Honda FCV antecipa fuel cell para 2016
Fotos:
O estudo a hidrogénio da marca japonesa anuncia uma autonomia para mais de 700 km.
A Honda apresentou o FCV, uma evolução do concept car FCEV apresentado na edição do ano passado do Salão de Los Angeles, e que se aproxima da versão de produção do novo modelo movido a célula de combustível da marca nipónica que será lançado em março de 2016. O FCV (Fuel Cell Vehicle), que chegará ao mercado europeu nos meses seguintes, anuncia uma autonomia para mais de 700 km. O conjunto de baterias é 33% mais pequenos que o FCX Clarity (o primeiro modelo a hidrogénio da marca, lançado apenas no mercado japonês em 2008), com um débito de potência de 136 cv. Contudo, de acordo com a marca nipónica, apesar do aumento de performance de cerca de 60%, anuncia um consumo de 3,1 kW/l. Recorre a um tanque de hidrogénio de alta pressão (700 bar) – armazenado na zona normalmente ocupada pela baía do motor - que pode ser abastecido entre três e cinco minutos.
Além da evolução do conceito fuel cell, a Honda aproveitou para apresentar uma solução que pode transformar o FCV numa fonte de carregamento de energia elétrica, ideal para situações de emergência.
A Honda apresentou o FCV, uma evolução do concept car FCEV apresentado na edição do ano passado do Salão de Los Angeles, e que se aproxima da versão de produção do novo modelo movido a célula de combustível da marca nipónica que será lançado em março de 2016. O FCV (Fuel Cell Vehicle), que chegará ao mercado europeu nos meses seguintes, anuncia uma autonomia para mais de 700 km. O conjunto de baterias é 33% mais pequenos que o FCX Clarity (o primeiro modelo a hidrogénio da marca, lançado apenas no mercado japonês em 2008), com um débito de potência de 136 cv. Contudo, de acordo com a marca nipónica, apesar do aumento de performance de cerca de 60%, anuncia um consumo de 3,1 kW/l. Recorre a um tanque de hidrogénio de alta pressão (700 bar) – armazenado na zona normalmente ocupada pela baía do motor - que pode ser abastecido entre três e cinco minutos.
Além da evolução do conceito fuel cell, a Honda aproveitou para apresentar uma solução que pode transformar o FCV numa fonte de carregamento de energia elétrica, ideal para situações de emergência.
Fotos:
Comentário