Após ler umas coisas aqui no tópico "Boxes" fiquei com uma dúvida. Não tem a ver com o meu carro é meramente curiosidade minha.
Quando se pega um carro de "empurrão" o que acontece exatamente em termos de ignição/motor de arranque/motor?
Tanto quanto eu li, ao rodar a chave na ignição inicia-se a nível elétrico a activação do motor de arranque. Este faz rodar a cambota que por sua vez inicia o processo de combustão nos cilindros. O pistão comprime e a vela (de ignição) dá faísca e liga o motor.
Quando o carro não pega, vamos assumir que por bateria fraca, empurramos o carro com a chave rodada a ligar o sistema electrico, uma mudança adequada metida e largando a embraiagem o motor "roda" e pega.
A minha dúvida é o que é que ocorre exactamente ao pegar o carro desta forma que ele não conseguia fazer de forma autónoma? É a bateria não fornece energia suficiente ao motor de arranque e ele não roda o suficiente? A bateria não fornece energia às velas? Ao empurrar o carro a cambota vai rodar o suficiente apenas por força mecânica para os pistões iniciarem a combustão?
Umas questões adicionais:
-Que diferenças ocorrem em carros a gasolina e diesel? O facto de ter velas de incandescência facilita ou dificulta o processo?
-Se a bateria estiver completamente descarregada, há alguma hipotese de o carro ligar? Imagino que a gasolina sem faisca não pegue, mas em diesel há hipotese?
-Algumas pessoas dizem que isto nunca se deve fazer outras dizem que não se deve fazer só quando há um catalisador. Há perigo de danos graves?
Quando se pega um carro de "empurrão" o que acontece exatamente em termos de ignição/motor de arranque/motor?
Tanto quanto eu li, ao rodar a chave na ignição inicia-se a nível elétrico a activação do motor de arranque. Este faz rodar a cambota que por sua vez inicia o processo de combustão nos cilindros. O pistão comprime e a vela (de ignição) dá faísca e liga o motor.
Quando o carro não pega, vamos assumir que por bateria fraca, empurramos o carro com a chave rodada a ligar o sistema electrico, uma mudança adequada metida e largando a embraiagem o motor "roda" e pega.
A minha dúvida é o que é que ocorre exactamente ao pegar o carro desta forma que ele não conseguia fazer de forma autónoma? É a bateria não fornece energia suficiente ao motor de arranque e ele não roda o suficiente? A bateria não fornece energia às velas? Ao empurrar o carro a cambota vai rodar o suficiente apenas por força mecânica para os pistões iniciarem a combustão?
Umas questões adicionais:
-Que diferenças ocorrem em carros a gasolina e diesel? O facto de ter velas de incandescência facilita ou dificulta o processo?
-Se a bateria estiver completamente descarregada, há alguma hipotese de o carro ligar? Imagino que a gasolina sem faisca não pegue, mas em diesel há hipotese?
-Algumas pessoas dizem que isto nunca se deve fazer outras dizem que não se deve fazer só quando há um catalisador. Há perigo de danos graves?
Comentário