Boa noite, gostava de saber se uma matrícula por ex., "46-55-KF", tem alguma particularidade diferente , ou é uma matrícula comum. Obrigado
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
matriculas com "k" do lado direito
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver PostCreio que todas as começadas por K do lado direito correspondem a veículos importados...
Em 97 apareceu a série K (KA, KB, KC...).
Em 98 o K desapareceu, os importados voltaram a receber matrícula sequencial como antes mas continuou a haver distinção, através do ano e mês do primeiro registo. Neste caso os de primeira matrícula portuguesa também gramaram com o ano, pois o K foi considerado discriminatório pela UE. O ano nas matrículas dura até hoje.
Esclarecido?
Comentário
-
Originalmente Colocado por DiSantos Ver PostNão. Antes de 97 não havia distinção de qualquer espécie, nem mesmo o ano e mês (exemplo: Opel Astra comprado cá e primeira matrícula portuguesa em 96: 66-41-HE; Mercedes 190 com primeira matrícula de 92, mas estrangeira, legalizado e matriculado cá em 96: 66-42-HE, supondo que foi logo a seguir ao Astra).
Em 97 apareceu a série K (KA, KB, KC...).
Em 98 o K desapareceu, os importados voltaram a receber matrícula sequencial como antes mas continuou a haver distinção, através do ano e mês do primeiro registo. Neste caso os de primeira matrícula portuguesa também gramaram com o ano, pois o K foi considerado discriminatório pela UE. O ano nas matrículas dura até hoje.
Esclarecido?
Comentário
-
Mais ou menos a partir de 94 começaram a entrar massivamente veículos importados em Portugal, os exemplos mais claros Mercedes, Golfs GTD, 525, etc, mas muito mais gravoso imensos pesados especialmente de passageiros.
Imediatamente alguns chamarama à atenção para o estado, segurança e poluição especialmente dos pesados que era uma razão válida não para alterar a politica de importação mas sim para aumentar o rigor da 1ª inspecção. Mas logo depois vieram os paizinhos e os invejosos, uns clamavam que muitos consumidores eram enganados pensando que o veículo era da data da matricula e pagavam gato por lebre sem saber até que era importado, outros ficavam muito chateados que o vizinho comprasse um mercedes importado carregado de kms e parecesse que era novo pela matrícula.
E como somos um país de saloios e houve pouco conceito de prioridades, o que alguém achou correcto foi "marcar" os veículos importados com um K quase escarlate como forma de identificar os veículos importados e acabar com supostas burlas, burlas só possiveis para consumidores desatentos pois os documentos traziam a data de fabrico e a informação de que tinha tido uma primeira matricula noutro país. Eis que então quando são chamados à atenção pela parvoice que fizeram que alguém têm uma ideia brilhante, daquelas que se têm quando se pensa com tempo que existia no assunto e vê o que se faz noutros locais e toma-se uma decisão mais simples e útil que foi colocar na matrícula o mÊs e ano de fabrico da viatura.
Comentário
-
Vejo mais problemas em não ter do que ter, embora me seja indiferente.
Custa assim tanto admitir a idade do carro? Só para se poder dizer que o BM ou whatever foi comprado novo...? Considero muito pior o possível risco da idade do veículo e importação serem ocultados. Sim porque nos documentos vê-se, mas normalmente só se olha para os documentos quando realmente já se foi ver o carro (No mínimo) ou se está para o comprar. O que implica tempo. E tempo é dinheiro.
Comentário
-
fizeram-me lembrar grande tópico que já cá andou:
http://forum.autohoje.com/forum-gera...matricula.html
Comentário
-
Originalmente Colocado por Pneucareca Ver PostJá agora, ouvi dizer que todos os carros em que as letras á esquerda na matricula, por exemplo: AX, BX,CX.... são ano de 1990,é verdade?
e as matrículas K foram até à letra F (KF).
Comentário
-
Originalmente Colocado por nathaniel Ver Postfizeram-me lembrar grande tópico que já cá andou:
http://forum.autohoje.com/forum-gera...matricula.html
Comentário
-
Originalmente Colocado por DeathWish Ver PostVejo mais problemas em não ter do que ter, embora me seja indiferente.
Custa assim tanto admitir a idade do carro? Só para se poder dizer que o BM ou whatever foi comprado novo...? Considero muito pior o possível risco da idade do veículo e importação serem ocultados. Sim porque nos documentos vê-se, mas normalmente só se olha para os documentos quando realmente já se foi ver o carro (No mínimo) ou se está para o comprar. O que implica tempo. E tempo é dinheiro.
Atenção que a maioria dos carros importados nesta época já nem se fabricavam.
Comentário
-
Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostEstou a ver que Farias o mesmo.
Atenção que a maioria dos carros importados nesta época já nem se fabricavam.
A solução intermédia, sem prejuízo para nenhuma das partes, é uma série especial, como a dos K, que foi a que o governo portuguÊs adoptou. Mas depois vieram lá de Bruxelas dizer que é descriminatório e blá blá blá. Que idiotice.
