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Nova tecnologia motores Diesel - Grupo VW (AdBlue)

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    Nova tecnologia motores Diesel - Grupo VW (AdBlue)

    Este fim de semana li este artigo na revista concorrente, e achei interessante.

    Porém, parece-me que é mais um líquido com um consumo de 1.5 L/1000 km, e mais uma despesa. Será este caminho o correcto?

    A tecnologia AdBlue é um dos sistemas utilizados pela Volkswagen na redução das emissões dos seus automóveis diesel, alcançando essa melhoria através de um conjunto de processos que se efetuam dentro do próprio motor. Este sistema utiliza um aditivo, com o próprio nome AdBlue, criado à base de ureia e água desmineralizada, que tem um tanque próprio e pode ser adquirido em diversos locais.Neste vídeo é explicada a forma como esta tecnologia consegue, através do Catalisador de Redução Catalítica, melhorar as prestações ambientais dos modelos da Volkswagen, num processo que ocorre no sistema de escape do automóvel. Quando os gases da combustão chegam a este ponto (após terem passado pelo Turbo) recebem a mistura AdBlue diretamente, dando início a um processo químico que transforma o óxido de nitrogénio (NOx) em água e nitrogénio.

    Este sistema faz uso de diversos sensores para fornecer sempre a quantidade perfeita de AdBlue para realizar esta reação química e outra das situações a que a Volkswagen teve atenção foi ao facto deste aditivo congelar abaixo dos 11º Celsius, motivo pelo qual o tanque tem um sistema próprio de aquecimento. Embora o consumo de AdBlue dependa do peso do automóvel e das características de condução, o fabricante germânico refere que em média é gasto 1,5L deste produto a cada mil quilómetros. Outra das preocupações está no facto do veículo dever ter, obrigatoriamente, sempre AdBlue no tanque, sendo apresentado um aviso quando a quantidade existente permite fazer apenas 3500 quilómetros, sendo posteriormente dado uma nova chamada de atenção quando se chega aos 1000 quilómetros.
    Link da noticia (com video).

    #2
    Antes fosse só os grupo VW. Começou nos camiões na EURO IV ou EURO V e parece-me que com o tempo vai ser transversal a todos os veículos a gasóleo.

    Comentário


      #3
      Os motores a diesel estão a ficar demasiado complexos e cheios de periféricos com grande potencial para dar problemas. Acho que está na altura de relegar novamente o diesel para as máquinas pesadas e voltar aos motores a gasolina nos automóveis ligeiros.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eu Ver Post
        Os motores a diesel estão a ficar demasiado complexos e cheios de periféricos com grande potencial para dar problemas. Acho que está na altura de relegar novamente o diesel para as máquinas pesadas e voltar aos motores a gasolina nos automóveis ligeiros.
        Processo que já decorre actualmente - basta ver o lançamento constante de novas e compactas motorizações otto sobrealimentadas - e que poderá mesmo ser acelarado, dado a "guerra" ao diesel já prevista e anunciada pelo governo francês, ou as limitações nos centros de capitais europeias, como Londres, que obrigarão a um banir destas motorizações.

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          #5
          O Mazda 1.5 creio que dispensa aditivos.

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            #6
            Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
            Antes fosse só os grupo VW. Começou nos camiões na EURO IV ou EURO V e parece-me que com o tempo vai ser transversal a todos os veículos a gasóleo.
            A Mercedes já usa há algum tempo e na BMW já há bastante tempo que se usa no 5GT e nos X5. Apartir de agora todos os carros "maiores" vão passar a usar.

            Quando aquilo ao chega mesmo ao zero e o carro for em andamento ele não deixa de trabalhar, mas se o desligares já não liga mais, só quando voltares a por AdBlue.

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              #7
              Acho bem , no entanto melhor ainda seria eliminar por completo os carros de combustão interna , que contaminam o planeta e consome recursos naturais.
              Ja deveriam haver e ser acessíveis ao publico carros electricos, energia solar, hidrogénio, etc , que sejam de emissões zero, silenciosos e economicos.

              Comentário


                #8
                Penso que alguns modelos a PSA, com os bluehdi e o bluetech da mercedes utilizam o adblue. É para poupar no ambiente e no combustível e gastar no FAP e aditivos.

