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Interesse nos carros elétricos tem vindo a diminuir

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    Interesse nos carros elétricos tem vindo a diminuir

    Apenas um terço das pessoas questionadas num estudo recente confessou que poderá comprar um carro movido a energia elétrica nos próximos dez anos, um valor que desceu consideravelmente desde 2011.

    A aposta de vários fabricantes em veículos elétricos não passa despercebida ao consumidor, mas nem sempre os carros elétricos recebem as melhores críticas no que toca ao prazer de condução ou à aparência e isso pode ajudar a explicar os resultados de uma pesquisa recente.

    Um estudo publicado pela Continental, realizado em parceria com o centro de pesquisa INFAS, demonstra que o número de pessoas que consideram a aquisição de um transporte deste tipo nos próximos 10 anos tem vindo a diminuir.

    Na faixa etária dos 31 aos 59 anos, apenas 35% das pessoas responderam afirmativamente à pergunta, um número inferior aos 45% verificados no estudo de 2011. Entre os 16 e os 30 anos só 34% dos inquiridos admitem vir a comprar um carro elétrico, em comparação com os 46% de 2011. Na faixa etária acima dos 65 anos, 40% demonstram a mesma intenção.

    O estudo mostra ainda que o número de condutores jovens que só optaria por veículo elétrico se os veículos com motor de combustão deixassem de estar disponíveis passou de 0 para 20%.

    As principais razões para estes valores poderão estar naquele que é considerado um dos grandes argumentos na escolha por um carro: a sensação de o conduzir. Se 72% das pessoas considera o veículo elétrico amigo do ambiente, apenas 26% o elegem pelo prazer de condução, 23% porque aprecia o caráter desportivo na experiência de condução. As linhas de construção dos veículos elétricos, por outro lado, não atraem mais do que 26% dos inquiridos.

    José Avila, membro do Conselho de Administração da Continental e diretor do Departamento de Componentes, admite que "o carro totalmente elétrico está atualmente a enfrentar problemas de imagem". A solução, diz Avilez, poderá passar pelos híbridos, que permitem experimentar a componente elétrica, sem ter de abandonar em definitivo um carro "tradicional".

    O estudo teve a participação de 1.800 condutores e não condutores da Alemanha e 2.300 dos Estados Unidos, para além de 400 proprietários de automóveis em França, Japão e China, a que se juntaram entrevistas a peritos do setor automóvel.

    TeK > Notícias > Negócios > Interesse nos carros elétricos tem vindo a diminuir

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    Não sei se acredito muito nisto

    eu não percebo muito de carros mas eu tenho já uma decisão tomada para quando trocar de carro :

    - vai ser um hibrido e da toyota. Pena é o Prius ser algo feio, mas o auris já satisfaz. Tem um custo de manutenção muito baixo porque não tem embraiagem, não tem motor de arranque, não tem alternador, correias de distribuição e ainda por ser a gasolina não tem a porcaria do FAP

    estou mesmo à espera da nova geração do Prius

    #2
    Autonomias que não chegam a 200km, preço elevado, designs que parecem retiradas de filmes sci-fi série B (na maioria dos casos), velocidades máximas baixinhas...

    Comentário


      #3
      Baterias alugadas...

      Comentário


        #4
        Há estudos para o custo ambiental de um carro hibrido desde a fabrica até ao fim da vida, com comparaçao com um tradicional?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
          Autonomias que não chegam a 200km, preço elevado, designs que parecem retiradas de filmes sci-fi série B (na maioria dos casos), velocidades máximas baixinhas...
          Junta-lhe um preço do petróleo em queda acentuada.

          Com a gasolina barata, as preocupações ambientais passam a muita gente.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por TILT Ver Post
            Junta-lhe um preço do petróleo em queda acentuada.

            Com a gasolina barata, as preocupações ambientais passam a muita gente.
            Para já não falar que a questão ambiental não é linear. Um carro eléctrico produz zero emissões poluentes, mas a electricidade que o move foi produzida em alguma lugar, e ainda subsiste muita produção de energia eléctrica com base em fontes poluentes, mesmo na Europa.

            Comentário


              #7
              Elétrico 100% não queria.

              Mas um hibrido plug in, que me permitisse andar 40-50Km diários sem gastar combustivel a não ser as baterias, ai sim, era já hoje.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                Elétrico 100% não queria.

                Mas um hibrido plug in, que me permitisse andar 40-50Km diários sem gastar combustivel a não ser as baterias, ai sim, era já hoje.
                mas ainda são muito caros, tipo 38 mil euros

                demora muito tempo para começar a compensar

                já por exemplo um Auris que tem um aspecto mais bonito que o Prius, e tem a mesma tecnologia, custa 25 mil

                eu carros a gasóleo não desejo mesmo, os custos de manutenção são muito elevados e então com FAP....

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                  #9
                  O Nissan Leaf está promocionalmente a 16200 euros, com aluguer de bateria a 79 euros p/mês.

