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ralenti fraco e carro desliga-se

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    ralenti fraco e carro desliga-se

    Boas!
    Agora o carro quando esta ao ralenti o ponteiro esta sempre a oscilar entre as 500 e 1000 rpm, sente-se fraco, o pior é que quando estou a reduzir ao aproximar-me de uma rotunda( quase a parar) ele vai a baixo.
    Em andamento a velocidade normal não noto nada, apenas ao ralenti(que fica oscilando, mas nao chega a ir abaixo) e quando reduzo a velocidade para entrar numa rotunda ou cruzamento é que o gajo morre.
    O que poderá ser?
    Sensor de temperatura é novo, a refri está ok, velas devem ter 10.000kms, será que tem a ver com afinação de válvulas?

    obrigado

    #2
    De que motor estamos a falar?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
      De que motor estamos a falar?
      Pois esqueci-me de referir, é um megane 1.4 gasolina de 97.
      Cumps

      Comentário


        #4
        Boas
        Acho que pode ser o medidor caudal de ar.....conheci carros desse ano que tinham uma afinação junto ao medidor do caudal de ar ...tive um carro com esse problema e foi afinado o relanti no corpo do medidor.Temos também o sensor das R.P.M. ou uma entrada de ar suplementar junto aos coletores de admissão.

        Comentário


          #5
          A ficha do sensor é igual à cablagem? Sensor é o correcto?

          Pode ser o tal sensor de temperatura, cablagem da ignição avariada, velas gastas. .

          Comentário


            #6
            Não tens nenhum tubo de admissao com fissuras, ou mesmo tubo de vacuo rachado, a mim cheira-me que tens uma entrada de ar extra na admissao

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
              Não tens nenhum tubo de admissao com fissuras, ou mesmo tubo de vacuo rachado, a mim cheira-me que tens uma entrada de ar extra na admissao
              Ou seja, esta a falar do tubo que leva o ar para a caixa de filtro de ar?á tempos como ele é tipo tecido fez um corte e eu isolei com fita gafe.
              Mas na ponta desse tubo tm uma boca de plástico que fica agarrada ao chassi e é livre(buraco), desculpe a ignorancia, mas se a intenção é puxar ar o que interfere se tiver um corte a meio? ele puxa o ar na mesma não é?
              obrigado

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                A ficha do sensor é igual à cablagem? Sensor é o correcto?

                Pode ser o tal sensor de temperatura, cablagem da ignição avariada, velas gastas. .
                Sim a ficha é igual e o sensor esta ok, eu mudei-o a semana passada porque a frio o gajo custava a pegar e agora parece um relógio, velas acho que estão boas, como o carro é a gpl, eu fui ao mecânico que me tinha instalado e ele é que disse que devia ser afinação de válvulas que nos gpl é normal ter que dar um toque de longe a longe. A cena que noto mais é na situação, imagina: vou devagar em 3ª, chego á rotunda carrego na embraiagem para reduzir para 2ª e quando largo a embraiagem o carro morre, ou se for rápido dou umas acelaradelas e ele renasce lol, parece quando pões um carro a pegar de empurrão.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por veterano Ver Post
                  Boas
                  Acho que pode ser o medidor caudal de ar.....conheci carros desse ano que tinham uma afinação junto ao medidor do caudal de ar ...tive um carro com esse problema e foi afinado o relanti no corpo do medidor.Temos também o sensor das R.P.M. ou uma entrada de ar suplementar junto aos coletores de admissão.
                  não faco ideia onde fica esse medidor mas pode ser mesmo uma afinação, porque ele a andar é na boa ao ralenti é que engasga-se todo.

                  Comentário


                    #10
                    Dá também uma olhadela aos tubos de vacuo. Podem tambem ser a sonda, sensor ckp, borboleta muito suja, tps, maf, uma leitura ao valores por obd era o ideal.

                    Vem também a regua de injectores e tubos de gasolina, a bomba de combustivel trabalha bem?
                    Editado pela última vez por kpt; 05 February 2015, 14:39.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por vitorfao Ver Post
                      Boas!
                      Agora o carro quando esta ao ralenti o ponteiro esta sempre a oscilar entre as 500 e 1000 rpm, sente-se fraco, o pior é que quando estou a reduzir ao aproximar-me de uma rotunda( quase a parar) ele vai a baixo.
                      Em andamento a velocidade normal não noto nada, apenas ao ralenti(que fica oscilando, mas nao chega a ir abaixo) e quando reduzo a velocidade para entrar numa rotunda ou cruzamento é que o gajo morre.
                      O que poderá ser?
                      Sensor de temperatura é novo, a refri está ok, velas devem ter 10.000kms, será que tem a ver com afinação de válvulas?

                      obrigado
                      É tipo o SHELBY GT 500 ELEANOR do filme "60 segundos". Houve lá uma altura em que o nicolas queijo viu-se empaxado porque o carro falhava, ia-se abaixo e não queria pegar.

