com um 1.4 D4D imagino quanto farias num HSD..

    Comentário


      #3
      Eu, talvez erradamente, defendo que por vezes é bom mudar pois isso faz-nos alargar horizontes e às vezes até valorizar mais o que se tinha antes!

      Como te disse o marrokino o novo motor é bem capaz de até ter piores performances/consumos que o teu velhinho, embora no resto seja muito melhor, nomeadamente em termos de segurança.

      Se fosse para mim eu sugeria também uma marca e modelo do Sol Nascente: Civic 1.6 diesel!

      Responde aos teus desideratos, nomeadamente em termos de orçamento, e vais ter um belo upgrade em termos de motor com consumos muito bons.

      PS - ser 1.5 ou 1.6 creio que é indiferente, pelo menos em termos de IUC, logo, não vejo razões para seres tão taxativo.
      Editado pela última vez por petrus; 14 October 2014, 13:03.

      Comentário


        #4
        Há uma velha máxima que se aplica no teu caso: "If ain't broken, don't mess with it!"

        Ou seja, se nunca te deu problemas, não vale a pena mudares para vires apanhar com algo com FAPs e afins...

        Se tens mesmo vontade de mudar, eu consideraria antes a versão HSD. Pelo teu estilo de condução, irias poupar bastante, mesmo sendo o combustível mais caro, sem acréscimo de FAP, EGR, turbo, embraiagem e motor de arranque na equação. E com calços a durar uma eternidade

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
          Se fosse para mim eu sugeria também uma marca e modelo do Sol Nascente: Civic 1.6 diesel!

          Responde aos teus desideratos, nomeadamente em termos de orçamento, e vais ter um belo upgrade em termos de motor com consumos muito bons.
          Concordo totalmente. Com o civic penso que consegues manter a fiabilidade do teu actual toyota e passar para um motor recente com muito boa fama neste momento.

          Mas como te digo, se tu com o D4D tens condução que te permite e media que fazes diria que nao perdes nada fazer um teste ao HSD. Com as medias que fazes no D4D claramente tens uma condução calma em AE e a cidade é fluida, por isso acredito que conseguisses uns valores engraçados no hibrido.

          Como referi acima neste post, se for teu desejo manteres-te no disel, da uma olhada ao Civic. Eu não o experimentei, mas sei que não tem comparação ao D4D, mas aguarda pelo restyle do civic que está a sair.

          Outra alternativa ainda é aguardares pelo restyle do Auris que ainda não tem data, que se espera que venha já equipado com o 1.6 BMW de origem PSA...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
            Há uma velha máxima que se aplica no teu caso: "If ain't broken, don't mess with it!"

            Ou seja, se nunca te deu problemas, não vale a pena mudares para vires apanhar com algo com FAPs e afins...

            Se tens mesmo vontade de mudar, eu consideraria antes a versão HSD. Pelo teu estilo de condução, irias poupar bastante, mesmo sendo o combustível mais caro, sem acréscimo de FAP, EGR, turbo, embraiagem e motor de arranque na equação. E com calços a durar uma eternidade
            Isso do FAP é....?

            (Ok, não é o fap, fap, fap....)

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              #7
              Filtro Activo de Partículas. Todos os carros a gasóleo actuais tem um e consoante os percursos, pode transformar-se numa grande chatice e dor de cabeça

              Comentário


                #8
                Eu não trocava. Só de pensar que teria que sair à rua para trazer o cão a urinar (trocando por miúdos, levar o carro a regenerar de vez em quando).

                Performances e consumos a coisa deve andar ela por ela. Em AE o novo é mais agradável por ter caixa de 6, e é um produto mais recente, mas na base está a mesma coisa.

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                  #9
                  Ok, mas se pelos vistos todos os carros dos últimos 3, 4 anos têm isso do FAP, não há como evitar, certo..?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ebay Ver Post
                    Ok, mas se pelos vistos todos os carros dos últimos 3, 4 anos têm isso do FAP, não há como evitar, certo..?
                    Todos os carros a gasóleo E não, não há como evitar. Mas aconselho-te a fazer um test drive a um HSD

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ebay Ver Post
                      Ok, mas se pelos vistos todos os carros dos últimos 3, 4 anos têm isso do FAP, não há como evitar, certo..?
                      Eu por forma a evitar comprei o HSD! Tenho tb um d4d mas é sem fap..

                      Comentário


                        #12
                        Creio que o hibrido só se justifica para uma utilização mais urbana ou em zonas muito acidentadas. Com 70% dos km feitos em AE creio que o diesel ainda pode ser uma boa aposta e nao deve dar grande problema com as regeneraçoes.

                        O motor do Auris será mais ou menos o mesmo do Corolla, apenas terá a caixa de 6 que permite poupar em AE. Um 1.6 poderia estar mais folgado e sem gastar obrigatoriamente mais.

