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substituir alternador

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    substituir alternador

    Boas. creio estar com um problema no alternador, o carro a quente começou a fazer um "onf onf", meio seco,meio chiadela, e quer-me parecer que será o alternador. ocasionalmente ele tem um nadinha de dificuldade a pegar de manha, como se estivesse quase sem bateria. talvez o alternador nao a esteja a carregar convenientemente. seja como for nao acende a luz da bateria...
    o motor em questao é um 1.5dci, mas nao é um renault, da maneira que está montado é bem acessivel.
    dado que no mister auto um alternador daqueles custa 100 e poucos euros ja com polie, estava aqui a pensar que seria mais facil e barato ser eu a trocar a peça do que mete-lo na oficina..
    alguem sabe se é plug and play? alguma coisa a que tenha de se ter atençao?

    #2
    Desligar a bateria.

    Porque não medes a tensão antes de estoirar 100€?

    Não será a correia gasta?

    Isso de custar a pegar pode ser a bateria e o frio..

    Comentário


      #3
      E como a bateria está fraca.......o alternador fica em esforço.

      Acho que seria prudente medir a tensão da bateria e do alternador antes de gastar dinheiro.

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        #4
        Como os colegas disseram acima, medir os níveis da bateria com o carro ligado para perceber se o alternador está a carregar a bateria.

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          #5
          Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
          Como os colegas disseram acima, medir os níveis da bateria com o carro ligado para perceber se o alternador está a carregar a bateria.
          bem,quanto á correia, ela foi mudada há um ano, está como nova e nao esta plastificada.
          eu sei,teem razão quanto a medir a tensão, mas isso seria só um diagonostico complementar..a razao que me leva a equacionar a troca nao é tanto ele estar ou nao a dar carga, é o barulho que ele faz a quente. antes de mais acho estranho fazer barulho só a quente, mas dado os sintomas (barulho e dificuldade a pegar) a unica coisa que me ocorre é que haja algum problema num rolamento...entre reparar e substituir, com a mao de obra as tantas sai mais caro do que ser eu a meter um novo.
          o que mais me preocupa é que o problema nao seja no alternador e sim alguma coisa interna no motor. é um som abafado, onf onf onf, como se fosse uma bomba a puxar em seco, ou um cao a ladrar ao longe, muito abafado, e só faz quando ja está quente..pode ser o alternador a fazer isto?
          o mais estranho é que só consigo ouvir isto dentro do carro..se abrir o capot e for escutar perto do alternador, a unica coisa que oiço é um ligeiro chocalhar, como se fossem duas chapinhas de metal a bater uma na outra..

          outra questao a proposito de alternadores..."qualquer coisa" serve?
          se for ao mister auto e selecionar como veiculo um clio II ou uma kangoo, aparecem alternadores iguais ao meu, da bolk por 90 e tal euros, e da bosch por 150 mais ou menos...mas se for procurar alternadores para um jimny ddis, ja aparecem alternadores diferentes do meu e por 300 euros para cima...

          Comentário


            #6
            Qualquer coisa não serve. Tem de ser a mesma ficha, ligação, suportes, polie..

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              #7
              bem lembrado,nao me tinha lembrado dos suportes...as polis pelo que vi sao todas do mesmo tamanho,mas a posiçao do alternador no bloco é outra garantidamente

              Comentário


                #8
                O ângulo de trabalho, distância da polie ao suporte..

                Portanto plug&play só com um igual.

                Comentário


                  #9
                  Tens um carro relativamente comum. Porque não o levas a um mecânico conhecedor para ouvir esse ruído?

                  Pode acontecer-te mudares o alternador e ficar igual...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                    Tens um carro relativamente comum. Porque não o levas a um mecânico conhecedor para ouvir esse ruído?

                    Pode acontecer-te mudares o alternador e ficar igual...
                    Como acho que sabe, eu tenho um FIAT Grande Punto 1.2 pelo que é um carro muito comum.

                    Levei-o à marca em Junho/2014, e quando pedi para verem o que poderia ser certo ruído (tensor da correia dentada), responderam-me da seguinte maneira:
                    "Ah sabe, nós somos especializados em Citroën, pelo que não estou familiarizado com estes motores"
                    Acho que um mecânico da esquina me poderia dar melhor parecer

                    Comentário


                      #11
                      nunca ouvi falar bem desse material marca bolk

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                        nunca ouvi falar bem desse material marca bolk
                        Marca própria da Mister-Auto. As peças em si são de fabricantes de baixa qualidade.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                          Como acho que sabe, eu tenho um FIAT Grande Punto 1.2 pelo que é um carro muito comum.

                          Levei-o à marca em Junho/2014, e quando pedi para verem o que poderia ser certo ruído (tensor da correia dentada), responderam-me da seguinte maneira:
                          "Ah sabe, nós somos especializados em Citroën, pelo que não estou familiarizado com estes motores"
                          Acho que um mecânico da esquina me poderia dar melhor parecer
                          Pois, isso é como tudo: há mecânicos especializados em certos carros/marcas. Há outros que têm mesmo muito "bom ouvido". E depois também há os "trocadores de peças" que sabem seguir as trocas de consumíveis preconizadas pela marca, de acordo com os manuais.

                          De qualquer forma o teu carro é bastante mais silencioso e... simples, felizmente.

