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    Leasing Auto

    Ora boas pessoal.

    Aqui há uns dias, o meu irmão arranjou emprego e na questão de comprar carro ele veio-me perguntar sobre o leasing de carros...
    Ora as minhas questões (que não o soube ajudar) são:
    • Um particular pode fazer leasing?
    • Se sim, quais as vantagens?
    • Se sim, acham uma opção viável?


    Muito basicamente digam o que tem a dizer sobre o assunto e ajudem-me a clarificar um pouco melhor este mundo que desconheço quase por complecto

    Obrigado

    #2
    A opção mais viável quando se quer comprar carro: comprar aquilo que se pode pagar e não o que gostaria de ter. Agora andar a trabalhar para usar algo que nunca será nosso.....

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por combozip Ver Post
      A opção mais viável quando se quer comprar carro: comprar aquilo que se pode pagar e não o que gostaria de ter. Agora andar a trabalhar para usar algo que nunca será nosso.....
      Certo e concordo plenamente, mas e a desvalorização do carro ao longo do tempo? O dinheiro gasto vs a desvalorização no mesmo tempo? Há de se pagar mais, mas há de ter vantagens, ou não?

      Comentário


        #4
        O tópico diz Leasing, mas penso que o tema seja mais renting, ou não?

        Comentário


          #5
          Concordo com o que foi dito anteriormente. No entanto, o Leasing, tal como qualquer ferramenta de crédito pode ser vantajosa (se usada com cabeça).

          Vantagens:
          Permite não ter que dispensar logo à data de aquisição a totalidade do dinheiro, podendo investi-lo onde quiser (embora grande parte das pessoas o utilize para comprar um bem para o qual não têm dinheiro no imediato).
          Se bem me lembro, o IVA do dinheiro emprestado é pago ao Estado em prestações, não se pagando juros desse montante.

          Desvantagens:
          Pagamento de juros;
          Possível necessidade de fiador;
          Obrigatoriedade de ter seguro contra danos-próprios e com responsabilidade civil de 50.000.000 de Euros.

          Não me choca num carro de 50k se fazer um leasing de 15k, pois aí o valor dos juros torna-se residual. Agora quando vejo pessoas a fazer um leasing de quase totalidade do valor do automóvel, aí sim, o carro fica por um pequeno balurdio.

          Acho que o essencial é fazer as contas de quanto fica o automóvel no final do contrato e analisar a diferença de pagar a pronto.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por joaorif Ver Post
            Concordo com o que foi dito anteriormente. No entanto, o Leasing, tal como qualquer ferramenta de crédito pode ser vantajosa (se usada com cabeça).

            Vantagens:
            Permite não ter que dispensar logo à data de aquisição a totalidade do dinheiro, podendo investi-lo onde quiser (embora grande parte das pessoas o utilize para comprar um bem para o qual não têm dinheiro no imediato).
            Se bem me lembro, o IVA do dinheiro emprestado é pago ao Estado em prestações, não se pagando juros desse montante.

            Desvantagens:
            Pagamento de juros;
            Possível necessidade de fiador;
            Obrigatoriedade de ter seguro contra danos-próprios e com responsabilidade civil de 50.000.000 de Euros.

            Não me choca num carro de 50k se fazer um leasing de 15k, pois aí o valor dos juros torna-se residual. Agora quando vejo pessoas a fazer um leasing de quase totalidade do valor do automóvel, aí sim, o carro fica por um pequeno balurdio.

            Acho que o essencial é fazer as contas de quanto fica o automóvel no final do contrato e analisar a diferença de pagar a pronto.
            Mas não há a possibilidade de pagar durante x meses e depois dar o carro de volta?
            Por exemplo, fazer um plano de 48 meses em leasing e depois dar o carro de volta, onde certamente esses 48 meses hão de ser mais caros que a desvalorização do carro nesses 4 anos, mas para quem não pode de imediato não é viável?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JCCar Ver Post
              Ora boas pessoal.

              Aqui há uns dias, o meu irmão arranjou emprego e na questão de comprar carro ele veio-me perguntar sobre o leasing de carros...
              Ora as minhas questões (que não o soube ajudar) são:
              • Um particular pode fazer leasing?
              • Se sim, quais as vantagens?
              • Se sim, acham uma opção viável?


