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Golf III 1.9TDI Hora do adeus

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    Golf III 1.9TDI Hora do adeus

    Boas a todos,

    Após 20 longos anos e 300 mil kms chegou a hora de trocar o meu fiel companheiro (Golf III 3pts 1.9 TDI). Gostava de o poder manter como segundo carro mas nem preciso nem tenho onde o guardar o que eventualmente será pior pois o carro na rua vai apenas apodrecer. Nunca me deu 1 unico problema, a nao ser as revisoes habituais nunca foi a um mecanico e sim confirmo que o trabalhar é digno de um belo tractor no entanto nao gasta quase nada (médias de 5.5 com pé pesado) e anda que se farta.
    Apos esta dedicatoria eis que me deparo com o problema, o que será melhor para substituir o meu fiel e bravo companheiro?
    A troca sera sempre por um carro de 3 portas pois sou só eu e a minha maria, e o motor tem de ter a genica que preciso pois gosto mesmo muito de conduzir. Ao que tenho visto no grupo vag os golfs e a3 sao estupidamente carros basicamente pelo logotipo, o octavia é carro de velhinho e 4 portas pelo que a melhor opcao ao que tenho analisado é um Seat Leon 2.0 TDI FR, sim 2.0 pois os 1.6 que ai andam nem tem forca, nem tem os consumos mais vantajosos a nao ser que andem apenas em cidade pois fora desta a pouca forca implica recurso frequente á caixa, coisa que o 2 litros nao necessita.
    Pensei tambem noutros carros mas gostaria de colher opinioes para melhor fazer a minha escolha

    Audi A3 semi novo
    BMW 120D coupe usado
    Seat Leon 2.0 TDI FR
    Seat Ibiza 2.0 TDI FR
    Kia Pro´ceed 1.6 CRDI
    Renault Megane Coupe
    Opel GTC

    GolfIIIFR.jpg

    GolfIIITras.jpg
    Editado pela última vez por VelSatiS; 09 February 2015, 16:01.

    #2
    Excelente carro esse VW!!
    Entre esses carros só posso opinar sobre o A3. Muito recentemente importei um A3 sportback 2.0 da Alemanha de 01/2014. O carro está novo, sem riscos, jantes impecáveis, motor fantástico, full extras! No total, já contando com o transporte para Portugal, imposto de legalização, etc, o carro ficou-me a menos de 30.000€.
    Do que vi até agora, é um carro espétacular, muito confortável, económico (medias praticamente iguais aos motores 1.6). Para além de que o carro tem uma presença espetacular!
    Acho que devias experimentar os diversos modelos para facilitar a escolha. Boa sorte ;)

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por luizinho069 Ver Post
      Excelente carro esse VW!!
      Entre esses carros só posso opinar sobre o A3. Muito recentemente importei um A3 sportback 2.0 da Alemanha de 01/2014. O carro está novo, sem riscos, jantes impecáveis, motor fantástico, full extras! No total, já contando com o transporte para Portugal, imposto de legalização, etc, o carro ficou-me a menos de 30.000€.
      Do que vi até agora, é um carro espétacular, muito confortável, económico (medias praticamente iguais aos motores 1.6). Para além de que o carro tem uma presença espetacular!
      Acho que devias experimentar os diversos modelos para facilitar a escolha. Boa sorte ;)
      Nao acho que tenhas feito um negocio assim tao bom, ja arranjavas carro nacional com um ano igual por cerca desse valor a nao ser que tenha algo de especial para alem de que quando o fores trocar sera sempre um carro importado logo perde valor mas boa sorte com a tua aquisicao de qualquer forma.
      Ja experimentei alguns dos carros em questao e obviamente que ja tenho uma opiniao razoalvelmente formada sobre os mesmos
      O megane tem o defeito de estar em fim de carreira, a nao ser que encontrasse muito bom negocio nao parace alternativa.
      O astra tem um motor ja antiquado, é pesadao e nao gosto do interior
      O A3 e golf sao muito caros em comparacao com o Leon
      Sinceramente estava entre o leon e o Kia, o leon é valor seguro mas mais caro, o kia tem a desvantagem do valor de revenda e pelo que me disseram os consumos nao sao muito bons pelo que ainda estou indeciso

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        #4
        o leon é "marca branca" da VW com o mesmo motor mas inclinado para os desportivos, dai a sigla fr e fama que deu à seat.