                        Comentário


                          #13
                          É nos Diesel não há volta a dar. Mais uma boa razão para manter o Corolla

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                            Creio que o hibrido só se justifica para uma utilização mais urbana ou em zonas muito acidentadas. Com 70% dos km feitos em AE creio que o diesel ainda pode ser uma boa aposta e nao deve dar grande problema com as regeneraçoes.
                            Desculpa, mas isso é um mito. o Híbrido, se for conduzido em AE da mesma forma como ele afirma estar a conduzir o Corolla, é capaz de médias excelentes

                            Comentário


                              #15
                              Trocar o teu Corolla por um novo tem sempre as suas desvantagens:

                              - vais pagar bem mais de IUC
                              - além da FAP tens mais alguns componentes que te podem chatear a cabeça
                              - um novo provavelmente terá pneus com jantes maiores logo durarão menos e custarão mais na hora de trocar
                              - e a lista podia continuar por aqui abaixo....


                              Mas já são 9 anos e toda a gente gosta de mudar para melhor

                              Eu sugeria o novo Ford Focus 1.5 tdci de 120 cv. Vais notar e bem a diferença de andamento (pelo menos olhando às specs) e o salto na qualidade e prazer de condução será enorme. Não aconselho é a compra das primeiras unidades (sai em Novembro) para evitar os problemas de juventude....

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                                Creio que o hibrido só se justifica para uma utilização mais urbana ou em zonas muito acidentadas.
                                Por acaso não é verdade. Zonas planas são o melhor para consumo de um hibrido.

                                70% de autoestrada deixa margem para muita cidade ou nacional para consumos super baixos, alias como se ve pelo actual D4D.

                                O D4D numa utilização puda de autoestrada não fica nos valores de consumo indicados, fica um bom bocado acima, para se conseguir manter valores assim com muita autoestrada seria obrigatorio andar abaixo dos 100 e aproveitar muito bem as descidas.

                                Quem faz uma media de abaixo de 5 num d4d é o condutor ideal para um HSD, seja em autoestrada ou em cidade ou nacional. Os Hibridos conseguem ter consumos muito bons em autoestrada se não andarmos a fazer corridinhas e se cumprimos os limites de velocidade (que me parece que é o perfil do criador do tipico).

                                Eu como alguem que tem um Auris com o mesmo motor do utilizador (5 Velocidades 90Cv) e um Auris HSD consigo ter comparação de consumos. Em 90% autoestrada se cumprimos os limites no D4D não é facil conseguir menor custo combustivel com o HSD mas anda-se perto. Quando falamos de 30% cidade ainda por cima sem transito, então ai seguramente conseguimos sem dificuldade nenhuma um custo inferior no HSD.

                                Se o HSD é a melhor escolha para o utilizador? Não faço ideia.. Dai recomendar um test drive... Eu perfiro de longe o HSD pelo conforto de condução, e pela diferença brutal de motor. Apesar de que a minha principal razão de compra foi estar farto de FAP's.

                                Comentário


                                  #17
                                  Desculpem a minha ignorância. O que é a FAP?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                    Filtro Activo de Partículas. Todos os carros a gasóleo actuais tem um e consoante os percursos, pode transformar-se numa grande chatice e dor de cabeça
                                    Originalmente Colocado por pvox Ver Post
                                    Desculpem a minha ignorância. O que é a FAP?
                                    Mais ou menos isto.Tive de procurar bem mas encontrei.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pvox Ver Post
                                      Desculpem a minha ignorância. O que é a FAP?
                                      Filtro de particulas, à muita info sobre este assunto no forum e fora dele. Basicamente é uma panela com um filtro que recolhe as impurezas largadas pelo motor, depois quando o motor atinge uma determinada temperatura (alta) é largado um liquido (Eolys, ou mais recentemente AdBlue) que queima essas partículas. Quando este processo não é terminado um determinado nº de vezes ele avisa para ir à AE andar acima das 2500rpm se mesmo assim não lhe fizerem a vontade ele entope e aí sim despesas à grande.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Nem todos os carros usam o liquido (Eolys ou AdBlue), que não fica nada barato na altura de reatestar. Alguns injectam gasóleo para proceder à queima.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                          Nem todos os carros usam o liquido (Eolys ou AdBlue), que não fica nada barato na altura de reatestar. Alguns injectam gasóleo para proceder à queima.
                                          Pois eu sei, já tive uma boa experiência recente com esse tipo de carro. Quanto a mim este dois liquidos, embora caros, são a melhor forma de o fazer (regeneração) porque em mudas de oleo o outro sistema fica algo caro

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Militaogtc Ver Post
                                            Pois eu sei, já tive uma boa experiência recente com esse tipo de carro. Quanto a mim este dois liquidos, embora caros, são a melhor forma de o fazer (regeneração) porque em mudas de oleo o outro sistema fica algo caro
                                            Exactamente, entre fazer mudas de oleo intermedias e causar danos no motor (Porque mesmo abaixo do nivel X o gasoleo misturado no oleo nao da saude nenhuma ao motor).

                                            Mais vale ter um liquido que é caro mas nao causa danos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Obrigado :-)

                                              Comentário

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