                  Eu por mês meto metade disso em combústivel.

                  Comentário


                    #10
                    Eu continuo interessado, mesmo com 200km (optimista) de autonomia para mim chegava bem...pena o preço.
                    Comprava o i3 num piscar de olhos não fosse o preço...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                      O Nissan Leaf está promocionalmente a 16200 euros, com aluguer de bateria a 79 euros p/mês.

                      Eu por mês meto metade disso em combústivel.
                      É isso. Eu andei a pensar em mudar de carro e fui ver os eléctricos, desisti logo que vi o preço do aluguer de baterias.
                      Quando fizerem carros eléctricos a sério, com autonomia razoável e sem valores estapafúrdios para baterias, vou ser dos primeiros da fila.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                        O Nissan Leaf está promocionalmente a 16200 euros, com aluguer de bateria a 79 euros p/mês.

                        Eu por mês meto metade disso em combústivel.
                        A questão do Leaf nem é bem essa.

                        Cá em casa, a partir do próximo mês, vamos passar a pôr quase 4x isso mensalmente. O Leaf seria uma opção a ter em conta, mesmo com aquele valor de aluguer das baterias, mas aqueles 12500km anuais deitam tudo por terra.

                        A acrescentar a isso está aquela autonomia de 200km que implica um carregamento no local de trabalho, e mesmo assim é demasiado à justa.

                        Por enquanto vamos continuar com o 1.5 DCI e quando chegar aos 300k km (está com 179k km), provavelmente optaremos pelo LPG (talvez um Dacia)

                        Comentário


                          #13
                          Fossem os Tesla S mais baratos e a autonomia (ainda) melhor a ver se não haveria muita mais procura.

                          Comentário


                            #14
                            Motivo: as baterias (carregamento e autonomia).

                            Aliado ao aluguer da mesmas sair caro.

                            Rede Comercial a tentar ganhar muito acima do razoável com este veículos elétricos. Exemplo: Porque a revisão anual o Tesla ser daquele valor, porquê o Renault twizy ter um aluguer tão caro para um veiculo de teenagers!
                            Editado pela última vez por Rodal; 26 January 2015, 15:22.

                            Comentário


                              #15
                              Os veículos elétricos não evoluíram o esperado, dai as expetativas estarem em queda, se porventura as baterias evoluírem(carregamento e autonomia) ai os veículos elétricos podem aumentar de interesse, se continuarem como atualmente os veículos elétricos são para esquecer e não passou de mais umas tentativas a exemplo de outras feitas no seculo passado.

                              Comentário


                                #16
                                Aluguer das baterias+autonomia+tempo de carregamento mata os electricos por completo.

                                Então e se eu estiver doente e não puder andar no carro - paga na mesma o aluguer das baterias... E depois de pagar o aluguer das baterias ainda é preciso pagar a energia para as carregar.

                                Comentário


                                  #17

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tenho ideia que nos próximos 10 anos irá haver uma grande melhoria a nível de baterias nos carros electricos.

                                    Quer a BMW quer a Toyota estão a desenvolver baterias alternativas às actuais de iões de lítio, representando estas uma estrondosa melhoria, em termos de peso, rendimento custo e durabilidade.

                                    Se duplicarem o tempo de vida útil das baterias, duplicando a autonomia, e reduzindo os custos, não vejo grandes entraves ao pleno desenvolvimento do mercado para este tipo de veículos...com excepção das dificuldades logísticas para recarregar as baterias.

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                      Para já não falar que a questão ambiental não é linear. Um carro eléctrico produz zero emissões poluentes, mas a electricidade que o move foi produzida em alguma lugar, e ainda subsiste muita produção de energia eléctrica com base em fontes poluentes, mesmo na Europa.
                                      A priori preocupam-me como são extraídos os minérios necessários para as baterias automóveis e o seu consequente impacto na Natureza.

                                      Comentário


                                        #20
                                        um carro eléctrico é para gente rica. Um i3 por exemplo é um belo 3º carro para jogadores de futebol ou para empresários que gostam de mostrar poder de compra.

                                        Para o comum dos mortais, todavia é impraticável comprar um carro de 30 mil euros [e não me venham com as promoções + alugueres de bateria...] e não poder ir de lisboa ao porto sem parar 2 horas para reabastecer.

                                        quando os carros forem melhores, talvez as pessoas comuns pensem em adquiri-los.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Para mim tem dois contras. Ou seja, por um lado os carros são caros (o que se percebe nesta fase). Por outro lado, as baterias têm pouca autonomia.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Um exemplo do que aí vem, em relação a autonomia dos veículos electricos e durabilidade das baterias:

                                            VW buys stake in solid-state battery startup aiming to triple EV range | Electric Vehicle News

                                            (Artigo escrito em Inglês)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por staticx Ver Post
                                              Eu continuo interessado, mesmo com 200km (optimista) de autonomia para mim chegava bem...pena o preço.
                                              Comprava o i3 num piscar de olhos não fosse o preço...
                                              Eu também comprava muita coisa se não fosse o preço!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                Eu também comprava muita coisa se não fosse o preço!
                                                Chama-se a isso uma Lapalissada

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Alive Ver Post
                                                  Tenho ideia que nos próximos 10 anos irá haver uma grande melhoria a nível de baterias nos carros electricos.

