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Luz do motor acesa

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    Luz do motor acesa

    Boas pessoal! Comprei um c2 em Agosto, numa oficina, dando o meu carro à troca. Há coisa de 1 mes, quando ia na autoestrada, ligou-se a luz amarela do motor.
    Fui à oficina onde comprei o carro, ligaram o carro à maquina e disseram que nao detetaram nada e apagaram-me a luz. Disseram so para puxar por ele, para ver se acendia novamente. Andei quase 1 mês sem que a luz acendesse, até que este f.d.s vinha de novo na autoestrada e ela voltou a acender. Desta vez, levei-o à citroen pra fazer um diagnostico (levaram-me 28€ so pra essa porra ) e lá detetaram problemas no catalisador e nas sondas de oxigenio. Fizeram-me um orçamento de 1000€ !!! 500€ pro catalisador, 250 pras sondas e o resto mao de obra e etc. Voltaram a apagar-me a luz lá, mas como é óbvio ela vai voltar a aparecer... até lá vou deixar andar. Quando voltar a aparecer, levo-o à oficina onde o comprei e eles que resolvam. Acham que tem problema eu ir deixando andar assim? O Carro nao perde potencia nem nada, esta absolutamente igual... acham que corro o risco de ficar a pé?

    #2
    O motor é a gasolina, certo? Encontra-se a GPL?

    Se a luz de avaria acende significa que a centralina detectou alguma anomalia e gerou um código de erro. Na primeira vez que ligaram à máquina, certamente que existia um código e descrição do problema, se não detectaram nada foi por falta de jeito.

    O segundo caso passado na marca, é a velha tentativa de "roubar o cliente". Em vez de procurarem a fonte do problema, sugeriram-te trocar a linha da escape toda.

    Antes demais, é importante verificares qual o código de erro. Dessa forma podes pesquisar online sobre o componente em falha. Provavelmente será a sonda lambda (que controla a mistura de combustível) ou a sonda a seguir ao catalizador (que controla a sua eficiência). Também poderá ser efectivamente o catalisador.

    A nível de preços, mesmo que fosse preciso trocar tudo, fora da marca fica a metade do preço. Pesquisando um pouco online arranjas o catalisador por cento e pouco, e cada sonda entre 50 a 80€.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
      A nível de preços, mesmo que fosse preciso trocar tudo, fora da marca fica a metade do preço. Pesquisando um pouco online arranjas o catalisador por cento e pouco, e cada sonda entre 50 a 80€.
      É isso. Tudo dito.

      Falta um detalhe: não passa na proxima inspecção assim como está...

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        #4
        Falta ainda outro detalhe.

        A garantia da casa que tu vendeu. Se não me engano, são obrigados por lei a dar-te um ano de garantia.
        Informa-te primeiro dos teu direitos e depois fala com eles. Não deixes passar mais tempo.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Jonipi Ver Post
          Falta ainda outro detalhe.

          A garantia da casa que tu vendeu. Se não me engano, são obrigados por lei a dar-te um ano de garantia.
          Informa-te primeiro dos teu direitos e depois fala com eles. Não deixes passar mais tempo.
          Ainda existem pessoas que nunca ouviram falar em "Garantia dum produto" ?????
          Editado pela última vez por PugGT; 05 November 2014, 19:33.

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            #6
            Ando com o mesmo problema... que só se tornará um problema efectivo quando o carro chumbar na IPO...

            Depois é procurar alternativas mais em conta que essas que te deram. Ebay, por exemplo...

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              #7
              Originalmente Colocado por Jonipi Ver Post
              Falta ainda outro detalhe.

              A garantia da casa que tu vendeu. Se não me engano, são obrigados por lei a dar-te um ano de garantia.
              Informa-te primeiro dos teu direitos e depois fala com eles. Não deixes passar mais tempo.
              Boas, obrigado pelas respostas.
              Sim, a casa que mo vendeu deu-me garantia, até pq ja tive um problema na caixa e eles resolveram sem qualquer custo. A questão da marca, é mesmo um roubo! Mas é como vos disse, da 1ª vez que o levei à casa onde mo venderam, disseram que a maquina nao detetou nada.. e que se voltasse a acender, para passar lá. Entretanto como me apagaram a luz na Citroen, vou esperar para que acenda de novo para passar lá e eles me verem isso. Fiquei mais descansado com as vossas respostas :D quanto à inspeção, só em Setembro do próximo ano :p.

              Comentário


                #8
                Tenta fazer contas ao consumo. Há uma possibilidade de estar a beber demasiado...

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                  #9
                  Originalmente Colocado por supadupa Ver Post
                  Boas pessoal! Comprei um c2 em Agosto, numa oficina, dando o meu carro à troca. Há coisa de 1 mes, quando ia na autoestrada, ligou-se a luz amarela do motor.
                  Fui à oficina onde comprei o carro, ligaram o carro à maquina e disseram que nao detetaram nada e apagaram-me a luz. Disseram so para puxar por ele, para ver se acendia novamente. Andei quase 1 mês sem que a luz acendesse, até que este f.d.s vinha de novo na autoestrada e ela voltou a acender. Desta vez, levei-o à citroen pra fazer um diagnostico (levaram-me 28€ so pra essa porra ) e lá detetaram problemas no catalisador e nas sondas de oxigenio. Fizeram-me um orçamento de 1000€ !!! 500€ pro catalisador, 250 pras sondas e o resto mao de obra e etc. Voltaram a apagar-me a luz lá, mas como é óbvio ela vai voltar a aparecer... até lá vou deixar andar. Quando voltar a aparecer, levo-o à oficina onde o comprei e eles que resolvam. Acham que tem problema eu ir deixando andar assim? O Carro nao perde potencia nem nada, esta absolutamente igual... acham que corro o risco de ficar a pé?
                  A negrito:
                  Usaram uma máquina genérica e por isso não leu o código de erro. Como o comando "apagar erros/luzes" é genérico, a coisa funciona.

