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Mudança de óleo Renault Megane

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    Mudança de óleo Renault Megane

    Um bom dia a todos! É o seguinte, tenho um Renault Mégane 1.5 DCI 106 cavalos de 2008 com 80 mil quilómetros, carro que foi "herdado" de um irmão meu. O que se passa é que o carro está ficando com o nível de óleo do motor no mínimo, e não sei que óleo levou anteriormente, a minha dúvida é, agora que óleo devo colocar? Na ultima mudança de óleo foi mudado o filtro do mesmo e o do ar, preciso de mudar agora novamente estes dois filtros? E a nível de água do radiador faz mal mudar de água destilada de uma cor para outra de outra marca?

    Abraço e cumprimentos!

    #2
    Originalmente Colocado por MazaNN Ver Post
    Um bom dia a todos! É o seguinte, tenho um Renault Mégane 1.5 DCI 106 cavalos de 2008 com 80 mil quilómetros, carro que foi "herdado" de um irmão meu. O que se passa é que o carro está ficando com o nível de óleo do motor no mínimo, e não sei que óleo levou anteriormente, a minha dúvida é, agora que óleo devo colocar? Na ultima mudança de óleo foi mudado o filtro do mesmo e o do ar, preciso de mudar agora novamente estes dois filtros? E a nível de água do radiador faz mal mudar de água destilada de uma cor para outra de outra marca?

    Abraço e cumprimentos!
    Óleo 5w40 a cumprir a norma RN0710. Mudar a cada 30000km ou 1 ano ( o que acontecer primeiro).

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      #3
      Aqui encontrarás as repostas às tuas perguntas:

      http://forum.autohoje.com/boxes/335-...dos-oleos.html

      http://forum.autohoje.com/boxes/5155...om-glicol.html

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MazaNN Ver Post
        Um bom dia a todos! É o seguinte, tenho um Renault Mégane 1.5 DCI 106 cavalos de 2008 com 80 mil quilómetros, carro que foi "herdado" de um irmão meu. O que se passa é que o carro está ficando com o nível de óleo do motor no mínimo, e não sei que óleo levou anteriormente, a minha dúvida é, agora que óleo devo colocar? Na ultima mudança de óleo foi mudado o filtro do mesmo e o do ar, preciso de mudar agora novamente estes dois filtros? E a nível de água do radiador faz mal mudar de água destilada de uma cor para outra de outra marca?

        Abraço e cumprimentos!
        Antes de mais, quantos quilómetros tem o óleo que lá anda e a quanto tempo?
        Recomendo o óleo 5W40 Elf, Shell ou Galp!
        NÃO RECOMENDO óleo para 30 mil quilómetros, no máximo para 15 mil!
        O Anticongelante na minha opinião deve ser mudado de 50 em 50 mil quilómetros ou 3 anos. Se mudares de cor, o circuito do anticongelante deve ser antes bem lavado e só pois colocares um com o teor de arrefecimento de 50%.
        ATENCÃO aos bronzes nesse carro ainda hoje o meu megane de 2004 partir pelo bronzes!

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          #5
          Adiciona um óleo 5w40 rn710. Não deixes andar o nível baixo.

          Comentário


            #6
            Obrigado a todos pelas dicas!

            Originalmente Colocado por MFN Ver Post
            Antes de mais, quantos quilómetros tem o óleo que lá anda e a quanto tempo?
            Recomendo o óleo 5W40 Elf, Shell ou Galp!
            NÃO RECOMENDO óleo para 30 mil quilómetros, no máximo para 15 mil!
            O Anticongelante na minha opinião deve ser mudado de 50 em 50 mil quilómetros ou 3 anos. Se mudares de cor, o circuito do anticongelante deve ser antes bem lavado e só pois colocares um com o teor de arrefecimento de 50%.
            ATENCÃO aos bronzes nesse carro ainda hoje o meu megane de 2004 partir pelo bronzes!
            Boas, pelo que me lembro deve ter 11 mil quilómetros! Obrigado pela tua ajuda, vou ficar atento a essa situação dos bronzes, se bem que quero mudar de carro!

            Abraço a todos!!!

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              #7
              A minha recomendação:

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                #8
                Motul, Shell, Elf.

