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[Ajuda] Corolla e12 D4d - Estalos no ar condicionado

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    [Ajuda] Corolla e12 D4d - Estalos no ar condicionado

    Bom dia a todos,

    Hoje enquanto estava com o ar condicionado ligado no frio reparei que, mais ou menos, de 30 em 30 segundos ouvia um estalo (como naqueles frigoríficos antigos). Nunca tinha dado por nada disto porque dentro do carro não se ouve nada, mas só que como desta vez estava fora pude ouvir perfeitamente estes "estalos". Isto é normal? Os vossos também fazem estes barulhos??

    Fiz um vídeo para que consigam perceber ao que me estou a referir.

    https://www.youtube.com/watch?v=hXtbXMIQw8Y

    Obrigado

    Tiago

    #2
    Tens o modo auto ligado?

    Comentário


      #3
      isso parece a polia do compressor atracar, isto é quando o compressor começa a trabalhar e quando o ar condicionado atinge aquela temperatura a polia desatraca do compressor

      Comentário


        #4
        @eblase: é indiferente, tanto faz no modo auto como no manual.

        @kaaboom: eu calculava que fosse isso mas com intervalos de 30 segundos?? Parece-me um intervalo demasiado curto.


        Alguém com o mesmo motor tem o mesmo problema?

        Obrigado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por TiagoJJ Ver Post


          Alguém com o mesmo motor tem o mesmo problema?
          4 compressores de AC... (mas suponho que ao que tu te referes é normal)

          Comentário


            #6
            Eu tenho sempre lido que é normal, o meu fiesta também dá esses estalos esporádicos quando tenho o ac ligado.

            Comentário


              #7
              Os estalos é o AC a accionar electricamente uma espécie de embraiagem para sincronizar com a rotação do motor por intermédio da correia dos acessórios.

              Como não é sempre preciso estar ligado, ele automaticamente liga/desliga a tal embraiagem conforme os dados recolhidos pela sonda de temperatura instalada na caixa de ventilação.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Os estalos é o AC a accionar electricamente uma espécie de embraiagem para sincronizar com a rotação do motor por intermédio da correia dos acessórios.

                Como não é sempre preciso estar ligado, ele automaticamente liga/desliga a tal embraiagem conforme os dados recolhidos pela sonda de temperatura instalada na caixa de ventilação.

                Na caixa de ventilação?

                Comentário


                  #9
                  Sim. Exemplo: tens o habitáculo a 20Graus, a entrar a 5C vindo do AC e queres o habitáculo a 15Graus
                  .
                  Ele lê a temperatura geral do habitáculo(normalmente tem uma ranhura visível no tablier) e abre a conduta vindo do AC frio durante X tempo até atingir o desejado pelo condutor.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TiagoJJ Ver Post
                    Bom dia a todos,

                    Hoje enquanto estava com o ar condicionado ligado no frio reparei que, mais ou menos, de 30 em 30 segundos ouvia um estalo (como naqueles frigoríficos antigos). Nunca tinha dado por nada disto porque dentro do carro não se ouve nada, mas só que como desta vez estava fora pude ouvir perfeitamente estes "estalos". Isto é normal? Os vossos também fazem estes barulhos??

                    Fiz um vídeo para que consigam perceber ao que me estou a referir.

                    https://www.youtube.com/watch?v=hXtbXMIQw8Y

                    Obrigado

                    Tiago
                    Vamos lá aos bitaites.

                    Os ACs mais recentes (apesar de tudo o que vou dizer, não sei qual a categoria do teu) fazem variar a potência de compressão em função das necessidades. Ou seja, evitam esses tranca, destranca do compressor. Em vez de andarem a ligar e a desligar o compressor, variam a potência de compressão deste elemento. Apesar do teu AC parecer ser dos modelos antigos, poderá não ser disso.

