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VW Golf 1.9 tdi 90cv - 94 (aquisição)

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    VW Golf 1.9 tdi 90cv - 94 (aquisição)

    Boa tarde.

    Sou novo por estes lados, e venho pedir a vossa opinião sobre esta viatura, estou para comprar um vw golf III 1.9 tdi de 90 cv por 1800€.

    O carro tem o motor vp do golf 4 do ano 2002 da para reporgramar, como é um carro com 20 anos a chaparia está implacável tem e que lubrificar as dobradiças das portas o motor está como novo, acham que e uma boa aquisição?

    Gostaria de saber se é uma boa compra dos tempos de hoje?

    Futuramente que problemas posso vir a ter c/ a máquina?

    Cumprimentos

    #2
    O carro com esse motor tem uma disponibilidade muito boa, excelentes baixas e linearidade até ás 4000rpm. Os consumos nesse carro, mais leve que os modernos, devem ser muito bons, a dever pouco aos diesel modernos por assim dizer.

    Trata o motor com cuidado, cumpre a manutenção programada e nada de puxar a frio pois esse motores demoram a aquecer, tem também cautela com o turbo e utiliza um óleo de qualidade e a cumprir as normas VW (505.00).

    As peças também não são caras embora a complexidade deste motor já seja grande, depende muito da sorte também.
    O maior problema dos Golf III é mesmo a chapa de má qualidade, o mk3 contrariamente ao mk4 apodrece que é uma coisa parva, carros destes que vivam em zonas costeiras é raro encontrar um que não esteja podre.

    Por 1800€ tens um carro com os consumos e performances dignas de um carro mais moderno, se o carro estiver realmente como dizes acho uma boa compra.

    Comentário


      #3
      Uma coisa boa que os de 90 têm face aos de 110, ou melhor, não têm, é a geometria variável.

      Menos probabilidades de chatices no futuro.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
        Uma coisa boa que os de 90 têm face aos de 110, ou melhor, não têm, é a geometria variável.

        Menos probabilidades de chatices no futuro.
        Os motores de 90cv que sairam no Golf 4 já têm o VGT, não há por onde fugir.

        Acho que do de 90 para o 110 muda muito pouca coisa (no Golf IV).
        No III entre 1.9 o 90cv 1Z e o 110 AFN já muda bastante mais sendo o AFN uma versão já modernizada mas deixo os detalhes para algum especialista que aqui apareça.

        Comentário


          #5
          Talvez problemas na inspeção por o motor não ser de origem , mas sendo um 1.9 , eles nao peguem.
          Eu sempre fugi de carros com esse topo de alteraçoes, não me inspirao confiança.

          De resto são carros de guerra o problema é encontralos em bom estado

          Comentário


            #6
            Se fosse o 1.9 TDI de 90cvs original que vem com o carro, diria-te para o experimentares em vários pisos a procura de barulhos de suspensão, direção etc, tentar perceber se tem manutenção em dia e estando tudo (ou quase tudo) ok avançar.

            Com alterações ao barulho não sei muito bem o que aconselhar sinceramente..

            Comentário


              #7
              Boas, qual a diferença entre turbos de geometria variável e não variável? O que é que isso significa? E quais as vantagens e desvantagens de cada um?

              Ouvi falar nisso por exemplo o o 1.9 tdi 90 cv é de geometria fixa e o 1.9 tdi 110 cv é variável. E dizem também que o de geometria fixa dá menos problemas, porque?

              Alguém me sabe responder?

              desculpem o offtopic

              Obrigado

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                Os motores de 90cv que sairam no Golf 4 já têm o VGT, não há por onde fugir.

                Acho que do de 90 para o 110 muda muito pouca coisa (no Golf IV).
                No III entre 1.9 o 90cv 1Z e o 110 AFN já muda bastante mais sendo o AFN uma versão já modernizada mas deixo os detalhes para algum especialista que aqui apareça.
                Nem todos.

                Originalmente Colocado por sublime21 Ver Post
                Boas, qual a diferença entre turbos de geometria variável e não variável? O que é que isso significa? E quais as vantagens e desvantagens de cada um?

                Ouvi falar nisso por exemplo o o 1.9 tdi 90 cv é de geometria fixa e o 1.9 tdi 110 cv é variável. E dizem também que o de geometria fixa dá menos problemas, porque?

                Alguém me sabe responder?

                desculpem o offtopic

                Obrigado
                O problema da geometria variável é que se o carro anda sempre em baixos regimes, a geometria do turbo começa a acumular carvão, e um belo dia que queiras "esticar a goela" ao motor, o carro chega a um ponto em que entra em safe mode porque a geometria está presa.