                      Mas depois lá conseguiu arrancar a fundo e até meteu o carro a voar.

                      Agora fora de brincadeiras e para os entendidos, nesse caso concreto do shelby GT (do filme) aquele comportamento era devido ao quê? Aquilo era o trabalhar normal e caracteristico do motor ou tava alguma coisa fora do normal?

                      Comentário


                        #12
                        Gasolina do Jumbo se calhar

                        Caracteristico do motor não me parece, mas aquilo é a carburador, é mais complicado ter o relanti certo

                        Comentário


                          #13
                          http://forum.autohoje.com/boxes/73004-ralenti-frio.html -- Post nº 20.

                          Não é o mesmo motor do teu, mas acho que o teu problema é o motor passo a passo que controla o relanti... É comum nesses motores.

                          Comentário


                            #14
                            Vou mandar o meu bitaite.
                            Também tenho carro a Gpl, um punto 16v.
                            Quando isso me acontece é o corpo da valvula de regulação do ar(borboleta) que fica suja, emperra e o motor "apaga-se".

                            jbarbosa

                            Comentário


                              #15
                              Lubrifica isso para atenuar

                              Comentário


                                #16
                                Boas
                                Obrigado a todos pelas dicas, fui hoje ao mecanico e ele afinou as válvulas, disse que estavam um pouco so desafinadas mas nada de mais.
                                Pego no carro e na boa, ate aquecer um pouco e começar outra vez com o problema, volto la outra vez, desta vez esteve a afinar o ralenti do GPL(nota que a GPL o gajo abafava mais o ralenti do que a gasolina).
                                Ao vir embora não nutei os sintomas(pode ser coincidência) vou agora testando a ver como ficou.
                                Abracos

                                Comentário


                                  #17
                                  já é de injeccao (monoponto)
                                  cumps
                                  Jumbo se calhar

                                  Caracteristico do motor não me parece, mas aquilo é a carburador, é mais complicado ter o relanti certo[/QUOTE]

                                  Comentário


                                    #18
                                    Por acaso ele teve a mudar essa peca, mas a do sistema GPL, tirou a electronica e pos uma de pressão manual.
                                    cumps

                                    Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
                                    http://forum.autohoje.com/boxes/73004-ralenti-frio.html -- Post nº 20.

                                    Não é o mesmo motor do teu, mas acho que o teu problema é o motor passo a passo que controla o relanti... É comum nesses motores.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Minha opinião:

                                      - Tubo(s) de vácuo;
                                      - Corpo da borboleta sujo

                                      Comentário


                                        #20
                                        Cá para mim e não desvalorizando o diagnostico do mecânico que até é daqueles receptivos e porreiro, eu tb sempre desconfiei disso, mas ele disse que pela experiência que tnha nos GPL e o carro tendo quase 300.000km e nunca tendo sido afinado válvulas, começou por ai...agora vou ver.
                                        cumps

                                        Originalmente Colocado por joaobarbosajb Ver Post
                                        Vou mandar o meu bitaite.
                                        Também tenho carro a Gpl, um punto 16v.
                                        Quando isso me acontece é o corpo da valvula de regulação do ar(borboleta) que fica suja, emperra e o motor "apaga-se".

                                        jbarbosa

                                        Comentário


                                          #21
                                          como é que se limpa e lubrifica o corpo da borboleta? nem sei onde isso é ;)
                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                          Lubrifica isso para atenuar

                                          Comentário


                                            #22
                                            O tubo de vaco é o que leva ar para a caixa do filtro de ar?isso esta ok, quanto ao corpo da borboleta tenho msmo que ver, todo o pessoal esta a referir isso.
                                            cumps

                                            Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                                            Minha opinião:

                                            - Tubo(s) de vácuo;
                                            - Corpo da borboleta sujo

                                            Comentário


                                              #23
                                              Sim, o corpo de borboleta acusa esses sintomas.

                                              Vai por partes, começa por aqui p.e.

                                              Boa sorte

                                              Comentário

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