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Opel Astra H - Luz de ESP

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    Opel Astra H - Luz de ESP

    Boa noite,
    Tenho um Astra H de 2009 com 225k km, em andamento em autoestrada geralmente já passado um bocado +/- 20 a 30 min. Acende a luz de ESP em simultâneo com a do carro com chave de bocas para cima, a do EPS fica fixa até eu terminar a viagem, a outra apaga passado alguns segundos e geralmente não volta a acender.
    Ontem fiz Lisboa-Coimbra +/- 2 h de viagem e acenderam ai fim de 20 min e a do carro com chave não voltou a acender, no regresso voltaram a acender ao fim 15 mins+/- e a do carro acendeu e apagou uma 3 vezes em toda a viagem.

    Dados adicionais, todos os dias faço dois percursos de 30 mins com 15 de AE e restante em IC e ligações, e neste tipo de percursos nunca acendeu.
    Em AE vou sempre com cruise control (não sei se poderá estar relacionado) mas penso que não dado quando o ESP actua ele desliga o CC.

    Já fiz o teste dos erros dos pedais e o único registado foi o código 0115, algo relacionado com temperatura do liquido de refrigeração (pode ser high voltage, ou low voltage e outros), não sei se poderá ter alguma coisa a ver mas acho que não.
    Já me lembrei se algum pico de corrente neste sensor interferir com algum sistema do ESP e ele o desactive.

    Acrescento ainda que quando as luzes acendem, não oiço qualquer barulho, nem noto qualquer perda de potência, não reparo mais nada que as luzes.

    Alguma ideia do que possa ser? Não sei se já alguma vez foi discutido, mas procurei e não encontrei.

    Obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por Maxpowered Ver Post
    Boa noite,
    Tenho um Astra H de 2009 com 225k km, em andamento em autoestrada geralmente já passado um bocado +/- 20 a 30 min. Acende a luz de ESP em simultâneo com a do carro com chave de bocas para cima, a do EPS fica fixa até eu terminar a viagem, a outra apaga passado alguns segundos e geralmente não volta a acender.
    Ontem fiz Lisboa-Coimbra +/- 2 h de viagem e acenderam ai fim de 20 min e a do carro com chave não voltou a acender, no regresso voltaram a acender ao fim 15 mins+/- e a do carro acendeu e apagou uma 3 vezes em toda a viagem.

    Dados adicionais, todos os dias faço dois percursos de 30 mins com 15 de AE e restante em IC e ligações, e neste tipo de percursos nunca acendeu.
    Em AE vou sempre com cruise control (não sei se poderá estar relacionado) mas penso que não dado quando o ESP actua ele desliga o CC.

    Já fiz o teste dos erros dos pedais e o único registado foi o código 0115, algo relacionado com temperatura do liquido de refrigeração (pode ser high voltage, ou low voltage e outros), não sei se poderá ter alguma coisa a ver mas acho que não.
    Já me lembrei se algum pico de corrente neste sensor interferir com algum sistema do ESP e ele o desactive.

    Acrescento ainda que quando as luzes acendem, não oiço qualquer barulho, nem noto qualquer perda de potência, não reparo mais nada que as luzes.

    Alguma ideia do que possa ser? Não sei se já alguma vez foi discutido, mas procurei e não encontrei.

    Obrigado
    Por mais que gostasse de ajudar não passaria de especulação.
    Tens de ir a uma oficina OPEL cobram 20/25 euros para ligar há máquina.
    MAs pelo menos sabes logo do que é.
    Pode ser uma falha informática, já aconteceu.

    Comentário


      #3
      Não é preciso ser na máquina da Opel, qualquer máquina multimarca (decente) lhe lê o código.

      Comentário


        #4
        Sim Bruncamps está certo disse marca pelo facilitismo

        Comentário


          #5
          Não tens nada ligado ao isqueiro, tipo um carregador de telemóvel ou assim? Podera causar sobrecarga?
          Outra coisa, por coincidência quando essa luz acende por acaso não é quando pisas a berma da AE? É que já me aconteceu isso, ao pisar a berma apareceu aviso do ESP, quando parei desliguei o carro e liguei e nunca mais apareceu (não foi num Astra, foi num Auris).

          Comentário


            #6
            Relativamente ao isqueiro, possivelmete nalguma das viagens tinha lá ligado o carregador do telemovel, mas noutra tenho a certeza que não liguei nada.
            Relativa à berna da AE nunca coincidiu, e em várias viagens não lhe toquei.

            Mais alguma ideia?

            Esqueci-me de indicar que é o 1.3CDTI

            Obrigado desde já.

            Comentário


              #7
              Na minha FIAT Croma a luz que aparece é a do Hill Holder (Sistema de ajuda ao Arranque em Inclinação), mas ai o problema é no Sensor da Embraiagem. Na tua não será nenhum Sensor nos Pedais?

              Comentário


                #8
                Malta, venho fazer o update.

                O problema persistiu, sempre que fazia uma viagem um pouco mais (30 min de AE) acendia a dita luz.
                Houve uma vez em que ia em máximos e me apercebi de uma ligeira piscadela das luzes no momento em que a luz de avaria acendia, que levou a concluir que seria alguma coisa relacionada com o alternador.
                Mais umas viagens em que ia com o mostrador no voltímetro e apercebi-me que havia um pico baixo, passando dos normais 13.5/13.6V (em carga) para os 12.8V instantaneamente e logo depois seguia nos 13.1/13.2V até a luz de avaria desaparecer, quando esta desaparecia voltava para os normais 13.6V.
                Numa das viagens no momento em que ia a sair da AE ficou nos 12.8V por uns 10 segundos e depois voltou a recuperar. Como a luz do ESP ficava acesa até o carro ser desligado e voltado a ligar o ESP ficava desactivado.

