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Utilização correcta do AC

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    Utilização correcta do AC

    Bom amigos, em tempos de frio, cabe-nos lembrar do calor e como não encontrei nenhum tópico, achei que devia escrever um para informar os menos entendidos no assunto.

    Numa das minhas conversas com um amigo, eis que de repente me pergunta. - sabes que não podes ligar o ar condicionado do carro em alta velocidade? Respondi: - Não, não sei nada sobre isso! Tendo o questionado sobre isso, ele ainda acrescentou: - Além disso, tu não encontras essa recomendação no manual do veículo, e nenhum vendedor de automóveis diz algo sobre isso porque talvez nem saibam, mas, não se deve ligar o ar condicionado do carro em alta velocidade.

    Eu, surpreso interrogo-o. - Mas porque?!?!?! Responde ele. - Vê bem, o compressor possui um recurso de acionamento muito similar a uma embraiagem de um carro. Quando tu apertas o botão do ar condicionado, essa “embraiagem” aciona o compressor do ar condicionado instaneamente. Se tu estiveres com o teu carro a 3.000 ou 4.000 rpms, tu irás dar um “tranco” violento no sistema todo e irá danificando o compressor.

    Bem, nesse momento fiquei extasiado e um pouco incrédulo. Ele pegou num compressor de ar exatamente o compressor de ar que que é usado no meu carro e mostrou-me com precisão o que ocorre quando nós acionamos o ar condicionado. Fiquei impressionado ao ver o sistema do compressor, como ele funciona e como é o acionamento do mesmo. Realmente, se nós iniciarmos o ar condicionado em alta rotação o sistema todo irá ser submetido a um arranque violentíssimo, o que causa o dano ao sistema. Imaginem o compressor parado, o motor a funcionar a 3.000 rpms e vocês iniciam o ar. Ele é tirado do estado estacionário num instante e passa a funcionar na velocidade da rotação do motor!!! É aí que está o grande problema.

    Questionei, como devo fazer para ligar o ar condicionado se eu estiver numa auto-estrada. Paro o carro e ligo o ar? Ele recomendou que se estiver numa auto-estrada ou em qualquer condição em que o motor esteja em alta rotação, para iniciar o ar condicionado, deve-se colocar o pé na embraiagem, ou deixar o carro em “ponto morto” para as rotações cairem e aí sim, podem ligar o ar condicionado. Dessa forma conseguimos preservar o equipamento de ar condicionado e melhorar a sua longevidade.

    Espero que a informação sirva para todos nós. Texto copiado e adaptado.

    Cumprimentos,
    JPR.
    Editado pela última vez por jpr89; 05 January 2015, 12:04.

    #2
    Não fazia ideia.

    Comentário


      #3
      Conheço é quem desligue o AC para ganhar mais um ou outro cavalo...agora desligar AC a partir de x rotação; isso é que era bom

      Comentário


        #4
        Oh não

        Comentário


          #5
          Cheira-me a tanga de Facebook...

          "Agora copia e cola isto no mural de 10 amigos, se não queres que o teu AC fique a deitar ar quente no verão e frio no inverno."

          Comentário


            #6
            Provavelmente os sistemas actuais de AC têm formas de prevenir esse problema.

            Uma dica que deixo em relação ao sistema de AC:

            Sempre que o utilizarem, no fim antes de desligarem o carro desliguem o AC e deixem apenas circular ar na função chauffage (1 ou 2 minutos) - tal irá secar as condutas de ar que ficaram húmidas pela condensação do ar do AC e irá prevenir o aparecimento de fungos e de maus cheiros no futuro.
            (se tal acontecer a 1z (Einzet) e a Wurth têm bons produtos para a limpeza das condutas)

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
              Conheço é quem desligue o AC para ganhar mais um ou outro cavalo...agora desligar AC a partir de x rotação; isso é que era bom
              Foi referido o procedimento de o ligar com o carro a X rotação e não desligar.

              Já tinha lido sobre isto noutro tópico aqui no fórum, mas nunca procurei informar-me com quem de direito sobre o assunto.

              Comentário


                #8
                Já vou ali perguntar ao chefe de oficina...

                Comentário


                  #9
                  O compressor do AC, está ligado à correia dos "acessórios" cuja velocidade é variável com a rotação do motor. Uma vez que este mesmo compressor, é on/off, a partir do momento em que se aciona do habitáculo, basta juntar 2 + 2.

                  Comentário


                    #10
                    Isso é capaz de ter alguma influência se pretendermos ter a mesma embraiagem do compressor por uns 20 anos.