                Comentário


                  #9
                  Isto é um paliativo. Uma complicação, não é uma solução.

                  Sem dúvida, parece-me que o diesel irá acabar por gradualmente abandonar o mercado dos ligeiros.

                  Comentário


                    #10
                    Não é novo, e nem é a VW que está "na vanguarda".
                    Do que sei, pelo menos nos camiões já há há uns bons tempos, tanto que os de Longo Curso que têm algumas regras bem restritas para certos países/cidades têm de andar sempre com "jerricans" disso.

                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                    Os motores a diesel estão a ficar demasiado complexos e cheios de periféricos com grande potencial para dar problemas. Acho que está na altura de relegar novamente o diesel para as máquinas pesadas e voltar aos motores a gasolina nos automóveis ligeiros.
                    Isso é mito, toda a gente sabe que diesel é que é bom, ou pelo menos "toda a gente" cá de Portugal.
                    Mesmo que depois tenha de andar a passear o "bote"(fazer regeneração quando se faz poucos Km) ou tenha de se andar na oficina(forçar regenerações, problemas do FAP)

                    Comentário


                      #11
                      Ena a VW sempre na vanguarda , uma nova tecnologia .... pelo titulo

                      Os volvos B9l artics da STCP teem todos ADblue

                      Comentário


                        #12
                        Exacto. Isso de "nova tecnologia" já não tem nada, já é usado há muito por diversas marcas.

                        Comentário


                          #13
                          Nova tecnologia motores Diesel - Grupo VW (AdBlue)

                          Desconhecia que a tecnologia já era utilizada em camiões dai o título.

                          Já tinha ouvido o nome AdBlue mas sem saber o que era. Ao ver a notícia julguei que era uma invenção deles.

                          O tópico não pretende endeusar nenhuma marca.

                          Comentário


                            #14
                            A Opel e os PSA também já usam isto nos seus carros.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                              Não é novo, e nem é a VW que está "na vanguarda".
                              Esteve, por ser uma das primeiras a aplicar o sistema na sua gama; só que já foi há, pelo menos, 3/4 anos

                              Comentário


                                #16
                                Nem sequer é novidade dentro do grupo VW.

                                As versões BlueTDI (existentes desde 2010) já utilizam adblue...

                                Comentário


                                  #17
                                  O adBlue só é necessário por o Diesel ser muito mais poluente, os carros a gasolina cumprem a mesma norma Euro 6 sem precisar de mariquices.

                                  Se não querem FAP e adBlue simples, não comprem diesel.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Há muitos diesel de cilindrada abaixo de 2.0 (ainda) sem estas mariquices...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                      Acho bem , no entanto melhor ainda seria eliminar por completo os carros de combustão interna , que contaminam o planeta e consome recursos naturais.
                                      Ja deveriam haver e ser acessíveis ao publico carros electricos, energia solar, hidrogénio, etc , que sejam de emissões zero, silenciosos e economicos.
                                      Pois porque a energia eléctrica nasce nas árvores. Ou se calhar vão ser os geradores eólicos que terão capacidade para alimentar o parque automóvel nacional, quando um carro eléctrico mesmo com toda a sua eficiência consome mais energia que o resto da casa toda.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Há mais de 10 anos que se usa disto e a VW é que inova ?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                          Pois porque a energia eléctrica nasce nas árvores. Ou se calhar vão ser os geradores eólicos que terão capacidade para alimentar o parque automóvel nacional, quando um carro eléctrico mesmo com toda a sua eficiência consome mais energia que o resto da casa toda.

                                          Um carro elétrico a usar apenas eletrecidade vinda de centrais termo elétricas continua a poluir menos do que qualquer motor de combustão interna.

                                          Para não falar que para refinar a gasolina e gasóleo se gasta MUITA eletrecidade, não são só os poluentes a sair do escape.
                                          Para além do combustivel queimado os carro com ICE gasta quase tanta eletrecidade como o elétrico.

                                          Pensava que as mentalidades já andavam um pouco mais evoluidas ...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Isto é mais uma coisa para a marca vender.
                                            Compras um carro e até esse carro ir fazer latas de sardinhas, vais ter de andar a meter o líquido.
                                            Imaginem que a partir de amanhã todos os carros a gasóleo vendidos teriam mais esse produto para se pôr? Era bom não era? Bom para eles que vendem.

