Boas! Alguém usa lampadas led nos seus carros? Tipo minimos, stop, etc.... Dão boa luz?
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Tecnicamente os LEDs aftermarket não são legais por um motivo muito simples: os faróis foram concebidos e homologados para um determinado tipo de lâmpada em cada posição. Ao alterar o tipo de lâmpada, a emissão e dispersão de luz será diferente.
Por exemplo nos mínimos, todas as lâmpadas W5W são 100% iguals (teoricamente). Ou seja, a luz reflectida pela óptica será precisamente a mesma que a preconizada pela marca. Nos LEDs o mesmo já não acontece, pois não existe uma norma, existem dezenas de tipos de LEDs diferentes, a única coisa em comum é o encaixe.
Além da questão da quantidade de luz, visto existirem LEDs desde 1 diodo até 10 ou mais com diferentes potências, existe também a questão da côr. A côr ideal para combinar com o Xenon original é 4000K, mas essa cor apenas está disponivel na Philips e Osram com um preço um pouco elevado, tudo o resto são LEDs "chineses" normalmente com cores demasiado frias.
Em relação à inspecção periódica, pode passar ou não. À partida sim, pois o inspector pode nem reparar nos mínimos devido à luz dos médios. Eu já fui à inspecção com LEDs na matrícula e o inspector apenas comentou.
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LEDs nos mínimos, luz de matricula e interior é legal, basta para isso não serem fortes demais, se a cor é mais fria ou não pouco importa, o objectivo dessas luzes é "ver e ser visto". Tenho uns Philips nos mínimos e posso dizer que dão uma tonalidade de luz boa e branca. E fica esteticamente melhor que a luz creme.Editado pela última vez por peras777; 15 January 2015, 17:57.
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Ah, então um LED para ser legal basta que "não dê muita luz", o resto não interessa. Por isso é que se vêem tantas asneiras na estrada. É ilegal? Não, desde que seja feito assim mais ou menos é legal.
Cada lâmpada (halogéneo ou xenon) cumpre determinados requisitos, por exemplo W5W 5W, H7 55W, H4 55/60W (duplo filamento), etc. Nos LEDs mínimos apenas o encaixe é o mesmo (W5W / T10), para o resto das específicações simplesmente não há norma.
Se tens os Philips T10 podias ter consultado a caixa: "Off-road or interior use only".
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já os tenho à cerca de um 1 ano e nada disseram nem na IPO, nem nunca fui mandado parar pela Policia, por isso... desde que seja homologado e não meta os outros em perigo não vejo mal nenhum até como tinha dito é mais visível que as anteriores que tinha.
Já agora na caixa dos philips Ultinon led T10 W5W não dizia nada que era para interior ou off road... o que tinha lá era algo assim:
*Em conformidade com o padrão de feixe CEE. Padrão de feixe semelhante ou melhor do que nas lâmpadas de halogéneo convencionais, para ser visto mais facilmente.
Não há nenhum regulamento CEE para lâmpadas LED. A conformidade do padrão do feixe com as normas CEE é testada em várias ópticas muito utilizadas onde o padrão do feixe da lâmpada LED corresponde ao padrão do feixe de halogéneo aprovado por normas CEE.
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O carro ao passar na inspecção periódica não significa que esteja 100% legal. Muito menos o facto de não teres sido mandado parar pela polícia.
O texto que escreveste está correcto: "Não há nenhum regulamento CEE para lâmpadas LED", logo não são legais.
Podes confirmar no site da Philips: LED de sinalização - Philips Automotive
Eu não sou contra a utilização de LEDs nos mínimos e matrícula, desde que "bem utilizados", o que é um pouco relativo.
Em relação aos LEDs: sem dúvida que a melhor opção é Philips ou Osram 4000K. LEDs chineses é muito relativo, principalmente devido à côr.
Quanto aos carros onde montam LEDs, é outro assunto. Geralmente fica bem em carros recentes com Xenon, ou em ópticas que têm uma secção para os mínimos. Em ópticas abertas não costuma ficar muito bem, tanto esteticamente como na luz reflectida. Na matrícula também não ficam bem em alguns carros, devido à luz reflectida no para-choques.
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Originalmente Colocado por bruncamps Ver PostO carro ao passar na inspecção periódica não significa que esteja 100% legal. Muito menos o facto de não teres sido mandado parar pela polícia.
O texto que escreveste está correcto: "Não há nenhum regulamento CEE para lâmpadas LED", logo não são legais.
Podes confirmar no site da Philips: LED de sinalização - Philips Automotive
Eu não sou contra a utilização de LEDs nos mínimos e matrícula, desde que "bem utilizados", o que é um pouco relativo.
Em relação aos LEDs: sem dúvida que a melhor opção é Philips ou Osram 4000K. LEDs chineses é muito relativo, principalmente devido à côr.