                Em conjunto com o mecânico concluímos que deveria ser do alternador a falhar mas com falhas muito pontuais e por fracções de segundo.
                Mandou-se reparar o alternador há cerca de 2 semanas (trocou escovas, trocou a placa rectificadora e díodos) ficou por cerca de 100€, e para já nunca mais acendeu a luz.

                Fica o update para se acontecer a mais alguém.

                Obrigado pelas respostas.

                Comentário


                  #9
                  Pois realmente se a Voltagem ia a baixo, era e foi o Alternador.

                  Comentário


                    #10
                    Junto ainda que o erro que estava a dar era o termostato avariado, estava sempre aberto e o carro não passava dos 70ºC, e também já está resolvido.

                    Comentário


                      #11
                      entras no carro, metes a chave na ignição (mas não rodas), carregas no travão e acelerador ao mesmo tempo (deixas la ficar os pés), rodas a chave para a posição de ignição ligada até teres as luzes ligadas (mas não ligas o carro!), olhas para os conta Km e aponta os erros que aparecem.

                      vai ser qualquer coisa
                      ECN + dígitos

                      ficamos à espera

                      edit: já vi que resolveste.
                      Editado pela última vez por tiagomaia; 06 February 2015, 11:14.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Maxpowered Ver Post
                        Malta, venho fazer o update.

                        O problema persistiu, sempre que fazia uma viagem um pouco mais (30 min de AE) acendia a dita luz.
                        Houve uma vez em que ia em máximos e me apercebi de uma ligeira piscadela das luzes no momento em que a luz de avaria acendia, que levou a concluir que seria alguma coisa relacionada com o alternador.
                        Mais umas viagens em que ia com o mostrador no voltímetro e apercebi-me que havia um pico baixo, passando dos normais 13.5/13.6V (em carga) para os 12.8V instantaneamente e logo depois seguia nos 13.1/13.2V até a luz de avaria desaparecer, quando esta desaparecia voltava para os normais 13.6V.
                        Numa das viagens no momento em que ia a sair da AE ficou nos 12.8V por uns 10 segundos e depois voltou a recuperar. Como a luz do ESP ficava acesa até o carro ser desligado e voltado a ligar o ESP ficava desactivado.

                        Em conjunto com o mecânico concluímos que deveria ser do alternador a falhar mas com falhas muito pontuais e por fracções de segundo.
                        Mandou-se reparar o alternador há cerca de 2 semanas (trocou escovas, trocou a placa rectificadora e díodos) ficou por cerca de 100€, e para já nunca mais acendeu a luz.

                        Fica o update para se acontecer a mais alguém.

                        Obrigado pelas respostas.
                        Boa!

                        Essa não foi facil de diagnosticar, mas a tal quebra na voltagem denunciou logo

                        Comentário


                          #13
                          desculpem o desenterranço ,,, mas aconteceu-me o mesmo ontem á noite
                          ando com a astra 1.3 cdti 2008 na cidade e ta tudo bem.... ontem fui fazer uma viagem de 1 hora em autoestrada ...e ao fim de meia hora acendeu a luz ESP (triangulo amarelo com um carro) e a luz amarela do carro com a chave de bocas ... quando acenderam notei que as luzes fraquejaram durante 2 ou 3 segundos ... isto aconteceu não quando pisei as linhas da berma da autoestrada ..mas sim aquelas divisorias de metal das pontes e viadutos ... passei por cima daquilo praí a 120..130 km/h .
                          mais á frente parei na bomba ... e a ventoinha estava a rodar no maximo ... como se fosse uma tarde de verão ... nem era suposto ligar...estava frio e ou vinha devagar.... so com a deslocação do vento é suficiente pra ventoinha nao disparar.
                          entretanto atestei ...a ventoinha parou ... liguei o carro ...as luzes apagaram todase segui viagem normal.
                          De regresso aconteceu o mesmo...passado meia hora la acenderam as 2 luzes .... parei na bomba mais proxima...desliguei o carro..tirei a chave... e voltei a ligar.... a luz ESP continuou acesa...mas a do carro com a chave de bocas apagou .
                          continuei viagem...130...140 km/h ... cheguei a casa...desliguei o carro...e voltei a ligar pra ver.... apagou as luzes todas de novo.

                          Comentário


                            #14
                            Acontece-me o mesmo. A ventilação começa a trabalhar sem ser necessário. Troquei o sensor de temperatura por um novo da concorrência, mas o problema persiste. Este fim de semana vou meter um original. Depois venho aqui dar feedback.
                            Vou aproveitar e confirmar se o alternador está bom também. Obrigado pela ajuda, a todos!

                            Comentário


                              #15
                              Uma bateria KO ou alternador KO (ou mesmo a polia KO) pode dar esses erros.

                              Comentário


                                #16
                                Substitui a polie(?) do alternador que estava defeituosa. De referir que o meu carro tinha uma polie da concorrência e meti uma original. Fui ao Algarve e vim e nenhum problema de refrigeração! Ou seja, problema resolvido. Obrigado a todos!

                                Comentário

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