        Comentário


          #5
          discordo de ti ao chamar o leon de marca branca do golf ou a3 pois como deves saber o carro, debaixo da sigla e do design diferente é exactamente o mesmo, motores, eléctronica, base MQB etc... as diferencas sao mesmo de pormenor com um ou outro acabamento superior no vw ou audi mas ainda assim justifica os cerca de 5mil euros de diferenca????

          Comentário


            #6
            Depende da pessoa , para algumas pessoas os melhores acabentos e qualidade dos materiais, são mais importantes que um bom motor.

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              #7
              era mesmo isso que ia dizer...os motores sao iguais mas a qualidade de revestimento está um furo abaixo no leon..se compensa a diferença de preços? para uns compensa para outros nao...mas já vi que estás virado para o leon, se for o novo axo mais bem construido que o leon 2...que esteticamente é muito desportivo mas depois de o conduzir nao gostei muito...

              Comentário


                #8
                ter materiais inferiores nao significa marca branca, se estivessemos a falar do seat exeo por exemplo que nao é nada mais que um audi a4 antiga geracao sob o logo da seat ai sim concordo que é marca branca mas um ou outro material diferente aqui e acola nao é nada demais. Sim o leon de que falo é o novo que deu um salto qualitativo muito grande....Realmente tanta duvida mas acho que ja tenho uma ideia formada apesar que gosto de ouvir opinioes diferentes

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                  #9
                  OK..o novo em termos de qualidade está muito bom...para alguns perdeu a veia desportiva mas subiu muito na qualidade..mas já viste o interior do golf VII...está um luxo...o do leon está muito bem construido, mas não compres o motor 1.6 tdi...já vi cada caso..que meu deus..ou compras o 2.0 tdi 150cv ou vai para os tsi...

                  Comentário


                    #10
                    Tenho um colega meu que tem um a3 com o 1.6 TDI, apesar de não ser uma bala , já contra com 200 k em que fora a manutenção programada, o único problema que teve foi com o ABS , e que na audi para resolver pagou cerca de 1800 euros, mas de motor 0 problemas.

                    Comentário


                      #11
                      Sim o golf esta muito bom mas mantenho a minha opiniao, esta melhor mas nao está 5000 euros melhor e sem extras lol. Sim a trocar é para o 2.0, ja fiz TD ao 1.6 e a primeira coisa que pensei foi que o meu 1.9 com 20 anos derrete aquele motor com 3 rodas lol. Lembro-me de ir em 3a a 50kms e colocar o acelerador no fundo e numa reta e o que aconteceu foi um completo vazio, nada, nao mexeu, o vendedor que ia ao meu lado nem percebeu lol. Tambem ja ponderei num tsi dado eu fazer poucos kilometros mas levantasse novamente o mesmo problema, na hora da troca o TDI para alem de valer mais tem mais procura enquanto que o carro a gasolina para alem de valer menos ninguem os quer a nao ser dados

                      Comentário


                        #12
                        isso é uma sorte..é como os bmw..uns partem as correntes outros não..mas o 1.6 tdi nos seat leons não é grande espingarda...tenho conhecimento duns casos em que comem injetores com fartura...e não digam que é do gasoleo do jumbo...que aqueles só gastam galp frota..

                        Comentário


                          #13
                          pois...mas o que das a mais por um tdi dá para eu fazer 50 mil km no tsi...e daqui a 15 anos nenhum deles vale nada...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por andrecosta03 Ver Post
                            Tenho um colega meu que tem um a3 com o 1.6 TDI, apesar de não ser uma bala , já contra com 200 k em que fora a manutenção programada, o único problema que teve foi com o ABS , e que na audi para resolver pagou cerca de 1800 euros, mas de motor 0 problemas.
                            1800 euros de despesa numa avaria so nao chega???? para mim é tudo menos pouco dinheiro lol

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por zebandido Ver Post
                              pois...mas o que das a mais por um tdi dá para eu fazer 50 mil km no tsi...e daqui a 15 anos nenhum deles vale nada...
                              sim mas isso é daqui a 15 anos mas daqui a 10 por exemplo??? faz la uma busca a um leon de 2005 a gasolina e diesel e vé la se nao tenho razao

                              Comentário


                                #16
                                sim tens razão...mas quem vai comprar um carro com 10 ou 15 anos e para ai uns 250 mil km...ou um gasolina com 15 anos e 150 mil km..a diferença de novo abate nos usados tambem..

