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Desonestidade de uns vs Honestidade de outros (uma história perfeita)

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    Desonestidade de uns vs Honestidade de outros (uma história perfeita)

    Aqui fica um exemplo curioso da enorme diferença entre pessoas de má fé e outras bem intencionadas, no mesmo ramo de negócio:

    - na última revisão ao meu carro, num concessionário oficial Honda, o chefe da oficina ligou-me a informar que seria preciso mudar as 4 pastilhas de travão. Achei um bocado estranho, principalmente as de trás, tendo em conta a quilometragem do carro. Em todo caso confiei e pedi orçamento, foi-me apresentado o valor de 230 euros.

    - como achei caro recusei, pesquisei na concorrência e soube que a Norauto vende pastilhas de qualidade (Ferodo Premier), e no meu caso particular deram-me o valor de 124.00€ para a substituição das quatro.

    - agendei o serviço na Norauto, pedi para trocarem as 4 pastilhas, e ao fim de uma hora apresentaram-me uma fatura de apenas 60 Euros. Eu perguntei o motivo, e disseram que as pastilhas de trás estavam literalmente novas, ou seja, não foi preciso substituir. E mesmo as da frente tinham ainda material para uns 10.000Km, segundo o mecânico...

    Achei a atitude da Norauto espectacular, dei 15 Euros de gorjeta ao mecânico e quase enchi o depósito com o "troco". Ganharam um cliente, e a Honda perdeu outro. E é assim que se mancha a imagem de uma marca que até à data, eu julgava ser honesta. E provavelmente até é, mas não aquele concessionário.
    Editado pela última vez por Ilyushin; 08 November 2014, 07:31.

    #2
    E quem diz na Honda, diz em todas as outras marcas. Mas lá está, a culpa não é das marcas, mas sim dos concessionários. Perdem nas vendas de automóveis, têm que compensar de alguma forma.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por hoffmannslr Ver Post
      E quem diz na Honda, diz em todas as outras marcas. Mas lá está, a culpa não é das marcas, mas sim dos concessionários. Perdem nas vendas de automóveis, têm que compensar de alguma forma.

      Eu sei, tenho consciência disso. Acredito sinceramente que a Honda seja uma marca bastante profissional, principalmente pelo facto de ser japonesa. E infelizmente estas atitudes fazem com que os clientes fiquem com uma péssima imagem, sem culpa nenhuma por parte da administração, mas sim de quem eles confiam para representá-los. Por outro lado tinha uma imagem "Assim-assim" da Norauto e fiquei extremamente satisfeito, não pelo serviço em si porque sei que seria igual em outros lados, mas pela honestidade (tanto o mecânico como o vendedor fizeram questão de deixar claro que nestes casos eles nunca mudam as pastilhas se não for preciso)... Eles deixaram de ganhar 64€ euros ontem, mas se calhar vão ganhar muito mais no futuro.

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        #4
        Isso é só mais uma prova que o que interessa são as pessoas e não a marca da oficina onde trabalham.

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          #5
          Como sabes trabalho numa concessão BMW, e não é para servir de atenuante para concessão Honda, mas deixa-me mostrar-te o outro lado da barricada e dizer-te que há coisas que as marcas mandam trocar mesmo que não estejam completamente no fim de vida.

          Por exemplo as espessura mínima de pastilhas é de 3mm, mas a indicação é para trocar abaixo dos 4/5mm por uma razão muitos simples mas que secalhar quem não lida com isto todos os dias não liga muito.

          Tu levas o carro com 90mil km no dia 1/11/2014 à oficina trocar óleo e filtros. Espera que pelo menos aguentem 30mil km's ou 2 anos sem lá voltares. Agora imagina que vais fazer isso mas levas pastilhas com 4 ou 5 mm. Tens pastilhas para 2000km ou 4000km respectivamente. Isto se não fizeres nenhuma travagem brusca. Porque se fizeres ainda é pior. Neste caso ao fim de um mês ou dois tinhas o carro a pedir serviço e ias para a concessão fazer barulho que ainda à 1 mês lá tinhas estado.

          No meu caso concreto posso dizer-te que só trocamos pastilhas com mais de 4mm se o cliente disser que quer mesmo trocar, caso contrário dizemos ao cliente que tem pastilhas para 2000km's ou mais. E depois há ainda que ter em conta a quilometragem mensal. Há pessoas que 2000km são 3 ou 4 semana e há clientes que 2000km's são 6 meses...

          Não estou a defender a Honda porque não me parece que seja correto o que te fizeram, mas pelo menos a malta fica com uma ideia do que se poderá ter passado.

          Comentário


            #6
            O exemplo dessa concessão BMW parece-me bastante razoável, ás vezes o custo de lá voltar só para umas pastilhas é bem maior que aproveitar e mudar logo.

