Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida aquecimento motor (Termostato)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duvida aquecimento motor (Termostato)

    bom dia a todos,

    Tenho uma duvida possivelmente ate muito fácil de responder.

    O que controla a temperatura do carro é o termostato? um carro não tendo termostato o que faz com que o carro não passe de uma certa temperatura?


    Obrigado

    #2
    O termostato controla a temperatura, assim como outros componentes. Se andares sem ele, ou com o dito desmiolado, o carro anda sempre (ou quase sempre) fresquinho, já que o circuito fica aberto.

    Comentário


      #3
      O termostato não controla a temperatura. A temperatura é que controla o termostato. O que é bem diferente.

      O termostato foi criado, "inventado" para o motor atingir a temperatura normal de funcionamento mais rapidamente.

      Basicamente o termostato faz a interligação entre dois circuitos de água. Quando está fechado o líquido de refrigeração apenas circula (através da movimentação da bomba de água) no radiador, não entrado pelo motor (circuito quente). Ou seja, não ocorre entrada de líquido fresco para o interior do motor e este aquece mais rapidamente. Há medida que o motor vai aquecendo, o termostato vai abrindo (deixa passar água fresca para o motor) começando a arrefecer o motor.

      Ou seja, ele não controla temperatura nenhuma, ele é controlado pela temperatura. Se o motor tiver algum problema de sobreaquecimento, o termostato não vai conseguir resolver e impedir que essa situação ocorra.

      Resta dizer que o termostato é uma peça totalmente mecânica, não está ligada eletricamente a nada. Tem uma mola que há medida que a temperatura (lá está, o que o controla é a temperatura) vai sendo atuada, abrindo e fechado o circuito de refrigeração.

      Normalmente um termostato quando avaria o circuito fica aberto entre o radiador e o motor. É a situação menos má. De negativo temos que o motor demora mais tempo a atingir a temperatura normal e, nesta fase, os consumos são mais altos. Depois o funcionamento do motor é praticamente o mesmo. Digo praticamente porque em casos muito extremos, por exemplo desceres durante muito tempo a Serra da Estrela com temperaturas negativas, mesmo depois do motor atingir a temperatura normal, um termostato em condições, pode voltar a fechar para manter o motor "quentinho"!

      Agora o caso nefasto é quando o termostato avaria na posição de fechado. O que é que acontece? O motor atinge a temperatura normal, mas o termostato não abre para deixar entrar o líquido arrefecido pelo radiador. A temperatura continua a aumentar e o motor sobreaquece. E puff faz-se o chocapic!

      No entanto, é abusivo dizer-se que o termostato controla a temperatura, porque num estado normal ele abre em consequência (e não como causa) da temperatura.

      É muito importante mudar-se com alguma regularidade o líquido de refrigeração e incluir um bom anti congelante, pois este tem propriedades lubrificantes. Isto permite prolongar a vida útil do termostato, pois é uma peça totalmente mecânica (bem como a bomba de água).

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
        Normalmente um termostato quando avaria o circuito fica aberto entre o radiador e o motor. É a situação menos má. De negativo temos que o motor demora mais tempo a atingir a temperatura normal e, nesta fase, os consumos são mais altos. Depois o funcionamento do motor é praticamente o mesmo.
        Isso não está correcto. Já vi vários motores com o termostato avariado e a maior parte do tempo não atingiam a temperatura de serviço. Tanto um 1.2 gasolina como um 1.9 TDI, o ponteiro dificilmente atinge "o meio", excepto com algum calor e ao circular devagar.

        Claro está, em alguns motores a diferença pode não ser significativa, mas dizer que o funcionamento é praticamente o mesmo, não é.

        Tenho um 1.5 DCI (diesel common rail) e nestes dias com temperaturas abaixo de 10ºC demora muito tempo a atingir a temperatura normal. Dependendo das condições de circulação, podem ser necessários 10 KM. Se circulasse com o termostato aberto, em velocidades estabilizadas com baixo débito de combustível, nunca atingiria os 90ºC.