                          Isolar um ruído num diesel moderno deve ser um quebra-cabeças, com tanta coisa envolvida.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                            Pois, isso é como tudo: há mecânicos especializados em certos carros/marcas. Há outros que têm mesmo muito "bom ouvido". E depois também há os "trocadores de peças" que sabem seguir as trocas de consumíveis preconizadas pela marca, de acordo com os manuais.

                            De qualquer forma o teu carro é bastante mais silencioso e... simples, felizmente.

                            Isolar um ruído num diesel moderno deve ser um quebra-cabeças, com tanta coisa envolvida.
                            É difícil para mim perceber a resposta que ele me deu.

                            Se o carro estivesse na garantia, tinha de levar lá o carro para não a perder ...
                            Se acontecesse um problema, vamos ao manual e diz para levar o carro à marca ...
                            Se porventura há alguma anomalia, "recomenda-se" ir à marca ...

                            Para depois chegar à FIAT e quem está a analisar o carro ser um mecânico dito especializado na Citroën e não conhece bem o motor do meu carro?
                            Frustante no mínimo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                              É difícil para mim perceber a resposta que ele me deu.

                              Se o carro estivesse na garantia, tinha de levar lá o carro para não a perder ...
                              Se acontecesse um problema, vamos ao manual e diz para levar o carro à marca ...
                              Se porventura há alguma anomalia, "recomenda-se" ir à marca ...

                              Para depois chegar à FIAT e quem está a analisar o carro ser um mecânico dito especializado na Citroën e não conhece bem o motor do meu carro?
                              Frustante no mínimo.
                              É verdade. E eu que fui com o meu cunhado com o polo 1.0 dele, com a luz da temperatura acesa há alguns dias, à VW. Esteve na oficina deles 2 horas e nós à seca no stand a ver os novos. Depois disseram-nos que não descobriram a origem da luz da estar acesa e pediram para irmos lá noutro dia com mais calma...saímos dali e fomos ao meu mecânico da altura. 2 minutos depois tínhamos o diagnóstico feito e o problema remendado: era "apenas" um tubo da água roto (pequena fuga, felizmente), e como o anticongelante desceu do mínimo, acendeu a luz. Assim que atestou, apagou-se a luz, colocou uma fita a tapar a fuga e ficou de encomendar o tubo para o trocar. Assim o fez depois.

                              Quero acreditar que na VW nem olharam para o carro. Acho gritante demais, se, de facto, estiveram de volta dele e não perceberam o porquê da luz da temperatura estar acesa.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                É verdade. E eu que fui com o meu cunhado com o polo 1.0 dele, com a luz da temperatura acesa há alguns dias, à VW. Esteve na oficina deles 2 horas e nós à seca no stand a ver os novos. Depois disseram-nos que não descobriram a origem da luz da estar acesa e pediram para irmos lá noutro dia com mais calma...saímos dali e fomos ao meu mecânico da altura. 2 minutos depois tínhamos o diagnóstico feito e o problema remendado: era "apenas" um tubo da água roto (pequena fuga, felizmente), e como o anticongelante desceu do mínimo, acendeu a luz. Assim que atestou, apagou-se a luz, colocou uma fita a tapar a fuga e ficou de encomendar o tubo para o trocar. Assim o fez depois.

                                Quero acreditar que na VW nem olharam para o carro. Acho gritante demais, se, de facto, estiveram de volta dele e não perceberam o porquê da luz da temperatura estar acesa.
                                Já me aconteceram umas boas e já ouvi outras tantas. Mas pior que essa, acho que nunca ouvi!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                  É verdade. E eu que fui com o meu cunhado com o polo 1.0 dele, com a luz da temperatura acesa há alguns dias, à VW. Esteve na oficina deles 2 horas e nós à seca no stand a ver os novos. Depois disseram-nos que não descobriram a origem da luz da estar acesa e pediram para irmos lá noutro dia com mais calma...saímos dali e fomos ao meu mecânico da altura. 2 minutos depois tínhamos o diagnóstico feito e o problema remendado: era "apenas" um tubo da água roto (pequena fuga, felizmente), e como o anticongelante desceu do mínimo, acendeu a luz. Assim que atestou, apagou-se a luz, colocou uma fita a tapar a fuga e ficou de encomendar o tubo para o trocar. Assim o fez depois.

                                  Quero acreditar que na VW nem olharam para o carro. Acho gritante demais, se, de facto, estiveram de volta dele e não perceberam o porquê da luz da temperatura estar acesa.
                                  No meu caso, pior que tudo é esta junção que fizeram entre a FIAT e a Citroën nas oficinas oficiais, aquilo é na mesma Citroën porque de FIAT só vi lá os símbolos, os carros à venda e os óleos Selénia em exposição.
                                  Mecânicos da FIAT nem vê-los.

                                  Também quero acreditar que na VW nem tiveram tempo de o ver se quer ... As marcas oficiais começam a ficar mal na fotografia.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                    Quero acreditar que na VW nem olharam para o carro. Acho gritante demais, se, de facto, estiveram de volta dele e não perceberam o porquê da luz da temperatura estar acesa.
                                    Aposto que ligaram a máquina de diagnóstico e como não deu erro nenhum não sabem o que se passa...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                      Aposto que ligaram a máquina de diagnóstico e como não deu erro nenhum não sabem o que se passa...
                                      Sim, abrir o capot e verificar os níveis é para meninos!

                                      Comentário

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