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Comportamento do carro em lombas / depressões

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    Comportamento do carro em lombas / depressões

    Boas a todos,

    Este mês é altura da inspecção da minha viatura (Fiat Punto 188 1.2 16v) e, há cerca de 1 semana (bom timing) comecei a notar a seguinte situação: ao passar por umas lombas ao pé de casa, sinto com bastante clareza que o carro agora vai mais abaixo do lado do condutor à frente. Ou seja, a frente do carro vais mais abaixo do lado esquerdo do que do lado direito.

    Saltou-me à cabeça que possa ser problema de amortecedores / suspensão (mas não tenho a certeza). Alguém consegue perceber o que possa ser? Se for do que indiquei, estarei em risco de reprovar na inspeção (penso que sim)?

    Obrigado desde já.

    #2
    Se pressionares a frente do carro, notas o mesmo? Verifica se o amortecedor apresenta alguma fuga de óleo caso seja a óleo. Pode ter acontecido alguma pancada mais violenta nesse lado que danificasse o amortecedor.

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      #3
      A inspeção periodica é um mal menor, devias era estar preocupado pela tua segurança e a dos outros, porque um amortecedor danificado não é para brincadeiras.

      Tem em atenção que a inspeção é até ao dia da 1ª matricula e não o mês.

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        #4
        Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
        A inspeção periodica é um mal menor, devias era estar preocupado pela tua segurança e a dos outros, porque um amortecedor danificado não é para brincadeiras.

        Tem em atenção que a inspeção é até ao dia da 1ª matricula e não o mês.
        Isso é que era!! Segurança!!

        Comentário


          #5
          Já agora aproveito para colocar uma questão: faz sentido o comportamento que vejo por vezes de alguns condutores, que passam a loba em ziguezague, de forma a que os pneus não passem na lomba ao mesmo tempo? Isto tem efetivamente alguma vantagem para as suspensões ou é mito urbano?
          Editado pela última vez por almeida100; 02 February 2015, 09:44. Razão: erro ortográfico

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            #6
            Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
            A inspeção periodica é um mal menor, devias era estar preocupado pela tua segurança e a dos outros, porque um amortecedor danificado não é para brincadeiras.

            Tem em atenção que a inspeção é até ao dia da 1ª matricula e não o mês.
            Acho que em lado algum do post desprezei a minha segurança e a dos os outros. Simplesmente perguntei se isso teria impacto na inspecção já que não tenho possibilidades financeiras para o resto do mês. Foi apenas um pedido de esclarecimento e não um pedido para ser "julgado".

            Adicionalmente, sei perfeitamente que é até ao dia da matrícula; longe vai o tempo em que vou à inspeção com automóveis.
            Editado pela última vez por Webchuzz; 02 February 2015, 11:26.

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              #7
              Originalmente Colocado por EyesOnly Ver Post
              Se pressionares a frente do carro, notas o mesmo? Verifica se o amortecedor apresenta alguma fuga de óleo caso seja a óleo. Pode ter acontecido alguma pancada mais violenta nesse lado que danificasse o amortecedor.
              Obrigado pela resposta. Nunca o fiz manualmente, entretanto quando chegar a casa lá mais à noite faço essa experiência e depois digo algo.

              Comentário


                #8
                Ok, estive a pressionar a frente do carro e o que reparei foi o seguinte:

                Contrariamente ao que disse no início do post, a parte do lado do condutor está "mais rija" que no pendura, isto é, vai mais abaixo no lado do pendura. Fiz confusão inicialmente pois (agora faz sentido), durante a condução, ao passar numa lomba, se for um pouco maior ou passar com mais alguma velocidade, sente-se uma pancada do lado do condutor, como se desse a impressão que não está a amortecer mas a bater em algo a seco. Pensei que fosse de estar tão soft que chegasse ao limite do amortecedor, ou algo parecido.

                Verifiquei e não vi qualquer vestígio de óleo em nenhum dos lados.

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                  #9
                  Nem sempre tem vestígios. Troquei uns num Punto onde um estava "morto" sem babas e o outro estava novo.

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                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    Nem sempre tem vestígios. Troquei uns num Punto onde um estava "morto" sem babas e o outro estava novo.
                    Obrigado, sendo assim pelo comportamento que descrevi tudo aponta para que seja o amortecedor, certo?

                    No caso da substituição, terei de por 2 amortecedores novos na frente? Basta substituir o defeituoso?

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                      #11
                      Na inspecção se tiver diferença de 30%(ou ainda menos) pode chumbar. Troca-se sempre ao par. Podes sempre fazer dois este mês.. dois para o próximo.. desde que seja do mesmo eixo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                        Na inspecção se tiver diferença de 30%(ou ainda menos) pode chumbar. Troca-se sempre ao par. Podes sempre fazer dois este mês.. dois para o próximo.. desde que seja do mesmo eixo.
                        Sim claro, sempre no mesmo obviamente.

                        Obrigado pela ajuda

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