              Muito basicamente digam o que tem a dizer sobre o assunto e ajudem-me a clarificar um pouco melhor este mundo que desconheço quase por complecto

              Obrigado
              Em primeiro lugar, o carro será para manter no final do contrato ou para entregar a empresa de leasing? Se for para manter, convém ter atenção ao valor residual, uma vez que se não tiveres dinheiro para o pagar, ficas sem ele..
              As vantagens em particular são poucas, ou nenhumas mesmo, usa-se mais o leasing ou ALD para quem quer um carro por x tempo, imaginemos uma pessoa que faz muitos kms, tipo 200.000kms de 4 em 4 anos, chega ao fim de 4 anos, a marca ou a empresa de leasing fica com o carro e a pessoa pode comprar um novo.. Paga uma taxa(mensalidade) pelo carro, e no final tem um valor residual que pode depender da opção que pretende no final, ou seja, se quer ficar com ele, ou despacha-lo.. Se o despachar vai ter um valor residual bastante alto, pois assim paga menos de mensalidade.. Outra vantagem é sobre as finanças, o carro não é da pessoa, mas sim da empresa de leasing, resultado, as finanças não controlam se tens dinheiro para comprar carros ou não, mas não me vou alongar muito nisto..

              Se é uma opção viável? Depende.. O teu irmão tem quantos anos? Tem curso? Está a pensar evoluir na carreira? Está a pensar daqui a uns anos estar a ganhar mais? Está a pensar ficar com o carro ou ao fim do tempo despacha-lo? É que se o quiser manter, e suponho que esteja a trabalhar por conta de outrem, acho que não vai ter beneficio nenhum em usar o leasing em detrimento de outro tipo de empréstimo qualquer..

              Agora quanto à questão de compra de novo ou usado.. Tudo depende de quanto vai ganhar e se ele "imagina" que vai ter o emprego seguro ou se é por contracto e no fim passam o rapaz ao fresco.. Se o trabalho for supostamente "seguro", não vejo porque não comprar um carro novo, se for ver mercedes e bmw, como outras marcas, tem aqueles contractos de manutenção incluídos e não gasta um tostão até ao fim deles na troca de óleo, etc..

              Lembrei-me agora de um tipo de pagamento um pouco diferente, sem juros e que pode ser que o teu irmão possa conseguir pagar, mas, só será possível com ajuda ou se ganhar bem.. Imaginemos que compra um carro de 35.000€, vai pagar no acto da entrega 11550€, mais 11550€ quando fizer um ano, mais 11550€ quando fizer 2 anos e depois mais uns tostões que faltam para completar os 35.000€ no final do contracto de manutenção.. Fica isento de juros, e para quem ganhar dinheiro é sempre uma forma de não bater a massa toda logo na hora.. Que eu tenha conhecimento, só a bmw e a mercedes o fazem, pelo menos foi as que vi e falaram nessa forma de pagamento..

              Comentário


                #8
                Vi este site: http://www.locarent.pt/LoadablePage....d=39&Campid=25

                Para quem encara o carro como um electrodoméstico, e pode, paga uma renda mensal e está arrumado. Dada a quantidade de serviços incluídos (manutenção preventiva e correctiva, seguro, impostos, pneus), o valor não me parece nada do outro mundo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ecko Ver Post
                  Em primeiro lugar, o carro será para manter no final do contrato ou para entregar a empresa de leasing? Se for para manter, convém ter atenção ao valor residual, uma vez que se não tiveres dinheiro para o pagar, ficas sem ele..
                  As vantagens em particular são poucas, ou nenhumas mesmo, usa-se mais o leasing ou ALD para quem quer um carro por x tempo, imaginemos uma pessoa que faz muitos kms, tipo 200.000kms de 4 em 4 anos, chega ao fim de 4 anos, a marca ou a empresa de leasing fica com o carro e a pessoa pode comprar um novo.. Paga uma taxa(mensalidade) pelo carro, e no final tem um valor residual que pode depender da opção que pretende no final, ou seja, se quer ficar com ele, ou despacha-lo.. Se o despachar vai ter um valor residual bastante alto, pois assim paga menos de mensalidade.. Outra vantagem é sobre as finanças, o carro não é da pessoa, mas sim da empresa de leasing, resultado, as finanças não controlam se tens dinheiro para comprar carros ou não, mas não me vou alongar muito nisto..