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por VelSatiS Ver Post
                                  1800 euros de despesa numa avaria so nao chega???? para mim é tudo menos pouco dinheiro lol
                                  É um valor muito elevado para uma reparação , mas isso teve haver com o carro em si, o motor em si não teve nada haver.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por zebandido Ver Post
                                    sim tens razão...mas quem vai comprar um carro com 10 ou 15 anos e para ai uns 250 mil km...ou um gasolina com 15 anos e 150 mil km..a diferença de novo abate nos usados tambem..
                                    Por essa altura o dinheiro que poupaste em gasolina ja compensou a diferenca na compr do diesel a muitos milhares de kilometros atras

                                    Comentário


                                      #19
                                      Grandes carros esses Golfs mk3 TDI vai ser difícil de esquecer.

                                      Se estás bem servido no grupo VW, é razão para continuar.

                                      Acho que ficas bem servido com um LEON FR o carro está porreiro e esta nova geração até evolui bastante na qualidade dos materiais, ponto mais fraco nos SEATs. Melhor só mesmo um A3 ou um Golf mas mesmo estes são mais conservadores na estética.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por VelSatiS Ver Post
                                        Sim o golf esta muito bom mas mantenho a minha opiniao, esta melhor mas nao está 5000 euros melhor e sem extras lol. Sim a trocar é para o 2.0, ja fiz TD ao 1.6 e a primeira coisa que pensei foi que o meu 1.9 com 20 anos derrete aquele motor com 3 rodas lol. Lembro-me de ir em 3a a 50kms e colocar o acelerador no fundo e numa reta e o que aconteceu foi um completo vazio, nada, nao mexeu, o vendedor que ia ao meu lado nem percebeu lol. Tambem ja ponderei num tsi dado eu fazer poucos kilometros mas levantasse novamente o mesmo problema, na hora da troca o TDI para alem de valer mais tem mais procura enquanto que o carro a gasolina para alem de valer menos ninguem os quer a nao ser dados
                                        Bom, então posso considerar que esse 1.6 tdi tinha o sistema anti-test drive...

                                        Mas as médias de 5.5 com pé pesado?

                                        Quantos kms fazes diariamente e de que forma (percurso, quantos trajectos de x kms, etc)?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                          Bom, então posso considerar que esse 1.6 tdi tinha o sistema anti-test drive...

                                          Mas as médias de 5.5 com pé pesado?

                                          Quantos kms fazes diariamente e de que forma (percurso, quantos trajectos de x kms, etc)?
                                          Conhecendo como conheço o 1.9 TDI, tenho imensas dificuldades em acreditar nisso, seja em que versao for, ou entao o pé pesado nao é muito pesado.

                                          Quanto aos carros, dessa lista, ia para o 120d, desde que fosse comprado na BMW.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Dessa lista escolheria o Megane coupe com motor Mercedes...ups....neste caso Renault, o 1.6 DCI.

                                            Cumps

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              Bom, então posso considerar que esse 1.6 tdi tinha o sistema anti-test drive...

                                              Mas as médias de 5.5 com pé pesado?

                                              Quantos kms fazes diariamente e de que forma (percurso, quantos trajectos de x kms, etc)?
                                              Anti test drive porque??? ja conduziste um destes carros e achaste o mesmo rapido de alguma forma??? se sim entao os nossos standards sao completamente diferentes.

                                              5.5 de média sim, acho que nunca tiveste um 1.9TDI senao sabias do que falo. tipo de trajecto nao existe um standard é misto. cerca de 900kms por deposito.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                Conhecendo como conheço o 1.9 TDI, tenho imensas dificuldades em acreditar nisso, seja em que versao for, ou entao o pé pesado nao é muito pesado.

                                                Quanto aos carros, dessa lista, ia para o 120d, desde que fosse comprado na BMW.
                                                E que 1.9 TDI é que conheces assim tao bem? o meu pai tem um tambem mas o Golf IV e nao consegue fazer melhor que 6lts media, logo depende muito do carro a que esta associado o motor. É preciso nao esquecer que o Golf III é bastante mais leve que as versoes seguintes.

                                                No caso do 120d ja referi que a comprar seria usado logo fora da marca pois os precos praticados nao sao para o meu orcamento

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por VelSatiS Ver Post
                                                  Anti test drive porque??? ja conduziste um destes carros e achaste o mesmo rapido de alguma forma??? se sim entao os nossos standards sao completamente diferentes.