                                            Comentário


                                              #23
                                              e quando uma grande maioria está viciada no diesel e nem faz bem as contas é mais uma para juntar aos FAP e outras despesas.

                                              talvez seja a reviravolta para os gasolina ( que já começou aos poucos ).

                                              um diesel que gaste 6.5~7 faz na realidade 8 em termos de custos ( com estes aditivos ) e um gasolina será á partida uma compra mais racional e com manutenção mais barata até.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                                e quando uma grande maioria está viciada no diesel e nem faz bem as contas é mais uma para juntar aos FAP e outras despesas.

                                                talvez seja a reviravolta para os gasolina ( que já começou aos poucos ).

                                                um diesel que gaste 6.5~7 faz na realidade 8 em termos de custos ( com estes aditivos ) e um gasolina será á partida uma compra mais racional e com manutenção mais barata até.
                                                Não discordando com a tua opinião, muito pelo contrario, também me preocupa a tecnologia que se começa a colocar nos carros a gasolina, para estes ficarem mais potentes, mas pouco "musculados". Não sei se a longo prazo, os ECOBOOST, THP e TFSI, não irão ter problemas de resolução grav€€.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por marcosousa Ver Post
                                                  Não discordando com a tua opinião, muito pelo contrario, também me preocupa a tecnologia que se começa a colocar nos carros a gasolina, para estes ficarem mais potentes, mas pouco "musculados". Não sei se a longo prazo, os ECOBOOST, THP e TFSI, não irão ter problemas de resolução grav€€.
                                                  Para ser franco os tsi já os tiveram os outros ainda é cedo, mas mesmo assim acho preferível arriscar. Estas noticias (que já não são novas) só me deixam mais descansado em relação à minha recente escolha

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ainda nao estando bem dentro do assunto, fico com algumas duvidas:

                                                    Consumo de 1.5 a cada 1000km, mas de que tamanho é o deposito de AB? Quanto custo abastecer o deposito e onde se pode fazer isso (sem ser na marca, claro)? Como é afinal, o funcionamento do AB?

                                                    O que li numa revista, é que, no caso dos 1.6 e-HDI, o deposito é reposto a cada 20.000km (cada revisao) e havera estaçoes de serviço com posto de abastecimento de AB.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                      Ainda nao estando bem dentro do assunto, fico com algumas duvidas:

                                                      Consumo de 1.5 a cada 1000km, mas de que tamanho é o deposito de AB? Quanto custo abastecer o deposito e onde se pode fazer isso (sem ser na marca, claro)? Como é afinal, o funcionamento do AB?

                                                      O que li numa revista, é que, no caso dos 1.6 e-HDI, o deposito é reposto a cada 20.000km (cada revisao) e havera estaçoes de serviço com posto de abastecimento de AB.
                                                      Numa pesquisa que fiz um revendedor faz um garrafão de 10l por 15€ penso não ser nada de grave este custo adicional, não havendo grande impacto na hora de abastecer. Mas de qualquer forma é mais uma preocupação para o condutor

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mas penso que havia alguns modelos (li algures e não sei explicar quais), que o depósito não era de fácil acesso, e tinha de ser configurado na centralina a recarga, o que obrigava as pessoas a ir a marca fazer o serviço.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Então as marcas andam a desenvolver estas tecnologias para depois descontinuarem estes motores?

                                                          Mas quem é que diz isto? É opinião pessoal ou é consubstanciada em algo?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            nos finais da década de 80 e quando começaram os catalisadores ficamos preocupados e ainda hoje existe essa preocupação ( real ) pelo custo, mas nada de muito grave.

                                                            já os turbos em motores pequenos não me parece motivo de grande preocupação, mas será mais uma peça para avariar e certamente será mais uma despesa.

                                                            infelizmente o consumidor prefere potencia em detrimento da fiabilidade e os resultados da industria são o reflexo do consumo.

                                                            Originalmente Colocado por marcosousa Ver Post
                                                            Não discordando com a tua opinião, muito pelo contrario, também me preocupa a tecnologia que se começa a colocar nos carros a gasolina, para estes ficarem mais potentes, mas pouco "musculados". Não sei se a longo prazo, os ECOBOOST, THP e TFSI, não irão ter problemas de resolução grav€€.

                                                            Comentário

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