            Perda de tempo e dinheiro especialmente para quem trabalha e precisa de se deslocar todos os dias com o carro.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
              Como sabes trabalho numa concessão BMW, e não é para servir de atenuante para concessão Honda, mas deixa-me mostrar-te o outro lado da barricada e dizer-te que há coisas que as marcas mandam trocar mesmo que não estejam completamente no fim de vida.

              Por exemplo as espessura mínima de pastilhas é de 3mm, mas a indicação é para trocar abaixo dos 4/5mm por uma razão muitos simples mas que secalhar quem não lida com isto todos os dias não liga muito.

              Tu levas o carro com 90mil km no dia 1/11/2014 à oficina trocar óleo e filtros. Espera que pelo menos aguentem 30mil km's ou 2 anos sem lá voltares. Agora imagina que vais fazer isso mas levas pastilhas com 4 ou 5 mm. Tens pastilhas para 2000km ou 4000km respectivamente. Isto se não fizeres nenhuma travagem brusca. Porque se fizeres ainda é pior. Neste caso ao fim de um mês ou dois tinhas o carro a pedir serviço e ias para a concessão fazer barulho que ainda à 1 mês lá tinhas estado.

              No meu caso concreto posso dizer-te que só trocamos pastilhas com mais de 4mm se o cliente disser que quer mesmo trocar, caso contrário dizemos ao cliente que tem pastilhas para 2000km's ou mais. E depois há ainda que ter em conta a quilometragem mensal. Há pessoas que 2000km são 3 ou 4 semana e há clientes que 2000km's são 6 meses...

              Não estou a defender a Honda porque não me parece que seja correto o que te fizeram, mas pelo menos a malta fica com uma ideia do que se poderá ter passado.

              Compreendo. mas isto é um caso totalmente diferente, até porque na Honda eles têm o histórico do carro, sempre foi lá à revisão e não faz mais de 15.000Km / ano, ou seja, em teoria no próximo ano o carro estaria lá outra vez, com as pastilhas de trás ainda em excelente estado. O que me disseram na Norauto (eu não vi), foi que as pastilhas de trás estavam completamente novas (deduzo que eles queiram dizer que se calhar ainda tinham 90% de eficácia ou coisa do género). E eles tiveram o trabalho de desmontar as 4 rodas e nem assim aproveitaram-se disso para ganhar dinheiro. Só cobraram o serviço das 2 rodas da frente.

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                #8
                Estar a relacionar a duração das pastilhas de travão com a kilometragem, é um absurdo, se tiveres uma condução calma, e utilizares maioritariamente percursos de estrada e AE, tens pastilhas para vários anos, e centenas de milhares de kilómetros.

                Comentário


                  #9
                  Obviamente há valores médios se não as marcas não teriam como dimensionar os intervalos de manutenção. Isso é como tudo, o óleo também para 30 mil (por exemplo), mas se forem 30 mil num carro que faz Portugal-França-Portugal aos 30 mil o óleo ainda está em óptimo estado, se forem 30 mil em dois anos a fazer arranques a frio todos os dias de manhã e a desligar o motor antes sequer de estar quente, aos 30 mil já as camisas estão todas riscadas.

                  Comentário


                    #10
                    Até tenho a honda em boa conta, ou menos má conta, no que toca a este assunto mas pelos vistos a qualidade das oficinas depende mesmo só dos indivíduos que trabalham lá e não de directrizes das marcas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                      Obviamente há valores médios se não as marcas não teriam como dimensionar os intervalos de manutenção. Isso é como tudo, o óleo também para 30 mil (por exemplo), mas se forem 30 mil num carro que faz Portugal-França-Portugal aos 30 mil o óleo ainda está em óptimo estado, se forem 30 mil em dois anos a fazer arranques a frio todos os dias de manhã e a desligar o motor antes sequer de estar quente, aos 30 mil já as camisas estão todas riscadas.
                      PEDROM, é isto...

                      Comentário


                        #12
                        Pois, estou a ver, num concessionário oficial as pecas de desgaste são para substituir nos intervalos das revisões programadas, nem que estas estejam em perfeito estado.
                        É por isso que eu vou a este tipo de oficinas rápidas quando se trata deste tipo de intervenções.

                        Comentário


                          #13
                          E novidades?

                          Na Citroen - Auto Benfica já tiveram que colocar novamente as minhas pastilhas usadas da frente.

                          Tinham duas opções, ou colocavam as que lá estavam ou não pagava as novas!

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                            #14
                            Eu já relatei isto no DB do 320d.

                            o carro aos 28 mil pedia pastilhas de travão traseiras. Nunca na minha vida mudei pastilhas com tão poucos Kms, porque faço muita condução calma. Dirigi me a um concessionário na zona centro. Levaram o carro lá para dentro e confirmaram me que sim. Eram cerca de 150€. Deram me um monte explicações da treta. Como não era o meu concessionario de referência, fui ver o que me diziam lá.