                    Ou seja, seja dos antigos ou dos recentes (com a tal variação) ele tem que meter o evaporador nos -40ºC. Agora temos uma variável que é antagónica para o AC: está frio! Nesse caso os AC com variador limitam-se a trabalhar na potência mínima (dá para ver pelos consumos instantâneos, que são bastante inferiores do que quando estamos no verão e o AC trabalha à potência máxima). Então ele utiliza a potência mínima e consegue colocar o evaporador nos -40ºC e assim vai funcionando. No caso do teu duas coisas podem estar a acontecer (aliás 3 ):

                    1 - tens um sistema dos antigos e ele liga e desliga por um termostato, em função da temperatura obtida no evaporador. Pelo que dizes nunca te apercebeste do AC dar esses estalos, portanto poderá não ser esta hipótese.

                    2 - tens um sistema dos recente, o tal com o variador, mas como está bastante frio no exterior, ele mesmo funcionando na potência mínima é demasiado para manter a temperatura do evaporador nos -40ºC. E então ele desliga. O facto de ser de 30 em 30 segundos parece-me credível, pois todas as variáveis estão fixas, temperatura exterior, conveção de ar, temperatura exterior, etc...

                    A eventual 3ª hipótese é teres trocado o gás recentemente e terem-te colocado gás a mais. Neste caso verifica-se uma sobrepressão e o pressostato atua desligando o compressor. Como não disseste nada sobre isso, não acredito que possa ser isto.

                    Se for alguma destas hipóteses, não te esqueças de amanhã dares-me os números para o euromilhões!
                    Editado pela última vez por nebuchadnezzar; 22 January 2015, 23:47.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                      Sim. Exemplo: tens o habitáculo a 20Graus, a entrar a 5C vindo do AC e queres o habitáculo a 15Graus
                      .
                      Ele lê a temperatura geral do habitáculo(normalmente tem uma ranhura visível no tablier) e abre a conduta vindo do AC frio durante X tempo até atingir o desejado pelo condutor.
                      Há mais variáveis em jogo do que somente a temperatura de entrada da ventilação pelo AC vs temperatura exterior vs temperatura interior.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                        Há mais variáveis em jogo do que somente a temperatura de entrada da ventilação pelo AC vs temperatura exterior vs temperatura interior.
                        Eu sei.. mas não vale a pena dar uma palestra..

                        Menos é mais.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Eu sei.. mas não vale a pena dar uma palestra..

                          Menos é mais.
                          Uma ressalva não é uma palestra e fica uma resposta completa.

                          Comentário


                            #14
                            Tens de ser mais simples e básico. Para o utilizador, só interessa se vem despesa ou é assim. Tudo o resto serve para ter junto à sanita..

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                              Vamos lá aos bitaites.

                              A eventual 3ª hipótese é teres trocado o gás recentemente e terem-te colocado gás a mais. Neste caso verifica-se uma sobrepressão e o pressostato atua desligando o compressor. Como não disseste nada sobre isso, não acredito que possa ser isto.

                              Se for alguma destas hipóteses, não te esqueças de amanhã dares-me os números para o euromilhões!

                              Num outro fórum disseram-me que podia ser precisamento o contrário, gás a menos e que isso obrigava a um forçar do trabalhar do compressor. No entanto, também não foi esse o caso porque não meti gás mas vou ter que o fazer porque ao que parece o gás vem misturado com um óleo para fazer a lubrificação do AC, não sei se é verdade ou não mas parece-me bom para a saúde do bicho tendo em conta que já não é mudado há pelo menos uns 4 aninhos.

                              Quanto ao euromilhões não sei se queres que te dê os nºs porque em boa verdade nunca ganho nada.

                              Joga estes 5 - 22 - 23 - 43 - 44 * 6 + 10, é à confiança

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                Os estalos é o AC a accionar electricamente uma espécie de embraiagem para sincronizar com a rotação do motor por intermédio da correia dos acessórios.

