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Opinião Mazda 626 - 1998

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    Opinião Mazda 626 - 1998

    Boas, como alguns users sabem estou a viver na Noruega, estou aqui a 1 ano e meio e nunca tive carro, recentemente um colega de trabalho comprou um carro novo e esta a vender o primeiro dele.
    Como nesta altura do ano têm que se pagar o selo de circulação (300€) ele quer despachar o carro o mais rápido possível e esta a vender por 1000€ +ou-.
    Com o carro vem já um par de pneus de inverno novos e os de verao que ainda duram uns 2/3 anos, tem também inspeção para 2 anos.
    O carro é um Mazda 626 1.8 105 de 98, este modelo em particular não conhecia e pelo o que andei a ver ai em Portugal quase não se vê.

    Dos problemas que vi quando fui ver o carro foi pequenas coisas no interior, os bancos aquecidos não funcionam e o fecho da porta do condutor também não, a nível de motor estava limpo, sem babas ou coisas do gênero, os foles e afins ainda tenho que ir ver.
    A caixa também não tem folgas nem a direção.
    Ferrugem que é uma coisa comum aqui têm um pouco a "nascer" numa cava da roda, mas isso para carros abaixo de 2007 é comum, de 98 só ter isto é muito bom.

    O carro tem 270 mil, sei que é muito mas aqui qualquer carro com mais de 4 anos têm doses grandes de kms, o pais é enorme, tanto que os seguros são ao km

    Resumindamente, razão de querer um carro é só mesmo para passear, livro perto do trabalho e costumo ir de bike a todo o lado, o carro é só mesmo para fim de semanas e viajar as cidades mais próximas, Suécia e afins, a razão de não comprar algo melhor apesar de poder é mesmo porque quero ter uma ideia de quanto se gasta a ter um carro aqui, sei que é muito , principalmente em mecânicos que pode andar nas 150€/h.
    Sei que carro é a verdadeira banheira é feio e tem uma porrada de kms mas acho que para primeiro carro para uns tempos deve servir.
    Alguém têm alguma ideia da fiabilidade destes motores?

    #2
    Os motores a gasolina da Mazda dos anos 90 são conhecidos pela durabilidade acima do comum.
    Pelo curso e diâmetro parece ser um motor B-series, provavelmente terá semelhanças com o muito robusto 1.8 que montava do Mx-5.

    De facto, 270 mil kms é já uma marca de respeito mas acredito que caso esse motor tenha sido bem mantido ate agora faça ainda muitos kms mais sem problemas, pessoalmente não tinha grande receio quanto à fiabilidade, apesar de nunca ter tido um 626 tive um carro que partilha a mecanica com ele e cumpriu sempre de forma exemplar.

    Comentário


      #3
      olha, aqui no algarve tenho um pertinho de mim, a uns 5min a pé. está sempre parado no mesmo sítio e foi importado com uns bons anos.

      por 1000€ não hás-de ter muitas chatices, depois vende-lo por tuta e meia daqui a 2 ou 3 anos. se vais andar pouco esses 270 mil seriam de arriscar.

      tenta que o teu amigo pague metade do selo ou baixe qualquer coisa, nem que sejam 100€ para tentares arranjar alguma coisa, principalmente o fecho da pota. e vindo com pneus aceitáveis em termos de piso já não tens que te preocupar tão cedo.

      como diz o outro: "a cavalo dado não se olha o dente."

      p.s: estás em que zona? uma vez estive para ir a tromso, a 4º do círculo polar ártico. entretanto a amizade com o senhor foi-se desvanecendo. era um tipo que vinha a portugal de vez em quando e ainda cheguei a ir ao casamento penso que da 3ª mulher a gaia. ele trouxe uma dta de noruegueses vikings ao casamento.

      Comentário


        #4
        Obrigado pela as respostas.

        O carro está a este preço mesmo por ter que pagar o selo, no OLX daqui todos estes modelos vejo-os acima dos 1500€

        Sim ter os pneus de inverno novos é muito bom, não se consegue arranjar uns por menos de 500€ e acho que tem que se mudar de 2 em 2 anos.
        Pois era o que estva a pensar, passado uns 2/3 anos vender o carro e seguir para outro, mas atualmente este chega perfeitamente.

        Nuni, estou em Trondheim, um pouco mais abaixo que Tromsø, mas já se vê auroras

        Comentário


          #5
          'bora lá comprar o carro. se daqui a 2/3 anos não o venderes por 750€ sempre podes dar baixa da matrícula que não perdeste muito.

          Comentário


            #6
            vai de tandem pá

            abraço

            speccy

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              #7
              Isso é super fiavel

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                #8
                A mim os 270 mil nesse motor/carro não me assustariam. É de uma outra geração, com tudo o que de bom e mau isso tem. Se há coisa boa que tinham era fiabilidade/durabilidade... assim como o acabamento de pintura que na altura era do que de melhor se fazia na indústria auto.

