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Ibiza 1.6 TDi SC 105 cv 2010 Problema de combustão de gases? Alguém c o mesmo prob?

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    Ibiza 1.6 TDi SC 105 cv 2010 Problema de combustão de gases? Alguém c o mesmo prob?

    Boa tarde,

    Tenho um Ibiza SC com 55.000 comprado novo e conduzido apenas por mim, circuito citadino, o motor não chega a aquecer quando chego ao trabalho, às vezes faço autoestrada e faço limpeza filtro partículas. Maior parte das vezes puxo por ele, 160 a 180 km/hora.
    Uso combustíveis diferentes, galp, repsol, cepsa, jumbo, eleclerc, etc.
    Tem as revisões todas, mas tive de ir à oficina porque apesar de já o ter feito mas muito espaçadamente, agora tem feito muitas vezes, deitar muito fumo branco.
    Foi à máquina e não acusa nada. O oleo está bom, segmentos, valvulas, injectores e bloco, tem agua, etc.
    Colocaram um líquido de limpeza do filtro.
    Há cerca de 1 ano levo uma egr nova, 600 euros!
    Deita mesmo muito fumo branco pelo escape, imenso, mas mesmo imenso, e cheiro a queimado, ou melhor, algo mal queimado, ponteira de escape fica molhada, o motor aquece muito e deita ainda outro cheiro a queimado, tipo eletrico, parece que tem um trabalhar oco, e que está tudo a bater a seco. O painel de bordo não acusa nada.
    O relantim é irregular, mas não acontce todos os dias, às vezes está nos 0.8/0.9 e vai descendo. Outras vezes começa a tabalhar no 1.1, vai descendo, em andamento desce mais e de repente sobre para 2.0, e fica compeltamente irregular, é quando deita o fumo branco. Hoje tive de parar o carro porque estava a soluçar, não andava!
    Alguém tem ibizas destes com o mesmo problema?
    Obrigada.

    #2
    Isto é uma tópico ficticio para o pessoal bater mais um bocado nos FAP's e nos carros a diesel.

    Comentário


      #3
      Como o carro é a gasóleo tens um componente chamado FAP (Filtro de Partículas) em que basicamente faz a queima dos gases de X em X quilómetros. Como fazes percursos citadinos o FAP não tem hipóteses de fazer a regeneração e, consequentemente, fazer a sua limpeza. Ao interromperes N vezes as regenerações, o Filtro começa a ficar entupido e vêm os problemas. Tenta andar com ele uns 10/15min seguidos, a velocidades superiores a 90km/h e com rotações por volta das 2.000rpm. Se o problema persistir vai à marca e fala no FAP, provavelmente tem que se fazer uma regeneração forçada. Esperemos é que não seja FAP já estragado, pois se for isso conta com uma despesa bem maior (na ordem acima dos 1.000€).

      Comentário


        #4
        Obrigada pela sua resposta. O líquido que colocaram foi precisamente para limpeza do FAP. Trabalho a 5 km de casa...3 mn de caminho...
        Mas a regeneração é feita de quanto em quanto tempo? Ou é relativo? Quase todas as semanas faço autoestrada onde ando mais tempo, 15/20 mn, aí faço a limpeza, às 2000 rotações em 4.ª a 80km/h. Mas este problema ocorre mais no Inverno, com tempo frio...!! Será que o FAP já está danificado? Quais serão os sintomas? E é fácil ver o estado, desmontar?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Sanndra Ver Post
          Obrigada pela sua resposta. O líquido que colocaram foi precisamente para limpeza do FAP. Trabalho a 5 km de casa...3 mn de caminho...
          Mas a regeneração é feita de quanto em quanto tempo? Ou é relativo? Quase todas as semanas faço autoestrada onde ando mais tempo, 15/20 mn, aí faço a limpeza, às 2000 rotações em 4.ª a 80km/h. Mas este problema ocorre mais no Inverno, com tempo frio...!! Será que o FAP já está danificado? Quais serão os sintomas? E é fácil ver o estado, desmontar?
          É provavelmente por causa disso (percursos curtos) que estás a ter esses sintomas no carro.

