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1.9 TDI não desenvolve a partir das 2500 rpm

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    1.9 TDI não desenvolve a partir das 2500 rpm

    O meu TDI deixou de desenvolver a partir das 2500 rpm. Comprei o carro com 140k km e ele sempre puxou muito bem, mas de há uns dias para cá que sinto o carro preso, quando tento passar das 2500 rpm parece que não desenvolve, não faz uso dos seus 110 cv...

    Após algumas pesquisas na net verifiquei que os TDI tendem a reformar as MAF. Será que é a minha MAF nas lonas?

    Tenho um amigo que tem um TDI 115cv e a minha ideia era pedir-lhe a MAF dele emprestada e ver se é daí que vem o problema, antes de me por a gastar dinheiro.

    A minha condução sempre foi calma com este carro, raramente passo das 2500rpm, mas de vez enquando gosto de puxar um bocado o motor, faço todos os dias 30km em auto-estrada na casa dos 80/90kmh. Cheguei a pensar que pudesse ser de andar sempre nas calmas e que uns kilometros em auto-estrada com uma rotação mais alta pudesse voltar ao normal, não sei...

    Acho que os sintomas indicam MAF nas lonas, que acham? Este sintoma pode indicar outro problema?

    Amanhã preciso de ir ao Porto em trabalho, sou de Lisboa, espero não piorar nada.

    Se algum companheiro já tiver sofrido destes sintomas que se manifeste

    #2
    MAF, MAP, EGR presa, tubo de vácuo solto...

    Liga à centralina que vês a origem em minutos.

    Comentário


      #3
      Boas. Se suspeitas da MAF tenta desligar a ficha e depois verifica se o comportamento do motor se altera.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
        MAF, MAP, EGR presa, tubo de vácuo solto...

        Liga à centralina que vês a origem em minutos.
        Para ligar à centralina terei que fazer um diagnóstico em alguma oficina, certo? Não tenho nenhum amigo com o programa. Queria ver se poupava o dinheiro de um diagnóstico porque se for a MAF compro uma nova e eu próprio instalo ou faço uma limpeza à minha...
        Editado pela última vez por jpr89; 14 December 2014, 18:36.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
          Boas. Se suspeitas da MAF tenta desligar a ficha e depois verifica se o comportamento do motor se altera.
          Mas se a desligar o comportamento altera-se em relação aos sintomas que ele tem neste momento?

          Comentário


            #6
            Ao desligares o sensor a centralina vai detetar a falta de sinal desse sensor e vai tentar corrigir a situação tentando ir buscar a informação a outros sensores se isso for possível, ou assumindo um valor padrão.

            Comentário


              #7
              Nos VAGs é ligar a ficha. Andar a desligar sensores vai dar sempre no mesmo sintoma.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Nos VAGs é ligar a ficha. Andar a desligar sensores vai dar sempre no mesmo sintoma.
                Eblase, a válvula EGR tem influência no comportamento do motor? Pensava que só controlava os gases... E o que é isso do MAP?

                Na base da tua experiência quanto achas que fica a brincadeira, na pior das hipóteses e dentro das que tu próprio deste?

                Ps: esse tal tubo de vácuo é visível abrindo o capo?

                Obrigado pessoal

                Comentário


                  #9
                  MAP mede a pressão na admissão. Sensor pequeno e normalmente da Bosch. Se tiver cheio de óleo, é normal(não devia).

                  Tubo de vácuo qualquer. Há vários pelo que é difícil apontar um só.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jpr89 Ver Post
                    Se algum companheiro já tiver sofrido destes sintomas que se manifeste
                    Tive o mesmo problema, o carro a baixa rotação em condução citadina onde troco mudanças antes das 2000 rpm não notava qualquer diferença. Puxar por ele depois das 2000 rpms não desenvolvia e a subir então era um martírio.

                    Fui dar uma limpeza e vi que a maf já tinha mais de 10 anos, a limpeza não fez efeito. Montei uma nova e ficou resolvido.
                    Acho que o carro puxa até melhor agora do que quando veio para a minha mão, morre menos depois das 3500 rpm.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                      MAF, MAP, EGR presa, tubo de vácuo solto...

                      Liga à centralina que vês a origem em minutos.
                      Geometria do turbo pressa ou tambem valvula N75.

