Bom amigos, em tempos de frio, cabe-nos lembrar do calor e como não encontrei nenhum tópico, achei que devia escrever um para informar os menos entendidos no assunto.
Numa das minhas conversas com um amigo, eis que de repente me pergunta. - sabes que não podes ligar o ar condicionado do carro em alta velocidade? Respondi: - Não, não sei nada sobre isso! Tendo o questionado sobre isso, ele ainda acrescentou: - Além disso, tu não encontras essa recomendação no manual do veículo, e nenhum vendedor de automóveis diz algo sobre isso porque talvez nem saibam, mas, não se deve ligar o ar condicionado do carro em alta velocidade.
Eu, surpreso interrogo-o. - Mas porque?!?!?! Responde ele. - Vê bem, o compressor possui um recurso de acionamento muito similar a uma embraiagem de um carro. Quando tu apertas o botão do ar condicionado, essa “embraiagem” aciona o compressor do ar condicionado instaneamente. Se tu estiveres com o teu carro a 3.000 ou 4.000 rpms, tu irás dar um “tranco” violento no sistema todo e irá danificando o compressor.
Bem, nesse momento fiquei extasiado e um pouco incrédulo. Ele pegou num compressor de ar exatamente o compressor de ar que que é usado no meu carro e mostrou-me com precisão o que ocorre quando nós acionamos o ar condicionado. Fiquei impressionado ao ver o sistema do compressor, como ele funciona e como é o acionamento do mesmo. Realmente, se nós iniciarmos o ar condicionado em alta rotação o sistema todo irá ser submetido a um arranque violentíssimo, o que causa o dano ao sistema. Imaginem o compressor parado, o motor a funcionar a 3.000 rpms e vocês iniciam o ar. Ele é tirado do estado estacionário num instante e passa a funcionar na velocidade da rotação do motor!!! É aí que está o grande problema.
Questionei, como devo fazer para ligar o ar condicionado se eu estiver numa auto-estrada. Paro o carro e ligo o ar? Ele recomendou que se estiver numa auto-estrada ou em qualquer condição em que o motor esteja em alta rotação, para iniciar o ar condicionado, deve-se colocar o pé na embraiagem, ou deixar o carro em “ponto morto” para as rotações cairem e aí sim, podem ligar o ar condicionado. Dessa forma conseguimos preservar o equipamento de ar condicionado e melhorar a sua longevidade.
Espero que a informação sirva para todos nós. Texto copiado e adaptado.
Cumprimentos,
JPR.
Numa das minhas conversas com um amigo, eis que de repente me pergunta. - sabes que não podes ligar o ar condicionado do carro em alta velocidade? Respondi: - Não, não sei nada sobre isso! Tendo o questionado sobre isso, ele ainda acrescentou: - Além disso, tu não encontras essa recomendação no manual do veículo, e nenhum vendedor de automóveis diz algo sobre isso porque talvez nem saibam, mas, não se deve ligar o ar condicionado do carro em alta velocidade.
Eu, surpreso interrogo-o. - Mas porque?!?!?! Responde ele. - Vê bem, o compressor possui um recurso de acionamento muito similar a uma embraiagem de um carro. Quando tu apertas o botão do ar condicionado, essa “embraiagem” aciona o compressor do ar condicionado instaneamente. Se tu estiveres com o teu carro a 3.000 ou 4.000 rpms, tu irás dar um “tranco” violento no sistema todo e irá danificando o compressor.
Bem, nesse momento fiquei extasiado e um pouco incrédulo. Ele pegou num compressor de ar exatamente o compressor de ar que que é usado no meu carro e mostrou-me com precisão o que ocorre quando nós acionamos o ar condicionado. Fiquei impressionado ao ver o sistema do compressor, como ele funciona e como é o acionamento do mesmo. Realmente, se nós iniciarmos o ar condicionado em alta rotação o sistema todo irá ser submetido a um arranque violentíssimo, o que causa o dano ao sistema. Imaginem o compressor parado, o motor a funcionar a 3.000 rpms e vocês iniciam o ar. Ele é tirado do estado estacionário num instante e passa a funcionar na velocidade da rotação do motor!!! É aí que está o grande problema.
Questionei, como devo fazer para ligar o ar condicionado se eu estiver numa auto-estrada. Paro o carro e ligo o ar? Ele recomendou que se estiver numa auto-estrada ou em qualquer condição em que o motor esteja em alta rotação, para iniciar o ar condicionado, deve-se colocar o pé na embraiagem, ou deixar o carro em “ponto morto” para as rotações cairem e aí sim, podem ligar o ar condicionado. Dessa forma conseguimos preservar o equipamento de ar condicionado e melhorar a sua longevidade.
Espero que a informação sirva para todos nós. Texto copiado e adaptado.
Cumprimentos,
JPR.
Comentário