                Obviamente será gastador e o comportamento dinâmico não é exemplar. Também não é tão confortável como parece.

                Mas no global será uma boa compra. O que se quer por esse preço é mesmo fiabilidade...

                Comentário


                  #9
                  Fiabilidade é boa, o problema é o material que não se arranja na concorrência, e na marca sai caríssimo, já por cá andou um 323f de 1991 e jasus...

                  Comentário


                    #10
                    Eu tive um 323f de 1995, esses motores são fiáveis, tem uns consumos não muito baixos, comportamento razoável. Eu apenas acho que o maior problema são as peças, carro antigo da marca Mazda e o facto de não haver peças na concorrência, tornam as peças da marca super caras (e tempo de demora a arranjar as peças), é como teres um BMW ou Mercedes.
                    Há 9 anos atrás precisei de um pára-lamas e custava 230eur (num Ford Focus custava 120eur).

                    Comentário


                      #11
                      Pois o consumo a primeira coisa que pensei foi que um 1.8 devia beber um pouco e pelas as specs que tive a ver em cidade faz 10.6, sorte que em estrada que vai ser o maior uso que lhe vou dar anda nos 6, felizmente a gasolina por aqui é pouco mais cara que em Portugal, e isso torna-a relativamente barata para quem viva aqui.

                      Em relação as peças não sabia que não havia na concorrência, mas pronto é esperar que não precise de nada.

                      Quando o tiver a ver se faço um mini diario de bordo, já que é um carro que não ha ai e tendo em conta que está noutro pais (outras regras, climas etc) e com a dose de kms que tem

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Bansheefreak Ver Post
                        Pois o consumo a primeira coisa que pensei foi que um 1.8 devia beber um pouco e pelas as specs que tive a ver em cidade faz 10.6, sorte que em estrada que vai ser o maior uso que lhe vou dar anda nos 6, felizmente a gasolina por aqui é pouco mais cara que em Portugal, e isso torna-a relativamente barata para quem viva aqui.

                        Em relação as peças não sabia que não havia na concorrência, mas pronto é esperar que não precise de nada.

                        Quando o tiver a ver se faço um mini diario de bordo, já que é um carro que não ha ai e tendo em conta que está noutro pais (outras regras, climas etc) e com a dose de kms que tem
                        Material de manuteção como filtros, pastilhas, discos, embraiagem, amortecedores e por aí fora deves encontrar facilmente na concorrência e a bom preço.

                        Peças mais específicas do modelo em questão é que não, aí recorre-se geralmente a peças usadas e a plataformas de venda online como o ebay por exemplo.

                        Comentário


                          #13
                          Infelizmente não compensa quase nunca importar nada daqui, mais de 25€ e pago 25% do valor do produto, por tanto tenho que comprar aqui e esquecer Ebays e afins.

                          Já agora uma pergunta, eu tinha um Astra G 1.4 99, o que ganho e perco no Mazda em comparação? Talvez mais conforto no Mazda? Segurança e mais motor? No interior pelo mesmo a primeira vista o Astra parece melhor, este ainda têm aqueles tabliet duros com aspecto asiático que era comum nesta altura.

                          Comentário


                            #14
                            o 626 é um carro do segmento D tipo vetra antecessor do Mazda 6.

                            Comentário


                              #15
                              amanhã devo ir pertinho de onde cotuma estar o 626 e posso lá dar 1 salto. se for ainda tiro 2 pics.

                              Comentário


                                #16
                                cá ficam as fotos, como prometido. só há 1 problema: descobri que era um 929 e não um 626, por isso deduzo que o teu seja mais pequeno.
                                nunca o tinha visto por trás e pelo que notei, deve estar semi-abandonado, embora tenha seguro e inspeção por mais meio ano. hei-de reparar nele melhor.











                                vai para o HOJE EU VI por ser um modelo raro em PT.

                                Comentário


                                  #17
                                  Pois esse é realmente enorme.
                                  O meu é mais quase igual a este, só não tem asa spoiler traseiro, de resto parece igualzinho.
                                  Esse modelo esta a uns 3000€.
                                  Mazda 626 1.8 1998, 203 595 km, kr 24 500,- -

                                  Comentário


                                    #18
                                    é bem mais moderno, mas aquelas madeirinhas... [:d]

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Bansheefreak Ver Post
                                      Pois esse é realmente enorme.
                                      O meu é mais quase igual a este, só não tem asa spoiler traseiro, de resto parece igualzinho.
                                      Esse modelo esta a uns 3000€.
                                      Mazda 626 1.8 1998, 203*595 km, kr 24*500,- -
                                      Esse ou está caro ou o valor comercial dele é mais alto do que por cá, nunca se venderia aqui por esse preço mas o valor comercial dos Mazda depende imenso do país, em território luso a Mazda é uma marca sem expressão e de pouco interesse.

