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Bujão do cárter (Fiat Punto 188 1.2 16v)

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    Bujão do cárter (Fiat Punto 188 1.2 16v)

    Boas pessoal,

    Estava a preparar as coisas para fazer a muda do óleo ao carro, quando me deparo com isto:


    IMG_20141115_160000.jpg


    Tenho visto um canal do Youtube onde mostra como mudar o óleo neste carro (exatamente o mesmo modelo) e no vídeo era algo como isto:

    bujao.jpg

    Falando do meu caso (primeira imagem), não faço ideia que tipo de chave devo usar.

    Alguém me pode dar uma ajuda?

    #2
    Fudix! Nunca semelhante vi, e lamento não poder ajudar.

    Mas aguarda mais um bocado que aparece malta a dar dicas.

    Comentário


      #3
      Por acaso já apanhei um bujão igualzinho a esse numa Canter DiD de 2005, e era assim de origem.

      A primeira vez que foi mudar o óleo, também fiquei embasbacado a olhar para aquilo, eu não o consegui desapertar (pelo menos sem estragar nada) é preciso uma chave própria.

      Esse bujão têm a particularidade de permite drenar o óleo por aspiração naquela parte preta, entra lá uma peça qualquer e dá para aspirar sem desmontar nada.

      Eu no meu caso acabei por ter de ir à Mitsubishi mudar o óleo, e uma vez lá fale com o mecânico sobre o bujão, ele por acaso foi um tipo porreiro explicou me qual a função daquilo e prontificou se a colocar lá um de cabeça normal (no caso 17mm) mediante o pagamento do mesmo, coisa que aceitei.

      No teu caso em principio basta tirar esse bujão, provavelmente vai custar muito sem a dita chave própria e comprar um igual ao da 2 imagem e ficas desenrascado para o resto da tua vida.

      Mas é estranho um Punto vir com esse bujão...
      Editado pela última vez por DragonH; 15 November 2014, 18:27.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
        Por acaso já apanhei um bujão igualzinho a esse numa Canter DiD de 2005, e era assim de origem.

        A primeira vez que foi mudar o óleo, também fiquei embasbacado a olhar para aquilo, eu não o consegui desapertar (pelo menos sem estragar nada) é preciso uma chave própria.

        Esse bujão têm a particularidade de permite drenar o óleo por aspiração naquela parte preta, entra lá uma peça qualquer e dá para aspirar sem desmontar nada.

        Eu no meu caso acabei por ter de ir à Mitsubishi mudar o óleo, e uma vez lá fale com o mecânico sobre o bujão, ele por acaso foi um tipo porreiro explicou me qual a função daquilo e prontificou se a colocar lá um de cabeça normal (no caso 17mm) mediante o pagamento do mesmo, coisa que aceitei.

        No teu caso em principio basta tirar esse bujão, provavelmente vai custar muito sem a dita chave própria e comprar um igual ao da 2 imagem e ficas desenrascado para o resto da tua vida.

        Mas é estranho um Punto vir com esse bujão...
        Obrigado pela resposta, entretanto reparei que aquela peça preta central é uma espécie de mola que quando carregas vai para dentro, o que bate certo com o método de aspiração que referiste.
        É uma pena, tinha tudo pronto para a muda e agora não sei o que fazer.

        Comentário


          #5
          O meu TD70 Van tinha um bujão desses.

          Uma chave inglesa ou de bocas com essa medida abre isso num instante

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
            O meu TD70 Van tinha um bujão desses.

            Uma chave inglesa ou de bocas com essa medida abre isso num instante
            Abre a peça rectangular, é isso?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
              O meu TD70 Van tinha um bujão desses.

              Uma chave inglesa ou de bocas com essa medida abre isso num instante
              Abre a peça dourada em redor, é isso? Basta desenroscar?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Webchuzz Ver Post
                Abre a peça rectangular, é isso?
                Essa peça funciona como um bujão normal (esquecendo a opção de aspiração)...

                Tiras tal e qual como um parafuso normal, apenas tem a particularidade de ter a cabeça rectangular. Apenas tens que lhe encaixar uma chave inglesa devidamente ajustada, ou uma chave de bocas com a dimensão adequada.

                A peça sai inteira, não abre nada...

                Comentário


                  #9
                  Exacto. Depois tem a rosca da segunda foto e aplicas o outro parafuso "tradicional".

                  Comentário


                    #10
                    Ok pessoal, obrigado pelas respostas.
                    Sendo assim, acho que vou comprar um bujão "tradicional" e substituir este que está agora.

                    Comentário


                      #11
                      Trocar de bujão para quê? Esse serve bem.

                      Comentário


                        #12
                        Bem, estive a tentar desapertar aquilo e por mais força que faça não consigo... Deixei o motor trabalhar antes para aquecer só um pouco e não há meio daquilo sair.

                        Comentário


                          #13
                          Uma chave de caixa 21mm não serve?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Webchuzz Ver Post
                            Bem, estive a tentar desapertar aquilo e por mais força que faça não consigo... Deixei o motor trabalhar antes para aquecer só um pouco e não há meio daquilo sair.
                            Pois não é fácil eu já tinha avisado, sem a chave apropriada é um grande pincel.
                            Com uma chave inglesa de grandes dimensões talvez te safes.
                            O melhor é comprares primeiro o bujão da 2 foto e depois ires a um mecânico para te mudar isso e colocar o outro bujão novo, a partir dai estás safo...

                            Comentário


                              #15
                              [Offtopic] Existem uns bujões magnéticos que funcionam como íman às limalhas que se soltam ao longo do tempo derivado do desgaste do motor. É uma espécie de filtro duplo além do filtro do óleo, protegendo também a bomba de óleo. Bastante interessante.

                              https://www.youtube.com/watch?v=S48_xQK_7CQ

                              PS: O canal desse video, posta todos os dias vídeos do dia a dia de uma oficina mecânica de automóveis.
                              Editado pela última vez por brandaopereira; 17 November 2014, 14:02.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Webchuzz Ver Post
                                Bem, estive a tentar desapertar aquilo e por mais força que faça não consigo... Deixei o motor trabalhar antes para aquecer só um pouco e não há meio daquilo sair.
                                Utiliza um rabo de força... um ferro ou uma chave de lunetas no cabo da chave que encaixas no parafuso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Boas pessoal,

                                  Entretanto fiquei com pouco tempo livre mas voltei a tentar. Desta vez comprei uma chave inglesa minimamente decente e, aós alguma insistência, consegui sacar fora o bujão esquisito. Já me tinha precavido e comprado um "normal" para por quando conseguisse tirar este, e foi assim que as coisas correram.

                                  Até ver, está tudo 100% operacional. Obrigado na mesma pela ajuda de todos os que colaboraram.

                                  Comentário


                                    #18
                                    boas caro Webchuzz

                                    esse bujao novo que colocas-te é igual ao da 2ª foto que colocas-te no 1º post correcto?
                                    uma pergunta estupida ja agora, isso leva anilho?

                                    obrigado

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                                      boas caro Webchuzz

                                      esse bujao novo que colocas-te é igual ao da 2ª foto que colocas-te no 1º post correcto?
                                      uma pergunta estupida ja agora, isso leva anilho?

                                      obrigado
                                      Neste carro não usa anilha, é rosca cónica.

                                      Comentário

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