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[Problema] » Luz Acesa no Quadrante.

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    [Problema] » Luz Acesa no Quadrante.

    Fiat GP 199a2000
    1.3mjet 75cv com 175.000km

    tenho esta luz acesa no quadrante. Aceitam-se ideias ....




    o carro trabalha normalmente...não treme, não perde potência...por isso não creio que sejam injectores nem bomba.
    estou inclinado para as velas de incandescência.

    O que acham vocês?

    #2
    Velas deveria ser este:


    Isso é a luz de motor, se o carro funciona bem pode ser muita coisa, só ligando à máquina de diagnóstico é que ficas a saber com certeza.

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      #3
      sonda lambda ou egr estão também na lista.

      EGR foi limpa há pouco tempo... só se for a parte elétrica avariada (aconteceu-me no meu GTC).


      espero não ser injectores .... nem bomba.

      pergunta estupida...
      estes carros dão para fazer o teste dos pedais para ver o erro no velocímetro como na opel, visto se o mesmo motor?

      Comentário


        #4
        Acho que não, os blocos são partilhados mas eletrónica é diferente.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por tiagomaia Ver Post
          sonda lambda ou egr estão também na lista.

          EGR foi limpa há pouco tempo... só se for a parte elétrica avariada (aconteceu-me no meu GTC).


          espero não ser injectores .... nem bomba.

          pergunta estupida...
          estes carros dão para fazer o teste dos pedais para ver o erro no velocímetro como na opel, visto se o mesmo motor?
          Não tenho 100% de certeza mas esses testes parecem-me ser funcionalidade fornecidas pela ECU do carro, não basta o motor ser o mesmo.

          Comentário


            #6
            Verifica as velas, vê se o sistema esta todo limpo, e verifica a sonda lambda, se ela estiver a mandar falsa informação em relação aos gazes, a luz acende pensando ser uma falha na alimentação. Pode também haver uma fuga no escapamento perto da mesmo, antes do catalizador, e a sonda ao receber esses gazes baralha a informação.
            Editado pela última vez por ricardo178; 21 October 2014, 12:17.

            Comentário


              #7
              Primeiro ligas à máquina e depois é que abres o tópico

              Comentário


                #8
                Essa luz acesa pode ser resultado de literalmente milhares de erros da centralina.

                Se o motor não tem sintomas (pelo menos que tu sintas) liga o carro à máquina e depois diz-nos o erro.

                Comentário


                  #9
                  Diagnóstico... como já disseram.

                  Veut Vert ou outra oficina generalista do género ligam isso ao OBD do carro e tens o tira-teimas. Creio que fica entre os 15 ou 20€.

                  Tive esse problema duas vezes num Corsa 1.0 Ecotec numa vez era a válvula EGR entupida. Foi limpa com um liquido especifico e ficou outra vez OK. Noutra foi o medidor de massas de ar ou MAF ou caudalimetro.

                  São avarias relacionadas com os sistemas anti-poluição no carro. Sensores, sondas...

                  Comentário


                    #10
                    Como já foi dito, há "milhares" de hipóteses para acender esse aviso!

                    Algumas hipóteses mais ou menos fáceis de verificar:

                    -Filtro PCV (filtro do respiro na cabeça do motor);
                    -Filtro do ar;
                    -Sensor de pressão na régua;
                    -Injectores;
                    -Sondas lambda;
                    -...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por skeeper Ver Post
                      Como já foi dito, há "milhares" de hipóteses para acender esse aviso!

                      Algumas hipóteses mais ou menos fáceis de verificar:

                      -Filtro PCV (filtro do respiro na cabeça do motor);
                      -Filtro do ar;
                      -Sensor de pressão na régua;
                      -Injectores;
                      -Sondas lambda;
                      -...
                      Os injectores são coisas fáceis de verificar!?

                      Eu não compreendo porque tentam fazer futurologia e ativam o complicómetro...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                        Os injectores são coisas fáceis de verificar!?

                        Eu não compreendo porque tentam fazer futurologia e ativam o complicómetro...
                        São desde que se ligue ao computador aka "máquina". O mesmo para os sensores.

                        Não sei das tuas experiências no assunto, mas os erros que ficam registados na centralina nem sempre são copy/paste para a resolução dos problemas

                        Não percebi o "complicómetro"...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                          Veut Vert
                          Feu Vert

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por skeeper Ver Post
                            São desde que se ligue ao computador aka "máquina". O mesmo para os sensores.
                            Então e ao ligar a máquina não se pode 1º fazer uma pesquisa por erros? Complicómetro é isto...

                            Originalmente Colocado por skeeper Ver Post
                            Não sei das tuas experiências no assunto, mas os erros que ficam registados na centralina nem sempre são copy/paste para a resolução dos problemas
                            Complicómetro é partir do presuposto que não ficam registados! Eu sei que pode acontecer, já me aconteceu, os sensores são cada vez mais mas não "apanham" tudo... mas 1º parte-se do mais simples (e invariavelmente mais barato) e vai "evoluindo" até se encontrar o problema. Eu pelo menos faço assim...

                            Comentário


                              #15
                              Velas de incandescencia não é porque a luz é outra e ainda a semana passada tive que trocar uma vela.

                              Nada melhor que fazer a leitura e procurar no auto data (pelo menos foi assim que o meu mecânico fez).

                              Comentário


                                #16
                                Acusou Válvula EGR...estranho porque o carro não faz percursos curtos (faz 50km/dia). Mas mesmo feita a limpeza à 25.000Km...os 175.000Km já se fazem moças.

                                Já tenho já marcada limpeza para a válvula e admissão. Entretanto vou comprar um bom produto de limpeza da Millers e meter BP Ultimate.

                                Se não resolver tenho de abrir cordoes à bolsa.

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