                    Comentário


                      #12
                      Originalmente Colocado por Automovel Ver Post
                      O compressor do AC, está ligado à correia dos "acessórios" cuja velocidade é variável com a rotação do motor. Uma vez que este mesmo compressor, é on/off, a partir do momento em que se aciona do habitáculo, basta juntar 2 + 2.
                      Ora aí está. Uma soma simples

                      É claro que haverá sempre aqueles que acham isto um mito ou tretas do facebook...

                      Comentário


                        #13
                        Originalmente Colocado por jpr89 Ver Post
                        Ora aí está. Uma soma simples

                        É claro que haverá sempre aqueles que acham isto um mito ou tretas do facebook...
                        Ou não percebem um "boi" de mecânica...

                        Comentário


                          #14
                          O mais provável é o carro ir para a sucata com um A/C muito bem estimado...

                          Comentário


                            #15
                            Qual a relação de longevidade entre isso e ligar o AC a altas rotações? 1 ano, 2, 3, 5!?!?

                            Não sabem pois não...é só mais uma "dica".

                            Tenho uma "dica" melhor (que acabei de vir do mecânico), fazem a manutenção a tempo e horas, com material de jeito e por alguém de jeito e têm carro para muitos kms, sem juntas queimadas, radiadores entupidos e secos, motores sem óleo e caixas no galheiro por falta de filtros/óleo novo...compressores AC nas lonas é coisa que raramente lá vejo. Sejam peneirentos onde têm de ser

                            Comentário


                              #16
                              Tenho outra dica:

                              Andar mais a pé e de transportes públicos.
                              Para além de poupar a embraiagem do A/C, poupa todos os outros componentes do
                              carro. Assim, quando for para a sucata, vai novinho em folha.

                              Comentário


                                #17
                                Originalmente Colocado por omerta Ver Post
                                Cheira-me a tanga de Facebook...

                                "Agora copia e cola isto no mural de 10 amigos, se não queres que o teu AC fique a deitar ar quente no verão e frio no inverno."
                                Á bastante tempo que não lia uma tao boa

                                Comentário


                                  #18
                                  Por norma, tenho o cuidado de ligar o AC antes das 2000rpm.

                                  Comentário


                                    #19
                                    Por acaso já me tinha falado disso e desde sempre que ligo o AC coloco o pedal da embraiagem.

                                    Comentário


                                      #20
                                      Originalmente Colocado por jpr89 Ver Post
                                      Questionei, como devo fazer para ligar o ar condicionado se eu estiver numa auto-estrada. Paro o carro e ligo o ar? Ele recomendou que se estiver numa auto-estrada ou em qualquer condição em que o motor esteja em alta rotação, para iniciar o ar condicionado, deve-se colocar o pé na embraiagem, ou deixar o carro em “ponto morto” para as rotações cairem e aí sim, podem ligar o ar condicionado. Dessa forma conseguimos preservar o equipamento de ar condicionado e melhorar a sua longevidade.
                                      Tanta preocupação com o esticão que o compressor do AC sofre e não te rala o esticão depois infliges ao disco de embraiagem ? Tá bem... Tem toda a lógica.

                                      Comentário


                                        #21
                                        Apesar de haver alguma lógica no post inicial, parece-me que a maior parte dos compressores está preparada para aguentar o esticão. Caso contrário, teríamos avarias em massa desse componente, o que não acontece em marca nenhuma.

                                        Comentário


                                          #22
                                          Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
                                          Á bastante tempo que não lia uma tao boa
                                          eu também á

                                          Comentário


                                            #23
                                            https://www.youtube.com/watch?v=eSIdvm_qPeA

                                            Minuto 1:20

                                            Comentário


                                              #24
                                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                              Tanta preocupação com o esticão que o compressor do AC sofre e não te rala o esticão depois infliges ao disco de embraiagem ? Tá bem... Tem toda a lógica.
                                              Se acelerarmos até uma rotação próxima da que estava antes de tirarmos o pé da embraiagem, não evitamos esse esticão?
                                              Quando travo com o motor uso muito isso nas reduções, antes de tirar o pé da embraiagem dou uma pequena aceleradela. A mudança até entra melhor.

                                              Comentário


                                                #25
                                                Originalmente Colocado por jpr89 Ver Post
                                                Está na Internet... deve ser verdade.


                                                E um vídeo do Papa a dizer disparates, também arranjas?

                                                Já agora, sobre as janelas abertas, que está logo depois nesse mesmo vídeo:



                                                Get the facts. An A/C improves car temperature with little effect on fuel mileage.
                                                In a test conducted by Consumer Reports, they drove a Honda Accord at 65 mph and found that using the air conditioner reduced fuel mileage by three percent. In another test they drove at 65 mph but this time with the windows down and found no measurable effect on fuel mileage.
                                                BUSTED!!!