                                Como não é sempre preciso estar ligado, ele automaticamente liga/desliga a tal embraiagem conforme os dados recolhidos pela sonda de temperatura instalada na caixa de ventilação.
                                É como o eblase disse manda uns estalitos a activar e desactivar o AC, apesar de estar continuamente ligado no botão para manter uma temperatura certa faz isso.

                                Maior parte dos carros nem dá por isso porque estão bem isolados e não se ouve, outros ouves bem o barulho.

                                Conheço um golf mk2 em que foi aplicado um AC de um Passat e por isso o sistema está todo à vista debaixo do tablie do lado do passageiro, quando ando nele à pendura consigo ouvir tanto o sistema a activar como o barulho do gás a circular, parece um frigorífico a trabalhar o que não é nada de anormal dado que o conceito é o mesmo.

                                Qualquer das formas podes mandar verificar o gás, a ver se está tudo bem.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                  Tens de ser mais simples e básico. Para o utilizador, só interessa se vem despesa ou é assim. Tudo o resto serve para ter junto à sanita..
                                  Tens que ter capacidade de abstração e entender que aqui não estás na oficina a atender clientes. A fazer-lhes as melhores propostas de serviço e a apresentar as soluções mais económicas e eficazes.

                                  Aqui não falas só para o utilizador, conforme referes. Falas para quem quer saber o que aconteceu, para o que quer saber como aconteceu, o que quer entender o funcionamento e para o que quer evitar que llhe aconteça.

                                  Se não te consegues abstrair do teu meio, da oficina, as tuas considerações e comentario nunca sairão desse âmbito.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TiagoJJ Ver Post
                                    Bom dia a todos,

                                    Hoje enquanto estava com o ar condicionado ligado no frio reparei que, mais ou menos, de 30 em 30 segundos ouvia um estalo (como naqueles frigoríficos antigos). Nunca tinha dado por nada disto porque dentro do carro não se ouve nada, mas só que como desta vez estava fora pude ouvir perfeitamente estes "estalos". Isto é normal? Os vossos também fazem estes barulhos??

                                    Fiz um vídeo para que consigam perceber ao que me estou a referir.

                                    https://www.youtube.com/watch?v=hXtbXMIQw8Y

                                    Obrigado

                                    Tiago
                                    Depois de ver o video tenho quase a certeza que isso é normal, é o AC a atracar e desatracar conforme é pedido pelo termostato interior. É praticamente o barulho que ouço no golf mk2 que falei.
                                    Estranho é começares a ouvires isso agora, o mais certo é de verão fica atracado mais tempo e nem dás por isso agora de inverno como está frio basta uns 30 segundos para no interior do radiador AC ficar à temperatura exigida e ouves isso em intervalos pequenos de activação e desactivação.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Olha DragonH muito provavelmente é isso mesmo. Hoje consegui que o carro ficasse ao sol a tarde toda e que ficasse relativamente quente. Liguei o AC, mandou o estalo inicial e mandou outro passado um bocado e daí para a frente não mandou mais. Aparentemente o "problema" tá resolvido.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                        Tens que ter capacidade de abstração e entender que aqui não estás na oficina a atender clientes. A fazer-lhes as melhores propostas de serviço e a apresentar as soluções mais económicas e eficazes.

                                        Aqui não falas só para o utilizador, conforme referes. Falas para quem quer saber o que aconteceu, para o que quer saber como aconteceu, o que quer entender o funcionamento e para o que quer evitar que llhe aconteça.

                                        Se não te consegues abstrair do teu meio, da oficina, as tuas considerações e comentario nunca sairão desse âmbito.
                                        E nós sem saber qual o compressor que ele tem, pouco serve dar palestras....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                          E nós sem saber qual o compressor que ele tem, pouco serve dar palestras....
                                          Mais uma razão para que as nossas respostas sejam o mais completas possíveis e que tentem ressalvar todas as condições.

                                          Comentário

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