                  Se é uma opção viável? Depende.. O teu irmão tem quantos anos? Tem curso? Está a pensar evoluir na carreira? Está a pensar daqui a uns anos estar a ganhar mais? Está a pensar ficar com o carro ou ao fim do tempo despacha-lo? É que se o quiser manter, e suponho que esteja a trabalhar por conta de outrem, acho que não vai ter beneficio nenhum em usar o leasing em detrimento de outro tipo de empréstimo qualquer..

                  Agora quanto à questão de compra de novo ou usado.. Tudo depende de quanto vai ganhar e se ele "imagina" que vai ter o emprego seguro ou se é por contracto e no fim passam o rapaz ao fresco.. Se o trabalho for supostamente "seguro", não vejo porque não comprar um carro novo, se for ver mercedes e bmw, como outras marcas, tem aqueles contractos de manutenção incluídos e não gasta um tostão até ao fim deles na troca de óleo, etc..

                  Lembrei-me agora de um tipo de pagamento um pouco diferente, sem juros e que pode ser que o teu irmão possa conseguir pagar, mas, só será possível com ajuda ou se ganhar bem.. Imaginemos que compra um carro de 35.000€, vai pagar no acto da entrega 11550€, mais 11550€ quando fizer um ano, mais 11550€ quando fizer 2 anos e depois mais uns tostões que faltam para completar os 35.000€ no final do contracto de manutenção.. Fica isento de juros, e para quem ganhar dinheiro é sempre uma forma de não bater a massa toda logo na hora.. Que eu tenha conhecimento, só a bmw e a mercedes o fazem, pelo menos foi as que vi e falaram nessa forma de pagamento..
                  Ele acabou agora o Mestrado e tem emprego seguro. Neste momento ganha 1000€ limpos, mas daqui a 1 ano vai ser aumentado (200-300€).
                  A ideia é ele pagar prestações e depois despachar o carro.
                  Basicamente a conversa com que ele veio foi esta: "A e tal imagina que vou buscar um carro de 20000€, pagava 20000€ e daqui a 4 anos o carro vale uns 12-13k, e se fizer leasing pagava mensalidades, acabava por pagar mais 2-3k ao longo dos 4 anos mas não me chateava depois a vende-lo, manutenção etc etc."

                  A mim pareceu uma ideia muito interessante, porque ok é normal que ele pague mais em leasing durante 4 anos do que a desvalorização do carro, mas não ia ter problemas durante nem depois.

                  Portanto é mesmo para depois do contrato dar o carro de volta.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JCCar Ver Post
                    Mas não há a possibilidade de pagar durante x meses e depois dar o carro de volta?
                    Por exemplo, fazer um plano de 48 meses em leasing e depois dar o carro de volta, onde certamente esses 48 meses hão de ser mais caros que a desvalorização do carro nesses 4 anos, mas para quem não pode de imediato não é viável?
                    O que queres dizer é Renting, até porque não é possível fazer Leasing a particulares.

                    Muito rapidamente, para um Renting sem entrada, dificilmente ficas a pagar menos do que 300€/mês (e isto é mesmo muito por baixo).

                    Ora, 300€ x 48 meses = 14.400€

                    Compras um carrinho de 5.000€ (há por ai vários e bons), gastas uns 2.000€ a 2.500€ (por alto e a nivelar por cima) de seguro, impostos e manutenção, e gastas nos 4 anos cerca de 7.000€ a 7.500€ nos tais 4 anos.

                    Daqui a 4 anos, o carrito tavez valha ainda uns 1.000€, pelo que afinal gastaste apenas 6.000€ a 6.500€ durante os 4 anos.

                    Renting durante 4 anos, gastas 14.400€ (com tendência a subir bastante pois 300€/mês é muito curto.

                    Carro próprio durante 4 anos, gastas uns 6.000 a 6.500€.

                    14.400 - 6.500€ = 7.900€ poupados em 4 anos

                    7.900€ / 48 meses = 165€/mês de poupança

                    Ultimas duas considerações:

                    - O teu irmão arranjou emprego há uns dias e já está a pensar em rentings? Ou vai para administrador do Banco de Portugal ou então era melhor ponderam mais um bocadinho.
                    - O tal carrito de 5.000€ se calhar daqui a 4 anos ainda está porreirinho e aguenta mais 2 ou 3 anos. Já o carro de renting tem que ser entregue e o teu irmão fica novamente apeado.


