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Chauffage só funciona na posição 4!!!!!

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    Chauffage só funciona na posição 4!!!!!

    Boa noite a todos,
    Como o próprio titulo indica, hoje reparei que a chauffage do meu carro só funciona na posição 4 (máximo).
    O carro em questão é um Ford Focus 1.4 2003.
    Alguem tem ideia do que possa ser???????
    A bateria do carro já conheceu melhores dias, acho que está mesmo a entregar a alma ao criador, poderá ter alguma coisa a ver com isso???

    Obrigado a todos

    #2
    troca a resistencia do interruptor

    Comentário


      #3
      Mau contacto, resistência(s) avariadas, falta de massa, ...

      Mesmo com o carro ligado só dá a 4? Alternador está bom?

      Comentário


        #4
        Sim,mesmo com o carro ligado só dá a 4.
        Mesmo que ligue o AC só esta funciona, ainda à coisa de 2 dias liguei no 1 e funcionou perfeitamente, foi mesmo de repente.
        O alternador eu penso que esteja ok

        Comentário


          #5
          Boas, aconteceu-me isso há uns 2/3 meses no meu FIAT Grande Punto, também só funcionava a posição 4 (velocidade máx.), levei ao meu eletricista e era um pequeno contacto por trás do porta luvas, fez uma ligação nova e ficou a funcionar. Para a próxima, talvez tenha de colocar uma ligação (não sei bem o que era aquilo ao certo) pelo que ele me disse. Mas foi coisa de 20 minutos. 10 euritos :p

          Comentário


            #6
            Para ajudar a detectar o problema:


            A "bola" vermelha em baixo é o selector (o que tens no habitáculo) e a "bola" de cima é a resistência. Como podes ver pelos "fios" no esquema, só pode estar isso avariado.

            Se souberes ler, podes ver que na posição "4" vai directo ao motor da ventoinha e por isso dispensa o uso da resistência. Espero ter ajudado

            Comentário


              #7
              O meu não funciona em nenhuma posição, nem um, nem dois, nem três, aquece mas a ventoinha não funciona! Agora com este frio é lixado...já vi os fusíveis e nada!

              Comentário


                #8
                Mais um trabalho para o Eblase!

                Comentário


                  #9
                  Como ver no esquema, o + é a linha no topo e o - a inferior.

                  Se há corte no topo, pelo fusível, não há velocidade nenhuma.

                  Fusível ok e não há ventoinha?
                  Chega o + ou - ao selector? Sim? Ventoinha avariada.

                  Easy

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    Mau contacto, resistência(s) avariadas, falta de massa, ...

                    Mesmo com o carro ligado só dá a 4? Alternador está bom?
                    Resistencias 1, 2 e 3 queimadas, a 4 não tem, é o motor da ventilaçao a rodar livremente, aprendam

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                      Resistencias 1, 2 e 3 queimadas, a 4 não tem, é o motor da ventilaçao a rodar livremente, aprendam
                      Sim, acho que tem a ver com isso.

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado a todos pela ajuda, já tou a ver que tenho prenda de natal no sapatinho!!!!
                        Agora é arranjar alguem que me faça isso porque eu sou um bocado sapateiro e nem me vou aventurar a fazer nada!!!!!
                        Teem ideia +/- de em quanto pode ficar a brincadeira???
                        E já agora sabem de algum sitio na zona de Lisboa que o faça??
                        Mais uma vez obrigado pela ajuda e bom fim-de-semana.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Como ver no esquema, o + é a linha no topo e o - a inferior.

                          Se há corte no topo, pelo fusível, não há velocidade nenhuma.

                          Fusível ok e não há ventoinha?
                          Chega o + ou - ao selector? Sim? Ventoinha avariada.

                          Easy
                          Referes-te a isto?FIAT ePER

                          Amanhã vou verificar!