                Eu escolheria pela ordem que coloquei (apesar de ser trabalhador da Shell), os Motul são muito bons e normalmente a bom preço, já os Shell pelo menos aqui sobe no valor apesar de ser um produto premium que vale o dinheiro, a Elf sempre tive bona feedbacks mas não estou a par dos preços. Os galp não me pronuncio pois conheço só o mercado alemão, nem sei de que marca advêm ou se são marca/produção própria.

                Eu pessoalmente para o meu (Megane 3 1.6 a gasolina) vou optar por um óleo de media gama a preço e fazer o dobro das mudanças de óleo face ao programado de 24m/30.000kms e passar a fazer aos 15.000kms. Acho que 30.000kms é muita fruta e ganhamos mais em ter algo que não seja long-life mais barato dentro do motor e mudar com mais frequência do que ter um óleo XPTO sujo.

                Esta mudança ainda farei segundo os 30.000kms pois estou na garantia mas abandonarei esse plano. Já tenho no entanto o óleo sujo e notasse que apartir dos 20.000kms ele começa a escurecer
                Editado pela última vez por Twingo32v; 26 October 2014, 17:45.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
                  Motul, Shell, Elf.

                  Eu escolheria pela ordem que coloquei (apesar de ser trabalhador da Shell), os Motul são muito bons e normalmente a bom preço, já os Shell pelo menos aqui sobe no valor apesar de ser um produto premium que vale o dinheiro, a Elf sempre tive bona feedbacks mas não estou a par dos preços. Os galp não me pronuncio pois conheço só o mercado alemão, nem sei de que marca advêm ou se são marca/produção própria.

                  Eu pessoalmente para o meu (Megane 3 1.6 a gasolina) vou optar por um óleo de media gama a preço e fazer o dobro das mudanças de óleo face ao programado de 24m/30.000kms e passar a fazer aos 15.000kms. Acho que 30.000kms é muita fruta e ganhamos mais em ter algo que não seja long-life mais barato dentro do motor e mudar com mais frequência do que ter um óleo XPTO sujo.

                  Esta mudança ainda farei segundo os 30.000kms pois estou na garantia mas abandonarei esse plano. Já tenho no entanto o óleo sujo e notasse que apartir dos 20.000kms ele começa a escurecer
                  Concordo totalmente!

                  Comentário


                    #10
                    Assim de repente o Shell Helix Ultra 5W40 fica atrás do Motul que referi, do Liqui Moly Top Tec 4100 e do Castrol EDGE FST TD, nas certificações ACEA e nas homologações.

                    Claro que preferia mil vezes por um Shell do que um Galp.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por folguer Ver Post
                      Assim de repente o Shell Helix Ultra 5W40 fica atrás do Motul que referi, do Liqui Moly Top Tec 4100 e do Castrol EDGE FST TD, nas certificações ACEA e nas homologações.

                      Claro que preferia mil vezes por um Shell do que um Galp.
                      Refereste que abrange menos normas? Pode muito bem ser pois no ultimo ano a Shell lembrou-se de fazer subdivisões da sua gama de forma a ter um modelo geral e depois vários que são específicos para cada marca. O que eu acho mal, tendo acesso a maiores detalhes sobre a produção e certificação dos produtos Shell digo com muita pena que isto não passa de um jogo de negocio tal como outros fazem mas acho que a uma marca como a Shell lhe fica mal...mas fiquemos por aqui que isto podeme custar o emprego...

                      Por outro lado recomendo a olharem pouco às certificacoes ACEA e API porque são muito gerais e não especificas dos modelos. Eu não olho sequer para elas.

                      Já agora deixo um bom site da shell para tirarem duvidas sobre qual o óleo a usar:

                      Lubematch.shell.de

                      Podem colocar em inglês para ser mais fácil e podem inclusive ver que óleo usa o vosso carro caso vá a um pais no estrangeiro em especial no inverno com o frio.

                      PS: tenho que acrescentar que e facto gosto muito dos liqui moly e sempre tive boas experiencias!
                      Já nos Castrol não gosto porque envelhecem rapido, na minha experiencia noto que sujam mais rápido que um liqui moly ou Shell, dos Elf tendo em conta e acreditando que foi o que tive nos Twingos e agora no Megane nas revisões na marca, não são nem dos melhores nem dos piores.
                      Editado pela última vez por Twingo32v; 26 October 2014, 20:36.

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