Quanto aos carros onde montam LEDs, é outro assunto. Geralmente fica bem em carros recentes com Xenon, ou em ópticas que têm uma secção para os mínimos. Em ópticas abertas não costuma ficar muito bem, tanto esteticamente como na luz reflectida. Na matrícula também não ficam bem em alguns carros, devido à luz reflectida no para-choques.
Alias eu sou extremamente esquisito com essas questões de Legalidade, nos elemento que coloco no carro (até porque eu não sou uma pessoa muito virada para o Xuning).
E como dizes, bem utilizados não há mal algum no uso de LEDs.
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Originalmente Colocado por peras777 Ver PostLEDs nos mínimos, luz de matricula e interior é legal, basta para isso não serem fortes demais, se a cor é mais fria ou não pouco importa, o objectivo dessas luzes é "ver e ser visto". Tenho uns Philips nos mínimos e posso dizer que dão uma tonalidade de luz boa e branca. E fica esteticamente melhor que a luz creme.
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Quem diz que é ilegal por favor meta o decreto Lei que diga isso. Como disse nos mínimos, Luz da matricula e interior não me parece que seja ilegal (desde que não coloque os outros em risco, por exemplo por encadeamento). Qual a diferença entre nos mínimos a luz ser branca ou creme? O objectivo daquela luz não é dar aos outros condutores conta da presença na estrada de outro veiculo?
No meu caso os mínimos já vinham de Serie, simplesmente meti outra lâmpada (LED). E outra coisa não dizem que o LED é o futuro das lâmpadas de filamento e de halogéneo? Lá está, porque razão iriam proibir uma coisa que daqui a 10 anos será normal? Acho que não tem lógica.
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Originalmente Colocado por peras777 Ver PostQuem diz que é ilegal por favor meta o decreto Lei que diga isso. Como disse nos mínimos, Luz da matricula e interior não me parece que seja ilegal (desde que não coloque os outros em risco, por exemplo por encadeamento). Qual a diferença entre nos mínimos a luz ser branca ou creme? O objectivo daquela luz não é dar aos outros condutores conta da presença na estrada de outro veiculo?
No meu caso os mínimos já vinham de Serie, simplesmente meti outra lâmpada (LED). E outra coisa não dizem que o LED é o futuro das lâmpadas de filamento e de halogéneo? Lá está, porque razão iriam proibir uma coisa que daqui a 10 anos será normal? Acho que não tem lógica.
Precisamente por não existirem "regras" quanto à iluminação automóvel, é que é ilegal. Aliás até existe, conta como uma alteração às características originais do veículo, o mesmo que tirar o catalizador, ou montar jantes 20" se no livrete está 18".
Podes ver o exemplo das lâmpadas de médios H7 da Philips. As WhiteVision tem 55W e 4300K e são legais. As Crystal Vision têm precisamente 55W e 4300K, e são ilegais na UE. Segundo a tua teoria, se dá "mais ou menos a mesma luz" então são legais.
Em relação ao LED ser o futuro, efectivamente é. Assim como os faróis e farolins projectados de raiz para utilizar LED. E não LEDs montados em faróis de halogéneo porque alguém pensa que é a mesma coisa. E mais, a maioria dos farolins LEDs tem os diodos embutidos no próprio farol, não são "lâmpadas" convencionais.
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"Precisamente por não existirem "regras" quanto à iluminação automóvel, é que é ilegal. Aliás até existe, conta como uma alteração às características originais do veículo..."
lá está, se não existem regras como pode ser ilegal? LOL
E é como dizes só é ilegal quando se muda as características do automóvel, então já agora em que aspecto eu mudei as características do meu? A voltagem é a mesma os terminais são os mesmos só deixou de ser filamento passou a ser circuito led, deixou de ser luz creme passou a ser branca.
Vá explica-te, ahh, e não dês exemplos dos médios porque não me estou a referir a esses. E já agora não é complicado, só quero ficar a saber também.
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Mandei vir estes, já vi uma review onde dizem muito bem deles, mais luz que o halogenio mas menos dispersão, ou seja um feixe direccionado similar ao de origem com 2.200 lumens enquanto as melhores de halogenio fazem menos de 1000 lumens.
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Esses Leds até podem ser muito bons, mas eu metia-os logo de parte devido ao aquecimento deles. Por algum motivo vêm com ventoinha.. Não andava muito descansado a saber que andavam ali temperaturas altas na óptica e junto às borrachas de isolamento. Pior, imagina que por exemplo a ventoinha avaria
Não fosse isso e provavelmente metia mais depressa isso que um kit HID.
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Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver PostEsses Leds até podem ser muito bons, mas eu metia-os logo de parte devido ao aquecimento deles. Por algum motivo vêm com ventoinha.. Não andava muito descansado a saber que andavam ali temperaturas altas na óptica e junto às borrachas de isolamento. Pior, imagina que por exemplo a ventoinha avaria
Não fosse isso e provavelmente metia mais depressa isso que um kit HID.
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