                          Comentário


                            #14
                            No Punto de primeira geração, vês logo se é a ventoinha facilmente. Nos pés do pendura vês logo a ficha e ligas aí o multimetro a ver se chega tensão. Se não chegar é que já vale a pena ver o comando. Fusível está ok? Tens os tubos de refrigeração ligados ao radiador da sofagem?

                            Comentário


                              #15
                              Eblase a resistência que falas é isto?
                              Tem de ser uma para cada velocidade?
                              http://vilanovadefamalicao.olx.pt/re...-iid-449175769

                              Comentário


                                #16
                                A confiar na informação do vendedor (que é para Focus), será apenas uma unidade. Se olhares com atenção, vês que a ficha da resistência tem 4 pinos. Olhando para o esquema eléctrico, são 4 ligações

                                Comentário


                                  #17
                                  Ok, vou ver se ainda tá para venda porque isto na Ford deve ser carote
                                  Obrigado pela ajuda mano, abraço.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                    No Punto de primeira geração, vês logo se é a ventoinha facilmente. Nos pés do pendura vês logo a ficha e ligas aí o multimetro a ver se chega tensão. Se não chegar é que já vale a pena ver o comando. Fusível está ok? Tens os tubos de refrigeração ligados ao radiador da sofagem?
                                    A sofagem aquece a ventoinha é que deixou de trabalhar de repente e foi na posição 3. Amanhã vou ver que na sexta passei um briol do caraças na viagem à noite.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A posição 1, 2 e 4(?) funciona?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não funciona em nenhuma posição apenas sai ar quente. mais nada!

                                        Comentário


                                          #21
                                          O Punto só tem 3 posições de sofagem. A ventoinha não funciona nem com ar quente nem com ar frio mas a sofagem aquece.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Só funciona em doggy style hehehe

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
                                              O Punto só tem 3 posições de sofagem. A ventoinha não funciona nem com ar quente nem com ar frio mas a sofagem aquece.
                                              Para tirar a ventoinha são 3 parafusos. A ficha está mesmo à mão (eventualmente terá algum feltro para abafar o som).

                                              Terá este aspecto:


                                              Editado pela última vez por eblase; 07 December 2014, 09:40. Razão: Imagens

                                              Comentário


                                                #24
                                                Desmontei aquela cena do comando no tablier e nada! Não vi anomalia nenhuma!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
                                                  Desmontei aquela cena do comando no tablier e nada! Não vi anomalia nenhuma!
                                                  Viste se chega tensão à ficha da ventoinha?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Nop! Não tenho Multimetro em casa!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tenho que comprar um multímetro nos chineses!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boas noites caros colegas do forum...
                                                        Pois bem, o meu rover 45 está com uns problemas e gostava que me pudessem ajudar.
                                                        O botão da chauffage só funciona no nr. 4 mesmo com o A/C ligado, e quando esta no quatro por vezes faz um barulho estranho tipo uma zumbido e quando faz esse zumbido quase não deita ar.
                                                        Conseguem dizer me o que se passa?
                                                        Obrigados 

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Resistencias queimadas, podes preparar-te para comprar novas. Esse sistema funciona com resistencias, no 4 está a girar livre, no 1, 2 e 3 tem essas resistencias para limitar a velocidade da ventoinha interna.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Correia, o teu 45 é de 2004-2005 com AC automático ou é dos da velha guarda até 2004?

                                                            Se for da velha guarda resolves isso com 7,5€ e umas soldaduras simples. Os "novos" são mais caros... mas arranja-se!


                                                            Basta a resistência da 3ª velocidade partir-se para que nenhuma das velocidades (1-2-3) funcione.

                                                            Ou seja, a 1ª velocidade funciona em série com as resistências 1-2-3 (4ª velocidade é directa ao motor e não passa pelo pack de resistências)

                                                            2ª velocidade funciona em série com as resistências 2-3

                                                            3ª velocidade depende apenas da 3ª resistência.
                                                            Editado pela última vez por CL; 10 December 2016, 15:57.

                                                            Comentário

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