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"Bricolar" no corsa

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    "Bricolar" no corsa

    Boa noite caros.
    Apesar de ser o meu primeiro post, tenho andado por aqui a vaguear á bastante tempo.

    Comprei a pouco tempo um Corsa A 1.2S de 92 e é o meu primeiro carro.
    Tenho uma série de pequenos problemas que gostaria de tentar resolver com a ajuda dos mais experientes na matéria.

    A primeira grande dor de cabeça é... SOFAGEM!!!!
    Serrano que é serrano não se queixa do frio, mas de manhã para ir para o trabalho é complicado. Ora vamos lá por partes:

    - O variador de velocidade do ventilador só funciona na velocidade máxima. Verdade ou não, já me disseram que esses motores tem 3 enrrolamentos e que dois deles podem estar torrados. Acho muito pouco provavel, mas como nao sei, espero por alguem que me possa esclarecer.
    Ou será que posso apenas tentar desmontar o dito cujo botão e limpar os contactos interiores com algo do género de WD40?

    Outra questão em relaçao ao calor, ou falta dele... Saio sempre um pouco mais cedo para deixar aquecer um pouco o motor, (pois ainda é de carburador) e na minha opinião, demora bastante a aquecer. O termómetro, por exemplo chega ao meio da escala, ligo a sofagem, e vejo literalmente o ponteiro a descer até chegar ao ponto de sair ar morno, quase frio. Pensei ser um problema de termostato, e perdi amor á gasolina e levei o carro ao extremo de temperatura a ver como se comportava. Acontece que o termostato dá o disparo para arrancar o ventilador do radiador. Poderá efetivamente estar avariado, mesmo tendo verificado esta situação?

    Cumprimentos a todos!

    #2
    Sofagem: pode ser a resistência das velocidades descritas avariadas ou apenas mau contacto na ficha atrás do painel de comando.

    Sobre o ponteiro, termostato avariado. O termostato não faz disparar a ventoinha mas sim um sensor no radiador(geralmente). Podes ter o termostato a abrir cedo demais e por isso não tens calorzito dentro do carro. Como estão os tubos de borracha? Moles ou estaladiços quando apertas? Convém ver a frio

    Comentário


      #3
      Se fizeres uma limpeza ao circuito pode ser que ajude, principalmente passando uma mangueira com agua á pressao da rede pelo radiador da sofagem a ver ser limpa um pouco, e verificar o termoestato.
      A velocidades do ventilador deve ser a resistencia.

      Comentário


        #4
        Hmmm.. Quando tiver um tempinho já tento sacar o botão fora e faço umas leituras com o multimetro.
        Em relação aos tubos, aparentemente estão em bom estado.. ;)

        Comentário


          #5
          Também tenho um Corsa A, mas é o 1.0 de 1991. As diferenças são que um é OHC e outro OHV, pouco mais deve haver de diferente para além do motor.

          Quanto à chauffage não faço ideia do que possa ser mas, nesta altura de frio para ajudar a aquecer o motor mais rápido, na tampa do filtro do ar há uma pequena caravelha vermelha nas laterais (que penso no teu também haver), onde podes ajustar para Verão ou Inverno, colocando no inverno verás o carro a não engasgar muito no início a frio e a aquecer mais rápido um pouco!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
            ... mas, nesta altura de frio para ajudar a aquecer o motor mais rápido, na tampa do filtro do ar há uma pequena caravelha vermelha nas laterais (que penso no teu também haver), onde podes ajustar para Verão ou Inverno, colocando no inverno verás o carro a não engasgar muito no início a frio e a aquecer mais rápido um pouco!
            A caixa do filtro de ar do meu é igual a esta. Estamos em sintonia?

            IMG-1.jpg



            Tambem tens o velho problema da junta das valvulas? Dizem ser crónico destes carros...
            Editado pela última vez por Ricardoiria; 07 January 2015, 21:34.

