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Mudança de motor, mudança de hábitos???

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    Mudança de motor, mudança de hábitos???

    Boas a todos.

    Então o que se passa é que eu tinha um Altea 1.9 tdi de 105cv e troquei agora por uma Altea XL 1.6 tdi de 90cv.
    Já sabia que a disponibilidade do motor ia ser diferente, mas enquanto no antigo saía duma curva às 1.100 rpms aquilo andava bem e agora se não tiver as rotações às 1.500 rpms, parece que morre e começa a (parece que a) bater válvulas como se estivesse quase a ir abaixo. No antigo ia em 5ª às 1000 rpms em auto estrada e pisava e aquilo subia rotação na boa e este nem aceita a 5ª a tão baixa rotação pois vai a soluçar...

    Serão assim tão diferentes os motores, além dum ser PD e o outro CR?
    Será que basta uma repro soft (da Turbotec) para deixar de ser assim?

    #2
    O que notas é a falta de Cilindrada e uma caixa mais longa agora.

    Comentário


      #3
      Andavas mal habituado à grande disponibilidade que os antigos 1.9TDI da VW tinham.

      Ainda para mais agora o 1.6 TDI é 16v e não de 8v, ganhas em altas perdes muito em baixas. Mas também tens de ter noção que este 1.6TDI está dentro do normal em 5º a pouco mais de 1000rpm é mesmo para ele não se aguentar, o antigo 1.9TDI é que era fantástico neste aspecto.

      Ou seja é mesmo assim, não gostas não deverias de ter trocado de carro...
      Editado pela última vez por DragonH; 13 November 2014, 14:47.

      Comentário


        #4
        E será que com a tal repro (falei na Turbotec porque passo lá diversas vezes à porta e no site falam em 120cv e 290nm em vez dos 90 e 230nm que tem) vai melhorar grande coisa ou se se vai manter na mesma e escuso de gastar dinheiro e habituo-me é a conduzir como se de um carro a gasolina se tratasse, com mais recurso à caixa e conta rotações em regimes mais altos?

        Comentário


          #5
          DragonH, não é questão de não gostar. É questão de saber se seriam assim tão diferentes os motores. É que o antigo Altea 1.9 foi meu companheiro diário durante 9 anos e estava muito habituado ao carro e ao motor.
          Como já disse no titulo, só tenho que retirar os pontos de interrogação, porque é mesmo uma afirmação. Tenho mesmo de mudar os hábitos...

          Comentário


            #6
            Eu não mexia até porque os ganhos devem ser maioritariamente em altas rpm, tens mesmo é de ganhar habito de não deixar cair tanto as rpm.
            Estavas mal habituado com o 1.9TDI...

            Comentário


              #7
              Sim, os motores são mesmo muito diferentes.

              Acho que o que mais engana é que se formos ver "no papel" os numeros até são parecidos, potencia máxima, binário, etc.

              Sinceramente este é um óptimo caso para mostrar àquelas pessoas que só vêm números à frente que por vezes engana. Cada motor é um motor e nada como experimentar.

              Andei com um Leon há umas semanas com esse motor. De facto não tem nada que ver com o 1.9 tdi. Achei-o um pouco desinspirante, não deixa de cumprir os objectivos mas...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                ... não deixa de cumprir os objectivos mas...
                Acho que deixa...

                Este é mais um dos casos do downsizing que se tem falado por aí...

                No papel é tudo muito bonito, mas quando toca ao pedal direito, já não é bem assim.

                Comentário


                  #9
                  Atenção que acima das 1500 rpms não é assim tão mau e acima das 2000 rpms o motor tem bastante vida, agora abaixo das 1500 rpms.... chega a soluçar e andar parece que aos solavancos...

                  Comentário


                    #10
                    Há que adaptar a condução ao veiculo. Não podes conduzir da mesma maneira um HDI 110CV com um Primera 110CV..

                    Aí é pior! São menos 15CV..

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                      Há que adaptar a condução ao veiculo. Não podes conduzir da mesma maneira um HDI 110CV com um Primera 110CV..

                      Aí é pior! São menos 15CV..
                      Nem é pelos cavalos a menos, é mesmo uma questão de disponibilidade da potencia e o facto de ser 16v em vez de 8v.
                      Acredita que mesmo que fosse um 1.9TDI 90cv contra 1.6TDI 90cv a situação era a mesma.

                      A comparação que fazes não poderia ser a mais acertada, aqui em casa tenho um 1.9TDI 90cv e um Toyota 1.6 110cv e a falta de força e as recuperações dos 110cv a baixo das 4000rpm contra os 90cv (em qualquer faixa de rpm) é uma coisa abismal.
                      Editado pela última vez por DragonH; 13 November 2014, 20:00.

                      Comentário


                        #12
                        Alem disso trocou de um Altea para um Altea XL, também deve ser mais pesado... Eu nao teria feito essa troca. Só se fosse o de 105 cvs e mesmo assim...

                        Comentário


                          #13
                          Parecendo que não, e independentemente dos Cv, fazem falta os CC nas rotações mais baixas. Isso é mais notório ainda, nestes motores turbo-dependentes.