                                                Portanto, o que é dito nesse vídeo é a simples repetição de boatos. Estar
                                                em vídeo, na Internet, numa oficina, com um fato de mecânico, não faz
                                                disso nenhuma verdade, antes pelo contrário.

                                                A parte da embraiagem do A/C é igualmente treta. Aliás, é precisamente
                                                por isso que se trata de uma embraiagem, e não uma engrenagem directa,
                                                precisamente para permitir que a transmissão de rotações não seja brusca.
                                                É esse o propósito de uma embraiagem, quer esteja na caixa de velocidades,
                                                no compressor de A/C, ou em qualquer outro mecanismo.

                                                https://en.wikipedia.org/wiki/Clutch

                                                Comentário


                                                  #26
                                                  O compressor usa a correia dos acessórios que varia as rotações consoante o motor. Mas, só ao ligar o AC é que há transmissão por via da embraiagem(penso ter outro nome..) do compressor. É aqui que se dá o desgaste. Há modelos que vem preparados para evitar esse desgaste por via de molas.

                                                  Mais importante é manter o nível do óleo do compressor, esvaziar a água do condensador, desinfectar o circuito...

                                                  Comentário


                                                    #27
                                                    Experimentem ligar o AC com o motor ao ralenti, depois venha ca contar como foi o esticao e a quebra de rotaçao do motor... tarda nada mais vale nao usar o AC.

                                                    Prefiro de longe ter o sistema limpo, pela minha propria saude, e ter o oleo do compressor em bom estado, que estar com essas preocupações, mora ca um carro com 14 anos e 320.000km, compressor de origem, liga-se, desliga-se quando se quer, o mesmo para o meu com os seus 14 anos, compressor de origem, ligo quando tiver de ligar. Simplesmente se houver boa manutençao, é como em tudo, ira durar mais e menos preocupação se têm no seu uso.

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                      Experimentem ligar o AC com o motor ao ralenti, depois venha ca contar como foi o esticao e a quebra de rotaçao do motor... tarda nada mais vale nao usar o AC.
                                                      (...)
                                                      Na realidade isso depende do carro.
                                                      Em carros com motores pequenos/pouca potência, nota-se.
                                                      Em carros com motores razoáveis, principalmente em binário, não.

                                                      Quanto ao esticão... é mais barulho que outra coisa.
                                                      A embraiagem é prensada por meio de um electroíman, pelo que assim
                                                      que é aplicada a corrente a prensagem é imediata e faz um ruído metálico
                                                      alto, tipo CLAC!, tal como um electroíman de uma porta de um prédio, por
                                                      exemplo, e é independente da rotação a que esteja o motor (porque o ruído
                                                      não tem a ver com a polie nem com o compressor).

                                                      https://www.youtube.com/watch?v=druW7RJt_AU

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                        O compressor usa a correia dos acessórios que varia as rotações consoante o motor. Mas, só ao ligar o AC é que há transmissão por via da embraiagem(penso ter outro nome..) do compressor. É aqui que se dá o desgaste. Há modelos que vem preparados para evitar esse desgaste por via de molas.

                                                        Mais importante é manter o nível do óleo do compressor, esvaziar a água do condensador, desinfectar o circuito...
                                                        São compressores com bimassa!

                                                        Sobre a situação em si, acredito que provoque um desgaste mais acentuado quando se liga o AC em regimes de rotação elevados.
                                                        Tenho esse cuidado, de o ligar ao relanti, ou em rotações baixas.

                                                        O AC é o acessório mais potente do automóvel. Normalmente quando entram em carga, entram logo ao máximo (tipo uma máquina de lavar roupa das antigas, as mais recentes já não são assim). Os ACs automáticos podem, em determinadas situações, ser exceção, desta situação.

                                                        Deve haver aqui pessoal que já se meteu em reparações de compressores de AC, portanto também avariam. Possivelmente poderá ser esta uma das causas. Estas reparações não costumam ser baratas, pelo que, prefiro ir ligando o AC em baixas rotações.

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                          (...)
                                                          Deve haver aqui pessoal que já se meteu em reparações de compressores de AC, portanto também avariam. Possivelmente poderá ser esta uma das causas. Estas reparações não costumam ser baratas, pelo que, prefiro ir ligando o AC em baixas rotações.
                                                          Normalmente o que falha mais no A/C (tirando a parte do circuito de refrigeração,
                                                          e respectivo lubrificante) é o rolamento, ou o electroíman (problemas eléctricos).
                                                          A embraiagem propriamente dita (pratos), gasta-se mais pelo número de ciclos
                                                          ligar/desligar, sujidade (principalmente gordura/óleo), do que pelo regime de
                                                          rotações a que se liga.

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