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    Carro a gasolina

    Boa tarde a todos.
    Tirei a carta à cerca de um ano e durante esse ano conduzi pouco, até que achei que achei que se ficasse muito mais tempo sem conduzir iria perder toda a prática e resolvi pedir um carro ao meu pai e há poucos dias compramos um Nissan Micra 1000cc de 2000. Gosto muito do carro mas estou com muitas dificuldades relativamente ao ponto de embraiagem ao ponto de ter receio de conduzir. Ainda por cima moro numa zona com bastantes inclinações o que faz com que tenha de ter um bom controlo dela. Que conselhos me poderiam dar para ultrapassar este problema?

    Cumps
    Editado pela última vez por Madjokes; 16 October 2014, 18:44.

    #2
    Ponto de embraiagem? Isso torna-se natural. Vais aprender rápido. Anda com o carro todos os dias.

    Mas se esperares um pouco a brigada dos fumarentos já chega para te fustigar pela tua escolha de um carro a gasolina.

    E parabéns pela compra do micra - é uma máquina fiável. Trata-o bem.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Madjokes Ver Post
      Boa tarde a todos.
      Tirei a carta à cerca de um ano e durante esse ano conduzi pouco, até que achei que achei que se ficasse muito mais tempo sem conduzir iria perder toda a prática e resolvi pedir um carro ao meu pai e há poucos dias compramos um Nissan Micra 1000cc de 2000. Gosto muito do carro mas estou com muitas dificuldades relativamente ao ponto de embraiagem ao ponto de ter receio de conduzir. Ainda por cima moro numa zona com bastantes inclinações o que faz com que tenha de ter um bom controlo dela. Que conselhos me poderiam dar para ultrapassar este problema?

      Cumps
      Tambem tive o teu receio quando acabei de tirar a carta, pois como toda a gente, tirei a carta num carro a gasoleo mas o meu primeiro carro foi a gasolina.

      Ao principio nao me entendia muito com aquilo, tendo que usar o travão de mao muitas vezes para me ajudar a fazer o ponto de embraiagem.

      Mas com o habito de conduzir a gasolina, habituei me num instante, que já nao me fazia diferença nenhuma. Tem que se dar um pouco mais de acelerador quando comparado com um carro a gasoleo, mas vais te habituar rapidamente nao te preocupes.

      Comentário


        #4
        Obrigado pelas respostas.. Desde que tenho o carro só o usei 4 vezes e em cada uma delas, numa inclinação, só de olhar para o retrovisor e ver o carro atrás muito perto já me dá suores E aqui na Madeira o que não falta são lugares inclinados. Será bom pra mim ir para algum lugar onde não passem carros e que tenha alguma inclinação e treinar os pontos de embraiagem?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Madjokes Ver Post
          Obrigado pelas respostas.. Desde que tenho o carro só o usei 4 vezes e em cada uma delas, numa inclinação, só de olhar para o retrovisor e ver o carro atrás muito perto já me dá suores E aqui na Madeira o que não falta são lugares inclinados. Será bom pra mim ir para algum lugar onde não passem carros e que tenha alguma inclinação e treinar os pontos de embraiagem?
          Sim, se tens essas dificuldades ajuda.

          Em subidas, é auxiliares com o travao de mao ate apanhares o jeito, nada mais facil, travao para cima sempre com o botao pressionado para ele nao prender, depois é fazeres o ponto para sentires o carro (como o meu pai me dizia) a baixar o cu, depois é largares o travao de mao normalmente, e manter o ponto e siga.

          O ponto de embraiagem é o meio termo entre nao dar acelerador a mais e embraiagem a menos, ou embraiagem a mais e acelerador a menos, em subidas é melhor dar mais atençao ao equlibrio da embraiagem que o acelerador, em caso de maior afliçao, é dar-lhe acelerador a mais e trabalhar a embraiagem, pode-se queimar um pouco de embraiagem mas livra-se de toques e medos.