        De notar que os 90 ºC de referência na maior parte dos quadrantes, podem na verdade significar 80 ºC. Isto porque a posição "central" do ponteiro inclui uma variação normal, ou seja, a actuação do termostato e condições de circulação.

        Comentário


          #5
          Mas o funcionamento do motor é ou nao é o mesmo , ele trabalha nao trabalha ??

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
            Isso não está correcto. Já vi vários motores com o termostato avariado e a maior parte do tempo não atingiam a temperatura de serviço. Tanto um 1.2 gasolina como um 1.9 TDI, o ponteiro dificilmente atinge "o meio", excepto com algum calor e ao circular devagar.

            Claro está, em alguns motores a diferença pode não ser significativa, mas dizer que o funcionamento é praticamente o mesmo, não é.

            Tenho um 1.5 DCI (diesel common rail) e nestes dias com temperaturas abaixo de 10ºC demora muito tempo a atingir a temperatura normal. Dependendo das condições de circulação, podem ser necessários 10 KM. Se circulasse com o termostato aberto, em velocidades estabilizadas com baixo débito de combustível, nunca atingiria os 90ºC.

            De notar que os 90 ºC de referência na maior parte dos quadrantes, podem na verdade significar 80 ºC. Isto porque a posição "central" do ponteiro inclui uma variação normal, ou seja, a actuação do termostato e condições de circulação.
            Mas isso tem precisamente a ver com o que eu disse logo a seguir! Nessas condições um termostato em condições volta a fechar mantendo o motor quente! Está lá escrito.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
              Isso não está correcto. Já vi vários motores com o termostato avariado e a maior parte do tempo não atingiam a temperatura de serviço. Tanto um 1.2 gasolina como um 1.9 TDI, o ponteiro dificilmente atinge "o meio", excepto com algum calor e ao circular devagar.

              Claro está, em alguns motores a diferença pode não ser significativa, mas dizer que o funcionamento é praticamente o mesmo, não é.

              Tenho um 1.5 DCI (diesel common rail) e nestes dias com temperaturas abaixo de 10ºC demora muito tempo a atingir a temperatura normal. Dependendo das condições de circulação, podem ser necessários 10 KM. Se circulasse com o termostato aberto, em velocidades estabilizadas com baixo débito de combustível, nunca atingiria os 90ºC.

              De notar que os 90 ºC de referência na maior parte dos quadrantes, podem na verdade significar 80 ºC. Isto porque a posição "central" do ponteiro inclui uma variação normal, ou seja, a actuação do termostato e condições de circulação.
              Precisamente.

              O meu neste momento tem o temostáto avariado e posso fazer a viagem que quiser que quando ele chega ali por volta dos 77ºC, começa de novo a baixar até 60ºC. E nunca atinge a temperatura que devia de atingir, os 84ºC.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                O termostato não controla a temperatura. A temperatura é que controla o termostato. O que é bem diferente.

                O termostato foi criado, "inventado" para o motor atingir a temperatura normal de funcionamento mais rapidamente.

                Basicamente o termostato faz a interligação entre dois circuitos de água. Quando está fechado o líquido de refrigeração apenas circula (através da movimentação da bomba de água) no radiador, não entrado pelo motor (circuito quente). Ou seja, não ocorre entrada de líquido fresco para o interior do motor e este aquece mais rapidamente. Há medida que o motor vai aquecendo, o termostato vai abrindo (deixa passar água fresca para o motor) começando a arrefecer o motor.

                Ou seja, ele não controla temperatura nenhuma, ele é controlado pela temperatura. Se o motor tiver algum problema de sobreaquecimento, o termostato não vai conseguir resolver e impedir que essa situação ocorra.

                Resta dizer que o termostato é uma peça totalmente mecânica, não está ligada eletricamente a nada. Tem uma mola que há medida que a temperatura (lá está, o que o controla é a temperatura) vai sendo atuada, abrindo e fechado o circuito de refrigeração.

