A coluna de direção eletrica do meu punto tem andado a enfernizar-me o juizo.
Andava a ameaçar, ainda troquei o motor, andou uns dias sem problemas, até ficar sem direção de novo.... F_u_d@*#
Finalmente meti mãos á obra e arranquei o modulo da coluna da direção eletrica, abri a caixa onde está a engrenagem e o sensor e fiquei de boca aberta, aquilo tem uma engrenagem de grupo parafuso sem fim em metal e roda dentada em plástico.
A engrenagem é do tipo reversível, tem os dentes a mais de 20 graus, permitindo assim, caso viremos o volante o parafuso sem fim gira não bloqueando.
Mas o pior é que dentro da caixa encontram-se dois veios em vez de um unico.
E o modo como são acoplados, acho um perigo.
O veio da secção de baixo tem um terminal em forma de porca, enquanto o veio que vem do volante para dentro da caixa tem uma peça tipo carapuça com a forma da porca, mas oca, (como se fosse uma chave).
Essa ligação é a unica maneira que se tem de conduzir o carro quando a direção eletrica falha, quanto a mim aquilo devia ser proibido criar uma ligação daquele tipo.
De momento estou a usar o corpo da direção eletrica, retirei sensor, centralina, motor e o parafuso sem fim, pois com o parafuso tinha-se de fazer mais uns kg de força extra, sem o parafuso sem fim, o veio comporta-se como uma direção tradicional.
Devido a ter visto o interior destas direções eletricas e não fazer fé no sistema que a fiat usou para acoplar ambos os veios no interior da caixa, eu vou meter uma coluna de um punto com o veio unico, terminando no cardã, apenas tenho de fazer uma chapinha para aparafusar na coluna, para fazer os furos de fixação, mais uns cm para cada lado.
Depois é que me pús a pensar, isto passará na inspeção, terei de averbar isto no livrete, ou passa sem problemas.
A direção agora ficou um pouco mais pesada com o carro parado, mas a andar mesmo devagarinho, vira-se bem, sem muito esforço.
Parado já parece um 33 que possuí.
Ás vezes vêm-se carrinhas com direção assistida rebentadas ou mesmo gastas e todos os anos passam.
Andava a ameaçar, ainda troquei o motor, andou uns dias sem problemas, até ficar sem direção de novo.... F_u_d@*#
Finalmente meti mãos á obra e arranquei o modulo da coluna da direção eletrica, abri a caixa onde está a engrenagem e o sensor e fiquei de boca aberta, aquilo tem uma engrenagem de grupo parafuso sem fim em metal e roda dentada em plástico.
A engrenagem é do tipo reversível, tem os dentes a mais de 20 graus, permitindo assim, caso viremos o volante o parafuso sem fim gira não bloqueando.
Mas o pior é que dentro da caixa encontram-se dois veios em vez de um unico.
E o modo como são acoplados, acho um perigo.
O veio da secção de baixo tem um terminal em forma de porca, enquanto o veio que vem do volante para dentro da caixa tem uma peça tipo carapuça com a forma da porca, mas oca, (como se fosse uma chave).
Essa ligação é a unica maneira que se tem de conduzir o carro quando a direção eletrica falha, quanto a mim aquilo devia ser proibido criar uma ligação daquele tipo.
De momento estou a usar o corpo da direção eletrica, retirei sensor, centralina, motor e o parafuso sem fim, pois com o parafuso tinha-se de fazer mais uns kg de força extra, sem o parafuso sem fim, o veio comporta-se como uma direção tradicional.
Devido a ter visto o interior destas direções eletricas e não fazer fé no sistema que a fiat usou para acoplar ambos os veios no interior da caixa, eu vou meter uma coluna de um punto com o veio unico, terminando no cardã, apenas tenho de fazer uma chapinha para aparafusar na coluna, para fazer os furos de fixação, mais uns cm para cada lado.
Depois é que me pús a pensar, isto passará na inspeção, terei de averbar isto no livrete, ou passa sem problemas.
A direção agora ficou um pouco mais pesada com o carro parado, mas a andar mesmo devagarinho, vira-se bem, sem muito esforço.
Parado já parece um 33 que possuí.
Ás vezes vêm-se carrinhas com direção assistida rebentadas ou mesmo gastas e todos os anos passam.