                      Comentário


                        #12
                        Sim, ter a geometria do turbo presa poderá ser a causa. Aconteceu ao meu há pouco tempo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                          Tive o mesmo problema, o carro a baixa rotação em condução citadina onde troco mudanças antes das 2000 rpm não notava qualquer diferença. Puxar por ele depois das 2000 rpms não desenvolvia e a subir então era um martírio.

                          Fui dar uma limpeza e vi que a maf já tinha mais de 10 anos, a limpeza não fez efeito. Montei uma nova e ficou resolvido.
                          Acho que o carro puxa até melhor agora do que quando veio para a minha mão, morre menos depois das 3500 rpm.
                          São esses os sintomas!

                          Eu também só notei quando tentei puxar por ele um bocado, porque senão ainda hoje para mim estaria tudo normal

                          Amanhã vou passar na Bosch Car Service e marcar um diagnóstico, já que VAGs é com eles... Lá se vão 35 euros SÓ PARA VER do que se queixa o meu bitolas...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                            Sim, ter a geometria do turbo presa poderá ser a causa. Aconteceu ao meu há pouco tempo.
                            Também me passou pela cabeça isso. Desde que não seja o turbo a pedir reconstrução é na boa

                            Comentário


                              #15
                              Hoje fui de Lisboa ao Porto e ele não deu o braço a torcer sinto mesmo algo a prender o carro a partir das 2500rpm...

                              Então em subidas... é como o FernandoAc diz, parece um Renault 4L com 10 pessoas lá dentro...

                              Comentário


                                #16
                                Até pode ser simplesmente o tubo de vacuo roto que controla a geometria do turbo.
                                Aconteceu ao meu cunhado num PD130cv só puxava em baixas parecia mesmo que o turbo não trabalhava a MAF tinha um ano e pouco, tiraram o turbo fora para fazer uma reparação de vedantes, descarbotização e calibrar e no fim estava tudo na mesma, foi se a ver com calma e era o tubo de vacuo roto...
                                Editado pela última vez por DragonH; 15 December 2014, 18:11.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                  Até pode ser simplesmente o tubo de vacuo roto que controla a geometria do turbo.
                                  Aconteceu ao meu cunhado num PD130cv só puxava em baixas parecia mesmo que o turbo não trabalhava a MAF tinha um ano e pouco, tiraram o turbo fora para fazer uma reparação de vedantes, descarbotização e calibrar e no fim estava tudo na mesma, foi se a ver com calma e era o tubo de vacuo roto...
                                  Caso seja um tubo de vácuo roto será que acusa no diagnóstico?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por jpr89 Ver Post
                                    Caso seja um tubo de vácuo roto será que acusa no diagnóstico?
                                    Não acusa nada na maquina.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Acusa falta de pressão da admissão..

                                      Comentário


                                        #20
                                        [QUOTE=DragonH;1068275831]Até pode ser simplesmente o tubo de vacuo roto que controla a geometria do turbo.
                                        Aconteceu ao meu cunhado num PD130cv só puxava em baixas parecia mesmo que o turbo não trabalhava a MAF tinha um ano e pouco, tiraram o turbo fora para fazer uma reparação de vedantes, descarbotização e calibrar e no fim estava tudo na mesma, foi se a ver com calma e era o tubo de vacuo roto...[/QUOTE
                                        boas
                                        Amigo DragonH
                                        Quando não sabemos onde está a avaria devemos começar pelo mais fácil e barato é evidente que o diagnóstico foi mal feito... aqui a experiência do técnico é
                                        a chave do sucesso....

                                        Comentário


                                          #21
                                          [QUOTE=veterano;1068275973]
                                          Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                          Até pode ser simplesmente o tubo de vacuo roto que controla a geometria do turbo.
                                          Aconteceu ao meu cunhado num PD130cv só puxava em baixas parecia mesmo que o turbo não trabalhava a MAF tinha um ano e pouco, tiraram o turbo fora para fazer uma reparação de vedantes, descarbotização e calibrar e no fim estava tudo na mesma, foi se a ver com calma e era o tubo de vacuo roto...[/QUOTE
                                          boas
                                          Amigo DragonH
                                          Quando não sabemos onde está a avaria devemos começar pelo mais fácil e barato é evidente que o diagnóstico foi mal feito... aqui a experiência do técnico é
                                          a chave do sucesso....
                                          Depende da chefia. Se faltar objectivos para fechar o mês, muda-se o mais oneroso primeiro. O cliente paga lol

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                            Acusa falta de pressão da admissão..
                                            No caso não aparecia nada, o tubo estava gretado numa das pontas e provavelmente dava leitura errada sem disparar nenhuma avaria na centralina.
                                            Além disso o tubo era daquelas com malha antifogo por fora que não dava para ver o gretado do tubo interior.
                                            Editado pela última vez por DragonH; 15 December 2014, 19:55.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O sensor que lê a pressão, funciona de 0 a xxxx mbar. Se tiver dentro dos valores, não há erro.