                Mas se o carro não andar sempre em percursos curtos e lhe deres um esticão bem dado de vez em quando não deverás ter problemas.

                Comentário


                  #9
                  Depende do real estado da máquina. Por exemplo com 21 anos e ja com motor mudado até pode só ter 100 000 kms ou ja ir nos 525 000 kms. Tens foto do contaquilómetros? Dá para verificar se já fez mais de 300 000 kms ainda que te digam que só tem 160 000 kms.

                  Reprogramar um carro com essa idade. Não aconselho muito. Mas cada um é que sabe.
                  É que carro, não é só motor. É suspensões, embraiagem, travões, etc....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                    Nem todos.
                    O problema da geometria variável é que se o carro anda sempre em baixos regimes, a geometria do turbo começa a acumular carvão, e um belo dia que queiras "esticar a goela" ao motor, o carro chega a um ponto em que entra em safe mode porque a geometria está presa.

                    Mas se o carro não andar sempre em percursos curtos e lhe deres um esticão bem dado de vez em quando não deverás ter problemas.
                    Tens razão, os AGR não têm!
                    My bad.

                    Comentário


                      #11
                      Fotos

                      Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                      O carro com esse motor tem uma disponibilidade muito boa, excelentes baixas e linearidade até ás 4000rpm. Os consumos nesse carro, mais leve que os modernos, devem ser muito bons, a dever pouco aos diesel modernos por assim dizer.

                      Trata o motor com cuidado, cumpre a manutenção programada e nada de puxar a frio pois esse motores demoram a aquecer, tem também cautela com o turbo e utiliza um óleo de qualidade e a cumprir as normas VW (505.00).

                      As peças também não são caras embora a complexidade deste motor já seja grande, depende muito da sorte também.
                      O maior problema dos Golf III é mesmo a chapa de má qualidade, o mk3 contrariamente ao mk4 apodrece que é uma coisa parva, carros destes que vivam em zonas costeiras é raro encontrar um que não esteja podre.

                      Por 1800€ tens um carro com os consumos e performances dignas de um carro mais moderno, se o carro estiver realmente como dizes acho uma boa compra.
                      fotos em anexo
                      Ficheiros anexados
                      Editado pela última vez por sabman; 25 January 2015, 23:25.

                      Comentário


                        #12
                        pelas fotos esse carro já fez um face lifting e um transplante de coração, mas teima em tentar manter-se minimamente jovem...

                        Comentário


                          #13
                          Com esse aspecto... boa sorte nas IPOs.

                          Comentário


                            #14
                            A sério que estas interessado em comprar um charuto de 21 anos, com motor trocado e aspecto xuning?

                            Ah, só agora reparei, esta como novo... e é TDI.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por peras777 Ver Post
                              Com esse aspecto... boa sorte nas IPOs.

                              Ipo? Tem inspecçao ate 2016...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                                A sério que estas interessado em comprar um charuto de 21 anos, com motor trocado e aspecto xuning?

                                Ah, só agora reparei, esta como novo... e é TDI.

                                Xarutos? Lol

                                Comentário


                                  #17
                                  Sim, é um projecto de 1990 com alterações mecânicas e estéticas duvidosas. As qualidades que o carro possa ter já as perdeu.

                                  Se ao menos estivesse de origem, daqui a uns anos tinhas um clássico. Assim adquires e continuas com um charuto.

                                  Respondendo directamente à tua questão inicial, para mim é uma péssima compra.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                                    Sim, é um projecto de 1990 com alterações mecânicas e estéticas duvidosas. As qualidades que o carro possa ter já as perdeu.

                                    Se ao menos estivesse de origem, daqui a uns anos tinhas um clássico. Assim adquires e continuas com um charuto.

                                    Respondendo directamente à tua questão inicial, para mim é uma péssima compra.

                                    Respeito a tua opiniao. Mas se for a ver quantos xarutos nao andam por ai, com motorizaçao mudada? Por acaso vi este e apesar do tuning e do valor e VW golf para mim e um dos carros mais bem feitos da VW. 😉

                                    Comentário


                                      #19
                                      Precisas de diesel?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                        Precisas de diesel?


                                        Nao propriamente. Tenho outras opcoes com 106 quicksilver 1.4(2001) ou opel corsa 1.2(2000) ou seat 1.9d (1997). A nivel de km a fazer por dia 30km estradas irregulares... Umas a subir... Etc.
                                        Editado pela última vez por sabman; 26 January 2015, 09:30.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Quando leio a palavra projecto...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Parece-me que esse carro era vermelho. Confirmas?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por jferreira Ver Post
                                              Parece-me que esse carro era vermelho. Confirmas?