                    Como se costuma dizer, cada cabeça sua sentença, e esta é apenas a minha, mas penso que o caminho ideal e racional seria por aqui.

                    EDIT: Já vi entretanto que, mesmo não sendo administrador do BP, é um emprego onde ganha algo próximo do razoável, pelo que esta questão fica um pouco mais afastada.
                    Editado pela última vez por Vanquish; 26 October 2014, 15:21.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                      O que queres dizer é Renting, até porque não é possível fazer Leasing a particulares.

                      Muito rapidamente, para um Renting sem entrada, dificilmente ficas a pagar menos do que 300€/mês (e isto é mesmo muito por baixo).

                      Ora, 300€ x 48 meses = 14.400€

                      Compras um carrinho de 5.000€ (há por ai vários e bons), gastas uns 2.000€ a 2.500€ (por alto e a nivelar por cima) de seguro, impostos e manutenção, e gastas nos 4 anos cerca de 7.000€ a 7.500€ nos tais 4 anos.

                      Daqui a 4 anos, o carrito tavez valha ainda uns 1.000€, pelo que afinal gastaste apenas 6.000€ a 6.500€ durante os 4 anos.

                      Renting durante 4 anos, gastas 14.400€ (com tendência a subir bastante pois 300€/mês é muito curto.

                      Carro próprio durante 4 anos, gastas uns 6.000 a 6.500€.

                      14.400 - 6.500€ = 7.900€ poupados em 4 anos

                      7.900€ / 48 meses = 165€/mês de poupança

                      Ultimas duas considerações:

                      - O teu irmão arranjou emprego há uns dias e já está a pensar em rentings? Ou vai para administrador do Banco de Portugal ou então era melhor ponderam mais um bocadinho.
                      - O tal carrito de 5.000€ se calhar daqui a 4 anos ainda está porreirinho e aguenta mais 2 ou 3 anos. Já o carro de renting tem que ser entregue e o teu irmão fica novamente apeado.


                      Como se costuma dizer, cada cabeça sua sentença, e esta é apenas a minha, mas penso que o caminho ideal e racional seria por aqui.

                      EDIT: Já vi entretanto que, mesmo não sendo administrador do BP, é um emprego onde ganha algo próximo do razoável, pelo que esta questão fica um pouco mais afastada.
                      Obrigado pela respota e pelas contas apresentadas.
                      Acho que tens razão se calhar e mesmo melhor dar entrada e comprar um carro por complecto por agora. Ele leu agora mesmo a opinião de vocês todos e está a perguntar o que deve então ele procurar na casa dos 8-9k, sendo que vai fazer cerca de 10k-12k km ano, mas, sendo que é para ficar com o carro, seria algo que aguentasse mais de 4 anos. Não sei... digam o que acham

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                        O que queres dizer é Renting, até porque não é possível fazer Leasing a particulares.

                        Muito rapidamente, para um Renting sem entrada, dificilmente ficas a pagar menos do que 300€/mês (e isto é mesmo muito por baixo).

                        Ora, 300€ x 48 meses = 14.400€

                        Compras um carrinho de 5.000€ (há por ai vários e bons), gastas uns 2.000€ a 2.500€ (por alto e a nivelar por cima) de seguro, impostos e manutenção, e gastas nos 4 anos cerca de 7.000€ a 7.500€ nos tais 4 anos.

                        Daqui a 4 anos, o carrito tavez valha ainda uns 1.000€, pelo que afinal gastaste apenas 6.000€ a 6.500€ durante os 4 anos.

                        Renting durante 4 anos, gastas 14.400€ (com tendência a subir bastante pois 300€/mês é muito curto.

                        Carro próprio durante 4 anos, gastas uns 6.000 a 6.500€.

                        14.400 - 6.500€ = 7.900€ poupados em 4 anos

                        7.900€ / 48 meses = 165€/mês de poupança

                        Ultimas duas considerações:

                        - O teu irmão arranjou emprego há uns dias e já está a pensar em rentings? Ou vai para administrador do Banco de Portugal ou então era melhor ponderam mais um bocadinho.
                        - O tal carrito de 5.000€ se calhar daqui a 4 anos ainda está porreirinho e aguenta mais 2 ou 3 anos. Já o carro de renting tem que ser entregue e o teu irmão fica novamente apeado.


                        Como se costuma dizer, cada cabeça sua sentença, e esta é apenas a minha, mas penso que o caminho ideal e racional seria por aqui.