          Comentário


            #6
            Quando tirei a carta também era um pouco assim, tinha confiança na minha condução mas conduzir gasolinas é que chapéu.
            Acabo de tirar carta, e andei logo num gasolinas que nada tinha haver com o da escola, o meu pegava em baixo e era duro, o da escola pegava em cima e era bastante "soft". O truque? Das duas uma, usas o travão de mão como o Drifter disse, assim tens a certeza que o carro não descai.. Ou então, fazias como eu ao inicio, acelerador quase ao maximo e largava a embraiagem, e saia sempre com o carro quase de arranque Isso com o tempo vai ao sitio, não podes é ter receio, e qualquer coisa, se vires que estão carros atrás e estás nervoso, travao de mao para cima, ponto de embraiagem nas calmas a dar acelerador, e siga pra bingo Abraço

            Comentário


              #7
              Eu tambem tirei a carta num a disel que para começar a andar nem do acelerador precisava... Depois já com a carta passei a andar no carro da minha mãe, um Citroën saxo a gasolina... Os primeiros tempos deixava ir a baixo cada vez que pegava nele... As vezes 3x seguidas... Truque? Treino e calma...

              Tens de sentir carro e começar a entender quando ele vai ir a baixo como controlar.. Eu nao usei esse truque do travão de mao. O meu concelho é carregares um pouco no acelerador (ate as 1300rpm) e IRES largando a embraiagem suavemente... Se for bruscamente ele vai dar sulavanço e tendencialmente ir a baixo... Se demorares MT o rpm vai subir e vais sair disparado...
              Ou seja equilíbrio e treino...

              Treina, conduz


              Csr

              Comentário


                #8
                Xiii... Na madeira... Mas depressa aprendes com a prática.

                Comentário


                  #9
                  CSR,

                  Como é que o rapaz acelera e larga a embraiagem devagarinho?

                  O homem só tem dois pés... quando é que impede que o carro descaia?

                  MAdjokes,

                  O truque do travão de mão, já descrito, é um truque que te vai acompanhar ao longo da tua vida de condutor.

                  Com muita ou pouca prática, para aquelas situações muito "inclinadas"

                  Comentário


                    #10
                    Se tiveres que arrancar numa subida, Madjokes, também podes utilizar o travão de mão, acelerando ligeiramente e, quando sentires o carro a querer arrancar, soltas o travão de mão.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por squeezR Ver Post
                      Quando tirei a carta também era um pouco assim, tinha confiança na minha condução mas conduzir gasolinas é que chapéu.
                      Acabo de tirar carta, e andei logo num gasolinas que nada tinha haver com o da escola, o meu pegava em baixo e era duro, o da escola pegava em cima e era bastante "soft". O truque? Das duas uma, usas o travão de mão como o Drifter disse, assim tens a certeza que o carro não descai.. Ou então, fazias como eu ao inicio, acelerador quase ao maximo e largava a embraiagem, e saia sempre com o carro quase de arranque Isso com o tempo vai ao sitio, não podes é ter receio, e qualquer coisa, se vires que estão carros atrás e estás nervoso, travao de mao para cima, ponto de embraiagem nas calmas a dar acelerador, e siga pra bingo Abraço
                      Nunca façam uma coisa dessas sob sério risco de queimar o disco de embraiagem num instante e começarem a ver os euros a sair da carteira em quantidade assinalável!!! Nem 8 nem 80! Acelerador a fundo ou lá perto é exagero e dá no que disse. Basta acelerar até às 1500 - 2000 rpm que dá e sobra para cobrir azelhices na embraiagem. Mais do que isso é acelerar a encomenda de uma embraiagem nova.
                      Editado pela última vez por blindness2005; 16 October 2014, 22:42.

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                        #12
                        Queres um conselho? Em vez de acelerares suavemente no acelerador, vai dando "gasadas" no acelerador enquanto fazes o ponto. Pessoalmente controlo melhor assim.

                        Comentário


                          #13
                          Ao autor do tópico o concelho é igual ao que os outros deram. Eu comparo este caso ao medo de andar de bicicleta porque se tem medo de cair. É tudo uma questão de treino e prática e depois de sermos teimosos, insistir em andar de bicicleta e dar uma queda 1 ou 2 vezes, acabamos por aprender a andar de forma natural. Neste caso, para conduzir um carro vai dar praticamente no mesmo. É tentar ultrapassar o medo que nos impede de seguir em frente na vida, insistir em conduzir, porque é tudo uma questão de treino. No caso de receio de descair é aplicar a ajuda do travão de mão da forma como já explicaram, especialmente nas subidas mais íngremes. É sempre bom ir para um descampado com inclinação para treinar. Ao contrário do que se julga algumas vezes, esta técnica não é bem apenas para novatos no ponto de embraiagem. É usada e abusada por todos (incluindo eu que tenho carta desde 1995 e milhares e milhares de kms de condução), seja por receio de descair, seja por uma questão de poupança de embraiagem.

