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Citroen ZX 1.4i - Refrigeração

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    Citroen ZX 1.4i - Refrigeração

    Boas,O carro do meu avô esta com um problema ao nível da refrigeração do motor.Quando o motor aquece, a ventoinha dispara, e nunca atinge a temperatura normal de funcionamento (~90ºC), ficando sempre pelos 80ºC, demorando imenso tempo a atingir esta temperatura. Ao parar o carro, a ventoinha ainda fica uns minutos a trabalhar. Em viagens pequenas, cerca de 3 km, em que o motor pouco chega aquecer, não sucede.Alguém sabe o que poderá ser?
    Editado pela última vez por Fype7; 27 January 2015, 18:25.

    #2
    Muda o termóstato.

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      #3
      E o sensor de temperatura mais o que dá informação ao quadrante, além de lavar bem todo o sistema de refrigeração, antes de mudar a junta da cabeça.

      Mas...

      Há quantos séculos essa bomba de água não é substituída?
      Editado pela última vez por CL; 27 January 2015, 21:07.

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        #4
        Originalmente Colocado por CL Ver Post
        E o sensor de temperatura mais o que dá informação ao quadrante, além de lavar bem todo o sistema de refrigeração, antes de mudar a junta da cabeça.

        Mas...

        Há quantos séculos essa bomba de água não é substituída?
        O que faz actuar a ventoinha pode não ser o ECT mas sim um switch fan.

        O carro não chega aos 90°C porque a ventoinha dispara antes do tempo.

        Também há a possibilidade de ser so o ECT que por 10°C não estar a ler bem e na realidade atinge os 90°C e a ventoinha dispara na temperatura certa

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          #5
          Não faço ideia à quanto tempo não é mudada a bomba de água, mas foi trocada a correia à não muitos anos, sendo trocado o liquido. A junta da cabeça esta boa. Não há fuga.

          Poderá ser do termostato ou do sensor então.

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            #6
            O "sensor" (ou válvula) que faz disparar a ventoinha deve ficar perto do bocal de enchimento, uns 2 ou 3 palmos abaixo, e saca-se bem com um chave de boca grandita (medida 16 ou maior, provavelmente)...comprei uma há uns tempos depois de rever todo o sistema de refrigeração, porque a ventoinha disparava mas só actuava uns 5/6 segundos.

            Custou uns 7 ou 8€ se não me falha a memória...vale a pena tentar.

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              #7
              Não estou habituado a motores que ponham a ventoinha a funcionar a menos que o AC esteja a funcionar e a deslocação do veículo seja feita a muito baixa velocidade, por isso não me alongarei mais.

              Mas, não é o caso desse, talvez... mas há um componente muito importante no sistema de arrefecimento a que normalmente ninguém liga: a tampa do depósito de expansão ou do radiador (nos modelos que ainda utilizam esse sistema). A tampa custa uns 5-10€, o termostato uns 15-20€, a bomba de água pouco mais.

              A junta da cabeça fica mais cara... mas vai acontecer se a ventoinha andar a trabalhar muito tempo... isto digo eu que sou um má língua!


              Palpita-me que a "água" não está a correr livremente... seja por não haver circulação (bomba) ou haver obstrução (termostato fechado ou radiador entupido). Ou estará tudo bem e esses 2 sensores estão ambos marados: um manda ligar a ventoinha porque está quente demais e o outro diz que está frio demais...

              Podes ver a temperatura dos tubos superior e inferior quando o motor está quente, podes apalpar os tubos para sentir pressão e se efectivamente circula um caudal importante de água... mas eu diria que o sistema de arrefecimento é um dos mais importantes num motor. Não é para brincar durante muito tempo.


              PS: Eu nem vou questionar se o nível de anticongelante está acima do mínimo... mas há casos onde isso acontece!
              Editado pela última vez por CL; 29 January 2015, 22:55.

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                #8
                Eu já o avisei que tem de ser ver o assunto com urgência. Não me aventurei muito, pois o problema poderá vir de vários sítios. Aparentemente não há corrosão no sistema, pois o líquido mantém a tonalidade verde, e não tem resíduos em suspensão. Mas não coloco as minhas mãos no fogo...

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