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GNV vs GPL - Pros e Contras

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    GNV vs GPL - Pros e Contras

    Boas pessoal do FAHO,
    Hoje li uma notícia acerca de gas natural veicular,nos transportes públicos já tinha visto
    mas nunca em automóveis,sempre pensei que fosse a mesma coisa que GPL mas pelos vistos não é.
    Quais as vantagens e desvantagens dos 2 gases ,onde se podem fazer conversões ,onde se pode atestar,etc

    Cumps

    #2
    Achei . . .
    Vamos começar com o que você provavelmente já sabe: o gás natural é um combustível fóssil em estado gasoso que se desloca através de canos para as casas das pessoas para o uso como combustível para cozinhar, aquecimento e aquecimento de água. Muitas pessoas acreditam que o GPL é o mesmo gás armazenado em Garrafas de tamanhos diferentes em vez de disponibilizados pela rede, mas isso não é o caso. O GPL é de fato um combustível diferente do gás natural, embora os dois estão intimamente relacionados.

    Então, qual é a diferença entre esses dois primos de combustíveis fósseis?

    Componente Químico

    O gás natural que é extraído do solo é na verdade uma mistura de vários gases. O metano é o principal componente do gás natural bruto, e é o gás de uma esquerda no final do processo de refino. Assim, quando alguém usa o gás natural para cozinhar ou aquecer em sua casa, eles são essencialmente metano queimando com um odorante (acrescentado pela segurança, faz fugas de gás mais facilmente detectáveis) e alguns outros aditivos. Outros componentes do gás natural bruto inclui butano, etano e propano. Isso mesmo, o propano é realmente uma parte do gás natural bruto, que é separada durante o processo de refino são vendidos separadamente. Tanto o gás natural e propano refinados são hidrocarbonetos (compostos formados natureza composta de hidrogênio e carbono). Propano fórmula de química é C3H8 e metano é CH4.

    Estados da Física

    O gás natural bruto, como o nome indica, está debaixo da terra no estado gasoso. É extraído como gás e refinado como um gás, mas pode ser armazenado como gás ou líquido. Por mudança de temperatura e pressão, o gás natural refinado pode ser liquefeito, em uma substância chamada gás natural liquefeito (GNL) para o armazenamento. Da mesma forma, propano é também extraído do gás natural bruto como um gás, mas, ao contrário do gás natural refinado (metano), é quase sempre armazenado e transportado em estado líquido, como uma substância chamada gás propano liquefeito (GPL).
    É por isso que o propano é geralmente vendida em Litros ou Quilos e gás natural é vendido em metros cúbicos (medida de volume de gás).
    O GLP é armazenado em tanques sob pressão, e a pressão dentro dos tanques mantém o seu estado líquido. Mas assim que a válvula do tanque é aberto e o GLP sai do tanque, ele escapa da pressão e vaporiza em estado gasoso.
    Nesta forma, o anteriormente líquido , agora gás de propano (GPL) é o combustível de fogões, aquecedores, geradores, automóveis, barcos, motos e aviões.


    Conteúdo em Energia

    Qual deles transporta mais energia, gás natural ou o GPL?
    A resposta é muito clara , o GPL .
    O conteúdo de energia da maioria dos combustíveis é medido em unidades térmicas britânicas (BTUs), então a comparação do valor de BTU de quantidades idênticas de diferentes combustíveis dá uma comparação exata do seu poder energético.

    Embora o GPL seja transportado e armazenado como um líquido, vamos nos referir ao seu estado gasoso para o bem de uma comparação mais direta com o gás natural.

    Um metro cúbico de gás natural contém 1.030 BTUs e um metro cúbico de gás GPL contém 2.516 BTUs, dando o GPL cerca de duas vezes o conteúdo energético do gás natural.

    O site "Propane101.com" oferece esta comparação valores BTU para analisar no contexto de combustível de aquecimento:

    Um Forno com:
    • 100 mil BTU / h usará cerca de 97 metros cúbicos de gás natural (100.000 ÷ 1030 = 97,1) em uma hora
    • 100 mil BTU / h usará cerca de 40 metros cúbicos de gás propano (100.000 ÷ 2516 = 39,7) em uma hora

    Por isso aqui têm ...
    O GPL, por natureza, um componente do gás natural, é separado durante o processo de refinação para se tornar um combustível mais potente.
    Agora que você é ficou a saber a verdadeira realidade da diferença, cabe-lhe a sí levá-la e transmitir um pouco de conhecimento à próxima pessoa que você ouvir referir-se ao GPL como gás natural ou vice-versa

    Comentário


      #3
      O GN é um combustível superior, a mesma massa de combustível queimado produz mais energia e menos emissões de poluentes ou CO2. Mas é um combustível imprático, porque tem que ser comprimido a pressões muito altas para se conseguir armazenar a uma densidade razoável e no estado líquido requer refrigeração (ao contrário do GPL que muito facilmente se armazena no estado líquido em recipientes simples). Falar de energia por metros cúbicos de gases não faz sentido, porque um metro cúbico pode ter muita ou pouca matéria de combustível propriamente dito, depende da pressão e temperatura a que é armazenado.

      Mas em veículos isto para nós é mais ou menos irrelevante, porque não conheço nenhuma empresa em Portugal que faça conversões de veículos para gás natural e há nem meia dúzia de postos de abastecimento, quase todos para uso privado de frotas de empresas.
      Editado pela última vez por SRLA; 28 October 2014, 09:28.

      Comentário


        #4
        O contra para já: a lista de postos.
        Estações de Abastecimento de GNV em Portugal

        Comentário


          #5
          Realmente são poucos postos de abastecimento,relativamente ao Gpl vs Diesel?
          Será que a conversão de um carro a gasolina compensa? Ou é preferível comprar um a diesel?
          Isto para quem quiser reduzir consumos,ou poupar uns trocos

          Já ouvi de amigos meus que fizeram a conversão para GPL que o material dura mais,óleo,filtros etc.

          E que o preço do combustivel/km efetuados é semelhante aos carros a Diesel e o espaço que perdem não é assim tanto porque andam com um kit anti furo em vez do pneu suplente

          Que acham?
          Editado pela última vez por ion; 28 October 2014, 09:54.

          Comentário

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