Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diâmetro da jante

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Diâmetro da jante

    Bom dia,

    Pergunta de maçarico: tirando a estética e o preço do pneus, quais as vantagens/desvantagens do diâmetro das jantes? Existe alguma vantagem em termos de performance/consumo?

    #2
    Depende dos carros.

    Por exemplo num Audi a4 tdi qual a vantagem de ter jante de 16 em vez 17 ou 18?

    1) pode subir a a passeios com calma.
    2) jante fica mais protegida em relação a buracos na estrada
    3) pneus muito mais baratos

    Inconveniente da jante pequena:

    1) não curva tão bem a velocidade fora da Lei
    2) o carro fica mais feio.
    3) pode gastar um pouco mais
    4) os amigos e os vizinhos ficam a pensar que é pobritainas pq tens jantes pequenas.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
      Depende dos carros.

      Por exemplo num Audi a4 tdi qual a vantagem de ter jante de 16 em vez 17 ou 18?

      1) pode subir a a passeios com calma.
      2) jante fica mais protegida em relação a buracos na estrada
      3) pneus muito mais baratos

      Inconveniente da jante pequena:

      1) não curva tão bem a velocidade fora da Lei
      2) o carro fica mais feio.
      3) pode gastar um pouco mais
      4) os amigos e os vizinhos ficam a pensar que é pobritainas pq tens jantes pequenas.
      normalmente é ao contrario, com jantes maiores gasta mais, mas depende muito do peso delas e do tamanho do pneu..

      Comentário


        #4
        Jantes maiores = gasta mais, por norma.
        Editado pela última vez por Bioshock; 26 January 2015, 12:37.

        Comentário


          #5
          Penso que isso está mais ligado à pressão do que ao tamanho da jante.

          O que acontece com jante grande é que tendemos a andar com maior pressão o que permite consumir menos um pouco.

          Comentário


            #6
            Com um raio maior, o pneu tem um perímetro maior, pelo que deveria andar mais para o mesmo número de rotações. Mas estas coisas nem sempre são o que parecem. Existe algum estudo se efetivamente consome mais ou menos?

            Comentário


              #7
              Podes ter um grande diâmetro mas largura baixa. Ver os pneus suplentes. Algo como :

              Comentário


                #8
                Mas com uma roda maior para a mesma rotação, então deveria andar mais. O peso maior da jante/pneu mesmo assim não deve anular a vantagem da roda ser maior. Ou será que sim?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por almeida100 Ver Post
                  Mas com uma roda maior para a mesma rotação, então deveria andar mais. O peso maior da jante/pneu mesmo assim não deve anular a vantagem da roda ser maior. Ou será que sim?
                  por essa lógica vias os carros de corrida com roda 28'' tipo hummer.. para diâmetros maiores, maior o perímetro logo até ganha ponta mas perde arranque..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por almeida100 Ver Post
                    Mas com uma roda maior para a mesma rotação, então deveria andar mais. O peso maior da jante/pneu mesmo assim não deve anular a vantagem da roda ser maior. Ou será que sim?
                    Dares uma volta circular de 5 metros de raio é o mesmo que dares uma volta de 10 metros de raio? Se o motor é o mesmo, a roda maior vai demorar mais a dar uma rotação completa (ainda que seja uma questão de milissegundos). Relativamente ao consumo, aumenta cada vez que a largura do pneu também aumenta, pois tens maior superfície de contacto com o chão, logo o atrito é maior. Pneus largos são porreiros esteticamente, para quem tem € e para andar apenas em terreno seco.

                    Comentário


                      #11
                      O eixo roda à mesma velocidade, independentemente da roda que esteja agarrada. Se tiveres um gira discos podes facilmente comprovar que para a mesma velocidade de rotação, um objeto na parte de dentro do disco anda mais devagar do que se estiver na borda do risco. Do que estive a ler os pneus não são maiores, porque a partir de um certo diâmetro a tal velocidade na parte de fora é de tal ordem que dá cabo do pneu. Efetivamente se virem fotos de carros de corrida antigos, os pneus eram maiores do que agora, porque em teoria parecia que era melhor.
                      Ficheiros anexados
                      Editado pela última vez por almeida100; 27 January 2015, 14:17.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
                        Dares uma volta circular de 5 metros de raio é o mesmo que dares uma volta de 10 metros de raio? Se o motor é o mesmo, a roda maior vai demorar mais a dar uma rotação completa (ainda que seja uma questão de milissegundos). [...]
                        nao é assim


                        Originalmente Colocado por almeida100 Ver Post
                        O eixo roda à mesma velocidade, independentemente da roda que esteja agarrada. Se tiveres um gira discos podes facilmente comprovar que para a mesma velocidade de rotação, um objeto na parte de dentro do disco anda mais devagar do que se estiver na borda do risco. Do que estive a ler os pneus não são maiores, porque a partir de um certo diâmetro a tal velocidade na parte de fora é de tal ordem que dá cabo do pneu. Efetivamente se virem fotos de carros de corrida antigos, os pneus eram maiores do que agora, porque em teoria parecia que era melhor.
                        o que dizes está correcto, a velocidade é a mesma, mas a força não..
                        não sei se me estou a explicar bem ou não,
                        mas imagina a rodares uma pedra presa ao dedo por um fio, se esse fio tiver uns cms é mais fácil rodares a pedra do que se ele tiver tipo 1m, mesmo que a velocidade do eixo seja a mesma...
                        epah foi o exemplo que me lembrei.. espero ter ilustrado a situação
                        Editado pela última vez por FrancoBaresi; 27 January 2015, 14:40.

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X