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                            #14
                            É só dar um pouco mais de acelerador do que num a diesel. Ou então vais dando uns bafos (sem passar das 1300/1400rpm) e largando a embraiagem. Nesses motores mais "fraquitos", aconselho o uso e abuso do travão de mão em subidas bastante íngremes.

                            Comentário


                              #15
                              O "problema" vais ter de o passar por ti, e como disseram com prática vais lá e rapido, agora tambem te digo que não é um problema e é normal acontecer.

                              Cada carro é um carro e tem as suas caracteristicas se a isso juntares o factor diesel ou gasolina tens uma mistura interessante.

                              No carro que frequentemente conduzo tem um ponto de embraiagem sensivel se assim se pode dizer e no inicio, primeiros dias deixava ir abaixo muito frequentemente. Agora não, mas sempre que conduzo um a gasolina tenho de concentrar me e fazer bem o processo porque estou habituado a tirar o pe da embraiagem e ele vai e depois dar lhe acelerador.

                              O melhor é travao de mao, fazer o ponto e depois largas o travão. Para praticar tenta uma inclinacção suave, que seja recta e com pouco transito e vais fazendo até sair bem.

                              Pratica faz a perfeição, todos passamos por isso.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por sublime21 Ver Post
                                Tambem tive o teu receio quando acabei de tirar a carta, pois como toda a gente, tirei a carta num carro a gasoleo
                                Nem toda.

                                Comentário


                                  #17
                                  red line com ele! agora falando sério, so com prática é que vais la, eu passei pelo mesmo há 2 anos (vai fazer 2 anos dia 26 deste mês). boa sorte!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Obrigado pelas resposta e pelo incentivo.
                                    Pois, também tenho o problema de estar a queimar demasiado a embraiagem e neste momento não há dinheiro para isso. De todas as aulas de condução que tive só uma vez é que usei o travão de mão e nesse aspecto a prática não é muita, mas este fim de semana vou para algum lugar onde não passem muitos carros com alguma inclinação e treinar isso para ver se perco este nervosismo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tens aqui bons conselhos.
                                      Acima de tudo, tenta não fazeres as coisas por antecipação.

                                      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                      Nem toda.
                                      Infelizmente é a maior parte. Vou fazer 7 anos de carta e só me lembro da escola do ACP como única escola com viaturas de instrução a gasolina (pelo menos no Porto).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Andam ai uns Chevrolet a GPL também, para além dos Starlet e Yaris que te lembras.

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                                          #21
                                          Senta-te no carro numa zona plana. Levanta o pé devagar até o carro começar a engasgar. Tenta fixar esse ponto. Depois é só ganhares o hábito de acelerares e manteres a embraiagem nesse ponto. Tentas umas quantas vezes o Pará e arranca numa zona plana e depois em zonas inclinadas. Atenção que em inclinações tens de manter mais tempo o pé na embraiagem enquanto aceleras ligeiramente mais mas é intuitivo e com o tempo vais lá.


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                                            #22
                                            Oh eu não tive em consideração que era uma subida...

                                            Nas subidas o meu concelho é, enquanto estas com um pé na embraiagem e outro no travão (para não descair) vais largando os 2 suavemente ate perceberes que o carro não ta a descair já sem o auxilio do travão de pé... Dai sustem a embraiagem se não vai a baixo, e podes é começar a dar gás e ir largando...


                                            É difícil explicar mas é assim que faço e como fico a conhecer a embraiagem... Secalhsr não é a maneira mais correcta ate XD

                                            Não fui mesmo a habituado a usar o travão de mão como auxilio XP


                                            CSR

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                                              #23
                                              E demorei três semanas a controlar a embraiagem, o que é preciso é paciência.. Se for abaixo dás à chave e tentas outra vez, não há stress..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Traveller99 Ver Post
                                                E demorei três semanas a controlar a embraiagem, o que é preciso é paciência.. Se for abaixo dás à chave e tentas outra vez, não há stress..
                                                Infelizmente há muito pessoal atrás que fica logo stressado se vir alguem a deixar o carro ir abaixo e faz logo uso da buzina, o que não ajuda.

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