            Comentário


              #7
              Este é o meu Corsa, se repares onde desenhei o círculo, tem uma pequena caravelha vermelha e um trilho para ela deslizar e ajustar do modo que queres.
              Não sei se o teu tem por ser o 1.2, mas como é a carburador provavelmente também tem.



              Problema da junta das válvulas? Hummm, estás a referir-te ao quê propriamente?

              Comentário


                #8
                https://www.youtube.com/watch?v=38-ogU66q00

                Encontrei esta foto que dá para ver melhor!!


                Comentário


                  #9
                  Boas malta. Ainda nao tive tempo de ver a questão.

                  Dizem que, nos motores 1.2S, a junta da tampa das valvulas é em cortiça e baba facilmente, o que é o meu caso. Nada de substancial, mas tenho que andar sempre em cima do óleo. É conveniente em carros antigos, mas tambem ja me disseram que não se justifica arranjar...

                  E ja agora... No caso de ter, deslizo para que lado? :D
                  Editado pela última vez por Ricardoiria; 08 January 2015, 22:07.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ricardoiria Ver Post
                    Boas malta. Ainda nao tive tempo de ver a questão.

                    Dizem que, nos motores 1.2S, a junta da tampa das valvulas é em cortiça e baba facilmente, o que é o meu caso. Nada de substancial, mas tenho que andar sempre em cima do óleo. É conveniente em carros antigos, mas tambem ja me disseram que não se justifica arranjar...

                    E ja agora... No caso de ter, deslizo para que lado? :D
                    Acho que está gravado na tampa Summer e Winter ...
                    No caso da última foto que coloquei está no modo Summer (não me lembro bem), por isso, deves deslizar para o outro lado, mas de qualquer modo diz lá na tampa

                    Quanto à junta, sim, de facto no caso do meu Corsa já chegou a babar, mas agora não (não faço ideia porquê), só se o meu pai trocou alguma coisa, o que não me parece

                    De vez em quando tenho de acrescentar óleo mas é devido aos (muitos) quilômetros que o meu já tem, perde-se quando o motor está a frio e nota-se que sai fumo.

                    Se vires que no depósito do líquido de refrigeração está com uma cor estranha, o melhor é trocares o líquido e fazer uma limpeza ... Eu tive de trocar há pouco tempo o radiador do meu Corsa, acabei por arranjar um completamente novo devido ao pouco uso do mesmo.
                    http://forum.autohoje.com/forum-gera...stituicao.html

                    Não sei que contar mais, não há muito para falar destes carros, não há muito por onde avariar

                    Só mais uma coisa, se o teu carro tiver filtro de gasolina como o meu tem (primeira foto que postei acima) e se vires que está muito sujo, troca.
                    Aconteceu-me de o carro ir abaixo em andamento e eu não sabia porquê, o resultado foi o filtro de tal forma entupido, que a bomba de gasolina nem tinha força para empurrar gasolina para o carburador. Escapou-me completamente e não me lembrei de trocar o raio do filtro O que está na foto já é o novo
                    Qualquer dúvida dispõe!

                    Comentário


                      #11
                      Uma coisa que deve ser diferente nos nossos dois Corsa é a caixa de velocidades, o meu Corsa tem apenas 4 velocidades mas não o impede de chegar à velocidade estonteante de 145 KM/h (e a essa velocidade vai toda a gente a rezar dentro do carro)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                        Uma coisa que deve ser diferente nos nossos dois Corsa é a caixa de velocidades, o meu Corsa tem apenas 4 velocidades mas não o impede de chegar à velocidade estonteante de 145 KM/h (e a essa velocidade vai toda a gente a rezar dentro do carro)

                        Por acaso ja levei o meu a 150 meio a descer. Claro que foi só por instantes! :D

                        Comentário


                          #13
                          Tenho andado um bocado ausente por falta de tempo. Passei a semana fora em trabalho...
                          No meu nao existe essa tal caravelha na caixa do filtro. No entanto um mecanico amigo afinou-me o carburador. O carro bebia mais que eu, mas tambem andava mais. No entanto prefiro que ande um bocadinho menos e que tambem seja mais poupado.. No outro dia fiz Gouveia-Coimbra-Gouveia com pouco mais de 10€ de gasolina.. o que acho que nem está muito mau... ;)
                          Sao cerca de 110kms cada viagem.

