Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viagem de carro Viena - Auschwitz

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Viagem de carro Viena - Auschwitz

    Boa tarde a todos

    Há algum tempo que não venho aqui ao fórum, há muita malta nova mas vejo que continua cá pessoal da velha guarda! ;)

    Bom, eu precisava da vossa ajuda. No próximo mês de Dezembro vou passar uma semana a Viena e, para além de visitar a cidade, estou a programar ir a Bratislava (60Km) de comboio e fazer uma viagem mais longa de ida e volta no mesmo dia a Auschwitz. Como só tenho mesmo um dia para lá ir, comboio está fora de hipótese. Além de demorar 6h30, a viagem é feita durante a noite (chega a Oswiecim às 4h50 da matina).

    Portanto a solução que encontrei é alugar um carro em Viena e dar um saltinho à Polónia, passando pela República Checa. A distância até lá ronda os 390km, que se fazem bem em cerca de 4 horas. Saindo cedo (6h), dá para chegar ao campo de concentração por volta das 10h e regressar por volta das 16h. Fico com 5 horas para a visita, já descontando 1 hora para atrasos.

    Nunca fiz nenhum road-trip pela Europa e, por isso, levantam-se-me algumas dúvidas. Deve haver por aqui malta que já deve ter feito alguma coisa parecida. A ideia seria sair de Viena em direcção a Brno na R.Checa, seguindo para norte em direcção a Ostrava, já perto da fronteira com a Polónia. Desde que entro no país até Auschwitz é cerca de 1 hora de caminho.

    Sei que o centro da Europa tem excelentes autoestradas, mas será exclusivamente assim, ou apanharei troços de estrada nacional? Como são feitos os pagamentos das autoestradas nos 3 países que atravesso (Áustria, R.Checa e Polónia?). Sei que, por exemplo, na Áustria temos que comprar umas vinhetas para colocar no tablier do carro. E nos outros? Há os tradicionais portageiros?

    Quanto ao aluguer do carro, já alguém o fez na Áustria? Conselhos? Quais as rent-a-car mais fiáveis lá? Cuidados adicionais? Já andei a ver preços e em princípio, será um VW Golf que devo conseguir arranjar por volta de 80€.

    Também tenho algum receio com o tempo...apesar de ser no início de Dezembro, já há a possibilidade de apanhar as estradas com neve/gelo (logo mais perigosas...)?

    Entretanto, já sei que por lá é obrigatório andar de médios seja de noite ou de dia e que é preciso ter cuidado com os limites de velocidade (principalmente na Polónia...).

    Bem sei que parece de loucos fazer isto num dia, mas tem mesmo de ser. E como não sei quando estarei tão "perto" de Auschwitz, que sempre quis visitar, parece-me uma boa oportunidade para o fazer.

    Venham daí as vossas preciosas sugestões!

    #2
    já fiz isso. saí de viena passei por bron e parei em cracóvia (fiquei durante a noite). Dia seguinte fui a Auschwitz. na altura tinha alugado o carro em italia na hertz e fiz questão de pagar o seguro contra todos os riscos (não me lembro quanto era, mas era perto do valor do aluguer) não quis arriscar já que ia para varios paises.

    vinhetas, pelo que me lembro paguei também em varios paises, noutros não. como não sabia em quais se pagava, mal entrava na fronteira parava na proxima estação de serviço e perguntava. naquele que sabia que se pagava e que não perdoam nas multas, esqueci-me de comprar (suiça).

    a estrada foi sempre em autoestrada / vias rapidas, com boas condições embora nesta altura aquilo já deve estar carregado de neve o que cresce outros cuidados.

    para o outro lado, Oeste, direção Munique, liechstestein, suiça e Sul (italia, eslovenia, croacia) recomendo de vez em quando sair da autoestrada e andar pelas estradas nacionais e admirar as magnificas paisagens e parar nas localidades tipicas.

    basicamente não tive nenhum problema, foi tudo sem stresses, sempre dentro dos limites de velocidades e com os médios ligados
    Editado pela última vez por rpb; 05 November 2014, 17:19.

    Comentário


      #3
      Na Polónia paga-se AE aos portageiros, não há obrigatoriedade de aquisição de vinheta como na R. Checa.

      Parece-me apertado 5 horas para visitar os campos de Auschwitz I e II (distam 1 km). Vai ser viagem relâmpago. Tens de ter atenção que há sempre um grande fluxo de camiões TIR nas estradas e AE na Europa Central e pode estragar-te um pouco os planos especialmente quando sais das AE para as EN.

      Comentário


        #4
        Imothep:
        Votos de boa viagem...e acredito que vais gelar de emoção ao entrar em Auschwitz:




        Editado pela última vez por Sansoni7; 06 November 2014, 07:40.

        Comentário


          #5
          Bratislava lembra-me sempre isto

          Comentário


            #6
            não acredito nas 4 horas, põe sempre mais 1h em cima, como pareces estar a contar com isso. quanto às portagens não sei, mas na áustria há a zona do tirol que é excelente em termos cénicos e não pagas, é pela nacional. há uma entrada para a áustria nessa zona que é bastante inclinada, não traves com os travões, mas em 2ª, com as rotações a gasóleo a irem ao red line. aquilo é mesmo a pique e já vi uns tipos parados na estada lá em baixo a sentirem o cheiro dos calços queimados. brno é bonitinho, mas tem uma praça central agradável com esplanadas e a catedral e pouco mais. bratislava não achei grande piada, sinceramente.

            em auschwitz chegas lá, lês a placa, "arbeit macht frei" - o trabalho liberta - e mal começas a visitar os edifícios dás-te conta que cheira bem a morto, especialmente nos fornos crematórios, mesmo 70 anos depois...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
              Imothep:
              Votos de boa viagem...e acredito que vais gelar de emoção ao entrar em Auschwitz:




              Desapareceram as fotos que tinha postado; havia algo de errado, ou posso voltar a colocar?

              Comentário


                #8
                Obrigado a todos! Ainda não sei se a viagem se vai realizar, vai depender principalmente das condições meteorológicas.

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X