                          Comentário


                            #14
                            Eu tive de fazer a troca porque precisava do espaço extra, andava a ver carrinhas e como adoro o Altea, aliás, foi o único carro que me conseguiu cativar ao ponto de o ter durante 9 anos (quando o normal eram 3 anos até trocar), nada melhor que o fazer crescer.
                            Além disso, a XL está muito bem equipada e com os gadgets que mais gostava de ter no carro. Apareceu esta com 3 anos em muitíssimo bom estado e preferi perder alguma vivacidade a baixa rotação e ganhar em tudo o resto.

                            Comentário


                              #15
                              A caixa de velocidades é para ser usada. Se nunca deixares as rotações cair abaixo de 2000 rpm, esse motor chega e sobra para as necessidades.

                              Comentário


                                #16
                                Exactamente "eu". A questão que "estranhei" é que passei a ter de usar mais a caixa. Se bem que manter um motor diesel acima das 2000 rpms, anda sempre no grito!

                                Comentário


                                  #17
                                  Novo motor, novo sistema injeção... ainda há muita coisa para ser aperfeiçoada.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nikofreitas Ver Post
                                    Exactamente "eu". A questão que "estranhei" é que passei a ter de usar mais a caixa. Se bem que manter um motor diesel acima das 2000 rpms, anda sempre no grito!
                                    Tens que usar por que as relações são mais longas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se a caixa é de 6v, como é possível as relações serem mais longas? Não será mais o contrário?

                                      Edit: Esquece o que disse. Não entendo é como existe uma versão (105 CV DSG) com caixa de 7v e esta versão continua com 5v.
                                      Editado pela última vez por prteixeira; 17 November 2014, 14:43.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por prteixeira Ver Post
                                        Se a caixa é de 6v, como é possível as relações serem mais longas? Não será mais o contrário?
                                        A tua linha de raciocínio está correcta, mas, algumas caixas de 6 são muito mais longas que as de 5.

                                        Comentário


                                          #21
                                          ny12xx

                                          pelo que entendi só está disponível caixa de 6v no 2.0 tdi.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se não usas, pensa em usar combustível aditivado, não faz milagres mas ajuda qualquer coisa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Nem fazem ideia do que sofro quando passo do Yaris para a Astra SW "1200" 90cv...
                                              No mesmo trajeto sinuoso que faço quando levo o puto à creche, onde vou de 5ª a pastar com o Yaris, na Astra vou a derreter 2ª e 3ª para ela não ir abaixo...
                                              Uma pessoa desgasta o corpo e cérebro todo a fazer 8km...dasssssss




                                              Edit: ok, foi uma comparação algo injusta = 1.5 otto + pouco peso + cx curta vs 1.2 td pesado + cx longa

                                              Mas, pensando no Focus 1.8 TDdi, antecessor da Astra, a comparação era idêntica, sendo que neste caso, têm ambos 90cv.
                                              Editado pela última vez por TSport; 17 November 2014, 14:56.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não há grande solução, uma repro não resolve o problema das relações de caixa e potência em baixas.

                                                Quanto muito dá-te mais potência depois das 1500-2000 e ficas com a sensação que ganhaste abaixo disso. sensação apenas.

                                                Este tipo de coisas nota-se bem nos primeiros metros dum test-drive antes de comprar..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Podes gastar o dinheiro na repro, mas não há milagres!

                                                  Com menos 300 cc, menos 15 cv, uma curva de binário diferente, mais peso, uma caixa mais longa e um motor "atrofiado" por causa das normas de poluição vais sentir sempre uma enorme diferença!

                                                  Agora ou aprendes a viver com isso... ou partes para outra! É muito mau termos que viver/conviver com algo que não nos faz sentir bem!

                                                  É como se tivesses "trocado" de gaija e agora andes cheio de saudades da anterior apesar desta ser mais jovem, espaçosa..."

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                    É como se tivesses "trocado" de gaija e agora andes cheio de saudades da anterior apesar desta ser mais jovem, espaçosa..."
                                                    Espaçosa?

                                                    Elabora.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Jovem e espaçosa? Estas teens de hoje em dia pá...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Onde isto foi parar... Apesar de até gostar do rumo da conversa, voltemos ao início. Não é questão de não gostar porque a diferença não é assim tão grande e é mesmo questão de hábito.
                                                        Obrigado pelas opiniões que não vale a pena fazer repro pois pensava que se ganhava em toda a faixa de rotação e não somente em altas.

                                                        Entretanto, oh petrus, desenvolve lá a questão da jovem e espaçosa...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não desanimes. Com repro, tanto ganhas em altas como em baixas. Um dos problemas nos alteas xl é a 4 e 5 serem demasiado longas, favorece a condução citadina.
                                                          Em termos de fiabilidade ainda é muito cedo para falar nisso, mas uma simples repro (pensada) vai trazer-te muitas melhoras mesmo. Já vi algumas repros nos de 105cv (e pelo que entendi, altea xl novos só há de 105cv) e ficam com umas linhas no banco bem "apetitosas".

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nikofreitas Ver Post
                                                            Onde isto foi parar... Apesar de até gostar do rumo da conversa, voltemos ao início. Não é questão de não gostar porque a diferença não é assim tão grande e é mesmo questão de hábito.
                                                            Obrigado pelas opiniões que não vale a pena fazer repro pois pensava que se ganhava em toda a faixa de rotação e não somente em altas.

                                                            Entretanto, oh petrus, desenvolve lá a questão da jovem e espaçosa...
                                                            Era bom era... Nestes diesel turbo-dependentes, o que os faz andar é o turbo, e é com isso que se pode jogar, aquando a reprogramação.

                                                            Comentário

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