                            tambem me falaram que era comum mudar tão cedo nestes modelos antes de verem, eu simplesmente disse que não acreditava que o carro já precisava de mudar as pastilhas. Levaram o carro para dentro, e confirmaram que as pastilhas estavam boas, tendo aumentado a autonomia para mais 30 mil kms.

                            acabei por mudar as pastilhas com mais de 80 mil kms.

                            essa concessão da zona centro é pura e simplesmente desonesta. Comigo foi. Ou me mudavam umas pastilhas boas, ou não mudavam nada, alteravam o CB e roubavam me 150€.

                            Comentário


                              #15
                              Por acaso eu tenho dúvidas que nas marcas tipo Mercedes isto aconteça...mas pelos vistos acontece em todas as marcas né?

                              É que....a Mercedes tem carros para cima de 100 mil euros. E não acredito que num S 500 façam estas baldrocas. Porque numa guerra judicial se for o caso, o proprietário de um S500 tem muito mais dinheiro para advogados que um comprador de um A180 CDI...

                              Comentário


                                #16
                                Desonestidade de uns vs Honestidade de outros (uma história perfeita)

                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Por acaso eu tenho dúvidas que nas marcas tipo Mercedes isto aconteça...mas pelos vistos acontece em todas as marcas né?

                                É que....a Mercedes tem carros para cima de 100 mil euros. E não acredito que num S 500 façam estas baldrocas. Porque numa guerra judicial se for o caso, o proprietário de um S500 tem muito mais dinheiro para advogados que um comprador de um A180 CDI...
                                O proprietário de um S500 pouco se deverá preocupar com essas questões. Simplesmente deixa o carro (ou manda alguém deixar por ele) e faz-se o que é preciso.

                                Eu cheguei a levar um Touareg V6 TDI à primeira revisão e ligaram-me com a tanga das pastilhas, liguei para o dono e ele deu ordem para trocar tudo o que fosse preciso. Escusado será dizer que nem era ele a pagar...

                                Outra questão interessante de analisar é o preço de 4 pastilhas na marca: 230€. Lindo, de ir às lágrimas, mas quem sou eu...

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                                  #17
                                  Acho piada é dizerem que as pastilhas dá para mais 10k km ou 80k km, devem ser a Maya!

                                  Comentário


                                    #18
                                    No meu anterior carro, as primeiras pastilhas traseiras duraram 180k kms. Quando o entreguei, já passava dos 360k kms e as pastilhas que já lá estavam à 180k ainda estavam quase a meio uso.

                                    Nesse mesmo carro, cheguei a fazer 135k com umas pastilhas dianteiras.

                                    Estas quilometragens só eram possíveis porque as manutenções não eram feitas em concessões da marca, porque caso contrário, nem metade da quilometragem lá tinham feito.

                                    Mas há condutores e condutores; a minha mãe nunca deve ter feito 30k com umas pastilhas dianteiras...

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                      Pois, estou a ver, num concessionário oficial as pecas de desgaste são para substituir nos intervalos das revisões programadas, nem que estas estejam em perfeito estado.
                                      É por isso que eu vou a este tipo de oficinas rápidas quando se trata deste tipo de intervenções.
                                      Não percebo bem onde queres chegar.

                                      Obviamente que há um plano para a substituição dos componentes de desgaste com base na sua utilização típica. Obviamente se na altura de trocar se constata que está praticamente novo, qualquer pessoa com um mínimo de bom senso deixa ficar. Agora se a peça tem desgaste, não é tal que obrigue a substituição imediata, mas é tal que esperando uma utilização típica vá precisar de ser substituído antes da próxima revisão, não vejo o celeuma em o concessionário trocar (ou vá, notificar o cliente e perguntar se quer trocar).

                                      Como referiu o tassilgo, pode um cliente fazer a revisão, passados dois meses estar a precisar de pastilhas e ir à marca todo chateado porque fez a revisão há pouco tempo e não trataram logo disso. É verdade que há muitas oficinas com métodos duvidosos, mas também do lado deles muitas vezes é-se preso por ter cão e por não ter.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                        O proprietário de um S500 pouco se deverá preocupar com essas questões. Simplesmente deixa o carro (ou manda alguém deixar por ele) e faz-se o que é preciso.

                                        Eu cheguei a levar um Touareg V6 TDI à primeira revisão e ligaram-me com a tanga das pastilhas, liguei para o dono e ele deu ordem para trocar tudo o que fosse preciso. Escusado será dizer que nem era ele a pagar...
                                        Exacto, em segmentos mais altos até é onde eles podem espetar mais a unha, que quem tem estes carros normalmente nem está para se chatear.

                                        Há concessionários Porsche por exemplo em que é usual trocar pastilhas todas as revisões, e discos (!) a cada duas. E os donos pagam sem problemas.

                                        O que também me lembra novamente do ridículo que é ter carros de segmentos altos a gasóleo, por exemplo, porque o argumento utilizado sempre é que quem tem dinheiro é porque o poupa e tal, mas as evidências são do contrário, quem tem carros destes está-se a borrifar para mais 200 ou menos 200 em pastilhas, ou mais 1000 menos 1000 em pneus (é outra coisa que também é trocada em segmentos altos quando ainda têm muito para andar).
                                        Editado pela última vez por SRLA; 08 November 2014, 11:56.

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                                          #21
                                          É por este tipo de coisas que me mantenho fiel ao meu mecânico, e meu amigo, de há já muitos anos. Pegando neste assunto das pastilhas de travão, quando lá tive a carrinha a fazer a ultima revisão ele avisou-me logo, "vais ter que mudar as pastilhas em breve, mas ainda te dão para, pelo menos, uns 5000km, pelo que passa por cá então para voltar-mos a rever o estado das mesmas". Simples!
                                          Ter uma relação de confiança com o nosso mecânico é uma verdadeira paz de alma, felizmente encontrei logo no inicio da minha vida auto um que se veio a revelar um grande profissional e, mais tarde, um grande amigo...

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                            Aqui fica um exemplo curioso da enorme diferença entre pessoas de má fé e outras bem intencionadas, no mesmo ramo de negócio:

                                            - na última revisão ao meu carro, num concessionário oficial Honda, o chefe da oficina ligou-me a informar que seria preciso mudar as 4 pastilhas de travão. Achei um bocado estranho, principalmente as de trás, tendo em conta a quilometragem do carro. Em todo caso confiei e pedi orçamento, foi-me apresentado o valor de 230 euros.

                                            - como achei caro recusei, pesquisei na concorrência e soube que a Norauto vende pastilhas de qualidade (Ferodo Premier), e no meu caso particular deram-me o valor de 124.00€ para a substituição das quatro.

                                            - agendei o serviço na Norauto, pedi para trocarem as 4 pastilhas, e ao fim de uma hora apresentaram-me uma fatura de apenas 60 Euros. Eu perguntei o motivo, e disseram que as pastilhas de trás estavam literalmente novas, ou seja, não foi preciso substituir. E mesmo as da frente tinham ainda material para uns 10.000Km, segundo o mecânico...

                                            Achei a atitude da Norauto espectacular, dei 15 Euros de gorjeta ao mecânico e quase enchi o depósito com o "troco". Ganharam um cliente, e a Honda perdeu outro. E é assim que se mancha a imagem de uma marca que até à data, eu julgava ser honesta. E provavelmente até é, mas não aquele concessionário.
                                            Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                            Como sabes trabalho numa concessão BMW, e não é para servir de atenuante para concessão Honda, mas deixa-me mostrar-te o outro lado da barricada e dizer-te que há coisas que as marcas mandam trocar mesmo que não estejam completamente no fim de vida.

                                            Por exemplo as espessura mínima de pastilhas é de 3mm, mas a indicação é para trocar abaixo dos 4/5mm por uma razão muitos simples mas que secalhar quem não lida com isto todos os dias não liga muito.

                                            Tu levas o carro com 90mil km no dia 1/11/2014 à oficina trocar óleo e filtros. Espera que pelo menos aguentem 30mil km's ou 2 anos sem lá voltares. Agora imagina que vais fazer isso mas levas pastilhas com 4 ou 5 mm. Tens pastilhas para 2000km ou 4000km respectivamente. Isto se não fizeres nenhuma travagem brusca. Porque se fizeres ainda é pior. Neste caso ao fim de um mês ou dois tinhas o carro a pedir serviço e ias para a concessão fazer barulho que ainda à 1 mês lá tinhas estado.

                                            No meu caso concreto posso dizer-te que só trocamos pastilhas com mais de 4mm se o cliente disser que quer mesmo trocar, caso contrário dizemos ao cliente que tem pastilhas para 2000km's ou mais. E depois há ainda que ter em conta a quilometragem mensal. Há pessoas que 2000km são 3 ou 4 semana e há clientes que 2000km's são 6 meses...

                                            Não estou a defender a Honda porque não me parece que seja correto o que te fizeram, mas pelo menos a malta fica com uma ideia do que se poderá ter passado.
                                            É isto. Para algumas pessoas, o facto de voltar um mês depois é uma dor de cab€ça porque não sabem quanto fica a dolorosa.

                                            Sou da opinião de usar as pastilhas até 2mm(se o disco não tiver uma borda >2mm).

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