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Custos de manutenção/reparação de motores a gasolina menos comuns

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    Custos de manutenção/reparação de motores a gasolina menos comuns

    A vontade de possuir um bom motor a gasolina estará na mente de boa parte dos utilizadores deste fórum. Contudo, falando eu de motores a gasolina menos comuns no nosso mercado possíveis de adquirir a preços relativamente acessíveis, até que ponto é caro mantê-los? Dou-vos alguns exemplos:

    - Alfa Romeo 147 2.0
    - Audi A3 1.8 T/VW Golf Mk4 GTI
    - Audi A4 2.8 V6
    - BMW E46 323i/328i
    - Citroen C4 VTS/Peugeot 307 GTI
    - Renault Clio 2.0 Sport
    - Seat Toledo V5
    - Volvo V40 T4

    São carros que se encontram por 4000/5000/6000/7000 €, mas até que ponto se podem tornar uma dor de cabeça ao nível dos custos de reparação/manutenção? Mesmo contando que o carro estará, à partida, em bom estado.

    #2
    Ninguém opina?

    Comentário


      #3
      Não é uma ciência exacta.

      Mas se realmente estiverem em bom estado não serão um risco enorme.

      Mas alguém que quer um carro na ordem de valores que referes, não nada em dinheiro em principio e qualquer factura de 400 ou 500 euros, normalissíma num carro de 15 ou mais anos pode ser demasiado pesada.

      Comentário


        #4
        O Alfa de que falas, mora um lá em casa com esse motor. Os custos de manutenção, esses não são nada baratos, pois tem de mudar a distribuição a cada 3 anos (cerca de €800), bem como o IUC de €147 anual. Isto deixando de fora as revisões comuns, filtros, óleos e por aí fora.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          Não é uma ciência exacta.

          Mas se realmente estiverem em bom estado não serão um risco enorme.

          Mas alguém que quer um carro na ordem de valores que referes, não nada em dinheiro em principio e qualquer factura de 400 ou 500 euros, normalissíma num carro de 15 ou mais anos pode ser demasiado pesada.
          Nao consigo perceber quais os maiores riscos em comparacao com os a gasoleo. Alias tenho ideia q manutencao em gasoleo é mais cara e sao actualmente mais problematicos.

          Tambem nao acho logico a ideia de q as pessoas que compram essses carros tenham menos dinheiro. Muitas vezes sao baratos pq nao é qq um que compra um carro de 200cv a gasolina especialmente por falta de uma certa "cultura". Como eu por exemplo compro o que gosto e nao o que os outros gostam , se ainda mais barato por mim é perfeito. Mas é preciso ter capital para dar 500€ ou mais quando fôr preciso numa reparacao. Se for um produto premium é premium ate morrer. O que mostra capacidade financeira nao é comprar um carro, mas sim mantelo na minha humilde opiniao.

          Os exemplos ate sao um bocado "fraquinhos" no meu entender fora um ou outro modelo.

          A unica ideia base é que qq marca premium e motor mais tecnologico terá forçosamente manutencoes mais caras mas norma mais espaçosas temporalmente. O material é mais caro mas se de marca dura norma muito mais que as marcas de "entrada". Isto é uma generalizacao mas normal é assim

          Em termos de avarias tambem nao se pode misturar atmosfericos vs turbinados. Norma um atmosferico desde q seja um motor com provas dadas dura muito e muito tempo sem grandes revisoes. Basta ver um bom jaguar atmosferico. Nao tem a elasticidade de um turbinado mas sao mecanicas descomplicadas.

          Motores gasolina fiaveis norma tambem sao de corrente e nao correia.
          Seja como for tenho num dos meus carros mais de 300 mil kms, turbinado gasolina, 210 cv e sem grandes problemas. Tive este ano que fazer algumas manutencoes mais profundas mas nada que tenha assustado. E sao derivadas dos kms.
          Editado pela última vez por Fernandovieira7; 22 December 2014, 13:30.

