Boas,O carro do meu avô esta com um problema ao nível da refrigeração do motor.Quando o motor aquece, a ventoinha dispara, e nunca atinge a temperatura normal de funcionamento (~90ºC), ficando sempre pelos 80ºC, demorando imenso tempo a atingir esta temperatura. Ao parar o carro, a ventoinha ainda fica uns minutos a trabalhar. Em viagens pequenas, cerca de 3 km, em que o motor pouco chega aquecer, não sucede.Alguém sabe o que poderá ser?
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Citroen ZX 1.4i - Refrigeração
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Originalmente Colocado por CL Ver PostE o sensor de temperatura mais o que dá informação ao quadrante, além de lavar bem todo o sistema de refrigeração, antes de mudar a junta da cabeça.
Mas...
Há quantos séculos essa bomba de água não é substituída?
O carro não chega aos 90°C porque a ventoinha dispara antes do tempo.
Também há a possibilidade de ser so o ECT que por 10°C não estar a ler bem e na realidade atinge os 90°C e a ventoinha dispara na temperatura certa
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O "sensor" (ou válvula) que faz disparar a ventoinha deve ficar perto do bocal de enchimento, uns 2 ou 3 palmos abaixo, e saca-se bem com um chave de boca grandita (medida 16 ou maior, provavelmente)...comprei uma há uns tempos depois de rever todo o sistema de refrigeração, porque a ventoinha disparava mas só actuava uns 5/6 segundos.
Custou uns 7 ou 8€ se não me falha a memória...vale a pena tentar.
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Não estou habituado a motores que ponham a ventoinha a funcionar a menos que o AC esteja a funcionar e a deslocação do veículo seja feita a muito baixa velocidade, por isso não me alongarei mais.
Mas, não é o caso desse, talvez... mas há um componente muito importante no sistema de arrefecimento a que normalmente ninguém liga: a tampa do depósito de expansão ou do radiador (nos modelos que ainda utilizam esse sistema). A tampa custa uns 5-10€, o termostato uns 15-20€, a bomba de água pouco mais.
A junta da cabeça fica mais cara... mas vai acontecer se a ventoinha andar a trabalhar muito tempo... isto digo eu que sou um má língua!
Palpita-me que a "água" não está a correr livremente... seja por não haver circulação (bomba) ou haver obstrução (termostato fechado ou radiador entupido). Ou estará tudo bem e esses 2 sensores estão ambos marados: um manda ligar a ventoinha porque está quente demais e o outro diz que está frio demais...
Podes ver a temperatura dos tubos superior e inferior quando o motor está quente, podes apalpar os tubos para sentir pressão e se efectivamente circula um caudal importante de água... mas eu diria que o sistema de arrefecimento é um dos mais importantes num motor. Não é para brincar durante muito tempo.
PS: Eu nem vou questionar se o nível de anticongelante está acima do mínimo... mas há casos onde isso acontece!Editado pela última vez por CL; 29 January 2015, 22:55.
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