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Tempo de resposta - Suzuki Swift 1.3 DDIS

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    Tempo de resposta - Suzuki Swift 1.3 DDIS

    Boa tarde,

    Temos aqui em casa um Suzuki Swift 1.3 DDIS à quase 3 anos.

    Na altura que foi comprado não o conduzi e ainda demorei algum tempo a pegar nele.
    Desde as primeiras conduções que notei um tempo de resposta enorme no carro, subindo de mudança e levando o acelerador mesmo ao fundo não tem efeito nenhum instantâneo, nota-se que começa a puxar um pouco passado 3 ou 4 segundos isto em qualquer tipo de inclinação (subida, descida e plano).
    Além disso tem o pior ponto de embraiagem que alguma vez encontrei num carro, vai abaixo com imensa facilidade, conduzo diariamente o meu civic de 98 e o ponto de embraiagem deste é muito melhor.
    No caso do Swift mesmo em terreno plano é praticamente mover o carro largando apenas a embraiagem, algo que com o corsa de casa se faz com extrema facilidade em pequenas subidas.

    O carro foi comprado em 2012 com 75.000 km's e livro de revisões completo.
    Neste momento conta com 110.000 mas estranhamente a corrente já teve de ser substituída.
    Foi acompanhado na marca até aos 105.000 km, mas após o orçamento de 2000€ para mudar a corrente deixou de ir à marca.
    Em relação à resposta do acelerador e ao ponto de embraiagem foi dito pela marca que era habitual neste modelo.

    Eu pessoalmente não acho nada habitual, não é o meu carro mas sei que algo não está como devia, aquele fosso e o ponto de embraiagem levam-me a pensar que o carro precisará de uma intervenção profunda.

    Se por ventura algum membro do fórum possua o mesmo modelo, gostava de saber se realmente é algo normal nestes carros.
    Abraço

    #2
    Esses motores são muito maus em baixas ... provavelmente será isso.

    Pelo menos o opel corsa com o mesmo motor é desesperante de conduzir em cidade.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
      Esses motores são muito maus em baixas ... provavelmente será isso.

      Pelo menos o opel corsa com o mesmo motor é desesperante de conduzir em cidade.
      E uma Astra H, então..

      Sim, esse motor é terrível em cidade. Tem outras virtudes, claro...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
        Esses motores são muito maus em baixas ... provavelmente será isso.

        Pelo menos o opel corsa com o mesmo motor é desesperante de conduzir em cidade.
        Mesmo assim, é suposto ser tão mau?
        Condução de cidade tem cerca de 10 a 15%
        É quase só nacional e aldeia, nada mais.
        Já conduzi um Corsa um ano mais velho e não noto nada deste género, é acelerar e ele puxa.

        A meu ver a única virtude que tem é o consumo, nada mais.

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          #5
          Tenta conduzir um identico ... só assim podes tirar as duvidas ... o que é normal para ti pode nao ser para mim ...

          Podes ter a embraigem nas lonas ... o turbo nas lonas ... nao sei . Mas esse é um motor muito fraco em baixas ... no entanto nao é assim impossivel de conduzir ... é apenas algo lento a desenvolver em baixas.

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            #6
            BGameiro95, não sei qual a tua experiência pessoal em termos de carros mas aquilo que falas pode ser apenas o chamado "turbo-lag".

            Tem a ver com o facto de alguns motores terem baixa cilindrada (para o peso do carro em questão) e dependerem muito do turbo para desenvolverem. Ou seja, apenas quando atingem uma determinada rotação é que o turbo "entra". Não é lá muito agradável, mas há muitos carros assim.

            Um civic de 98 (da tua comparação) é muito mais linear, sem qualquer dúvida.

            De qualquer forma esse Swift em estrada aberta e em viagem até é agradável e bastante económico.

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              #7
              Isso do passado 3 segundos é o turbo lag !

              Sao motores fracos muito turbo dependentes ! Ele sem o turbo deve ter á volta de 30 cvs para tu veres quanta potencia dá o turbo ao pequeno motor !

              O civic em termos e conduçao é muitissimo superior , desde baixas rpm a altas rpm , pontos de embraiagem and so on !

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                E uma Astra H, então..

                Sim, esse motor é terrível em cidade. Tem outras virtudes, claro...
                Sim, muitas vezes tenho que sair do carro para empurrá-lo.

                Sorte que, os outros condutores vêem a minha "cruz", e ajudam a empurrar.....

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                  #9
                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                  Isso do passado 3 segundos é o turbo lag !

                  Sao motores fracos muito turbo dependentes ! Ele sem o turbo deve ter á volta de 30 cvs para tu veres quanta potencia dá o turbo ao pequeno motor !

                  O civic em termos e conduçao é muitissimo superior , desde baixas rpm a altas rpm , pontos de embraiagem and so on !
                  Não é bem turbo lag, nós é que lhe chamamos assim.

                  É mais o boost threshold Ou como dizemos, turbo-dependentes. Mas é diferente de lag.

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                    #10
                    Obrigado desde já pela ajuda.
                    Vou ser sincero, nunca me tinha informado sobre o assunto e pensava que o carro seria atmosférico.
                    Nesse caso, existe alguma maneira de melhorar isso?
                    Tem-se agravado sempre um pouco mais com o passar do tempo e das poucas vezes que o conduzo fico sempre com os cabelos em pé.

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                      #11
                      Verifica se a egr não está nas couves - esse motor é suposto ser melhor em baixas que o meu de 90.

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                        #12
                        Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                        Verifica se a egr não está nas couves - esse motor é suposto ser melhor em baixas que o meu de 90.
                        De momento o carro está no mecânico, foi lá tratar de outro pequeno problema.
                        Pedi-lhe que verificasse então a egr e se o turbo está em condições.
                        Mesmo o seu sendo de 90cv o que acha do ponto de embraiagem? É normal para um carro a diesel ou demasiado "fraco"

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                          #13
                          O ponto é igual, tinha era menos força em baixas. Agorancom uns pozinhos ficou bem mais agradável em todas as rpm.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                            O ponto é igual, tinha era menos força em baixas. Agorancom uns pozinhos ficou bem mais agradável em todas as rpm.
                            Nesse caso deve ser mesmo a falta de jeito cá em casa. O carro vai abaixo com uma facilidade imensa algo que não acho mesmo normal e não encontrei esse problema num corsa 1.3 que também conduzi.
                            Também já se pensou nuns pozinhos

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