                        EDIT: Já vi entretanto que, mesmo não sendo administrador do BP, é um emprego onde ganha algo próximo do razoável, pelo que esta questão fica um pouco mais afastada.
                        Não é possível fazer leasing a particulares? Presumo que estejas a referir-te a carros usados.

                        É que acabei de comprar um carro com recurso a financiamento, e a modalidade é leasing...

                        Comentário


                          #13
                          Sim, o meu também o comprei em leasing, o meu irmão comprou um há dois meses também nessa vertente.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MiguelCanas Ver Post
                            Não é possível fazer leasing a particulares? Presumo que estejas a referir-te a carros usados.

                            É que acabei de comprar um carro com recurso a financiamento, e a modalidade é leasing...
                            Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                            Sim, o meu também o comprei em leasing, o meu irmão comprou um há dois meses também nessa vertente.
                            Esqueçam, sim é isso, têm razão.

                            Como comprei o meu carro com 6 meses e fui obrigado inclusive a abrir conta ENI para poder fazer o Leasing, nem me lembrei que embora recente, o carro já era usado, dai a exceção para empresas e ENI's.

                            EDIT: Mas de qualquer forma, apesar do meu erro, parece que é mesmo o Renting aquilo a que o user se referia.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                              Esqueçam, sim é isso, têm razão.

                              Como comprei o meu carro com 6 meses e fui obrigado inclusive a abrir conta ENI para poder fazer o Leasing, nem me lembrei que embora recente, o carro já era usado, dai a exceção para empresas e ENI's.

                              EDIT: Mas de qualquer forma, apesar do meu erro, parece que é mesmo o Renting aquilo a que o user se referia.
                              Mas fazer leasing sem entrada torna-se muito caro tal como disseste.
                              Mas e renting a um carro usado? Será que fica mais em conta? Ou fica na mesma uma opção má?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JCCar Ver Post
                                Mas fazer leasing sem entrada torna-se muito caro tal como disseste.
                                Mas e renting a um carro usado? Será que fica mais em conta? Ou fica na mesma uma opção má?
                                Pelas contas que já fiz, em 4 anos de renting (tudo incluido e kilometragem minima) pagas o carro por completo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Antes de comprar estive a ver se o renting compensava, mas não vale a pena. É bom para empresas, porque renovam a frota de x em x anos e no contrato já está englobado o seguro, iuc, manutenções e pneus, mas não podes ultrapassar os kms que estipulaste no contrato, caso o faças tens de pagar mais um valor por cada 100km salvo erro.
                                  Se quiseres comprovar até podes simular aqui neste site: Soluções de renting automóvel para empresas e particulares | LeasePlan Go

                                  Nos carros que fui ver e fiz simulações de financiamento, notei que a taxa de juro do leasing é mais barata, os prazos dos contratos são inferiores ao crédito clássico, podes optar por ter um valor residual no final do contrato.

                                  Tanto o leasing, como o renting e mesmo o ALD só dão para viaturas novas.

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                                    #18
                                    Boas pessoal.

                                    Como gosto de carros e disto tudo que os rodeia, andei à uns tempos a pesquisar sobre isso.
                                    A minha opinião sobre isso é simples:
                                    Leasing- é bom para empresas, mas mesmo assim.......acho que o renting faz mais sentido!
                                    Na minha opinião, e pelo pouco que percebo, um particular só compra com o recurso a leasing, quando quer comprar um carro de 30k mas só pode comprar um de 10k.
                                    Depois acontece com muita gente, chegar ao fim do contrato e ficar com o meninos nas mãos.

                                    O rentig, acho que para mim faz mais sentido. Se eu fosse uma pessoa que tivesse um bom cargo, um ordenado de 5000€ não me importava de pagar até mesmo 700/800€ mês e andar sempre bem montado e sem me preocupar com nada.
                                    Para uma empresa, acho que é cada vez mais usual, e compreende-se porquê. Não se preocupam com nada. Mas a empresa tem de facturar o suficiente para pagar estas rendas.