                                      Falando do carro em si é um automóvel nascido numa época de desaceleramento no investimento da Mazda que entre 85 e 95 lançou um sem número de modelos e marcas com pouco critério financeiro que os deixou em apuros. Fruto dessa crise entrou a Ford para a gestão e no arrumar da casa os Mazda mais tornaram-se mais conservadores.
                                      Existiu pouco ou nenhum investimento o que conduziu a que as plataformas e motores sejam versões actualizadas das anteriores. O lado mau é que os carros são desinspirados como é o caso desse 626, pela positiva são produtos muito honestos e fazem uso de mecânicas comprovadas o que para o teu caso é um ponto a favor.

                                      Vê se tens mesmo tudo a funcionar no interior já que essas peças podem ser dificeis e caras de arranjar. O lado bom é que geralmente é material que dura. Os 2 mazda dos anos 90 que tive por casa nunca levaram a mais pequena coisa que fosse tirando manutenção normal, já não se faz disto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já me esquecia desse pormenor, não há madeiras no meu, ainda bem porque se houvesse já tinha pensado em como as tirar


                                        Pois esse Mazda está um pouco mais caro que os outros, ou têm algo especial que não li ou o gajo pensa que vale mais.
                                        Mas posso resumir um pouco o mercado de carros aqui, é sempre interessante.


                                        Leis:
                                        Para começar pagasse taxas altas (300€) por ano para cada carro, se for eléctrico safa-se, por isso há muitos Teslas S, BMW i3, Prius, Leaf e uns do do grupo PSA que são partilhados por 3 marcas do grupo.
                                        Nas grandes cidades pagasse portagem para entrar, é automática aparece no fim do mês para pagar, mais uma vez os eléctricos escapam.
                                        Estacionamento dentro da cidade é 90% pago, se formos moradores pagamos cerca de 50€ por mês, mas o valor pode ser maior, eu tenho sorte que onde moro têm parque para o carro incluindo, mas muita gente tem que pagar, neste caso eléctrico não paga, mas o carro nunca pode estar no mesmo sitio mais de 5h, excepto se for morador claro.
                                        Depois é os seguros, é ao KM, e o mínimo é 8000kms, se quisermos mais por alguma razão é só pedir e no fim do ando ou se vendermos o carro a seguradora dá os kms que não fizemos.


                                        Mercado usados:

                                        No geral como Portugal é um país com carros caros, os preços aqui rondam o mesmo, em novo ou é igual ou um pouco mais caro, com excepção dos jipes 4x4, esses são muito mais caros aqui porque devido ao clima são interessantes.
                                        Em média devido ao clima que é agreste para os carros carros com 6 anos já é frequente ver ferrugem a criar nas cavas das rodas, isso a juntar à pouca importância que os povo daqui dá a carros é comum ver carros completamente enferrujados, seja ele que marca for.
                                        No mercado de usados não existe aqueles negócios como ai abaixo de 750€ por varias razões, uma delas é que um carro para andar nesse preço têm que ser antigo e um carro antigo neste clima com 25 anos está completamente podre, claro que clássicos americanos (há muitos) e alguns mais exóticos são possíveis encontrar em estados quase novos.
                                        Depois é o factor preguiça (eles são muiiittooo preguiçosos) e ter trabalho a vender um carro e só ganhar 750€, isso aqui é muito pouco e ninguém se vai dar ao trabalho de vender algo que dá trabalho só para ganhar essa quantia, por exemplo com essa quantia alugam 1 quarto e já foi.
                                        Por isso mesmo a quantidade de carros a estes preços são coisas muito muito velhas e que provavelmente já nem passam na inspecção que é super restrita a ferrugem.

                                        Mas claro que há o lado bom, a partir dos 5000€ já se encontra melhores negócios que aí, Audi,BMW,Mercedes não têm a taxa Premium e o preço desvaloriza como um carro normal, depois também há mais variedade de motores, é tão fácil arranjar um 530D como um 535i ou um 520D.
                                        Outra pérola é carros americanos, basicamente há de tudo a venda, desde Muscles a Pick-Ups.

                                        Deixo aqui uns links de algumas coisas interessantes:

                                        Ford Mustang 289 V8 Flott eksemplar, 1967, 58*920 km, kr 388*000,-

                                        Chevrolet Chevelle 1970, 1*120 km, kr 289*000,- -

                                        Ferrari Testarossa NB!!! Motoren er kun kjørt 35.000 1989,

                                        Honda Nsx 3.0iVTEC/NY I NORGE!!!/UNIK!!! 1992, 163*900 km,

                                        McLaren 12C MP4-12C 650hk Alt uts 2 års garanti 2013, 4*500

                                        Koenigsegg CCR CCXR 1018HK 2008, 29*000 km, kr 5*949*000,-

                                        Ford GT 5,4-V8 Kompr.1-eier.Kun.3.568 km 2006, 3*564 km, kr

                                        Claro que há muito mais coisas, procurei assim por alto.

                                        Comentário


                                          #21
                                          fiquei curioso em ver os links com atenção. já agora, paga-se, presente. pagasse é uma hipótese. o mesmo para os outros verbos.

                                          Comentário

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