                                              Outro processo é avaliar sensor na informação dada à centralina. Se tiveres pequenas ou nenhumas flutuações mas dentro dos parâmetros, não há erro.

                                              Imagina uma bateria. 12.2V e ela funciona. Mas 12.8V seria melhor e ambas fazem o trabalho.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Nestes testes de diagnóstico de 35€ da Bosch resta saber se acusa problemas na MAF etc. Do que ouvi dizer, acho que com um teste de estrada e uma vistoria nos valores é que já dá para ter uma certeza. Confirma-se?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Espero bem que os mecânicos da Bosch façam um bom diagnóstico... Não queria nada andar a mudar peças desnecessariamente. Logo se vê, depois posto aqui o veredicto para futuros "candidatos" lol

                                                  Obrigado pelas dicas pessoal!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ligando o carro à máquina deve ser o suficiente para ver o que seja. O erro deve lá estar registado.

                                                    No meu caso estava tudo registado, a hora, a velocidade a que ia, a que regime ia, etc.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Pois é, fui à Bosch Car Service fazer o diagnóstico e acusou "pressão negativa", depois do erro apagado o carro continua a entrar em safe mode. Hoje vou lá voltar para terem a certeza que é a geometria do turbo presa pois ontem já era tarde para o fazerem (apesar de fazerem esse teste em minutos). Apanhei um rapaz muito bacano (sorte a minha), falamos de carros e ele até foi buscar um turbo para me explicar onde poderia fazer o teste para ficar a saber se é a geometria presa ou não. Mas eu como não pesco nada do assunto ele mostrou se logo interessado para realizar esse teste ao turbo hoje à tarde e nem me cobrava nada por isso... A limpeza do turbo são 190/200 euros (110 de mão de obra mais 80 da limpeza). Fico sem carro 3 dias e o turbo é levado para torres vedras.
                                                      Editado pela última vez por jpr89; 22 December 2014, 08:44.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O Toledo 110cv tá com o mesmo problema. No teu caso, apontaram quase logo para o problema mais caro, porque se for um tubo rachado o custo é mínimo e o carro fica a puxar bem novamente... já me aconteceu varias vezes neste toledo, agora já me fartei de procurar por tubos danificados e nada... como a MAF já tinha 290mil km, também já a troquei e continua na mesma. Agora começo a apontar para outros problemas: MAP, N75, geometria presa... e em vez de pagar o diagnostico, compro um voucher de mudança óleo e fazem também o diagnostico...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O rapaz da Bosch pensava que conseguia chegar à agulheta do turbo com a mão facilmente, mas depressa viu que se enganou e disse logo que tinha que deixar lá o carro na próxima semana para levanta-lo no elevador... Terei que esperar mais uma semana...
                                                          Editado pela última vez por jpr89; 22 December 2014, 08:42.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Caro companheiro LH, afinal a cerveja vai mesmo para ti, e até pode ser uma de litro!

                                                            Não é que hoje quando fui abrir o capo à procura de anomalias, encontro um tubo solto!

                                                            Esqueci-me de tirar fotografia mas arranjei uma na internet para poder mostrar qual o tubo que estava solto:


                                                            free jpeg images

                                                            Assim que o vi solto, com a ponta à vista, soube logo que não era normal e que poderia vir dali o meu problema... Encaixei o tubo na pilinha PRETA que por sua vez faz ligação à pilinha BRANCA que vai ter à dita válvula N75, meti a chave na ignição, fui apertar com o bicho para a estrada e voltei a sentir todo o poder do TDI!

                                                            Ou seja, PROBLEMA RESOLVIDO e a custo ZERO!


                                                            Acho (e não acho) estranho que os mecânicos onde eu fui, não soubessem logo ver que o problema podia vir dali, um tubo que está à vista... Enfim!

                                                            Muito obrigado ao pessoal que me alertou e deu dicas essenciais!

                                                            Feliz Natal e boas festas que eu já poupei 200 euros para me ligarem um tubinho!

                                                            Comentário

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