                          Comentário


                            #14
                            Hummm, eu pensei que tinha essa caravelha.
                            O meu também tem a mistura mais pobre em gasolina, mas como ele é leve safa-se muito bem.

                            Isso só quer gasolina

                            Comentário


                              #15
                              Nos corsa com o primeiro tablier era comum avariar o botão das velocidades da ventilação, mas como os que falam já têm outro tablier pode não se aplicar.
                              Esses corsas povoaram a minha geração como primeiros carros, especialmente os primeiros, gastavam sempre óleo, não é defeito, é feitio.
                              O volante está descentrado dos pedais, são duros que se fartam, travam mal, curvavam mal, a caixa é imprecisa mas venderam ao pontapé!
                              Curiosamente, ao contrário do que digo de outros segmentos B da altura (atenção que todos tinham defeitos), este tinha durabilidade mais que fiabilidade.
                              Os motores não deixavam de ser justos na sua maioria, andavam o suficiente e não bebiam muito.

                              O que é interessante, é que para nós como amantes de automóveis este segmentos (e quase todos) nos final dos anos 80 e inicio dos 90 oferecia hipóteses que apresentavam algumas características mais vincadas, hoje para bem da maioria dos seus compradores são todos muito iguais, sendo que mesmo as características que os distinguem são menos vincadas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                Nos corsa com o primeiro tablier era comum avariar o botão das velocidades da ventilação, mas como os que falam já têm outro tablier pode não se aplicar.
                                Esses corsas povoaram a minha geração como primeiros carros, especialmente os primeiros, gastavam sempre óleo, não é defeito, é feitio.
                                O volante está descentrado dos pedais, são duros que se fartam, travam mal, curvavam mal, a caixa é imprecisa mas venderam ao pontapé!
                                Curiosamente, ao contrário do que digo de outros segmentos B da altura (atenção que todos tinham defeitos), este tinha durabilidade mais que fiabilidade.
                                Os motores não deixavam de ser justos na sua maioria, andavam o suficiente e não bebiam muito.

                                O que é interessante, é que para nós como amantes de automóveis este segmentos (e quase todos) nos final dos anos 80 e inicio dos 90 oferecia hipóteses que apresentavam algumas características mais vincadas, hoje para bem da maioria dos seus compradores são todos muito iguais, sendo que mesmo as características que os distinguem são menos vincadas.
                                Curvar mal? Sim, principalmente com estes pneus 145/R13 e amortecedores com 24 anos.
                                Travar mal? Não acho, facilmente podem é as rodas ficar bloqueadas.

                                Não é um carro para andar a velocidades que não são permitidas em diversos sítios, já se sabe que isto não tem segurança por onde se lhe pegue.

                                Não entendo é esse comentário sobre fiabilidade e durabilidade. O que eu conduzo habitualmente tem neste momento 315.000 KM's, motor OHV 1.0, faz algum fumo a frio, mas problemas mecânicos é muito raro.
                                Para um carro com esta idade, porta-se muito bem. É carro para o encostar de vez a uma valeta quando ele avariar gravemente, pois não vale a pena vender.

                                Não tenho queixas da caixa.

                                Consumos de óleo, sim consome.
                                Editado pela última vez por zecarlos405; 18 January 2015, 22:30.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                                  Curvar mal? Sim, principalmente com estes pneus 145/R13 e amortecedores com 24 anos.
                                  Travar mal? Não acho, facilmente podem é as rodas ficar bloqueadas.