                                              Penso que sim...

                                              Comentário


                                                #24
                                                anda uma ibiza em fmalicao por 750€, tirando o gosto dúbio, mas isso pinta-se a frente. é o tal 1.9d de 97. mas eu ia antes ver esse 106, já é dos últimos e não deixxa de ser um bom carro, mais novo 10 anos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                                                  Sim, é um projecto de 1990 com alterações mecânicas e estéticas duvidosas. As qualidades que o carro possa ter já as perdeu.

                                                  Se ao menos estivesse de origem, daqui a uns anos tinhas um clássico. Assim adquires e continuas com um charuto.

                                                  Respondendo directamente à tua questão inicial, para mim é uma péssima compra.
                                                  As qualidades que possa ter já perdeu como? É um carro que não anda nada mal e é económico, se estiver em condições não as perdeu.

                                                  Se tivesse original era um clássico?
                                                  Desde quando um Golf III a gasóleo e comercial tem algum interesse como clássico mesmo original? O carro vendeu aos milhões, é um carro de trabalho sem qualquer interesse histórico. É tão clássico como um Punto 1100 ou qualquer outro utilitário. Clássico é o VR6.

                                                  Quanto à IPO.
                                                  SE este carro tinha um 1.9 TDI de 90cv e passou a ter um... 1.9 TDI de 90cv não vejo qual é o problema na IPO, tanta coisa para se preocuparem acham que eles vão implicar com isto? Se sim acho mal.

                                                  Menos bom são as pestanas nos faróis, retirava logo e voltava a colocar a mala traseira e grelha original, detesto ver o carro assim. As jantes também não são originais vê se a medida é original ou se está homologada no livrete e já agora a pintura também!

                                                  A pintura parece-me ás 3 pancadas, é dificil avaliar pelas fotografias mas fiquei com essa ideia, além de pela fotografia do capô o carro já foi vermelho. Cuidado com maus trabalhos de pintura que escondem maus arranjos e corrosão pois o carro pode começar a apodrecer por todo o lado e não se sabe o porquê.

                                                  Quando escrevi o outro post mais acima ainda estava com esperança que o carro fosse um 5lugares, sendo comercial é menos interessante.

                                                  É um preconceito pensar que por isso o carro está em mau estado ou é mal tratado pelas modificações que teve, é um comercial a maioria deles estão todos rebentados, talvez o dono deste Golf até lhe dê mais atenção que do que a maioria. Leva um mecânico contigo para avaliar o carro.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por peras777 Ver Post
                                                    Com esse aspecto... boa sorte nas IPOs.
                                                    O problema maior ali (e o mais caro) é aquela tampa da mala e o pára-choques furado para meter a matrícula. Não se livra de uma tampa da mala nova e da reparação do pára-choques. Mais pintura.

                                                    Aquelas pestanas têm aspecto de sair facilmente tal como a grelha e não é complicado arranjar outra na sucata.

                                                    Piscas também é fácil de arranjar.

                                                    E isso de certeza absoluta já levou swap de motor, isso é um motor de um golf 4 e não de um golf 3.

                                                    Em suma, isto são carros bons para a malta dos DIY's.. que gosta de meter as mãos na massa e restaurar-lhes alguma dignidade. Agora para quem quer um carro para andar.. procurava outras opções mais originais.
                                                    Editado pela última vez por ravager; 26 January 2015, 18:04.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O carro foi vermelho e pintaram de preto por fora . Motor que ve-se mesmo que é swap

                                                      Alteraçoes esteticas ao gosto do anterior dono ... Tem repro isso ? caga fumo ?

                                                      Se vais ter essa utilizaçao diaria ve outras opçoes a gasolina

                                                      Renault Clio 1.2 16V Expression, € 1.990 - Standvirtual

                                                      E talvez algum 206 gti 1.6

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                        O carro foi vermelho e pintaram de preto por fora . Motor que ve-se mesmo que é swap

                                                        Alteraçoes esteticas ao gosto do anterior dono ... Tem repro isso ? caga fumo ?

                                                        Se vais ter essa utilizaçao diaria ve outras opçoes a gasolina

                                                        Renault Clio 1.2 16V Expression, € 1.990 - Standvirtual

                                                        E talvez algum 206 gti 1.6
                                                        Boas o carro de chapa e de motor está 5 estrelas.

                                                        Tem inspecção não caga fumo.

                                                        Cumps

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Boas pessoal,

                                                          vou seguir o conheço dos mais experientes vou optar pelo um Renaut Clio 1.2 16v de 2002.

                                                          Obrigado a todos.

                                                          Cumps

                                                          Comentário

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