Ou melhor, idiotice não, espertos foram eles, a defender o interesse dos mercados de usados dos países da Europa central. E nós abrimos as pernas como sempre. Agora grama tudo com a faixa amarela.
Comentário
-
Originalmente Colocado por DeathWish Ver PostNão faria, mas não acho propriamente mau que se faça. Qual é o propósito de esconder a idade do carro? Passa a ser menos carro se for importado? Por outro lado, não há propósito em mostrar ao público. Mas se não fosse assim, como é que qualquer pessoa que queira comprar um carro saberia, sem chegar quase a concretizar negócio? Há stands inclusive, que usavam (E usam, nos que ainda podem) isso, para enganar as pessoas e fazer o carro passar por mais recente...
A solução intermédia, sem prejuízo para nenhuma das partes, é uma série especial, como a dos K, que foi a que o governo portuguÊs adoptou. Mas depois vieram lá de Bruxelas dizer que é descriminatório e blá blá blá. Que idiotice.
Ou melhor, idiotice não, espertos foram eles, a defender o interesse dos mercados de usados dos países da Europa central. E nós abrimos as pernas como sempre. Agora grama tudo com a faixa amarela.
A solução da faixa amarela é uma solução inteligente e útil pois permite a fácil fiscalização de certos pontos pelas autoridades, e esta solução foi copiada e devia ter sido logo a realizada à época. Os K foram uma atitude discriminatória que nem sequer teve grande efeito, a procura pelos importados provou que o mercado queria certos veículos que não estavam disponíveis.
Volto a relembrar-te pprque podes não ter idade para ter estado alerta para esta situação na época, grande parte dos importados eram veículos que já nem se fabricavam e os stands que visitei na altura não mentiam sobre a origem dos veículos.
Muito lixo veio de fora, especialmente em pesados, mas o legislador em vez de fazer o que protegia p consumidor porque dava trabalho fez o mais simples e que menos trabalho dava.
Comentário
-
Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostNão havia nenhuma razão nem existe para marcar os carros importados. As pessoas devem ter os cuidados normais quando compram as viaturas. Os K foram uma saloice que pelos vistos concordas, não me interessa nem que alguém faça pensar os outros que tem um carro novo nem PS que não fazem trabalho de casa e compram gato por lebre.
A solução da faixa amarela é uma solução inteligente e útil pois permite a fácil fiscalização de certos pontos pelas autoridades, e esta solução foi copiada e devia ter sido logo a realizada à época. Os K foram uma atitude discriminatória que nem sequer teve grande efeito, a procura pelos importados provou que o mercado queria certos veículos que não estavam disponíveis.
Volto a relembrar-te pprque podes não ter idade para ter estado alerta para esta situação na época, grande parte dos importados eram veículos que já nem se fabricavam e os stands que visitei na altura não mentiam sobre a origem dos veículos.
Muito lixo veio de fora, especialmente em pesados, mas o legislador em vez de fazer o que protegia p consumidor porque dava trabalho fez o mais simples e que menos trabalho dava.
Não mentiam, dizes tu, porque eu conheço situações em que o fizeram. Mais, conheço casos, de hoje em dia, de pessoas (Mais que uma, portanto) que fizeram matrículas com a data de legalização e não de 1 matrícula. Num caso, foi apanhado, por acaso também foi uma Passat de 90 e troca o passo.
Portanto, a maioria das pessoas, que não liga a carros nem percebe nada disso, é que olham para a matrícula (Surpreenderias-te com a quantidade de pessoas que não sabe distinguir o ano do mês na faixa amarela da matrícula), vêem o ano e automaticamente (Como são uma base de dados de matrículas e modelos) pensam logo... Epa, pera lá que não se faziam Golf's 2 em 99, é melhor pedir o livrete... Nem toda a gente tem que perceber de carros, lá porque têm que se ter cuidados quando compramos carros, o que é óbvio, não quer dizer que não fáçamos tudo o que pudermos para evitar e desincentivar a fraude e as banhadas.
Para mim, maior saloice do que ter uma matrícula "discriminatória" (Como se fosse algo do outro mundo, uma matrícula com um formato, tipo de letra, tamanho e cor igual, apenas com letras diferentes) é ajudar a fraude a proliferar, em nome de sermos vanguardistas. É fazer tudo o que a UE diz, porque é "o melhor para nós". Já agora também é discriminação importares um clássico e não poderes ter matrícula preta...
Como digo, não me aquece nem arrefece. E a muita gente também não, prova disso é, que é raro, muito raro, ver um carro importado de 97 com matrícula que não seja K. É apenas uma letra.
Comentário
-
Originalmente Colocado por 206Hdi Ver PostConheço quem tenha sido burlado com um Golf 2 com matrícula xx-xx-Hx que comprou como sendo de 96.
Ou meteram-lhe uma carroçaria do golf 3 num chassis do golf 2?
É que é a única hipótese, porque o Golf 2 já não se produzia desde o inicio de 1992, ou seja, 4 anos antes.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário