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Regeneração prolongada

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    Regeneração prolongada

    Gostaria de ouvir os vossos comentários em relação à seguinte situação:

    Este fim de semana fiz uma deslocação de cerca de 600kms em AE com a minha carrinha.

    Já estava à espera que logo no inicio da viagem se desse uma regeneração, pois ao longo da semana houveram várias tentativas, sendo que uma delas fiquei com a ideia que teria ficado concluída, mas a verdade é que no dia seguinte voltou a iniciar nova regeneração. Infelizmente nem sempre tenho tempo para levar o carro à AE para permitir a limpeza do FAP, mas como sabia que no fim de semana a viagem seria longa, ficaria o problema resolvido.

    O que se passou foi que efetivamente pouco depois de entrar na AE a carrinha iniciou a dita regeneração, o que não achei de todo normal, foi a mesma ter-se prolongado por mais de 100kms e ter reiniciado novamente pouco depois, ou seja, em 300kms consecutivos, sem qualquer paragem, mais de 200kms foram passados a regenerar o filtro.

    No regresso o carro fez nova regeneração, ou seja, mais 300kms de viagem ininterrupta e nova regeneração, desta vez não tão longa, mas de qualquer maneira muito superior aos tais 20kms que a marca afirma ser o suficiente para completar um ciclo de regeneração.

    Gostaria de saber se alguém já se deparou com esta situação, ou se encontram explicação para o sucedido.

    #2
    O filtro está cheio de partículas. Segundo li precisas trocar o filtro ou limpar. Pode igualmente ser o o sensor do FAP danificado. É um HDi? Quantos Km? Isto que falo é nos hdi

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      #3
      Ajudava saber qual o carro em questão?

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        #4
        S-Max motor 2.2 o de 200cv (PSA) com 42.000 kms
        Quando o filtro se encontra saturado, aparece indicação no painel, a tal luz de avaria de motor.

        Comentário


          #5
          Mas acendeu essa luz ? E na viagem não se apagou? Acho que esta na hora de a levares á Ford para te fazerem uma regeneração forçada. Já agora como sabes que a carrinha te esta a fazer a regeneração, eu na minha focus quando a regeneração esta a ser feita , liga as ventoinhas e os retrovisores ficam qunetes( tem 213 000 km filtro de origem ainda)

          Comentário


            #6
            Não, desta vez a luz não se acendeu. Até hoje isso apenas me aconteceu duas vezes e foi no 1º ano de vida da carrinha e ficou resolvido com uma ida à AE.
            A melhor forma de saberes quando está a ocorrer uma regeneração, caso não te apercebas de qualquer quebre de potência, e colocares o CB no consumo instantâneo e verificares se com o carro engatado ao desacelerar (numa descida por exemplo) o consumo vai a 0. Na eventualidade de não ir a 0 é sinal que está a regenerar. Com o carro parado, quente, sem resistências desembaciadoras ligadas nem AC ligado, o consumo deverá ser de 0.5L/h, se rondar 1L/h ou mais está a regenerar.

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              #7
              Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
              Não, desta vez a luz não se acendeu. Até hoje isso apenas me aconteceu duas vezes e foi no 1º ano de vida da carrinha e ficou resolvido com uma ida à AE.
              A melhor forma de saberes quando está a ocorrer uma regeneração, caso não te apercebas de qualquer quebre de potência, e colocares o CB no consumo instantâneo e verificares se com o carro engatado ao desacelerar (numa descida por exemplo) o consumo vai a 0. Na eventualidade de não ir a 0 é sinal que está a regenerar. Com o carro parado, quente, sem resistências desembaciadoras ligadas nem AC ligado, o consumo deverá ser de 0.5L/h, se rondar 1L/h ou mais está a regenerar.
              Pois a minha Focus é de 2006 o CB não tem consumo instantaneo.
              Então tu o que notaste na viagem para dizeres que foi a regenerar, falta de potencia?

              Comentário


                #8
                Inicialmente o consumo elevado para a condução praticada, depois foi só confirmar com o acima descrito (através do consumo instantâneo no CB que não ia a zero).
                Mas nota-se sempre uma ligeira quebra na potência.

                Comentário


                  #9
                  Esse modelo usa aditivo para o FAP (EOLYS)? Terá acabado? (é suposto dar para 60.000km, mas...)

                  Comentário


                    #10
                    Quando o aditivo falta avisa no cb. Tal e qual a saturação do filtro. Pode ser anomalia num sensor. Tem poucos km para dar problemas a não ser que só faça cidade ou não seja tua desde nova.

                    Comentário


                      #11
                      Não leva aditivo.

                      Comprei nova e efetivamente e o trajeto diário é de cerca de 11kms de cada vez, cerca de 9 em AE e 3 fora dela, mas sem para arranca.

                      Sei que é insuficiente para regenerar o filtro.

                      A carrinha não tem qualquer sintoma de avaria, a minha dúvida prende-se com o facto de as regenerações terem saído fora dos parâmetros normais no que toca à sua duração.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                        Pois a minha Focus é de 2006 o CB não tem consumo instantaneo.
                        Então tu o que notaste na viagem para dizeres que foi a regenerar, falta de potencia?
                        Já agora, a V50 de 2006 da minha mãe também anda sempre com regenerações...no ano passado andava com um problema que se pensava ser do FAP ( fizeram uma regeneração forçada),mas afinal tinha a ver com o filtro do gasóleo...Conclusão, nunca me acendeu luz nenhuma mas a verdade é que noto que a ventoinha anda muitas vezes ligada. A carrinha está com 179.000kms, provavelmente está na altura de acrescentar o tal liquido? O engraçado é que nunca ligou nenhuma luz relacionada com o FAP...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                          Não leva aditivo.

                          Comprei nova e efetivamente e o trajeto diário é de cerca de 11kms de cada vez, cerca de 9 em AE e 3 fora dela, mas sem para arranca.

                          Sei que é insuficiente para regenerar o filtro.

                          A carrinha não tem qualquer sintoma de avaria, a minha dúvida prende-se com o facto de as regenerações terem saído fora dos parâmetros normais no que toca à sua duração.
                          O filtro está quase obstruído. Recomenda mandar lavar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por gemeop Ver Post
                            Já agora, a V50 de 2006 da minha mãe também anda sempre com regenerações...no ano passado andava com um problema que se pensava ser do FAP ( fizeram uma regeneração forçada),mas afinal tinha a ver com o filtro do gasóleo...Conclusão, nunca me acendeu luz nenhuma mas a verdade é que noto que a ventoinha anda muitas vezes ligada. A carrinha está com 179.000kms, provavelmente está na altura de acrescentar o tal liquido? O engraçado é que nunca ligou nenhuma luz relacionada com o FAP...
                            Já tem de ter levado líquido. Nem que o depósito de combustível fosse atestado somente (sem ser 20euros de cada vez.)
                            Digo isto porque o líquido é injectado no combustível a cada abastecimento.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                              Quando o aditivo falta avisa no cb. Tal e qual a saturação do filtro. Pode ser anomalia num sensor. Tem poucos km para dar problemas a não ser que só faça cidade ou não seja tua desde nova.
                              Tens mesmo a certeza disto? Já viste ou soubeste de um condutor em que isto aconteceu?

                              Quanto ao tópico, o melhor é ir mesmo a uma oficina e ver o que se passa. Não vá estares a prejudicar alguma coisa.

                              Comentário


                                #16
                                Mistério desfeito...

                                Contactei o responsável da oficina da Ford onde a carrinha sempre foi assistida e o mesmo informou que é uma situação normal, uma vez que no dia a dia a carrinha não consegue fazer um ciclo de regeneração completo, quando se apanha em viagens mais longas em AE ela vai fazer regenerações prolongadas até descer para níveis aceitáveis como foi o caso.
                                O filtro deveria estar muito saturado daí ter levado muito tempo para atingir os tais níveis mínimos aceitáveis.

                                Comentário


                                  #17
                                  Vou aproveitar o tópico pois tenho uma questão relativamente parecida.

                                  A Astra H 1.7 CDTI (2008) da minha mãe aqui atrasado houve um tempo que nos deu a ideia de regenerar sensivelmente a cada 200/250 km. O normal, penso eu que seja a cada 500 ou coisa assim.

                                  Agora parece ter voltado à normalidade, mas achámos estranho, até porque algumas vezes dávamos meia volta propositadamente para a carrinha regenerar. Quando não era possível, mesmo com ela parada eu acelerava às 3000. Até hoje nunca lhe interrompemos nenhum ciclo de regeneração.

                                  O que poderá ter causado este momentâneo regenerar a cada 200 km? Ideias?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ontem ia na AE a 120km/h num 2.0 TDI Cr 143cv quando o carro deixa de puxar como deve de ser, filtro saturado.

                                    Se ia na AE como é que o filtro ficou saturado? Devia era ter feita a limpeza quando ia na AE.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se calhar o filtro não estava a temperatura necessária para regenerar.

                                      Comprei agora uma Altea XL 1.6 Tdi com 90 mil kms e não sei se aquilo tem as regenerações feitas como deve ser. Lá tenho que ir à A2, entrar Almada e sair no Seixal em 4ª para ver se aquilo regenera como deve ser.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
                                        Vou aproveitar o tópico pois tenho uma questão relativamente parecida.

                                        A Astra H 1.7 CDTI (2008) da minha mãe aqui atrasado houve um tempo que nos deu a ideia de regenerar sensivelmente a cada 200/250 km. O normal, penso eu que seja a cada 500 ou coisa assim.

                                        Agora parece ter voltado à normalidade, mas achámos estranho, até porque algumas vezes dávamos meia volta propositadamente para a carrinha regenerar. Quando não era possível, mesmo com ela parada eu acelerava às 3000. Até hoje nunca lhe interrompemos nenhum ciclo de regeneração.

                                        O que poderá ter causado este momentâneo regenerar a cada 200 km? Ideias?
                                        Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                        Ontem ia na AE a 120km/h num 2.0 TDI Cr 143cv quando o carro deixa de puxar como deve de ser, filtro saturado.

                                        Se ia na AE como é que o filtro ficou saturado? Devia era ter feita a limpeza quando ia na AE.
                                        Logicamente que haverá respostas certas para os 2 casos, mas genericamente, os parâmetros específicos de cada FAP podiam não ser os melhores para a regeneração ser eficaz. E como tal, as regenerações podiam até dar-se, mas de forma incompleta saturando o FAP mais rapidamente que o normal.

                                        Quanto ao Scutar, o FAP não satura em AE, já estaria bem perto desse nível de saturação e esses kms foram os suficientes para terminar a saturação. Chegaste a ver a luz do FAP acesa?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                          Tens mesmo a certeza disto? Já viste ou soubeste de um condutor em que isto aconteceu?

                                          Quanto ao tópico, o melhor é ir mesmo a uma oficina e ver o que se passa. Não vá estares a prejudicar alguma coisa.
                                          Os PSA sim.
                                          Deduzo que os Ford também.

                                          Comentário

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