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            #6
            Penso que estas a perguntar quais têm uma manutenção mais dispendiosa ou mais dados a problemas crónicos... será isso?

            Vou tentar ajudar dentro dos meus limites.

            O Alfa é um excelente motor, tem como defeito o ciclo curto de mudança de distribuição... alguns desses motores mudam aos 60 mil o que torna a coisa mais cara. Penso que esse também usa o variador de fase dos mais pequenos e isso também tem uma manutenção ciclica... portanto é caro de manter, isto excluindo algum problema que tenha. São motores muito rotativos e alguns já levaram algumas esfregas.

            Os 1.8T do grupo VAG penso serem bastante equilibrados no consumo/performance. Seria para mim uma escolha a considerar. É preciso ter atenção que existem várias "gerações" desse motor e várias potências. Convém averiguar qual saiu mais fiável.

            O 2.8 V6... é um V6. É do melhor que se pode ter mas... tudo fica mais caro, desde o óleo ao IUC. E se alguma coisa correr mal, não acredito que encontres peças por aí aos pontapés. E novas devem ser carotas. Não sei como é a distribuição, espero que seja corrente, se não... é uma carga de trabalhos num V6. É verificar.

            Os 23i e 28i são os famosos l6 da BMW. são espectaculares. Nesse carro, para mim o 23i chega. É verificar também o ano e ver qual a geração do motor. Têm corrente de distribuição.

            O clio é um pocket rocket. Se comprares um estimado, original e o cuidares... tens margem para valorização futura.

            O toledo V5 é um motor "diferente" mas no global penso que os 1.8T eram mais económicos, simples e rápidos... andei num uma vez. Um bom carro mas por algum motivo não me impressionou. Não garanto que estivesse a 100%. Mas eu procuraria uma coisa menos exotica por uma questão de peças e simplicidade mecânica.

            Os outros não conheço...

            Comentário


              #7
              Esqueci de referir o mais importante

              Cada motor é cada motor. E cada carro é cada carro. Inclusivamente carro mesmo pq cada dono dá um tratamento diferente ao seu.
              Basta por vezes um bom oleo e bons filtros trocado a tempo e horas e um carro durar muito mais tempo e saudavelmente.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Fernandovieira7 Ver Post
                Esqueci de referir o mais importante

                Cada motor é cada motor. E cada carro é cada carro. Inclusivamente carro mesmo pq cada dono dá um tratamento diferente ao seu.
                Basta por vezes um bom oleo e bons filtros trocado a tempo e horas e um carro durar muito mais tempo e saudavelmente.
                Exactamente.

                Ao comprar usado o mais importante será sempre o estado em que se encontram...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                  ...
                  O 2.8 V6... é um V6. É do melhor que se pode ter mas... tudo fica mais caro, desde o óleo ao IUC. E se alguma coisa correr mal, não acredito que encontres peças por aí aos pontapés. E novas devem ser carotas. Não sei como é a distribuição, espero que seja corrente, se não... é uma carga de trabalhos num V6. É verificar.

                  ...
                  acho que é correia

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                    Penso que estas a perguntar quais têm uma manutenção mais dispendiosa ou mais dados a problemas crónicos... será isso?
                    Não propriamente. A minha questão, no fundo, prende-se em saber quão mais dispendiosa pode ser a manutenção/reparação de motores deste estilo (e já agora, a facilidade em encontrar peças) em relação a motores ditos banais (1.2 ou 1.4 a gasolina, por exemplo).

                    É que no geral se calhar temos tendência a pensar que um 2.0, um 1.8 T ou um 2.5 l6 podem ser motores bastante dispendiosos e afinal, estando bem tratados, serem motores relativamente acessíveis de se manterem para carteiras menos recheadas mas que querem ter um carro a gasolina de um nível já interessante.

                    Obrigado a todos pelas respostas.

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