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Termostato Fiat Punto 188 1.2 16V

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    Termostato Fiat Punto 188 1.2 16V

    Boa tarde a todos.

    Reparei que o meu carro (título) ultimamente não está a atingir a temperatura ideal de funcionamento, pelo que fica sempre entre 1/4 a 2/4 do ponteiro da temperatura:

    punto5.jpg

    Só se tiver parado, por exemplo, no trânsito, é que ele chega a exatamente metade do curso do ponteiro. Assim que volto a arrancar, ele vai baixando até à zona assinalada.

    Desconfio que seja problema no termostato, que está a abri mais cedo que o normal. Será disso?

    Se sim, existe alguem que possa dar umas luzes de como fazer a substituição do termostato neste modelo? Já pesquisei na net e achei vários exemplos para outros modelos de outras marcas mas para este não.

    Obrigado desde já.

    EDIT: adicionei um anexo a mais por engano mas acho que qualquer uma das imagens dá para elucidar a situação.
    Ficheiros anexados
    Editado pela última vez por Webchuzz; 18 January 2015, 18:44.

    #2
    não tem muito que saber, é localizar o velho tirar e meter novo

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
      não tem muito que saber, é localizar o velho tirar e meter novo
      É exatamente isso, preciso de saber a localização do termostato no modelo, que peças tenho de tirar para o alcançar, etc.
      São estas informações que não consegui encontrar.

      Comentário


        #4
        abres o capot e procuras o tubo de cima do radiador, penso que na outra ponta deve estar o termostato

        Comentário


          #5
          Muito fácil. Dois parafuso chave 10mm e segues o tubo superior do radiador(o do lado direito). Entra no bloco por baixo das bobines.

          Tem este aspecto:


          <15€ da Fiat.

          Comentário


            #6
            Nem mais, eu tenho o mesmo carro e mudei recentemente o termóstato, é coisa para meninos
            Como o eblase disse são 2 parafusos de 10mm, compras uma abraçadeira no aki para depois meteres no tubo.

            Fiz desta forma:
            1º Tirei a bateria para ter um melhor acesso
            2º Desapertei os 2 parafusos
            3º Tirei o tudo do termostato, meti a abraçadeira nova.
            Prepara-te que deve sair prai 1l de liquido.

            Comentário


              #7
              E se te quiseres aventurar a limpar todo o circuito de refrigeração, já que vais trocar o termóstato:

              Originalmente Colocado por NelioSilva Ver Post
              Confirmo.
              Basicamente é desapertar o tubo do radiador (no meu está à esquerda em baixo, visto de frente para o motor), desapertar termóstato para sair um pouco de líquido de dentro do motor e abrir o parafuso (cuidado que deve ser de plástico e pode partir) do tubo que vai para o habitáculo.

              Depois é apertar tudo menos o parafuso do tubo que vai para o habitáculo, encher o depósito (com líquido do bom, recomendo o Paraflu na loja do costume) e apertar o parafuso do tubo que vai para o habitáculo quando começar a sair líquido por lá.

              O circuito deverá levar cerca de 6L (pelo menos no meu que é um Stilo), portanto precisas de 3L de Paraflu e 3L de água destilada.

              Depois é deixares o carro aquecer, ver se a ventoinha dispara e estar atento a fugas nesse processo

              Curiosamente, ou talvez não, ou talvez seja coincidência, desde que tirei o liquido manhoso que a Norauto meteu quando mudou a distribuição e meti o Paraflu, que o nível se mantém inalterado.
              Não é dificil e é uma operação recomendada de 3 em 3 anos, salvo erro.

              Comentário

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