          A regeneração penso que não seja exacta, mas deve andar à volta de 400 em 400 quilómetros/500 em 500 quilómetros, por aí.
          Atenção que até podes fazer esse percurso mais longo todas as semanas, mas o carro pode não regenerar nessa altura. É ele que faz a gestão das regenerações e não quando "nós queremos".
          É chato pois as marcas nem sequer tiveram o trabalho de meter um símbolo no quadrante a chamar a atenção do condutor aquando da regeneração. Fazem sensores para tudo e mais alguma coisa, mas avisar uma das coisas mais importantes e dispendiosas num carro a gasóleo nos dias de hoje já não. Dá-lhes j€ito...
          Assim, terás que ver quando o carro está a regenerar. Normalmente nota-se quando o carro está com o ralenti nas 1.000rpm certas, ao invés das habituais 800/900rpm. Nota-se também um leve cheiro a queimado (por acaso no meu mal noto o cheiro) e o consumo instantâneo deverá andar nos 0,3l ao invés do 0,0l (sem pé no acelerador).

          Desmontar o FAP só mesmo num mecânico. Não sou muito entendido na matéria, mas de certo que não é qualquer um que consiga "abrir" um FAP e ver o estado deste por dentro.

          Comentário


            #6
            Boas,

            Fap é o problema disso tudo.

            Manda anular o FAP electronica e fisicamente e prontos fica resolvido.

            Fica-te com melhores medias. Eu tambem trabalho a 2 quilometros. Carro com os teus sintomas...E posso-te dizer que tuches a vida.......cames riscada......gasoleo no oleo......Enfim.....Anulei o DPF até hoje sem stress e ja foi pago em poupanças de gasoleo nas regenaraçoes.

            Comentário


              #7
              É o tal problema do FAP, eu na minha noto quando está a Regenar pelo barulho, fica mais barulhenta.

              Comentário


                #8
                Esse trajecto diário dá cabo de qualquer carro, mas um diesel com FAP é uma bomba relógio com essa utilização. Agora se é só problema no FAP ou se também é outra coisa, isso já não sei.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por danger Ver Post
                  Isto é uma tópico ficticio para o pessoal bater mais um bocado nos FAP's e nos carros a diesel.

                  Mas é mesmo, e com razão. [emoji2]

                  Carro a diesel moderno para percursos citadinos nao dá e o que nao falta sao exemplos destes.

                  Os centimos que poderás poupar no combustível gastas na oficina.

                  Se é cidade e poucos kms anuais é carro a gasolina....

                  Mesmo fazendo estrada há que ver se gasóleo compensa ou não.

                  Comentário


                    #10
                    Trajectos curtos e fumo branco no escape = normal com o tempo frio. Quando o motor e escape estão quentes, não deverá deitar fumo. Mas quentes de 20kms ou mais..

                    Comentário


                      #11
                      Os meus consumos estão nos 7.5!!! Com condução de cidade a regeneração passiva atrasa-se, creio. O que me intriga é não acender a luz no painel! Mas levei-o à autoestrada, estava a deitar fumo branco, ainda assim continuei, não sei se regenerou, pois não consigo percecionar o som de quando está a faze-lo, mas o motor parecia uma chaleira, a bater a seco, acho que era o motor em esforço, mas deixou de fazer fumo e normalizou. Ontem e hoje portou-se bem. Vou ter de fazer esta operação mais vezes.
                      Tirar FAP? O fumo branco que saiu também é poluente! E passa na inspeção? E as emissões sobem? Deve haver novos parametros nas emissões para carros com filtros partículas. E tem implicações no catalisador? Desculpem as perguntas...não entendo nada de carros. Obrigada pelas vossas ajudas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Sanndra Ver Post
                        Os meus consumos estão nos 7.5!!! Com condução de cidade a regeneração passiva atrasa-se, creio. O que me intriga é não acender a luz no painel! Mas levei-o à autoestrada, estava a deitar fumo branco, ainda assim continuei, não sei se regenerou, pois não consigo percecionar o som de quando está a faze-lo, mas o motor parecia uma chaleira, a bater a seco, acho que era o motor em esforço, mas deixou de fazer fumo e normalizou. Ontem e hoje portou-se bem. Vou ter de fazer esta operação mais vezes.
                        Tirar FAP? O fumo branco que saiu também é poluente! E passa na inspeção? E as emissões sobem? Deve haver novos parametros nas emissões para carros com filtros partículas. E tem implicações no catalisador? Desculpem as perguntas...não entendo nada de carros. Obrigada pelas vossas ajudas.
                        Os sintomas do FAP foram aqueles que disse lá mais atrás. É só estar um pouco atento e ver se está a ter algum dos sintomas que descrevi... Quando está a ter, então é ir para uma AE a ritmos propícios para fazer a regeneração (mais de 90km/h, às 2.000rpm durante 15/20min).

