Boa Noite, o meu pai tem uma sprinter 312d de 99 e a uns anos atras o motor foi maltratado.... o mecanico excedeu o nivel de oleo em alguns litros e era fumo azul por todo o lado, a admissao tinha oleo por todo o lado, foi uma desgraça, consequencia disso foi um injector-mestre (acho que e isso é o unico que tem um fio electrico) que foi um pouco caro, a sua substituiçao foi feita porque o carro nao tinha potencia foi a maquina e soube-se que era do injector. O injector tava ''entupido'' e suspeita-se que foi consequencia do excesso de oleo. Passados estes anos o meu pai diz que ela puxa mas ja nao puxa o que puxava, eu ja tenho a carta conduzo de vez de em quando mas noto que ainda tem aquele 'pulmão'. O motor é o 2.9TD, acham que é motor para fazer muitos quilómetros ? qual sera a causa de a potencia já nao ser a mesma de antes? Já agora tem 180k km
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Mercedes Sprinter 312d - Motor
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Com 180000kms é um bebé, convivo diáriamente com 4 ou 5 em que a que tem menos kms tem 420000
Esse motor é um poço de força, tem 129cv e um binário monstro, se ela tiver boa tem que papar Transits de 140cv.
Se tÊm duvidas em relação ao rendimento porque é que não a metem a fazer um diagnostico num Bosch Car Service?
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Originalmente Colocado por PMNG Ver Posto que é para ti perda de potência? Isso assim é tão generalista.
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Originalmente Colocado por Henri Ver PostPor exemplo numa subida com cerca 5% de inclinaçao na estrada (No IC1 , na estrada que vai ate alcacer do sal) nao passa dos 90 a fundo em quinta e vazia! mas se meter a quarta la vai ela ate aos 110kmh, por isso é que nao sei se é normal.
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ui... muito esquisito isso. O relanti do motor é estavel? Não abafa ao mudares de velocidade? Alguma luz no quadrante? Já viste o estado das velas de incandescência? Essa do óleo a mais :/
Podes andar com respiros entupidos, uns sensores sujos ou danificados.
Grande banhada
Já mudou embraiagem? Mudança de filtro diesel?
Estou curioso com essa carrinha agora :D
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Originalmente Colocado por PMNG Ver Postui... muito esquisito isso. O relanti do motor é estavel? Não abafa ao mudares de velocidade? Alguma luz no quadrante? Já viste o estado das velas de incandescência? Essa do óleo a mais :/
Podes andar com respiros entupidos, uns sensores sujos ou danificados.
Grande banhada
Já mudou embraiagem? Mudança de filtro diesel?
Estou curioso com essa carrinha agora :D
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Aqui têm um video que fiz hoje dos 0-100, em plano https://www.youtube.com/watch?v=LBJsyLW1d_4
O que acham?
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Originalmente Colocado por Henri Ver PostAqui têm um video que fiz hoje dos 0-100, em plano https://www.youtube.com/watch?v=LBJsyLW1d_4
O que acham?
Essa falta de "pulmão" é mais notória quando sobe um pouco, não é? o consumo está um pouco alto?
Qual é o óleo que ela tem levado? É o correcto? Passa por este tópico e pergunta qual o óleo correcto para esse motor :
http://forum.autohoje.com/boxes/335-...oleos-729.html
Pode ser que ainda tenhas uma surpresa.
Abraços!
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En todos os modelos da mercedes,sprinter,vito,viano...etc, o oleo deve sempre ficar abaixo do maximo de derca de 5mm.
À beira do culbutor,há uma passagem de òleo mt pequenina e fininha,decerto ficou entupida/ou danificada.
Criou-se im fenomeno de depressao à beira do culbutor,a baixas e pequenas velocidades,rotacoes nao se nota muito,desde que comecas a subir ja se sente alguma coisa.
Vê no terceiro injetor,a contar do tubo de retorno de gasoleo, se há uma pequena cristalizaçao...
Excessos de oleo nesses motores fazem desgastes onde não devem e podem danificar uma anilha interna à beira do culbutor,há uma passagem de oleo quase de nada e insignificante,mas faz com que o oleo seja queimado na injeçao,mistura oleo gasoleo por mt insignificante que seja começa a cristlisar.
As vezes nem se ve por fora,mas qd desmonta...ah,ah surpresa.
Problema pode ser mais outtras coisas,mas pelo que relatas-te e o video...
Controla tb os filtros de gasoleo,as vezes podem ter algum lixito e o motor manifesta-se dessa maneira.
Tipo uma azia tas a ver.
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Leva a carrinha a um centro de utilitarios da mercedes,em geral as pessoas ficam surprendidas,pois a fatura sai bem mais barata do que em oficinas ca fora.
Mas tens pelo menos mais 4 diagnosticos possiveis para isso.
O que eu te disse é o cenário mais negro e caro.
Os outros sao coisas simples,e não muito caras a diagnosticar e reparar.
Leva a carrinha àMercedes,vais ficar surpreendido.
As vezes as pessoas sobretudo qd tem pesados e utilitarios pensam que é caro ir à marca,mas ficam surpreendidos quando vêm a fatura
Abraço
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Leva a carrinha a um centro de utilitarios da mercedes,em geral as pessoas ficam surprendidas,pois a fatura sai bem mais barata do que em oficinas ca fora.
Mas tens pelo menos mais 4 diagnosticos possiveis para isso.
O que eu te disse é o cenário mais negro e caro.
Os outros sao coisas simples,e não muito caras a diagnosticar e reparar.
Leva a carrinha àMercedes,vais ficar surpreendido.
As vezes as pessoas sobretudo qd tem pesados e utilitarios pensam que é caro ir à marca,mas ficam surpreendidos quando vêm a fatura
Abraço
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De nada,tudo o que sei e possa ajudar,estou sempre às ordens.
Mas tem que se ter atenção,as coisas ditas devem ser consideradas hipoteticas.
Para se ter a certeza,tem que se ver,diagnosticar,abrir,desmontar,etc etc.
Nunca se tome por seguro uma afirmação minha ou de alguém.
Abraços a todos
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Pois é amigos, ela ate agora tem tado boa, mas no passeio de 700km que fiz recentemente ouve um momento em que voltou a perder potência, notou-se numa subida quando ia para o Algarve, andava com uma condução deportiva, e quando nessa subida ia dos 110kmh para os 120kmh, senti que deixou de puxar e manteu-se nos 110kmh, no resto da viagem notei que em vez de demorar os 15 seg do video dos 0-100, agora demora 20 e tal segundos, tou curioso, ja teve má, depois ficou boa, agora ja puxa pouco outra vez... dá a crer que seja algum sensor danificado componentes eléctricos sujos... como velas por exemplo
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