                  Ou seja, uma máquina/programa decente faz milagres Por experiência, Citroen/Peugeot só vai lá com software original. Os universais só dão conta da ponta do iceberg.

                  Sobre o teu problema, muda a sonda lambda antes do catalisador(a mais propicia a avariar) por 50~80€ e resolves o caso!

                  O "deixa andar" nessa situação é simples: o carro gasta mais e "andas a deitar notas" pelo escape..

                  Comentário


                    #10
                    Peço desculpa de usar este tópico mas hoje aconteceu-me algo do género...

                    No meu 206, liguei o carro, fiz alguns 30km e encostei na bomba de gasolina. Vou a sair, pumba. Luz do motor, um apito único, uns 5s após ligar o motor e o carro está com falta de potência, parece que entrou em modo de segurança ou assim, porque a diferença é notória de um momento para o outro...

                    Alguém tem ideia? É que não dava mesmo jeito agora levá-lo à marca...

                    Comentário


                      #11
                      Trocaste o combustível?
                      Tem bateria?

                      Comentário


                        #12
                        Não... E sim, tem, a bateria é nova, nem um mês tem...

                        Comentário


                          #13
                          Combustivel adulterado ?

                          Comentário


                            #14
                            Não, esqueci-me de referir, mas eu não fui à bomba para meter gasóleo, fui apenas comer... Foi mesmo do nada, estacionei o carro, desliguei, tava tudo ok. Voltei, liguei o carro, tava assim... Ultimamente tenho feito percursos curtos e com trânsito, será que são depósitos nos injectores ou assim? De qualquer das formas não é normal dar sinal por isso, devo ter problemas sérios para breve... Estou para apostar num injector ou outra porcaria qualquer caríssima, mas pronto. Vou tentar ver se consigo diagnosticar, não me convinha nada agora, mas enfim.

                            Só para referência futura: Não costumo andar a rapar o fundo do depósito... Costuma andar sempre com mais do que a reserva, normalmente nunca faço mais de cerca de 30, 40km desde que desce do último 1/8. Muitas das vezes, meto logo ao fim de 10km ou coisa do género. E o gasóleo que lá tinha era da Repsol, fiz cerca de 150km com ele antes disto, por isso, exclúo a questão da qualidade...
                            Editado pela última vez por DeathWish; 09 November 2014, 23:16.

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                              #15
                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                              A negrito:
                              Usaram uma máquina genérica e por isso não leu o código de erro. Como o comando "apagar erros/luzes" é genérico, a coisa funciona.

                              Ou seja, uma máquina/programa decente faz milagres Por experiência, Citroen/Peugeot só vai lá com software original. Os universais só dão conta da ponta do iceberg.
                              eblase, isso não está correcto.

                              Uma máquina de diagnóstico barata apenas faz o básico na centralina do motor (EOBD), ler erros, apagar erros, dados em tempo real, e mais algumas informações. Se apagou a luz de avaria, certamente também dava para ler o erro. Podia era não detectar nenhum erro, mas nesse caso também não dava para apagar. Isso acontece porque há certos carros que apenas geram os erros da marca, e não os EOBD começados por P.

                              Tenho experiência com uma máquina multimarca e a nível de carros europeus funciona bastante bem. Realmente existe uma máquina até conhecida que não se dá bem com PSA, mas não quer dizer que apenas a máquina original dê. Também se diz o mesmo de outras marcas, "ah só com a original", e no entanto faço diagnóstico completo, codificação de injectores, regeneração do FAP, etc.
                              Editado pela última vez por bruncamps; 10 November 2014, 01:35.

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                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post

                                O "deixa andar" nessa situação é simples: o carro gasta mais e "andas a deitar notas" pelo escape..
                                O engraçado é que nao noto diferença no consumo...a nao ser que essa avaria ja dure desde o tempo em que o comprei! É que o consumo é o mesmo.. ando maioritariamente em cidade e está a consumir 6.2/6.3. E a nivel de alcance no computador de bordo, tambem anda sempre +- no mesmo... quando abasteço, faço quase sempre os mesmos km's

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                                  #17
                                  Se for a sonda lambda principal, antes do catalizador, é que influencia o consumo, visto não estar a ajustar devidamente a mistura de combustível. Se for a sonda a seguir ao catalizador, que controla a eficiência do mesmo, ou mesmo o catalizador, é normal que não notes diferença nos consumos.

                                  Conheço um VW 1.2 a GPL que costuma acender a luz de avaria a cada 1000/1500 KM. O erro é o P0420, catalizador com rendimento abaixo do limite. Como referi acima, tanto pode ser o sensor como o catalizador. O que é certo é que o comportamento do carro continua igual, com ou sem a avaria. Curioso que até existe um site específico para este erro: P0420 DTC Code - Catalyst System Efficiency Below Threshold (Bank 1)

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                                    #18
                                    Como disse o Bruno, há duas sondas, dois catalisadores. A 1ª sonda, de regulação, altera tudo (ou não fosse de regulação), a 2ª (a de diagnóstico), acende uma luzinha... para veres o que se passa, se algum dia tiveres tempo, ou o carro chumbar na IPO.

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                                      #19
                                      Já sei porquê que a minha acendeu. EGR presa. Ontem à noite a luz apagou mas fiz diagnóstico hoje na mesma e o erro que tinha gravado era de EGR. Estranho porque o ralenti não oscilava nem se notava nada, nem a frio. De qualquer das formas, é só mandar limpar.

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