                        Pessoalmente não tirava o FAP: é ilegal. É verdade que as IPO ainda não medem esses valores, mas nunca se sabe se daqui amanhã o fazem e depois para colocar novamente o FAP é mais uma despesa e dor de cabeça. Para tirares o FAP vai ter sempre que se mexer na centralina, que é para o desactivar electronicamente e não causar outros problemas, por isso irias gastar também dinheiro numa reprogramação, apesar de não ser tanto.

                        É verdade que não irias ter mais esses problemas (pressupondo que esses sintomas que estás a ter são derivados do FAP), é verdade que o carro iria ficar mais "solto", principalmente em baixas rotações mas, como já disse, é ilegal e o carro iria subir de emissões, claro.

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                          #13
                          FAP a precisar de limpeza assistida ou sensor da FAP nas couves.

                          Comentário


                            #14
                            Isso dos km é relativo, a minha focus tanto faz de 100 em 100 km como de 700 km em 700 km, depende do percurso. Olha, toda a gente diz que nao tem influencia mas eu quando meto gforce noto que as regenerações são mais espaçadas e tamebm demoram menos tempo, na minha carrinha noto que esta a regeneração quando as ventoinhas do radiador estao a trabalhar na maxima potencia.
                            Editado pela última vez por rafasantos; 14 January 2015, 17:51.

                            Comentário


                              #15
                              Podem também fazer uma limpeza ao FAP só conheço a Liquimoly a vender esse kit , mas é só para oficinas.
                              Eu já fiz e ficou impecável, mas claro cada carro o seu caso.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Sanndra Ver Post
                                Os meus consumos estão nos 7.5!!! Com condução de cidade a regeneração passiva atrasa-se, creio. O que me intriga é não acender a luz no painel! Mas levei-o à autoestrada, estava a deitar fumo branco, ainda assim continuei, não sei se regenerou, pois não consigo percecionar o som de quando está a faze-lo, mas o motor parecia uma chaleira, a bater a seco, acho que era o motor em esforço, mas deixou de fazer fumo e normalizou. Ontem e hoje portou-se bem. Vou ter de fazer esta operação mais vezes.
                                Tirar FAP? O fumo branco que saiu também é poluente! E passa na inspeção? E as emissões sobem? Deve haver novos parametros nas emissões para carros com filtros partículas. E tem implicações no catalisador? Desculpem as perguntas...não entendo nada de carros. Obrigada pelas vossas ajudas.
                                Portanto, a queixa é os consumos altos?
                                Tem óleo do motor?

                                Comentário


                                  #17
                                  Não é por ires para a AE andar a 200km/h que ele vai fazer regeneração.
                                  Andar a ~90km/h entre as 1500 e as 2500RPM deve ser suficiente e mesmo assim não te garante que o carro comece a regeneração.

                                  Após interrompida, o que nem deve acontecer no teu caso já que nem temperatura normal de funcionamento atinges, a tentativa para fazer a regeneração é feita quando há condições para isso. E esses parâmetros, quem os sabe é a "cabeça do carro", a ECU.

                                  No teu caso, as regenerações nem devem estar sequer a acontecer já que não atinges os parâmetros para tal. O meu conselho é, ou tiras isso electronicamente, andas com outro carro ou então andas de transportes. Isto, se não queres gastar uma valente pipa de massa por danificares irreversivelmente o FAP ou outro componente do motor fruto do combustível "minado".

                                  E sim, uma das formas para detectar a regeneração é pelo funcionamento da ventoinha do radiador.
                                  Editado pela última vez por CHB; 14 January 2015, 22:26.

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Sanndra Ver Post
                                    mas o motor parecia uma chaleira, a bater a seco, acho que era o motor em esforço, mas deixou de fazer fumo e normalizou
                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                    Tem óleo do motor?
                                    Quando li esta parte fiquei a pensar no mesmo...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Agora está melhor, desde que fiz autoestrada para limpar como disse o xlegalize! Tenho de faze-lo com mais regularidade...a ver vamos! Obrigada a todos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Sanndra Ver Post
                                        Agora está melhor, desde que fiz autoestrada para limpar como disse o xlegalize! Tenho de faze-lo com mais regularidade...a ver vamos! Obrigada a todos.
                                        Tenta ver quando o carro está a regenerar, vendo os "sintomas" que se disse lá mais atrás.

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