                Normalmente um termostato quando avaria o circuito fica aberto entre o radiador e o motor. É a situação menos má. De negativo temos que o motor demora mais tempo a atingir a temperatura normal e, nesta fase, os consumos são mais altos. Depois o funcionamento do motor é praticamente o mesmo. Digo praticamente porque em casos muito extremos, por exemplo desceres durante muito tempo a Serra da Estrela com temperaturas negativas, mesmo depois do motor atingir a temperatura normal, um termostato em condições, pode voltar a fechar para manter o motor "quentinho"!

                Agora o caso nefasto é quando o termostato avaria na posição de fechado. O que é que acontece? O motor atinge a temperatura normal, mas o termostato não abre para deixar entrar o líquido arrefecido pelo radiador. A temperatura continua a aumentar e o motor sobreaquece. E puff faz-se o chocapic!

                No entanto, é abusivo dizer-se que o termostato controla a temperatura, porque num estado normal ele abre em consequência (e não como causa) da temperatura.

                É muito importante mudar-se com alguma regularidade o líquido de refrigeração e incluir um bom anti congelante, pois este tem propriedades lubrificantes. Isto permite prolongar a vida útil do termostato, pois é uma peça totalmente mecânica (bem como a bomba de água).
                grande post

                Comentário


                  #9
                  Parece-me óbvio que a temperatura do anticongelante controla a abertura e fecho do termostato, que por sua ver, com uma destas acções controla a temperatura do mesmo anticongelante. É uma parceria que convém estar em pleno funcionamento, juntamente com o accionamento da ventoinha, e o demais sistema de refrigeração. Como é exemplo o caso descrito (sem termostato dificilmente se atinge a temperatura óptima de funcionamento).

                  P.S. Há bombas de água com componente eléctrica.

                  Comentário


                    #10
                    Mais um dado:

                    Quando o carro está a trabalhar mas parado, por exemplo no trânsito da cidade, semáforos, filas, mesmo com o termostato avariado em aberto o carro costuma aquecer até ao normal. Isto porque o radiador não está a ser ventilado com a deslocação do ar. Já em estrada aberta o ponteiro da temperatura baixa logo - em especial nos dias frios ou nas descidas em que não vamos a acelerar.

                    Comentário


                      #11
                      E com o termoestato avariado em aberto o material do motor sofre mais desgaste pois as peças dilatam-se .... o proprio acto de ligar e desligar o carro e percursos curtos que fazem o desgaste num motor

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                        E com o termoestato avariado em aberto o material do motor sofre mais desgaste pois as peças dilatam-se .... o proprio acto de ligar e desligar o carro e percursos curtos que fazem o desgaste num motor
                        Oi??? Então se a temperatura é mais baixa, a dilatação é maior?

                        O desgaste é maior porque os componentes internos funcionam a uma temperatura abaixo da ideal de funcionamento.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                          Oi??? Então se a temperatura é mais baixa, a dilatação é maior?

                          O desgaste é maior porque os componentes internos funcionam a uma temperatura abaixo da ideal de funcionamento.
                          Tu percebeste o que quis dizer Alteraçao da temperatura

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                            Tu percebeste o que quis dizer Alteraçao da temperatura
                            Se tivesse percebido não te tinha corrigido

                            Comentário


                              #15
                              Actualmente tenho o carro sem termostato e costuma ligar a luz dos injectores por exemplo mais a final da tarde/noite.
                              Estive a ver e uma das causas poderia ser o carro não estar a atingir a temperatura certa.

                              gostaria de saber mais ou menos quanto custa para um fiat bravo 1.4(1997) colocar um termostato e o tempo de montagem.


                              Obrigado

                              Comentário


                                #16
                                O termostato custa-te uns 40€, ou menos... O tempo de montagem é cerca de meia hora.

                                Termóstato, líquido de refrigeração para o seu FIAT BRAVO (182) 1.4 (75Cv)

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X