                                                  5.5 de média sim, acho que nunca tiveste um 1.9TDI senao sabias do que falo. tipo de trajecto nao existe um standard é misto. cerca de 900kms por deposito.
                                                  Não te canses com baboseiras, por favor.

                                                  5.5. com o pé pesado, só se for no Smart cdi e mesmo assim tenho dúvidas. E sim, uns bons milhares de kms em tdi, cdti, dci, hdi, tdci, cdi, d, e quase todas as letras do abecedário. Chega ou achas que os outros são parvos? (inclusivamente já estás referenciado no tópico dos mitos à conta dessa afirmação - e não fui eu).

                                                  Quanto ao carro que testaste, pisar uma 3ª a fundo e não acontecer nada, é algo digno de um filme. Coitados dos milhares (ou milhões de proprietário) que não conseguem passar dos 50 kms/h. E não tenho nenhum, 1.6 tdi, mas já tive a sorte de o experimentar.

                                                  Quando te perguntei quantos kms fazes diariamente e de que forma, era para te ajudar na tua compra. Não tinha nada a ver com o Golf...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por VelSatiS Ver Post
                                                    E que 1.9 TDI é que conheces assim tao bem? o meu pai tem um tambem mas o Golf IV e nao consegue fazer melhor que 6lts media, logo depende muito do carro a que esta associado o motor. É preciso nao esquecer que o Golf III é bastante mais leve que as versoes seguintes.

                                                    No caso do 120d ja referi que a comprar seria usado logo fora da marca pois os precos praticados nao sao para o meu orcamento
                                                    Conheço bem no fundo, todas as versoes. E 5.5 com pé pesado... ja por si so 5.5 indica um nivel de conduçao bastante calma, sem cidade pelo meio.

                                                    5.5 com pé pesado fazia no Saxo 1.5d, e mesmo esse, era sem cidade pelo meio, que se nao, aproximava-se dos 6L.


                                                    Nao te aconselho a comprares o 120d sem ter todas as manutençoes feitas na marca, sem falhar nenhuma, devido ao problema da corrente.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se estás habituado ao pulmão do 1.9 TDI (e deves estar, afinal 20 anos é qualquer coisa ) recomendo-te que compres um carro com alguma cilindrada (preferencialmente um 2.0), mesmo que não tenha grande potência, porque caso contrário podes ficar um bocado desiludido.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por VelSatiS Ver Post
                                                        Boas a todos,

                                                        Após 20 longos anos e 300 mil kms
                                                        Comprado novo? 15 mil por ano para um diesel é pouco.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                          Se estás habituado ao pulmão do 1.9 TDI (e deves estar, afinal 20 anos é qualquer coisa ) recomendo-te que compres um carro com alguma cilindrada (preferencialmente um 2.0), mesmo que não tenha grande potência, porque caso contrário podes ficar um bocado desiludido.
                                                          Sim é essa a ideia, testei o 1.6 e achei fraco tanto de forca como consumos que dada a pouca forca obriga a puxar pelo motor logo os consumos veem por ai acima, vivo no centro da cidade logo n faz sentido para mim conduzir por aqui, o carro é principalmente para dar umas voltas fora do antro da cidade e como gosto de umas boas curvas convem ter um carro que corresponda ás minhas expectativas.

                                                          Aos que duvidam dos 5.5 de média que faco com o meu actual Golf, sinceramente nem quero saber da vossa opiniao pois sei bem fazer as contas e porque principalmente contei por contar, nao vim para aqui tentar vender o carro a ninguem logo guardem a vossa opiniao para voces e deixem-me em paz com o meu Golf ao qual apenas tenho maravilhas a apontar e sinceramente que tenho pena de trocar o carro que se existisse novo compraria um exactamente igual e escusava de ter duvidas,

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                                            Comprado novo? 15 mil por ano para um diesel é pouco.
                                                            Exacto, dai o ter mantido tantos anos, o carro esta em excelente estado. Passa 5 dias por semana na garagem e sai ao fim de semana, só nas férias é que faz uns valentes milhares, pois ainda sou daqueles que vao de ferias de carro (e nao para o algarve) pois adoro conduzir e a maria gosta de passear. Por isso é que cheguei a ponderar um carro a gasolina, mas o que perco na compra amortizo nos kilometros e na revenda.

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