                                  Não é um carro para andar a velocidades que não são permitidas em diversos sítios, já se sabe que isto não tem segurança por onde se lhe pegue.

                                  Não entendo é esse comentário sobre fiabilidade e durabilidade. O que eu conduzo habitualmente tem neste momento 315.000 KM's, motor OHV 1.0, faz algum fumo a frio, mas problemas mecânicos é muito raro.
                                  Para um carro com esta idade, porta-se muito bem. É carro para o encostar de vez a uma valeta quando ele avariar gravemente, pois não vale a pena vender.

                                  Não tenho queixas da caixa.

                                  Consumos de óleo, sim consome.
                                  Não tenho qualquer intenção de denegrir o carro, só disse algo que é mais que conhecido. O chassis era dos piores à época, tal como os travões q infelizmente sobreviveram para o b. Qualquer uno, 205, Ax, Clio ou 5 metia o corsa num bolso em dinâmica. Em conforto então nem se fala.
                                  Eu estou a falar em comparação. A caixa de um corsa comparada com os franceses, japunas ou pólo à época parece que andamos a procurar as mudanças.
                                  Esses motores duravam muito mas tiveram muitas pequenas chatices, enquanto não modulo de ignição davam muita chatice, o consumo de óleo fez muitos menos cuidados encostar assim como bombas de gasolina. Mas a construção era boa, feitos em Espanha, e duravam muito com excepção dos bancos.
                                  Os elevadores dos vidros também avariav bastante.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                    Não tenho qualquer intenção de denegrir o carro, só disse algo que é mais que conhecido. O chassis era dos piores à época, tal como os travões q infelizmente sobreviveram para o b. Qualquer uno, 205, Ax, Clio ou 5 metia o corsa num bolso em dinâmica. Em conforto então nem se fala.
                                    Eu estou a falar em comparação. A caixa de um corsa comparada com os franceses, japunas ou pólo à época parece que andamos a procurar as mudanças.
                                    Esses motores duravam muito mas tiveram muitas pequenas chatices, enquanto não modulo de ignição davam muita chatice, o consumo de óleo fez muitos menos cuidados encostar assim como bombas de gasolina. Mas a construção era boa, feitos em Espanha, e duravam muito com excepção dos bancos.
                                    Os elevadores dos vidros também avariav bastante.
                                    Não estou a dizer que também é mentira

                                    No meu caso algumas coisas não aconteceram, como é o caso por exemplo dos bancos, mas um vidro fecha mal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                                      Não estou a dizer que também é mentira

                                      No meu caso algumas coisas não aconteceram, como é o caso por exemplo dos bancos, mas um vidro fecha mal.
                                      Os que de aqui se fala são ambos dos finais, o problemas dos bancos que se degradavam foram mais nos primeiros, o próprio tecido era muito fácil de desgastar.
                                      Volto a dizer quer eram bons tempos para quem gostava de automóveis, se querias conforto compravas um francÊs, se querias espaço compravas o Uno ou Ibiza, se querias material duro e duravel compravas um corsa, se querias fiabilidade e ficar sem um cêntimo na carteira compravas um japuna, se querias que gastasse pouco compravas um AX, talvez o caso mais estranho fosse o fiesta. Tinha nas versões base motores ultrapassados. A construção e materiais eram bons. A dinâmica má e os travões bons. A direcção boa e caixa mais ou menos. Era talvez aquele em que era mais dificil classificar. Mas na altura do teu o rei de vendas era o Uno.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                        Os que de aqui se fala são ambos dos finais, o problemas dos bancos que se degradavam foram mais nos primeiros, o próprio tecido era muito fácil de desgastar.
                                        Volto a dizer quer eram bons tempos para quem gostava de automóveis, se querias conforto compravas um francÊs, se querias espaço compravas o Uno ou Ibiza, se querias material duro e duravel compravas um corsa, se querias fiabilidade e ficar sem um cêntimo na carteira compravas um japuna, se querias que gastasse pouco compravas um AX, talvez o caso mais estranho fosse o fiesta. Tinha nas versões base motores ultrapassados. A construção e materiais eram bons. A dinâmica má e os travões bons. A direcção boa e caixa mais ou menos. Era talvez aquele em que era mais dificil classificar. Mas na altura do teu o rei de vendas era o Uno.
                                        É engraçado que eu nunca conduzi um Uno, devia ser menos ruidoso, este Corsa é muito ruidoso.
                                        Acredito no que diz, mas nessa época eu ainda era pequeno.

