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Relas de Xantia 2.0 HDi (109cv)

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    Relas de Xantia 2.0 HDi (109cv)

    Viva!
    Não sei se este será o local ideal para deixar este comentário/pergunta, desculpem caso não seja.
    O meu Xantia, não tem tido problemas mas hoje a chegar ao trabalho vi 'fumo' (afinal era vapor) a sair do capôt. Quando saí do carro vi água no chão. Julguei que fosse tubo ou mesmo bomba de água, mas o meu mecânico diz que são as relas. Ainda não me deu orçamento mas diz que vai ser complicado porque é preciso desmontar o motor ou parte dele. Ficou em standby. Alguém me pode confirmar esta 'complicação' que é trocar as relas e quanto pode custar? Obrigado!

    #2
    Originalmente Colocado por TRXantia Ver Post
    Viva!
    Não sei se este será o local ideal para deixar este comentário/pergunta, desculpem caso não seja.
    O meu Xantia, não tem tido problemas mas hoje a chegar ao trabalho vi 'fumo' (afinal era vapor) a sair do capôt. Quando saí do carro vi água no chão. Julguei que fosse tubo ou mesmo bomba de água, mas o meu mecânico diz que são as relas. Ainda não me deu orçamento mas diz que vai ser complicado porque é preciso desmontar o motor ou parte dele. Ficou em standby. Alguém me pode confirmar esta 'complicação' que é trocar as relas e quanto pode custar? Obrigado!
    Boas ele tem toda a razão , na questão de demora a montar porque tens que desmontar mm o bloco, apenas porque são de dificil acesso.
    PONTO 1 : existem mais de 12 relas nesse carro (ele tem de saber qual é/quais são)
    As relas em si é barato recomendo e que compres mesmo na Citroen.
    O unico custo elevado que vais ter é mão-de-obra.
    Espero que ajude
    ATENÇÃOmas o meu mecânico diz que são as relas) NAO TE ESQUEÇAS QUE EXISTEM VARIAS

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      #3
      Sim, é peça barata. Mas para chegar a ela é muita mão-de-obra.

      Agora também te digo, se uma rela está assim, deves ter o motor bonito......

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        #4
        Como é óbvio a localização das relas varia de carro para carro. Por exemplo num 1.9 jtd, apenas precisas de retirar os colectores de escape (2h em média).
        Quero eu dizer, que nem sempre é um bicho de sete cabeças.

        Convém é ver também o estado do radiador, porque é um dos principais causadores de rotura de relas.

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          #5
          Tanto quanto ele me disse o radiador está bom - mas já foi trocado - as relas estão identificadas. Estão é podres, isto porque o antigo dono só usava água no circuito e apodreceram. Foi a explicação que me eu.

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            #6
            O motor está impecável, foi reparado aos 180.000 porque este modelo, ou os motores HDi traziam um defeito de fabrico na cambota o que originava motores estragados. A Citroen recuperou o motor, tudo encamisado, etc, só que como já disse o tipo só metia água e só quando comprei comecei a meter o liquido, mas já era tarde para aquelas. Espero que o resto se aguente, caso contrário vai ser andar lá todos os meses até as trocar todas. Obrigado!

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              #7
              Obrigado. Ele já identificou as relas furadas. Virão de lá da Citroen. Ele também me disse que por norma só se trocam quando se repara o motor. Ainda sugeri trocar todas mas disse-me que então é que seria um balúrdio em mão de obra. Não sei se não quer ou se não sabe. Se calhar vou à Citroen. Obrigado!

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                #8
                Aquilo não tem que saber. Algumas é que dão mais trabalho à conta do acesso difícil/demorado.

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                  #9
                  Isso pelo sim pelo nao, mudava todas as relas ate porque o pior, como ja foi dito, é mesmo a mao-de-obra, muitas vezes é motor fora.

                  Depois de mudar as relas, é limpar bem o circuito de referigeraçao, mas bem mesmo. Liquido na proporçao recomendada e aditivo anti-ferrugem para nao piorar a situaçao. Depois disso, é espectavel haver fugas, porque pontos de ferrugem que podem estar a impedir fugas, desaparecem... radiador se levou so com a agua, é logo um ponto a falhar.

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                    #10
                    Se tiver as palhetas finas é certinho entupir à primeira vaga de ferrugem. Se for o tubo redondo aftermarket já aguenta mais ferrugem.

                    Ideal era não ter visto que pode estar grande parte agarrada aos tubos de borracha.

                    Comentário


                      #11
                      Nesse aspecto ele é cuidadoso. É caro (mão de obra) mas excelente profissional. Trabalhou na BMW nos EUA e no Canadá. Eu levo lá o BMW e o carro nunca teve nenhum problema mecânico sério. Mas é evidente que o trato como o Citroen não foi tratado. Só agora estou a acertar o carro como deve. Ele esteve parado quase um ano, será que isso ainda prejudicou mais?, mas nessa altura já não tinha água, tinha liquido de refrigeração. Ok, vai ser bem limpo, ele sabe disso e depois...bem, e depois vou esperar que a coisa fique por aí. Ele esteve a contar que um HDi mas Peugeot andou lá um ano na dança das relas. Este mês umas, no próximo outra...e o motor é o mesmo, acho. Depois vou dizendo coisas. Obrigado a todos!

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                        #12
                        Só custa uma vez...

                        Aconselho trocar os dois radiadores e todos os tubos de água. Mas isso torna mais cara a reparação apesar de ser a definitiva.

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                          #13
                          Tá pronto! Percebo, eblase, mas os radiadores estavam bem e os tubos, aparentemente, também. Foram limpos e não há fugas nem sujidade extrema. A rela em causa estava debaixo do turbo. Tendo em conta o trabalho nem foi caro (acho). Incluindo a inspecção e o liquido de refrigeração ficou por 130 euros. Tanto quanto me foi dito ficou bem, não sinto na condução nenhuma diferença como é óbvio, mas se mais alguma ceder aí vai ter que se desmontar o motor mesmo e trocar tudo. Só nessa altura se justifica a troca de radiadores e tubos. Abraço e obrigado a todos. ps-agora de tarde a luz voltou a acender. Uma peça em plástico, perto do escape, que serve de 'caixa de junção' dos tubos está rachada. Estou à espera que venha da Citroen. Fora isso tudo bem!
                          Editado pela última vez por TRXantia; 04 December 2014, 15:55.

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