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    BMW E36 316i

    Boa Tarde.

    Tenho em vista um BMW 316i E36 de 1992.

    Gostaria de saber pontos fortes e fracos deste modelo e quais os aspectos a ter em atenção aquando da aquisição. Vou ver o carro para a semana.

    O carro seria para fazer no maximo 100km/semana tirando 1 viagem de 200km por mes.

    Consumos já sei mais ou menos o que esperar, já ouvi falar em problemas de bater valvulas nestes motores, o que teem a dizer sobre isso?

    O carro tem perto de 300 mil km e aparenta estar estimado. O preço é abaixo dos 600e.

    Cumprimentos.

    #2
    Nem dado

    Comentário


      #3
      Bem, por 600 euros, é um carro com espaço, melhor que um qualquer utilitário com a mesma idade.

      Mas tem é que estar bem estimado, tipo motor, discos, pneus, ferrugem, tubagens , parte eléctrica e por exemplo os braços da suspensão/rolamentos.

      Isto aplica-se em qualquer carro mas neste fica mais caro que num vulgar fiat punto.

      Só andei nesse carro à pendura, mas na versão 318TDS todo podre.

      Penso, e corrijam-me se estiver errado, é um carro virado para condutor. Posição de condução baixa, caixa alta e proxima do condutor, painel do AC e rádio virados para o condutor.

      Não é um carro que aprecie, nem de perto, mas tinha curiosidade em experimentar um 320i ou 325i

      Esse 316 tem a vantagem de não ser tão guloso

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por R4E Ver Post
        Boa Tarde.

        Tenho em vista um BMW 316i E36 de 1992.

        Gostaria de saber pontos fortes e fracos deste modelo e quais os aspectos a ter em atenção aquando da aquisição. Vou ver o carro para a semana.

        O carro seria para fazer no maximo 100km/semana tirando 1 viagem de 200km por mes.

        Consumos já sei mais ou menos o que esperar, já ouvi falar em problemas de bater valvulas nestes motores, o que teem a dizer sobre isso?

        O carro tem perto de 300 mil km e aparenta estar estimado. O preço é abaixo dos 600e.

        Cumprimentos.
        Esse 316i tem o motor M40B16 que começou a ser utilizado nos E30.

        Se tiver bem afinadinho e sem fugas nas linhas de vácuo consegues consumos a volta dos 8 litros.

        Quanto a problemas, o bater de válvulas que falas são as touches que começam a fazer esse barulho ao longo do tempo devido ao uso e algumas falhas de manutenção como as troças de óleo atempadas e com o óleo correcto.

        Um aspecto importante que não sei se foi corrigido quando este motor foi introduzido no E36 é o facto da distribuição necessitar de ser trocada a cada 40 mil km como era no E30.

        Num carro com 300 mil km olhava bem para tudo o que fosse elementos de suspensão, travões e direcção antes de avançar para a compra mesmo por esses valores pois qualquer necessidade de intervenção nesses componentes vai gerar uma fatura algo elevada.

        Verifica também o funcionamento do termostato e da viscosa (ponteiro de temperatura deve estar sempre no meio da escala, nem mais abaixo nem mais acima) que são elementos que avariam com alguma regularidade.
        Editado pela última vez por cmp6; 10 December 2014, 14:21.

        Comentário


          #5
          Já andei uns meses com uma 328i touring , e fiquei com uma impressao do carro , curva muito bém, e tens motor até mais não, a nível de fiabilidade foi imbativel, veio com 200 mil , e foi com 230 mil, por causa na minha inexperiência a conduzir , o único gasto foram 100 euros para carregar o ar condicionado. De colegas meus que já tiverao e têm e36 , a única coisa que se queixao é doa ****umoa, a nível de fiabilidade estão satisfeitos, mas também todos eles foram comprados a pessoas de confiança.
          Se o carro tiver muito bem estimado, sem praticamente nada a fazer a nível de mecânica , avança, senão prepara umas notas gordas .

          Comentário


            #6
            Já agora a impressão que eu sempre tive , é que esse motor é algo fraco para o carro em questão, mas nunca conduzi nenhum, se não fores de corridas, provavel mente servete perfeitamente .

            Comentário


              #7
              Mas nunca percebi isso do 316i e 318 TDS serem " fracos " .

              Eram motores mais modestos tendo em conta que eram BMW. Não ficavam atrás de um Xantia 1.6i 90cv ou de um Laguna 1.8i 90cv, já para não falar de outras marcas com motores 1.6i monoponto 75cv

              Esse 316i já tem 102cv, nada mau.

              Comentário


                #8
                Vou ter em atenção o que me disseram. O carro aparenta estar estimado e está inspecionado até fim de 2015.

                A correia de distribuição é mesmo trocada a cada 40 mil?

                Cumps

                Comentário


                  #9
                  Tinha ideia que esses motores usam corrente de distribuição . mas posso tar enganado . mas isso de mudar de 40 em 40 mil duvido muito qe seja verdade .

                  Comentário


                    #10
                    M40 - E30 Zone Wiki

                    Aqui podes encontrar a informação que te disse.

                    Eu tive um E30 com esse motor e o livro de revisões era explícito no intervalo de 40 mil km entre trocas de correia de distribuição.

                    No E36 no entanto não te consigo dizer se o intervalo se mantém. Sei que esse motor só existiu no E36 até 1994, altura em que foi substituido pelo M42.

                    Comentário


                      #11
                      4 anos ou máximo 45000Kms.

                      Desconhecia por completo. Bateu o recorde

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                        4 anos ou máximo 45000Kms.

                        Desconhecia por completo. Bateu o recorde
                        Nunca te apareceu nenhum destes para fazer a revisão?

                        Eu fiz muita coisa no meu e30 com o pouco jeito que tenho para a mecânica. Muito acessível de se mexer...

                        Comentário


                          #13
                          Gasta muito e anda pouco

                          Comentário


                            #14
                            É um carro pesado e se um 318is nao espanta quanto mais um 316i

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por cmp6 Ver Post
                              Nunca te apareceu nenhum destes para fazer a revisão?

                              Eu fiz muita coisa no meu e30 com o pouco jeito que tenho para a mecânica. Muito acessível de se mexer...
                              Dentro dos E36, só 318is, 318tds.

                              Comentário


                                #16
                                #18TDS ? Esse ainda é pior ainda consegue ser menos fiavel que um N47

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                                  #18TDS ? Esse ainda é pior ainda consegue ser menos fiavel que um N47
                                  Os anteriores a 96 são de facto mauzitos. Mas daí para a frente são bem melhores.

                                  Abraço

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já tive um 316i e por acaso tive sorte no carro... não andava nada por ai além, tem 105 cv, mas fazia consumos engraçados.... em termos de fiabilidade posso garantir que se tiver uma manutenção cuidada, e não andar sempre a apertar com ele, porque ele decididamente não foi feito para isso, é um carro para durar bastante. Até na altura pelo que tinha visto em pesquisa é um dos 10 carros que mais km faz.
                                    por culpa minha é que fiquei sem ele se não ainda o tinha....

                                    Comentário

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