                                                  Quer a BMW quer a Toyota estão a desenvolver baterias alternativas às actuais de iões de lítio, representando estas uma estrondosa melhoria, em termos de peso, rendimento custo e durabilidade.

                                                  Se duplicarem o tempo de vida útil das baterias, duplicando a autonomia, e reduzindo os custos, não vejo grandes entraves ao pleno desenvolvimento do mercado para este tipo de veículos...com excepção das dificuldades logísticas para recarregar as baterias.

                                                  são aquelas células de hidrogéneo, o Toyota Mirai

                                                  não é ?!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                                    Para mim tem dois contras. Ou seja, por um lado os carros são caros (o que se percebe nesta fase). Por outro lado, as baterias têm pouca autonomia.
                                                    O motor eléctrico já por cá anda quase ao mesmo tempo que o motor de combustão, e penso que não em engano se disser que tem sido utilizado numa maior diversidade de usos do que o de combustão. Tem menos peças móveis, exige menos manutenção, e portanto é globalmente mais barato de produzir que um motor a combustão.
                                                    Julgo que o problema do custo prende-se sobretudo com a escala (veículos eléctricos ainda se fabricam em pequena escala), e com os custos de I&D que ainda precisam ser amortizados.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Alive Ver Post
                                                      Tenho ideia que nos próximos 10 anos irá haver uma grande melhoria a nível de baterias nos carros electricos.

                                                      Quer a BMW quer a Toyota estão a desenvolver baterias alternativas às actuais de iões de lítio, representando estas uma estrondosa melhoria, em termos de peso, rendimento custo e durabilidade.

                                                      Se duplicarem o tempo de vida útil das baterias, duplicando a autonomia, e reduzindo os custos, não vejo grandes entraves ao pleno desenvolvimento do mercado para este tipo de veículos...com excepção das dificuldades logísticas para recarregar as baterias.

                                                      À décadas que se ouve essa conversa da melhoria das baterias, investigações acerca de baterias têm tanto tempo como o motor de combustão, pode ser para amanhã se aparecer um Einstein, como pode ser para daqui a 50anos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                                        A priori preocupam-me como são extraídos os minérios necessários para as baterias automóveis e o seu consequente impacto na Natureza.
                                                        E a extração de petróleo?
                                                        E os processos de refinação?

                                                        Não é por aí.
                                                        O problema são mesmo os custos do produto VS usabilidade (autonomia, facilidade de carregamento, etc.)

                                                        Para já toda a gente tem medo de ficar na estrada; ainda anda tudo escaldado com telemóveis e laptops com baterias viciadas, que apontam 50% de autonomia e vão abaixo. Com ou sem razão, esse receio está sempre presente.

                                                        Elétricos com extensor de autonomia são uma boa solução, mas se um motor térmico está presente no carro, não soa a 'elétrico'.

                                                        Por isso o aumento de versões de automóveis híbridos (e respetivo aumento de vendas / descida de custos) vai ser fundamental para o resto andar para a frente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                                          E a extração de petróleo?
                                                          E os processos de refinação?

                                                          Não é por aí.
                                                          O problema são mesmo os custos do produto VS usabilidade (autonomia, facilidade de carregamento, etc.)

                                                          Para já toda a gente tem medo de ficar na estrada; ainda anda tudo escaldado com telemóveis e laptops com baterias viciadas, que apontam 50% de autonomia e vão abaixo. Com ou sem razão, esse receio está sempre presente.

                                                          Elétricos com extensor de autonomia são uma boa solução, mas se um motor térmico está presente no carro, não soa a 'elétrico'.

                                                          Por isso o aumento de versões de automóveis híbridos (e respetivo aumento de vendas / descida de custos) vai ser fundamental para o resto andar para a frente.
                                                          São preocupações ambientais minhas, não quer dizer que os outros também as tomem como suas.

                                                          Prefiro sempre adoptar uma visão lata das coisas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                                            - vai ser um hibrido e da toyota. Pena é o Prius ser algo feio, mas o auris já satisfaz. Tem um custo de manutenção muito baixo porque não tem embraiagem, não tem motor de arranque, não tem alternador, correias de distribuição e ainda por ser a gasolina não tem a porcaria do FAP
                                                            OK, não tem embraiagem e a corrente de distribuição tem duração vitalícia. Mas como assim não tem alternador nem motor de arranque? O que é que são os dois motores/geradores eléctricos?

                                                            Comentário

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