                                        O Corsa vai-se safando muito bem, faz em Março, 24 anos

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tive um Corsa desses durante muitos anos (JOY 1.4) e uma vez teve uma avaria engraçada.

                                          Desligava a chave, tirava-a e o carro continuava a trabalhar!

                                          Levei-o de imediato ao mecânico e era o botão dos 4 piscas que estava a fazer corrente directa...

                                          Aliás, é conhecidissímo o método de meter esses carros a trabalhar sem chave...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por stormskaer Ver Post
                                            tive um corsa desses durante muitos anos (joy 1.4) e uma vez teve uma avaria engraçada.

                                            Desligava a chave, tirava-a e o carro continuava a trabalhar!

                                            Levei-o de imediato ao mecânico e era o botão dos 4 piscas que estava a fazer corrente directa...

                                            Aliás, é conhecidissímo o método de meter esses carros a trabalhar sem chave...
                                            wtf?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tambem ja ouvi falar dessa do botao dos 4 piscas... Alguem pode explicar como, e uma forma eficaz de prevenir, ja agora?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Até que enfim consegui um tempinho para o Corsa. Verifiquei que o botão que controla a velocidade da sofagem funciona bem. Testei a continuidade dos diversos terminais que tem, e corresponde bem com todas as posições... Alguem sabe do que se possa tratar?
                                                Já agora, para a malta dos corsas... Alguem sabe a referencia das lampadas que iluminam os botoes da consola da sofagem?
                                                E de facto, ja constatei que o carro anda literamente sem chave... Basta sacar o botão dos 4 piscas e encaixar ao contrário e puf... Medonho, han?

                                                Alguem me sabe dizer onde é o termostato do corsa? Estou tentado a trocá-lo...
                                                Editado pela última vez por Ricardoiria; 09 February 2015, 00:09.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bolas, nunca testei essa cena de ligar o carro com o botão dos 4 piscas ... Medonho


                                                  Quanto ao resto, nunca troquei nada felizmente. Em relação ao termóstato, mudei uma vez o que faz disparar a ventoinha, coloquei um que faz disparar mais cedo (a uma temperatura mais baixa), o que lá estava disparava a ventoínha acima dos 90º e eu achava aquilo muito quente hehehe.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                                                    o que lá estava disparava a ventoínha acima dos 90º e eu achava aquilo muito quente hehehe.
                                                    Ouvi dizer que a Opel, em geral, arranca o ventilador aos 94ºC...


                                                    Comprei hoje o chamado "Termostato de liquido de refrigeração"... Tenho que ver quanto me pedem para o trocar...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ricardoiria Ver Post

                                                      Comprei hoje o chamado "Termostato de liquido de refrigeração"... Tenho que ver quanto me pedem para o trocar...
                                                      Continuo curioso... Alguem que consegue especificar o sitio exato onde ele se encontra?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ricardoiria Ver Post
                                                        Ouvi dizer que a Opel, em geral, arranca o ventilador aos 94ºC...


                                                        Comprei hoje o chamado "Termostato de liquido de refrigeração"... Tenho que ver quanto me pedem para o trocar...
                                                        Eu troquei no meu por uma razão muito simples, quando o carro aquecia muito no pára arranca, sentia-se muito o cheiro a gases, e depois disso, no trânsito não se sente.

                                                        Comentário

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