                                    Agora um aparte, em conversa com amigos, tipo...."se me saísse o euromilhoes eu comprava um ferrari, um lambo etc .
                                    Ficaram a olhar para mim de lado, quando eu disse, que se um dia me saísse assim um bom prémio num jogo, nunca mais teria carro em meu nome.
                                    Ia a uma gestora de frota, fazia um renting anual (sei que é muito mais caro que um de 48 meses) para um bom carro, por ex: o panamera que é o meu sonho, pagava 3000€/mês de renda mas não me preocupava com nada. Ao fim de um ano.....lá vinha nova montada.
                                    Ah e tal, és doido. Ao fim do ano tinhas gasto imenso € e o carro nunca é teu. É verdade!
                                    Mas então, se eu comprasse novo, larga-se mais de 200.000€ por ele, mais seguros, manutenções, selos, ao fim do ano quando o fosse vender tinha ficado a ganhar?

                                    Para mim, o tuga, que se vá governando com o que tem. Se tem 5000€, então compre um chapa na mão por esse valor e livre-se de créditos, pois os bancos e financeiras já têm muito, nós é que temos pouco.

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JCCar Ver Post
                                      Ele acabou agora o Mestrado e tem emprego seguro. Neste momento ganha 1000€ limpos, mas daqui a 1 ano vai ser aumentado (200-300€).
                                      A ideia é ele pagar prestações e depois despachar o carro.
                                      Basicamente a conversa com que ele veio foi esta: "A e tal imagina que vou buscar um carro de 20000€, pagava 20000€ e daqui a 4 anos o carro vale uns 12-13k, e se fizer leasing pagava mensalidades, acabava por pagar mais 2-3k ao longo dos 4 anos mas não me chateava depois a vende-lo, manutenção etc etc."

                                      A mim pareceu uma ideia muito interessante, porque ok é normal que ele pague mais em leasing durante 4 anos do que a desvalorização do carro, mas não ia ter problemas durante nem depois.

                                      Portanto é mesmo para depois do contrato dar o carro de volta.
                                      Se ele se virar para marcas sem mercado sim, caso procure bmw, mercedes, audi, isso tem sempre mercado e provavelmente vende-o com enorme facilidade e por um bom valor.. Se for para novo e dentro destas marcas, o que futuramente irá render bem, isto claro dentro dos mais baratos, o classe A200 ou 220 e o audi a3 2.0 tdi.. Se gosta de bmw, que procure em espanha os serie 2 semi novos, tão baratos, até mais do que na alemanha, tem garantia total cá em portugal e compensa bem mais comprar lá e pagar a legalização que não é nada cara pelo que se pede por um usado.. No final disto ainda poupa uns bons trocos.. Neste caso terá de tratar de um financiamento com o banco e não com a marca pois como seria para exportação não devem haver regalias nos pagamentos..

                                      Se acabou mestrado e tem trabalho, o rapaz que invista naquilo que gosta, pois se não daqui a pouco tempo, assim que for aumentado vai começar já a pensar em trocar de bicho.. E mais vale investir de uma só vez que fica mais barato..

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ecko Ver Post
                                        Se ele se virar para marcas sem mercado sim, caso procure bmw, mercedes, audi, isso tem sempre mercado e provavelmente vende-o com enorme facilidade e por um bom valor.. Se for para novo e dentro destas marcas, o que futuramente irá render bem, isto claro dentro dos mais baratos, o classe A200 ou 220 e o audi a3 2.0 tdi.. Se gosta de bmw, que procure em espanha os serie 2 semi novos, tão baratos, até mais do que na alemanha, tem garantia total cá em portugal e compensa bem mais comprar lá e pagar a legalização que não é nada cara pelo que se pede por um usado.. No final disto ainda poupa uns bons trocos.. Neste caso terá de tratar de um financiamento com o banco e não com a marca pois como seria para exportação não devem haver regalias nos pagamentos..

                                        Se acabou mestrado e tem trabalho, o rapaz que invista naquilo que gosta, pois se não daqui a pouco tempo, assim que for aumentado vai começar já a pensar em trocar de bicho.. E mais vale investir de uma só vez que fica mais barato..
                                        O problema é que por exemplo não arranjas um class A por menos de 30k (usado e com pinta) e ele só tem para dar neste momento 10k, o que teria de fazer credito de 20k... e 20k em 48 meses sao 400€/mes, 40% do ordenado...
                                        É verdade que se calhar daqui a 1-2 anos ele vai querer melhorar, mas talvez até lá deva mesmo ficar com um carro por 10k e é dele, e talvez acabe por ser a melhor opção... Não sei foi a impressão com que fiquei depois de ler todas as opiniões.

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